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Convex Datacenter
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  • #1
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    26/06/2005
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    S10 embreagem cambio ou coxim ?




    Amigos, hoje voltando do trabalho reduzi para entrar em uma rotatoria, parado tentei desengatar a marcha e cadê que conseguia?!? o pé atochado no pedal da embreagem e nada, a marcha cravada e sem jeito de tirar do lugar. Daí pensei, vou desligar e ligar engatado para ver se a bicha solta... bom soltou. Corri em um posto e verifiquei o oleo da trasmissao, estava ok. O carro nao apresenta problemas de tracao nem ronco no cambio, porem agora ha um ruido de metal solto em algum lugar em baixo perto do cambio. A duvida é, tem algo que precisa ser trocado mas para que nao me enrolem querendo trocar desde a embreagem ate o cambio inteiro, alguem sabe o que pode estar acontecendo? Obrigado.
    Falar em trocar peças, comprei esta S10 ha 2 semanas e ja troquei quase tudo, alguem ja passou por isso? Se já isso uma hora tem um fim?
    (injeçao/bicos/partida a frio/correias 850.00, bateria 250.00, suspensao 1000.00, pneus 1500.00) o que mais agora?!?! socoooorro!!!

  • #2
    Boa sorte!!!!!!

  • #3
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    Estranho, hoje rodei 20km e nenhum sintoma...

  • #4
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    A embreagem da S10 é hidráulica, tem um reservatório no capô que tem que dar uma olhada no nível... não me lembro o tipo do óleo que vai ali... não tenho certeza, mas talvez tenha a possibilidade de sangrar...

  • #5
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    Valeu pela dica, fui informado que é o mesmo fluido usado para freio, vou colocar e ver o que acontece, obrigado

  • #6
    Citação Postado originalmente por andalmeida
    Valeu pela dica, fui informado que é o mesmo fluido usado para freio, vou colocar e ver o que acontece, obrigado


    não só colocar fluido, mas vc deveria fazer a sangria do sistema hidraulico da embreagem e observar possiveis vazamentos.


    []'s

  • #7
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    Amigo, dê uma olhada no sistema de embreagem da sua S10, o sistema, como alguns colegas aqui falaram, é hidráulico. O mesmo utiliza fluído de freio em seu funcionamento ok (não vá confundir com óleo hidráulico hein!). Acontece muito é que algumas pessoas colocam até óleo de motor ali nesse sistema, já vi alguns casos assim durante minhas visitas à oficinas em busca de sucatas para minhas invenções. Uma coisa que atrapalha/melhora demais as trocas de marcha é o óleo utilizado na caixa de câmbio ok. Tem que usar SAE80 nessa caixa da S10, alguns usam o 90 mas não é legal. Por incrível que pareça tem diferença. Hoje pela manhã troquei o óleo de câmbio, estava parecendo uma água de tão fino. Coloquei o SAE80, ficou ótimo. Está outra coisa agora, até mais macio. Mais um lembrete, de acordo com uma recomendação de um mecânico amigo meu, o certo em mudanças de marcha na S10 (creio que aplica-se em outros veículos de embreagem hidráulica também) é que você deve pressionar o pedal da embreagem, passar a marcha pro neutro, daí pisar novamente na embreagem e engatar a outra marcha. Em relação à marcha ré, deve-se pressionar o pedal da embreagem por aproximadamente 5-8 segundos e depois engatar a ré. Isso eu também notei na prática. Procure por vazamentos no sistema hidráulico da embreagem também e veja se os cilindros (superior e inferior) estão em perfeito estado de funcionamento. Ideal seria trocar o fluído (óleo de freio), tirar o ar do sistema (caso haja), etc. Verifique também o estado do disco de embreagem, colar, rolamento, etc. No mais é isso, qualquer coisa, mail pra nóis! Abração.

  • #8
    ops...embreagem hidraulica, somente uma pisada na embreagem, e troque a marcha, o cilindro aciona e pronto, sem inventar.


