x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 50
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Pessoal, depois de muito tempo acompanhando e aprendendo neste forum comprei minha Ranger, agora tenho a honra de fazer parte deste grupo. É uma Limited 2008 3.0. Gostei muito dela, está muito bem conservada no interior e lataria. E como este motor tem força, hein! Neste final de semana fiz minha primeira viagem nela. Estava tudo 100% até que na volta comecei a ouvir um barulho estranho. Chegando em casa pude reparar melhor. Deixando-a em ponto morto não faz barulho, se piso na embreagem começa um barulho parecendo um monte de ferro solto chocalhando, daí engato primeira e quando começo a soltar a embreagem o barulho aumenta. Mas funciona tudo muito bem (a embreagem e a marcha). Está macia, não escapa, não patina e não arranha. Estou com medo de andar com ela assim e piorar a situação. Alguém já teve ou conhece este problema?

OBS: por telefone, um mecânico amigo meu disse que poderia ser a cruzeta do cardan. Será? Porque quando somente aperto a embreagem o cardan não está rodando, como poderia estar fazer este barulho?!

Abraços!

Rangeiros,

dando sequencia ao caso. Como descrito acima, no sábado 06/04 viajei com minha ranger pro interior (minha primeira viagem) e estava tudo funcionando perfeitamente bem. No domingo 07/04, ao voltar pra BH ela começou com um barulho na embreagem quando o pedal estava acionado. Levei na autorizada e em outro mecanico e eles disseram que era o colar ou rolamento. Não mexi em nada e neste final de semana viajei novamente. Fui na sexta 12/04 e quase chegando no destino a marcha travou, não passava nada e ela ficou num lugar plano e assim não conseguia ligá-la com a marcha pré-engatada. Fiquei na estrada parado por mais de uma hora (à noite). Ligamos pra cidade e um amigo meu veio para ajudar. Ele, minha esposa, meu filho e meu sobrinho empurraram a ranger de ré até chegar numa descida. Lá virei ela de frente, engatei segunda com o motor desligado e liguei a caminhonete. Desta forma consegui chegar até na porta de casa somente na segunda marcha. Ao para na porta de casa, sem desligar o motor consegui passar todas as marchas normalmente. Na manhã seguinte levei a Ranger para a oficina e a marcha estava super macia, como nova. Não apresentou mais nenhum problema, o mecanico testou tudo e nada. Rodei no interior no sábado e no domingo voltei pra bh, sem mexer em nada e não teve mais problema algum.

Acredito eu que alguma coisinha quebrou e ficou apresentando aquele barulho ao acionar a embreagem, e ao viajar esta pecinha (talvez um pedaço de mola) quebrada mudou de lugar e ficou impedindo de trocar de marcha. Depois esta pecinha andou novamente e agora deve estar alojada em algum lugar onde não está atrapalhando. Acho que terei que abrir a caixa para verificar. Estou pensando em eu mesmo abrí-la. Será que encontrarei muita dificuldade? Ao meu ver é só soltar os dois cardãs, soltar os parafusos que prendem a caixa no motor e empurrá-la um pouco pra trás. Assim já posso ver as peças da embreagem, correto? Seria só isto mesmo? Depois pra reengatar o eixo piloto é tranquilo? Vocês sabem de algum tutorial que ensina esta operação?

Abraços!

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Ninguém arriscou a dar algum palpite, né?!

Ultimamente, o cambio estava funcionando perfeitamente bem, mas como o problema poderia voltar a qualquer momento esta semana eu e um amigo resolvemos abrir a caixa da ranger. Lá em casa mesmo. Desconectamos tudo e chegamos a caixa pra trás. Assim descobrimos que o rolamento do eixo piloto que fica no centro do volante estava todo moído, o atuador apresentava um rangido ao girar, já o disco e o plato ainda poderiam durar mais pouquinho mas como já estavam quase no fim resolvi comprar tudo.
    Quando achava que seria fácil a troca das peças tivemos uma dificuldade que não esperávamos. A capa do rolamento do volante não sai de jeito nenhum. Por isto tivemos que acabar de descer a caixa. Tentamos usar um saca rolamento e não deu, ficamos dois dias martelando uma talhadeira e nada. O fdp está lá até hoje. Tentei cortá-la com uma serra tico-tico e nem riscou. Tentei passar um rebolo com a furadeira e nada. Só conseguimos tirar algumas lasquinhas com a talhadeira. Alguém tem alguma dica para retirar este bendito rolamento?

