Meu nome é Diego é acabei de efetuar o cadastro aqui no forum, mas... leio os tópicos, principalmente sobre F1000 há muito tempo.
Sou um apaixonado por mecânica (por isso tenho uma EFE), e faço algumas manutenções de nível fácil em casa mesmo.
Vamos à viatura...Bom..... Tenho uma Ford F1000 4x2 ano 95 diesel.
O motor é o bom e velho MWM 229 normalmente aspirado, com 90cv e seus quase 30Kgf.m de torque.
O câmbio é o robusto Clark CL2615B, com 5 marcha e 1ª para baixo, unido ao 229 por embreagem de 300mm de diâmetro.
O eixo é um Dana 46 com diferencial de escorregamento controlado e relação 3.07/1 e feixe de molas para 1.250 Kg.
Ela foi remodelada para 96/....com aquele azul que só a ford tem.....
Ela é completinha...e crio ela no asfalto...longe das aventuras off road que vocês fazer....show de bola.
Venho para compartilhar informações e tudo mais sobre F1000.
Logo mais, quando eu aprender a postar fotos, apresento melhor meu fordão.
Muito caprichada a Fordona, oque falta pra ela é uma turbina, ( bom trocar os pistoes, o comando de valvulas e a bomba dagua também) e um diferencial 2,72 (18x49), fica um foguete pra anda e economica tambem. Mas isso tem que mudar quando se mexe no motor, se ta bom vai rodando como ta.
Ele tá bem redindinha....e com a mecânica bem original....não pretendo prepara-la....mesmo com o torque e potência do aspirado...a velocidade é satisfatória....só tem a classica redução de velociade em subidas muito longas em estradas....ai só o caracol para ajudar mesmo.
Ramon...vc fez estas alterações na sua...ficou boa?
Ele tá bem redindinha....e com a mecânica bem original....não pretendo prepara-la....mesmo com o torque e potência do aspirado...a velocidade é satisfatória....só tem a classica redução de velociade em subidas muito longas em estradas....ai só o caracol para ajudar mesmo.
Ramon...vc fez estas alterações na sua...ficou boa?
Abç.
Diego
A minha ja era turbo de fabrica, a unica coisa a mais foi o intercooler e ficou bem bom.
Drosssor, muito bacana a tua F!
Tens a mesma relação das F1000 4x4, ou seja, quando turbinares ela, andará pedindo uma marcha extra.
Um kit turbo para F1000 229 é barato e compensa a instalação. A F1000 do Tio Eddie foi turbinada pro fora e ficou excelente. O motor não sente nada. Podes colocar a turbina sem medo pois o 229 vai durar a mesma coisa que andar aspirada, porém terás um torque de cerca de 40kgf e até 130cv caso dês um grauzinho na BI. Fica muito show! Com diferencia 2,72:1 ou melhor, 2,54:1 ficará fantástica. Não tem F250 ou Silverado que ela não acompanhe!
Um kit turbo pode sair de 1000,00 a 2000,00, dependendo da turbina que colocar. Um diferencial mais longo fica na casa dos 850,00 novo. Em resumo, com cerca de 2000,00 terás uma F1000 que anda mais e será mais econômica que atualmente é.
Sinto que ela pede um difer 2.72 sim.....o 2.54 talvez fique muito longo..(não sei).....
Mas to deixando a mecânica perfeita antes de fazer alterações "desnecessárias".... o meu próximo passo é faze a caixa de direção..o setor.
Tô com um pouco de medo de arriscar em casa...por ser hidráulica.. e deixa-la com vazamentos....talvez mande fazer...
Cotei em sorocaba por 550 merreis..... om peças originais...
Diego, eu fiz a minha em casa, mas ficou vazando pelo retentor do eixo de saída pois o mesmo precisa ser cromado e polido para resolver o problema de desgaste causado pelo retentor.
Tirar e recoloca-la ao chassis....vou fazer....desmonta-la...talvez eu tente..se perceber dificuldade.. mando em alguem especializado..quanto gastou na seu setor Edin?... teve que trocar o eixo?
Espero que possamos trocar informações... aprendi muito lendo sou tópico Sucatona + Branquinha.....do tio Edi... do Edin....e varios outros........ qua não da nem para citar.....