x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
    Usuário
    Entrada
    30/10/2013
    Local
    Araras/SP
    Agradecimentos: 0

F1000 câmbio e diferencial / melhorias

Boa noite amigos.

Sou de Araras, interior de São Paulo e acabei de chegar de Bonito / MS. Parabéns pela linda cidade!!!

Possuo uma femil 84, motor diesel MWM D229 turbinado, câmbio 4 marchas, diferencial com relação pinhão / coroa 13 x 46.

Sua BI me corta quando estou à 132km/h, mas claro que é necessário para eu não explodir meu motor, que já está em alto giro.

Acabei de comprar uma relação pinhão / coroa 14 x 40, onde creio que terei um pouco mais de 20% de ganho na velocidade final, mas sei que forçarei mais minha primeira marcha. Creio que o melhor seria adquirir também um câmbio 5 marchas, com OverDrive, mas o bolso tá meio curto neste momento.

Alguém já fez essa adaptação, mantendo o câmbio 4 marchas?

Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Boa noite amigo.

... antes de mais nada... quais pneus vc está usando...

Se for os originais da F1000.....

Acredito que essa relação 2.86 vai judiar um pouco para arrancar em primeira marcha, como você mesmo citou.... caso monte esta relação, você não precisara de um câmbio com 5ª over driver.... e sim um câmbio com 1ª super reduzida e 5ª 1:1, como o meu 2615b.

Se optar por um câmbio com overdrive, experimente primeiro utiliza-lo com sua relação 3,54... acho que já fica bom...

Mesmo assim deixa o pessoal mais expert em F1000 falar....

e poe uma foto da efe para vermos.....

abç.
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

Usuário
    Entrada
    30/10/2013
    Local
    Araras/SP
    Bom dia Drosssor51 e amigos!!!

Agradeço muito pelo auxílio de todos. Nada como a experiência!!!

Pneus não são os originais, estou usando 255 x 75 R 15.

Resumindo: Meu desejo (necessidade), que ela ande um pouco mais do que os 130km/h, apesar disto já estar ótimo para ela, pois pará-la não é fácil rsrsrs, ou andando nesta velocidade, descansar um pouco o motor.

As opções: Lembrando que já adquiri a relação com 2,86 (apesar de ainda poder devolvê-la, creio eu), poderia adquirir um câmbio over drive, mas não sei como ficaria o motor, ou então, colocar esta relação e adquirir o câmbio cl2615b como você sugeriu...

Estou "casado" com essa menina há 14 anos já, não tenho vontade de trocá-la. Fiz um suporte para 7 bikes, rapidamente instalado acima do bagageiro, deixando a possibilidade de abrir a tampa traseira. Tenho um hack que levam 3 caiaques. Internamente, troquei o banco traseiro fazendo-o virar uma cama, e outras melhorias, como ar condicionado...

-dsc09281.jpg

Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Para você ter uma ideia, para modificação desejada.

A minha tem o Cl2615b, com o dif. 3.07, MWM 229 aspirado.

Mesmo com relação 3.07, minha efe perde velocidade em serras o subidas muito inclinadas. Anda bem suave a 120 km/h o RPM esta em aprox. 2250.... passando um pouco.... (fim da faixa verde no meu painel.)
    Meu pneus são 31x10,5r15.... pouca coisa maior que os utilizados por você. (inclusive 255/75r15 são os originais da minha picape)

Para arranque em primeira marcha.... é uma covardia... sai muito fácil...e logo teno que por segunda marcha..... sai em segunda facilmente... até em subidas (patinando um pouco a embreagem) mas não sou adepto desta forma de condução... eu saio sempre em primeira.... exceto em fortes descidas.

... tomara que tenha ajudado....

Parabéns pela F. .... a minha é cab. simples...e as vezes sinto falta de mais uns lugares..

Abç
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Carminatti, bem vindo ao fórum!

Eu também não me divorciaria tão fácil de uma F1000 dessas. Vale lembrar que o nível de conforto desses modelos cabinados são muito superiores à qualquer veículo de linha atual. Creio que essa relação 2,86:1 seja muito boa para a F1000. Se ficar muito longa, tu não te apavoras, pois um repotenciamento no 229 é muito fácil de fazer. Tem muito recurso. Uma vez andei a 170km/h atrás de uma F1000 86 e não consegui passá-la nem com reza brava! Eu andava de Monza 2.0 a álcool, e não consegui passar o velhinho na F1000 dele! kkk
    A tua F1000 está turbinada? Para andar com essa relação, com certeza a turbina será necessária. Uma bomba com elementos maiores para aumentar a injeção de diesel também é importante. Se estiver com bomba rotativa, tem como ajustar ela. É um motor que aceita bastante pressão de trabalho e não quebra.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    30/10/2013
    Local
    Araras/SP
    Bom dia meus amigos!!!