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Ninguém arriscou a dar algum palpite, né?!

Ultimamente, o cambio estava funcionando perfeitamente bem, mas como o problema poderia voltar a qualquer momento esta semana eu e um amigo resolvemos abrir a caixa da ranger. Lá em casa mesmo. Desconectamos tudo e chegamos a caixa pra trás. Assim descobrimos que o rolamento do eixo piloto que fica no centro do volante estava todo moído, o atuador apresentava um rangido ao girar, já o disco e o plato ainda poderiam durar mais pouquinho mas como já estavam quase no fim resolvi comprar tudo.
    Quando achava que seria fácil a troca das peças tivemos uma dificuldade que não esperávamos. A capa do rolamento do volante não sai de jeito nenhum. Por isto tivemos que acabar de descer a caixa. Tentamos usar um saca rolamento e não deu, ficamos dois dias martelando uma talhadeira e nada. O fdp está lá até hoje. Tentei cortá-la com uma serra tico-tico e nem riscou. Tentei passar um rebolo com a furadeira e nada. Só conseguimos tirar algumas lasquinhas com a talhadeira. Alguém tem alguma dica para retirar este bendito rolamento?
    Amigo, pegue um tarugo de madeira, na medida exata do diametro do rolamento. Empurra graxa pra dentro do rolamento. Encha bem, depois tape com estopa. Pega o tarugo de madeira e vai batendo com uma marreta. A pressao da graxa de dentro pra for a vai cuspir o rolamento. Va enchendo o buraco com graxa a medida que for perdendo a pressao. No youtube tem uns videos sacando rolamento com graxa! Saudacoes
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigo, pegue um tarugo de madeira, na medida exata do diametro do rolamento. Empurra graxa pra dentro do rolamento. Encha bem, depois tape com estopa. Pega o tarugo de madeira e vai batendo com uma marreta. A pressao da graxa de dentro pra for a vai cuspir o rolamento. Va enchendo o buraco com graxa a medida que for perdendo a pressao. No youtube tem uns videos sacando rolamento com graxa! Saudacoes

Raphael, valeu pela dica! Vou tentar esta técnica amanhã. Abraços!

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Raphael, valeu pela dica! Vou tentar esta técnica amanhã. Abraços!
    Olá amigo! E ai, a técnica foi suficiente para retirar o maldito? Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Oi Raphael! Tentei hoje mas para o meu caso em específico não funcionou. O problema é que o rolamento é daquele fininho, de filetes. Ele não tem largura suficiente para gerar pressão. Ele é muito estreito. Mas foi bom aprender esta técnica.
    Hoje fiz dois cortes nele com a talhadeira, com a esperança de soltar um pedaço inteiro entre os dois cortes mas não soltou nada. Fui batendo a talhadeira e só saia farelos. A capa do rolamento está extremamente soldado ao eixo, como se fosse um rótulo de papel numa lata que vai soltando aos poucos. Estou com medo de danificar muito o buraco no eixo até conseguir soltar tudo. Será que terei que retirar este eixo pra levar num torneiro? Alguém sabe alguma técnica para soltar rolamento soldados ao eixo?

Usuário Avatar de TarsoDL
    Entrada
    21/04/2009
    Local
    Itaqui/RS
    boca encardida essa hein?? tem como esquentar para dilatar e jogar agua, pra ver se solta?
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Oi Raphael! Tentei hoje mas para o meu caso em específico não funcionou. O problema é que o rolamento é daquele fininho, de filetes. Ele não tem largura suficiente para gerar pressão. Ele é muito estreito. Mas foi bom aprender esta técnica.
    Hoje fiz dois cortes nele com a talhadeira, com a esperança de soltar um pedaço inteiro entre os dois cortes mas não soltou nada. Fui batendo a talhadeira e só saia farelos. A capa do rolamento está extremamente soldado ao eixo, como se fosse um rótulo de papel numa lata que vai soltando aos poucos. Estou com medo de danificar muito o buraco no eixo até conseguir soltar tudo. Será que terei que retirar este eixo pra levar num torneiro? Alguém sabe alguma técnica para soltar rolamento soldados ao eixo?
    Retirar o eixo? Amigo, se estamos falando da mesma peça, este "eixo" é nada mais nada menos que o virabrequim do motor. Vai mesmo desmontar o motor inteiro para levar o virabrequim ao torneiro? Esquentar e depois resfriar de uma vez acredito que possa causar alguma fadiga ao metal, além do rolamento danificado. O saca rolamento não está conseguindo "agarrar" no rolamento encalhado? É isso? Seguramente terá de bolar alguma maneira de tracioná-lo, algo do tipo soldar um parafuso de aço a este rolamento para tentar sacá-lo. O ideal é buscar a opinião, ou até mesmo o serviço, de um torneiro mecânico. Leve ele ao local que saberá o que fazer. Para facilitar o acesso, arrume duas rodas de caminhão (ou algo resistente) e coloque sob os pneus dianteiros da camionete, de modo que ela fique mais alta e você consiga trabalhar "sentado" debaixo da camionete. Não esqueça de calçar os pneus traseiros, para a camionete não andar e descer do degrau, esmagando você! Se optar por soldar um parafuso ao rolamento, procure fazer isto deixando-o alinhado ao centro do rolamento, para quando tracionar a força ser igual entre todos os lados. Isso irá prevenir que o rolamento seja sacado torto, dando mais trabalho a você! Segue abaixo desenho tentando ilustrar o que falei. Saudações

