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  1. #1
    Usuário Avatar de MOROZINI
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    Question Tração Dianteira S10 4x4




    Ontem à noite ao recolher minha s10 4x4 (1999 2.5) à garagem, mesmo sendo asfalto, só para testar a potência, acionei 4x4 reduzida (4x4L), percebi que estençando bastante o volante parece travar a tração dianteira, o que não ocorre em linha reta. Alguém teria alguma idéia se isso é normal ou é algum problema?

  2. #2
    Usuário Avatar de simaoall
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    não sei explicar ao certo,mas ja ouvi falarem sobre isso aqui e ao que me recordo,falaram que é normal,breve chega alguem que saiba explicar por completo aqui

  3. #3
    Usuário Avatar de cbridi
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    Normalíssimo, nessas condições não aconselho abusar do esterçamento em pisos com alta aderência... o conjunto da transmissão agradece.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  4. #4
    Usuário Avatar de Edintruder
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    Basta ler no manual do proprietário aonde diz que não se deve utilizar o 4x4 em pisos de boa aderência visto que existe uma diferença de voltas entre o eixo dianteiro e o traseiro durante uma curva. Como o sistema de tração das picapes é 4x4 part time, não tem diferencial central, quer dizer que o sistema força os dois eixos rodarem sincronizados, e no caso de curvas uma roda é arrastada.
    Normalmente a roda que arrasta é a traseira interna à curva, aonde ela tem a tendência a patinar. Se fizer isso com peso na carroceria a transmissão quebrará com certeza!
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - Quem me der R$45.000,00 tá levando ela pra casa.

  5. #5
    Usuário Avatar de MOROZINI
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    27/02/2008
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    Agradeço a todos pelas informações e vou ficar ligado neste forum para "capturar" dicas importantes como essa. Valeu pessoal!!!!!!!!!

  6. #6
    Usuário Avatar de Tarcisio Pinheiro
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    01/08/2007
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    Question

    Bom dia a todos!

    Ajuda!!!

    gostaria de saber se alguem tem conhecimento da tração 4x4 da S-10,
    pois meu pai comprou uma 99 motor maxion e está com defeitos no engate
    da tração.

    precisamos de todas informaçoes possiveis pois somos nós mesmos que vamos desmontar e consertar.

    Tem roda livre?

    Os engates são por servo motor ou motor eletrico comum?

    Tem um cabo de aço saindo do diferencial dianteiro. Oque é?

    Tem grande folda no cardã dianteiro na saida ca caixa de transferencia.Será que é cruzeta?

    Na saida do hidrovácuotem a mangeira de freio e também uma outra bem mais fina? O que será esta outra, e como funciona toda essa máquina?

    Desde já meu muito obrigado!!!


    Até breve!!!

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por Tarcisio Pinheiro Ver Post
    Bom dia a todos!

    Ajuda!!!

    gostaria de saber se alguem tem conhecimento da tração 4x4 da S-10,
    pois meu pai comprou uma 99 motor maxion e está com defeitos no engate
    da tração.

    precisamos de todas informaçoes possiveis pois somos nós mesmos que vamos desmontar e consertar.

    Tem roda livre?

    Os engates são por servo motor ou motor eletrico comum?

    Tem um cabo de aço saindo do diferencial dianteiro. Oque é?

    Tem grande folda no cardã dianteiro na saida ca caixa de transferencia.Será que é cruzeta?

    Na saida do hidrovácuotem a mangeira de freio e também uma outra bem mais fina? O que será esta outra, e como funciona toda essa máquina?

