Postado originalmente por
bgtn
Daniel-san,
Achei estranho essa informação dos 540 rpm´s da tdp do valmet ser a 2050, pois me lembrava 1700 - 1800 (confirmei depois que era a 1720 rpm´s). Dei uma googlada e achei uns folder´s doados por um cara chamado Daniel Shimomoto de Araújo no Caminhões Antigos Brasileiros, hehehe, e, realmente para os fruteiros consta 2050 rpm. Esse caso não era aquele que a Valmet alterou a relação da tdp para uma rotação diferente do motor por causa de aquecimento, alguma coisa assim?
Em casa teve um 6600 1978 que tinha 75 ou 79 (eu tenho quase certeza que era 79) e um outro, um pouco mais novo, sem ser o série II, que tinha 82 ou 83 cv´s... Andavam a mesma coisa, e bebiam igual, não se se existia essa diferença, não, e, não tinha coisa melhor para "nivelar" terreno (com uma 36 X 22"), ficar passando de 1ª para 2ª e voltando, muleque é duro...
Logo depois saiu o Série II (era o que tinha um adesivo com um pistão-biela na lateral dianteira e eixo alto) que tinha 86 cvs.
Minha memória não está lá essas coisas, mas me vem a memória que o cambio de 5 marchas sai na F4000 para tentar sanar a falta de torque em baixa, tanto do fto quanto do 229, que substituiram o mwm226. Naquela época, me lembro que um primo pegou uma fto porque ele dizia que andava mais, era melhor para quem andava leve (verdura...), para quem andava pesado, carregava carga era melhor o mwm...
abs!
Renato