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  • #1
    Usuário Avatar de julhos
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    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V




    Bom dia pessoal,

    Novamente recorro aos senhores a fim de coletar algumas informações e, principalmente, sugestões.
    Como a maioria de vocês já sabe eu possuo um Engesa F1, 1987, 4 cilindros e transmissão original (240V). O meu carro é utilizado exclusivamente no offroad e pequenos deslocamentos, sendo que no início do mês pretendo pará-lo no "estaleiro" a fim de instalar uma reduzida (diga-se de passagem, esta fazendo muita falta).
    Eu que sempre faço toda a mecânica e adaptações em meus carros, por tal razão sempre busco alternativas fáceis ou mesmo "Plug & Play", isso sem dizer baratas. Rssss.....
    Heis que durante a busca por uma boa reduzida me ofertaram a mecânica completa de uma silverado (GM 4.1 MPFI) em ótimo estado de conservação. O cara comprou esse carro "baixado", o reformou, no entanto não conseguiu documentá-lo por já terem baixado o chassis. O carro esta 0KM de mecânica e completo, somente sem o compressor do ar condicionado e bomba da direção hidráulica. Chicotes, parte elétrica e central parecem novos. O motor e caixa não tem nenhum escorrido de óleo se quer, mas não o liguei ainda pois não havia bateria no carro (claro que antes de comprá-lo vou dar uma virada no veículo).
    Minhas dúvidas são as seguintes:
    Esse motor realmente é "Plug & Play" na capa seca de C10 e câmbio 240V?
    Aproveito a embreagem original do engesa?
    Eu acho que ele até cabe no cofre do engesa, no entanto o radiador é monstruoso e não entrará de forma alguma. Alguém conhece alguma alternativa de radiador barata e que não envolva grandes adaptações? Não se esqueçam que esse carro será utilizado somente em trilhas, sendo assim apenas andará em baixas velocidades com pouca ventilação natural.
    Quanto a documentação do motor, caso o mesmo ainda não tenha sido cadastrado, OK! Mas e se houver algum cadastro? Eu consigo legalizá-lo caso o vendedor me emita apenas uma nota fiscal de venda? Como descobrir se o motor possui cadastro ou não?
    A parte elétrica desse motor exigirá muito conhecimento específico a fim de ser refeita (instalada). Pois uma amigo comprou uma Cherokee 97 e depois de tentar mexer na parte elétrica dele acabei ficado traumatizado. Rssss....
    E por fim, quanto aos calço do motor. Esse motor é apoiado originalmente por baixo e não pelo lado como costuma ser nos jeeps mais antigos. O que vocês sugerem, fazer o suporte do motor do zero ou criar uma travessa entre longarinas a fim de utilizar os calços originais? Vou providenciar uma foto.

    Desde já agradeço pela ajuda e atenção de todos.

    Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #2
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    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-cal-o-do-motor-silverado.jpg

    Essa foi a alternativa de adaptação dos calços realizada em um jeep willys. Ele preferiu criar uma nova travessa e reaproveitar os calços originais completos.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #3
    Usuário Avatar de julhos
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    Acabei de receber uma ótima noticia do pessoal da Casa da Transmissão 4x4.
    De acordo com eles tanto o opala 4, opala 6, GM 4.1 MPFI possuem a mesma furacão e é só desaparafusar um do 240V e aparafusar o outro. Adaptação mesmo apenas o suporte do motor sofrerá! E nenhuma flange faz-se necessária.

    Vejam abaixo uma parte da conversa:

    "Julio, e so parafusar a capa seca da C-20 tanto no motor 4 ou 6cc, e do mesmo modo a frente do câmbio do 240V e do 2215/2205 e a mesma frente do 240V, já o 2215 do jpx muda a capa seca, porem e so trocar a parte da frente do câmbio que ele volta a ser o2215 da GM. Apesar do preço da raduzida com a flange ter ficado cara eu posso ver se podemos parcelar no cheque sem juros para você. Eu ate consigo um 2215 porem não vai ser do JPX. O 240V e duro mais se colocar uma MOLYCOTE já ajuda bastante nos engates de macha."
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #4
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    Sim Julhos,

    mesma furação e cabe sem maiores problemas no cofre do F1..

