Da para erguer em casa mesmo, e so apertar o parafuso da barra e ir medindo a distancia entre o paralama e o chao, passando pelo centro da roda. o problema e que se erguer demais, o curso do amortecedor para baixo, quando passamos por algum buraco, fica pequeno e stica todo o amortecedor dando um tranco sera que isto tem problema fora o incomodo, em breve mandarei a foto da minha s-10 erguida com os BF31X10.5 ficou muito boa.
Depois de erguer e bom mandar alinhar.
Prezados para erguer a barra de torsão podem ser utilizados parafusos mais compridos que os originais ok. O mais importante é trocar os batentes da suspensão dianteira pois eles vivem caindo de maduros na primeira pancada. Coloquei os batentes traseiros da pickup corsa com uma bucha metalica e parafuso 10mm. Tive que cortar a ponta. Ao descer do macaco a balança dianteira já morde o batente não dando chance dele escapar fora. Ficou barato uns R$60,00 e em conjunto com a máxima pressão das barras de torsão da pra encarar os buracos e lombadas tranquilamente. O maior curso da suspensão possibilta os amortecedores trabalharem melhor já que tem mais curso util e o batente ajuda no serviço de amortecimento. Quem quiser melhor é so comprar um batente hidraulico billstain de US$ 300 cada mais o serviço de solda R$450 cada mas com estas modificalções simples já melhoram bastante, mando uma foto em anexo.
Pessoal ai uma foto da minha S-10 depois de apertar os parafusos da barra de torsão, alinhar e instalar o "batente ativo", veja que a frente ficou bem alta e sem aquele jeitão meu mundo caiu.
Bianor,
Eu estou querendo fazer o mesmo com minha Blazer 4x4, ou seja, levantar a frente e colocar pneus 31x10,5.
Conversando com um "entendido" de suspensão e ex-proprietário de uma S10 o cidadão informou que se apertar demais o parafuso da barra a "vírgula" (peça que muda a regulagem de altura) pode quebrar dependendo do uso.
Outro ponto que me informaram, desta vez na OffLimits, é que os pneus 31, além de rasparem na lateral do paralamas e no bico de lata inferior perto da porta, raspa inclusive na parte superior da caixa de rodas (dash).
Pergunto, a sua S10 apresenta esses problemas? Uma solução que a Offlimits recomendou para não raspar no dash seria trocar os amortecedores originais por outros mais indicados para o off-road como os Bistein ou Rancho.
Fiquei interessado nessa questão dos batentes maiores, mas nao entendi muito bem o que vc teve que cortar se foi parte da borracha do batente ou o parafuso que vc teve que usar.
Quando você coloca um pneu maior, tem que descontar a diferença no odômetro. O consumo pede não ter aumentado. O odômetro é que pode estar marcando pra menos.
Entao no caso os efeitos colaterais seriam menor curso de suspensao e deixar o carro mais mole? Ah, pergunta besta, com isso a garantia vai embora né? Voces recomendam?
Eu quase fiz isso hoje pela manha, o 285/75 ficou raspando por muito pouco na Negona.
Bianor,
Eu estou querendo fazer o mesmo com minha Blazer 4x4, ou seja, levantar a frente e colocar pneus 31x10,5.
Conversando com um "entendido" de suspensão e ex-proprietário de uma S10 o cidadão informou que se apertar demais o parafuso da barra a "vírgula" (peça que muda a regulagem de altura) pode quebrar dependendo do uso.
Outro ponto que me informaram, desta vez na OffLimits, é que os pneus 31, além de rasparem na lateral do paralamas e no bico de lata inferior perto da porta, raspa inclusive na parte superior da caixa de rodas (dash).
Pergunto, a sua S10 apresenta esses problemas? Uma solução que a Offlimits recomendou para não raspar no dash seria trocar os amortecedores originais por outros mais indicados para o off-road como os Bistein ou Rancho.
Fiquei interessado nessa questão dos batentes maiores, mas nao entendi muito bem o que vc teve que cortar se foi parte da borracha do batente ou o parafuso que vc teve que usar.
Abraço,
Edmir
Eu tambem já tinha contactado o pessoal da Offlimits sobre os batentes hidaulicos billstein que custam cada um US$300 mais R$450 para a parte de solda de cada, resolvi com o meu "batente ativo" de R$ 60,00. Claro que não é a mesma coisa mas ajuda bastante a a aterrisagem da frente ajuda a manter a frente alta e da uma maozinha para a barra de torsão e o amortecedor que no caso é o Rancho.
Com relção ao pneu é o BF All-Terrain 235x75R15 que é a melhor opção para uso misto vai bem na areia, razoavel no asfalto incrivel em pisos molhados!
Tentei montar os BFs na medida 31x10,5 R15 melhorou a estabilidade e freios, alongou a relação, piorou a transferencia das irregularidades, mesmo com os Rancho, para a direção que ficou mais pesada e infelizmente raspa no chassi pela parte de dentro quando esterço o volante para ambos os lados, tentei encurtar os braços da direção para evitar isso sem sucesso. Tambem pegou a lateral externa do pneu na borda interna do paralama bem no meio este, tentei rebater na funilaria sem sucesso, mais o alinhamento ficou dificil de acertar verifiquei em maquinas computadorizadas etc sem sucesso.
Dai voltei para a medida 235x75 R15 que em relação aos 225x75R15 que tem a circunferencia 47,13mm maior 2,09 % confira no link http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Existe nos EUA uma medida do BF All Terrrain 31x9,5 R15 mas não achei por aqui quando este jogo meu acabar vou tentar achar um destes
Com relação aos parafusos da regulagem da barra de torsão pode apertar a vontade eles não se movimentam quando a suspensão trablha apenas voce tem que fazer varias operações de levantar no macaco, apertar, baixar conferir a altura dos dois lados medida no chassi para que um lado não fique mais alto que o outro. Inclusive existe a possibilidade de substituição do parafuso por um maior para obter maior angulo, este ainda não experimentei não.
Prezado os meus BF são 235x75 R15 e a média dos ultimos 48662km foi de 10,45 km/l e não ando devagar não. Já vim de São paulo fazendo 13km/l mas foi a noite chuvendo bastante na cidade já fiz até uns 6 km/l rachando em sinaleiras, mas no geral posso contar com 10 km/l que é a média geral.