    Tem roda livre sim. O cabo que você viu saindo do dif. é o cabo que aciona a RL. Na outra ponta do cabo em um atuador a vácuo. O vácuo que aciona esse atuador e é controlado pelo motor da tração la na caixa de transferência.
    Essa mangueira mais fina deve ser a que fornece o vácuo para a tração/RL e para o sistema de ventilação da cabine.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  8. #8
    Usuário Avatar de Tarcisio Pinheiro
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Tem roda livre sim. O cabo que você viu saindo do dif. é o cabo que aciona a RL. Na outra ponta do cabo em um atuador a vácuo. O vácuo que aciona esse atuador e é controlado pelo motor da tração la na caixa de transferência.
    Essa mangueira mais fina deve ser a que fornece o vácuo para a tração/RL e para o sistema de ventilação da cabine.
    Obrigado Walter!!

    Essa informação vai me ajudar muito.

    Mas não entendi essa parte de ventilação da cabine

  9. #9
    Usuário Avatar de Ric Mac
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    Os comandos de direcionamento do ar ventilado dentro da cabine são feitos por vácuo.

  10. #10
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    Bem como já estou a um tempo lidando com esse tal de mecanismo de acionamento do 4x4 de uma 2001, mas creio que sejam idênticos.

    Primeiro verifica as mangueiras, são as primeiras que dão problemas. Essas são baratinhas.

    Verifica o atuador de acionamento a vácuo ( aquele em que vão ligados os cabos do diferencial ), paguei R$ 380,00 no mercado paralelo por uma nova, no início do ano passado.

    Verifica a válvula de aciomento do atuador ( vai ligada na caixa de transferência ), paguei R$ 105,00 uma nova no mercado paralelo no mês passado, na concessionária não faziam a mínima idéia do que era isso.

    Motor do acionamento do 4x4, esse é salgado, estou conseguindo um usado por R$ 800,00.

    A válvula da minha havia travado e deixou a tração acionada constantemente, apenas desacoplada a caixa de transferência, meu pai não percebeu isso e continou rodando e quando acionava o 4x4 o mecanismo já estava girando e por isso o mecânico acredita que isso acelerou sensivelmente o desgaste da engrenagem de acionamento que já é bem fraca e quebra com certa facilidade.

    Por último as rodas-livres, as minhas estão boas, mas diz que custam o olho da cara em caso de necessidade de troca.

  11. #11
    Usuário Avatar de Tarcisio Pinheiro
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    Question

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Tem roda livre sim. O cabo que você viu saindo do dif. é o cabo que aciona a RL. Na outra ponta do cabo em um atuador a vácuo. O vácuo que aciona esse atuador e é controlado pelo motor da tração la na caixa de transferência.
    Essa mangueira mais fina deve ser a que fornece o vácuo para a tração/RL e para o sistema de ventilação da cabine.

    Valeu a todas as reposta

    e
    só mais uma pergunta

    Quando a roda livre esta desengatada o eixo que sai do diferencial gira se eu girar a roda ou não?

    A respeito dos botoes internos de acionamento da tração:

    Quando aperta o botão 4x4 hi ou 4x4 lo os botoes afundam no painel(0,5cm) e volta ou eles são totalmente fixos?

    Da S-10 do meu Pai estão totalmente fixos.Será que é normal ou está travado?


    Desculpe se talvez são perguntas bestas, mas eu nunca tinha entrado numa S-10 antes.


    Sem mais obrigado!!!!

  12. #12
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    Citação Postado originalmente por Tarcisio Pinheiro Ver Post
    Valeu a todas as reposta

    e
    só mais uma pergunta

    Quando a roda livre esta desengatada o eixo que sai do diferencial gira se eu girar a roda ou não?

    A respeito dos botoes internos de acionamento da tração:

    Quando aperta o botão 4x4 hi ou 4x4 lo os botoes afundam no painel(0,5cm) e volta ou eles são totalmente fixos?

    Da S-10 do meu Pai estão totalmente fixos.Será que é normal ou está travado?


    Desculpe se talvez são perguntas bestas, mas eu nunca tinha entrado numa S-10 antes.
    As RLs ficam dentro do diferencial, então o eixo roda sempre. Quanto aos botões não sei a resposta...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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