    []'s hidráulicos

  • #9
    Citação Postado originalmente por rfdex
    Amigo, dê uma olhada no sistema de embreagem da sua S10, o sistema, como alguns colegas aqui falaram, é hidráulico. O mesmo utiliza fluído de freio em seu funcionamento ok (não vá confundir com óleo hidráulico hein!). Acontece muito é que algumas pessoas colocam até óleo de motor ali nesse sistema, já vi alguns casos assim durante minhas visitas à oficinas em busca de sucatas para minhas invenções. Uma coisa que atrapalha/melhora demais as trocas de marcha é o óleo utilizado na caixa de câmbio ok. Tem que usar SAE80 nessa caixa da S10, alguns usam o 90 mas não é legal. Por incrível que pareça tem diferença. Hoje pela manhã troquei o óleo de câmbio, estava parecendo uma água de tão fino. Coloquei o SAE80, ficou ótimo. Está outra coisa agora, até mais macio. Mais um lembrete, de acordo com uma recomendação de um mecânico amigo meu, o certo em mudanças de marcha na S10 (creio que aplica-se em outros veículos de embreagem hidráulica também) é que você deve pressionar o pedal da embreagem, passar a marcha pro neutro, daí pisar novamente na embreagem e engatar a outra marcha. Em relação à marcha ré, deve-se pressionar o pedal da embreagem por aproximadamente 5-8 segundos e depois engatar a ré. Isso eu também notei na prática. Procure por vazamentos no sistema hidráulico da embreagem também e veja se os cilindros (superior e inferior) estão em perfeito estado de funcionamento. Ideal seria trocar o fluído (óleo de freio), tirar o ar do sistema (caso haja), etc. Verifique também o estado do disco de embreagem, colar, rolamento, etc. No mais é isso, qualquer coisa, mail pra nóis!.
    Amigo,
    Apesar da sua boa intenção em ajudar, quero alertar que você e seu mecânico estão enganados com relação ao tipo de óleo usado no câmbio da S10 e a forma do usar a embreagem. Esse óleo não tem nada a ver com o recomendado pelo manual e o uso do óleo que você recomenda pode danificar o câmbio. Usar esse tipo de óleo é um erro comum, já que eram usados em câmbios antigos.
    Infelizmente não tenho a especificação do óleo correto no momento, mas pra você ter uma idéia é o mesmo usado na direção hidráulica.
    Quanto ao uso da embreagem, esse procedimento era usado no tempo que não existia o cambio sincronizado. Esse que deixaram de se fabricados na década de 60.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Usuário Avatar de rfdex
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    Walter, o óleo do câmbio ser o mesmo do de direção hidráulica ? Se for, eu nunca usei. Tivemos outra S10 2.2mpfi também que rodamos aproximadamente 400 mil kms, usando óleo 80 no câmbio e nunca apresentou um problema sequer (obs.: essa pickup foi feita o motor logo depois que vendemos - partiu a correia com o novo dono e aproveitou pra fazer tudo - e ainda roda com câmbio sem apresentar um único problema). Sobre a marcha ré, mesmo o câmbio sendo sincronizado, deve-se proceder dessa forma, esperando alguns segundos. Li em algum lugar de confiança (não lembro se foi no manual) e mecânico da prórpia GM me falou isso. Se pisar imediatamente na embreagem e tentar engatar a ré, ela pode não entrar direito ou arranhar, dando aquele tranco. Todas as S10s que dirigi, equipadas com esse câmbio, foram a mesma coisa, pode até ser coincidência. Em relação ao que falei de pisar na embreagem, jogar no neutro, pisar novamente e depois engatar a marcha, eu não faço isso. Sei que ajuda em casos de dificuldade, como o apresentado pelo ilustre colega, a engatar melhor a marcha. Não cogitamos a idéia dos anéis sincronizados estiverem ruins... vai que estejam! Pelo enorme conhecimento que tem, pois acompanho o fórum há um baita tempo, você - Walter - sabe que os câmbios da 2.2, V6 e Diesel não são os mesmos! Pode estar até havendo algum engano ou falha na comunicação. Hehehe. Abraços a todos!

  • #11
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    Amigos, infelizmente o problema era mais grave do que eu pensava, hoje percebi um vazamento de oleo, e verifiquei que era da CT, levei na concessionaria e a carcaça estava trincada, parece que algo se soltou e causou todos estes problemas.
    Estou vendo com meu advogado como vamos proceder pois motor e cambio realmente devem estar garantidos por 90 dias.

  • #12
    Sobre a marcha ré, mesmo o câmbio sendo sincronizado, deve-se proceder dessa forma, esperando alguns segundos.

    Isso, realmente acontece, mas só pq poucos carros têm marcha ré sincronizada tbm. Na maioria as marchas pra frente sâo sincronizadas, a ré nâo.

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