Drosssor51, mais uma vez, obrigado por me passar a configuração de sua menina e como ela está, seu desempenho.

Edintruder, muito obrigado por nos acompanhar na troca de experiências. Respondendo à tua pergunta, sim, ela está turbinada.

Nesse momento, ela está no mecânico passando por um check'up geral. Discos Fremax, pastilhas, campanas, lonas, rolamentos dianteiros e traseiros Thinken, enfim, tudo novo... Molas da F4000 na dianteira e troquei a mola mestre das traseiras, tudo por precaução!!! Embuchamentos, estamos conferindo!!!

Mas a mudança, a tão esperada, é a troca da relação coroa x pinhão e, seguindo as orientações e experiências de vocês, estou ainda mantendo meu câmbio 4 marchas, e vamos ver como vai ficar.

Deverá ficar pronta amanhã, assim espero... rsrsrsrs.

Rodarei com ela e postarei como ficará seu desempenho!!!

Havendo necessidade, trocarei o câmbio. Se achar que ficou meio xoxa, pedirei auxílio e seguirei suas recomendações Edintruder a respeito de aumentar a potência do motor... rsrsrss...

Vamos ver como ela ficará. Estou ansioso como se estivesse esperando o carro "zero" chegar... rsrsrsrs.

Abração e muito obrigado!

Usuário
    Entrada
    30/10/2013
    Local
    Araras/SP
    Fiquei de postar mais fotos dela!!!

Estão aqui alguns dos motivos que não dá pra largar dela!!! Amo esportes... e quando a comprei, em 1999, adquiri também meu primeiro caiaque. Logo no ano seguinte, com problema de energia aqui em nosso país, os "apagões", começaram a roubar femil que nem loucos pra utilizarem o motor como gerador estacionário, lembram-se?

Então, comprei meu primeiro caiaque e depois, nem passou pela minha cabeça vendê-la devido ao conforto e economia, principalmente na época quando o diesel era mais barato... rsrss...

As fotos do que ela leva!!! Por fora, 7 bikes e 3 caiaques, ou qualquer outra coisa, como freezer, caixa térmica...rsrsrss, fora a algazarra por dentro... kkk

Na última foto, eu sou o de jaqueta preta e cinza agaixado.

Abraços.

-dsc02510.jpg-dsc07904-2-.jpg-20130419_064516.jpg-20130419_065429.jpg

Usuário Avatar de casquinha
    Entrada
    17/05/2009
    Local
    Brejo Bonito/MG
    Agradecimento: 1
    Bom, Carminatti tbem tenho uma mil dessas só que cabine simples achava que andava pouco tbem troquei a relação do diferencial ficou bom demais coloquei um 15x39 ficou mais silenciosa e pouquinho mais economica lembrando que a minha já é 5 marchas mais é o cambio 240V clark, antes com a outra relação ela arrancava de 2 sem forçar agora é de 1 msm, meus pneus tbem são 31x 10,5 se fosse vc trocaria a relação pra ver como fica, qualquer coisa estamos aqui!
    Niva 91, Ex - Troller 2006 3.0 e Ex- F 1000 89 Turbo 5 marchas, que deixou saudades...

Usuário Avatar de casquinha
    Entrada
    17/05/2009
    Local
    Brejo Bonito/MG
    Agradecimento: 1
    AH sim parabéns muito bonita sua Fmil !
    Niva 91, Ex - Troller 2006 3.0 e Ex- F 1000 89 Turbo 5 marchas, que deixou saudades...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Para o repotenciamento as receitas são simples, mas se a bomba injetora for em linha o ajuste de débito é mais limitado. Tem como ajustar ou trocar os corpos elementos injetores por maiores. Não é caro e o resultado é muito bom.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    30/10/2013
    Local
    Araras/SP
    Boa tarde meus amigos!!!

Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

Abraço.

Citação Postado originalmente por Carminatti Ver Post
    Boa tarde meus amigos!!!

Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

Abraço.
    Caras, a minha usa, acredito eu, câmbio Clark CL2615, 5 marchas, primeira pra traz. Mas penso em trocar o diferencial por um mais longo, por causa da velocidade final. Ela urra a 120 km/h. Mas fico cabreiro, pq já acho a bicha fraquinha em subidas. Ela é 4x4, se colocar alguma coisa mais longa, atrapalharia em subidas longas e fortes? E no Offroad, como seria?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. DIferencial F1000 XK
      Por zefirmino no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/09/2013, 18:13
    2. Vendo suspensão dianteira com diferencial de F1000
      Por Fabiano Oliveira no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/03/2010, 18:59
    3. bloqueio diferencial f1000 pode servir no jeep?
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 20/02/2010, 22:24
    4. diferencial dianteiro f1000
      Por ximenez no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/07/2008, 19:03
    5. diferencial dana 46 45 x 11 F1000
      Por c_frasao no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/04/2005, 15:08

Permissões de Postagem