Ranger 2.5 13D 2001 - Barulho Caixa de Marchas ?-roteiro_saca_rolamento.jpg
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Raphael e Tarso, fico grato com a colaboração de vocês. Ontem conseguimos arrancar o rolamento e hoje terminamos de montar a embreagem. Ficou nova! Numa certa parte do rolamento tive que ir tirando migalhinhas com a talhadeira, tive que escupir este pedaço depois o restante soltou todo de uma só vez. Graças a Deus!
    Tínhamos pensado mesmo em esquentar de alguma forma mas como ele saiu antes não precisou. Depois de três dias batendo o danado saiu.
    Fiquei morrendo de medo de ter que tirar o virabrequim. Imagina que transtorno! Achei que o buraco onde fica o rolamento ficaria todo deformado. Se tivesse que lapidar o rolamento inteiro na talhadeira, acho que ficaria bem detonado.
    Agradeço a vocês pelas dicas.
    Abraços!
    4X4 Brasil

Ola pessoal,.hoj a terde voltando do mercado com minha senhora escutei um barulho forte em baixo do carro achei que tivece caido alguma peça se soltado mas nao encontrei nada.
    acho que foi bem ao engatar a terceira depois de uma lombada.
    agora em terceira e em quarta se desligo o so e o ar escuto um chocalho parece vim de dentro da caixa,.
    nas outras marchas acho que tbm esta fazendo o barulho mas na quarta ele fica mais forte escuto mais nitidamente.
    fui em uma expecializada em transmiçoes ele mandou eu voltar na Segunda. alguem ja passou por algo parecido.
    lembrindo que o primeiro barulho foi bem forte parecia algo quebrando liguei o alerta e parei na hora,.
    mas nao encontrei nada anormal e segui viagem.
    F250 SuperDuty Cummins 150 cavalos Tratorrrr!!
    Ex: Ranger 2.8 Powerstrok 4X4 ,
    Ex:F1000 MWM 229 dupla turbo, carro Bão D+.

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    O barulho só faz andando? Ao pisar na embreagem o barulho pára? Os engates das marchas estão normais? Abraços
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    O barulho só faz andando? Ao pisar na embreagem o barulho pára? Os engates das marchas estão normais? Abraços
    os engates das marchas estao normais, o barulho só faz quando ta engrenado nao estou lembrando agora mas acho que assim que pisa na embreagem o barulho para só faz engrenado e só posso notar bem o barulho na terceira e na quarta,.
    Lembrando que quando ele se iniciou fes um barulho bem forte como algo caindo ou quebrando ai parei o carro na hora mas estava tudo normal entao segui e comecei a ouvir o ruido!!
    F250 SuperDuty Cummins 150 cavalos Tratorrrr!!
    Ex: Ranger 2.8 Powerstrok 4X4 ,
    Ex:F1000 MWM 229 dupla turbo, carro Bão D+.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
      Última resposta: 03/12/2019, 05:08
    2. Respostas: 24
      Última resposta: 28/05/2011, 19:25
    3. Caixa de transferência Ranger 2001
      Por felippetti no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 29
      Última resposta: 22/03/2010, 22:56
    4. Barulho ao utilizar 4x4HI Ranger 2001
      Por TylerNTL no fórum Ford
      Respostas: 31