    Abraços,

  • #5
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    Então pelo visto eu poderei aproveitar tudo, inclusive a embreagem original. O único problema será achar um radiador pequeno e que de vazão a um motor desse tamanho.
    Além disso alguém sabe me informar se eu precisarei mudar a posição original da caixa a fim de comportar esse motor que é bem maior?

    Novamente grato.
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  • #6
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    Julho

    Não tenho muito conhecimento sobre o Engesa.
    Se não me engano ele também saiu com o motor de Opala 6c.
    Então acredito que as medidas sejas as mesmas... "no máximo a altura e a largura possam mudar um pouco. Devido ao coletor de admissão do 4.1 Powertech" ela passa sobre a tampa do cabeçote, elevando a altura do motor em alguns cm.

    Abraço
    Carlinhos

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Segue




    Recorte do capô, o radiador tem que ir o mais para frente possível.


    O radiador original da conta, no meu caso, eu fiz um sistema selado.

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Quanto à reduzida, recomendo fortemente a de Bandeirante mantendo o 240V.
    Na trilha não tem igual. A reduzida da t-case junto com a 1ª da 240V dá pra subir erosões em baixíssima velocidade sem usar a embreagem.
    Se tiver um bloqueio então...

  • #9
    No meu caso esta bem parecido com o exemplo do Kim: corte no Capo^, no painel dianteiro e ventoinha elétrica para ajudar. Outro detalhe com a forca deste motor nao e necessário a reduzida, e claro que depende da trilha, pelo menos até hj. A 1a marcha deu conta do recado nos meus "passeios".

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Quanto à reduzida, recomendo fortemente a de Bandeirante mantendo o 240V.
    Na trilha não tem igual. A reduzida da t-case junto com a 1ª da 240V dá pra subir erosões em baixíssima velocidade sem usar a embreagem.
    Se tiver um bloqueio então...
    Concordo plenamente, sem contar que poderá ser sociavel ao andar a 80km/h!!!
    Pois a ct do FI, não permite, devido ao alto nível de ruido, algo comparado com um motor a jato em carga plena!

    Lembrando, que para um excelente proveito desse motor, uma 11x45 ou 11x47 é primordial, a 9x44, que é original do 4cil, deixará extremamente reduzido, prejudicando demasiadamente o motor.

    Com a relação 11x45 ou 47, poderá ir até pneu 35" sem problemas, isso usando a ct de band.

    Luciano, acho que já expliquei o motivo da ct da band, alonga a relação, ficando econômico para uso diário, e forte para trilhas, sem ruídos!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Concordo plenamente, sem contar que poderá ser sociavel ao andar a 80km/h!!!
    Pois a ct do FI, não permite, devido ao alto nível de ruido, algo comparado com um motor a jato em carga plena!

    Lembrando, que para um excelente proveito desse motor, uma 11x45 ou 11x47 é primordial, a 9x44, que é original do 4cil, deixará extremamente reduzido, prejudicando demasiadamente o motor.

    Com a relação 11x45 ou 47, poderá ir até pneu 35" sem problemas, isso usando a ct de band.

    Luciano, acho que já expliquei o motivo da ct da band, alonga a relação, ficando econômico para uso diário, e forte para trilhas, sem ruídos!
    Esse ruido da caixa de transferencia do engesa e terrivel, direto o pessoal me liga "quase chorando" que não aguenta mais o ruido....rsrs...

    Danilo.

  • #12
    Sinceramente nao tinha conhecimento destes benefícios: economia e sem ruídos. Mais um item para a relacao de melhorias a serem feitas no Brutus.

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