
Postado originalmente por
cytron
Apesar deste tópico (ou a maior parte do forum) estar paralisado por vários anos, ainda é acessível pelo Google, e assim como eu, outras pessoas podem chegar aqui.
Então deixo minha contribuição, pois acho de extrema importância "dar um retorno com uma solução para algum problema" a fim de ajudar. É uma ótima forma de agradecimento. Pois as informações que encontrei aqui no forum (tópico maravilhoso
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...obre-elas.html (EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas.)) deixado pelo
lincolnjb foram de extrema importância para que resolvesse vários dos meus problemas e ainda me ajudou a conhecer melhor o meu carro.
A contribuição é o seguinte:
Minha caixa estava com um vazamento terrível quando andava, parado vazava pouco. Carter todo lambusado. Pensei que poderia ser o retentor citado aqui no tópico, mas depois de lavar por baixo e dar umas voltar, percebi que não vinha de lá. Dei umas sacudidas na alavanca localizada na lateral da caixa (sou simplista e não vou ficar usando termos técnicos kkkk), neste momento chegou a gotejar. Então era isso!
No pé desta alavanca tem um retentor e um o-ring. O nível de desgaste é bem visivel. Bastou substituir e pronto! Caixa sequinha!!!! É claro que em outros casos também pode ser outros retentores, mas NO MEU CASO foi apenas isso.
Para trocar foi simples... (o difícil foi encontrar a peça nova kkk):
1. Desconecte os cabos que vão na alavanca (chave 13)
2. Retire o carter (chave 13), como não tem bujão para retirar o óleo, então coloquei um baldo logo abaixo e fui retirando os parafusos, depois comecei a abrir a tampa somente de um lado, dei uma leve forçada com uma chave de fenda para que o óleo saísse apenas por um dos cantos da tampa, assim evitei lambança em todas as direções.
3. Na parte de dentro, verá que tem uma porca grande no final do eixo da alavanca. Chave 22. Use uma outra chave para travar a cremalheira a fim de desenroscar a porca. Depois disso as duas alavancas saem. Veja que tem um o-ring entre os eixos das alavancas, deve estar todo empenado, por aí vaza que é uma beleza. Na carcaça da caixa fica o retentor, empurre ele com uma chave de fenda no sentido de dentro pra fora.
4. Substitua retentor e o-ring por novos e monte o conjunto novamente.
5. Aproveite para limpar a tampa (carter) e também a superfície da carcaça da caixa onde vai a tampa, providencie um silicone de alta temperatura, mas não pegue qualquer um, um um que vai durar de verdade. Observe que tem um imã na tampa, ele é responsável por reter as o pó de metal resultante do lento desgaste das engrenagens e outras partes. (o nome usado é limalha, mas de limalha não tem nada, é incrível como o pó é fino. Parece uma maça cinza. Limpe bem esse imã. Que tal substituir ele por alguns imãs de HD (imã de neodimio), é várias vezes mais forte.
6. Já pode montar tudo.
Encontrei retentor novo na "Casa dos Retentores" em Belo Horizonte (vide google). O código deste retentor é 6251, e suas medidas são 19x27x6.
No meu caso ainda teve um outro probleminha. Tem uma paleta com um rolete que passa na cremalheira, porém esta palheta estava jogada no carter porque quebrou bem no pé. Então tive que retirar o suporte dela (chave 10) e soldar. Para soldar é importante isolar o suporte, já que está arrebitado e não queremos derreter o alumino na hora da solda. Como tenho meus brinquedos em casa (solda MIG, Corte Plasma entre outros), eu mesmo fiz a solda. Coloquei uma chapa de aço (fina) entre o pé da paleta e o suporte, assim isolei o calor para o suporte, então juntei a paleta, coloquei no ângulo certo, calcei e travei para que não movesse durante a solda. Fiz um finíssimo cordão de solda. Ficou muito bom. Coloquei a palheta de volta na caixa e tudo ficou lindo.
Coloque o óleo novamente de acordo com o nível e pronto!!!
Com aproximadamente 50,00 (retentor + o-ring + silicone) consegui resolver um vazamento que a oficina mega especializada (serviço de primeira com garantia de 1 ano) cobrou 5 MIL pra fazer. É claro que a oficina é profissional e não ia brincar de trocar retentor. O serviço dela é trocar TUDO para dar garantia de 1 ano.
MAS CÁ ENTRE NÓS... Gastar 50,00 ao invés de 5 MIL é uma coisa incrível, apenas abri mão da garantia de 1 ano. É CLARO QUE VALE A PENA! No pior das hipóteses (pior mesmo), minha caixa pode fundir e eu ter que levar na oficina pra gastar 5 MIL. Mas se a caixa fundir por causa de 1 retentor (que não é o da pressão de óleo) vou ficar de cara kkkk.
Quem quiser trocar idéias estou a disposição.