x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

transformar a20 para motor diesel

Alguem sabe se pode transf. a20 a alcool para diesel?
    A regra diz que deve ser 4x4 + reduzida = reprovado

Outra regra fala em + de mil kg de carga... Como vamos saber se ela suporta tal feito?
    O q eu imagino eh que a suspensao e o chassis eh igual da d20... Dizem que suporta 2000 lb, (por isso a20, d20, c20). Acho q dah +/- 900 kg = 2000 lb.

Dados: a20 alcool cab. dupla ano 86/86 linda de morrer (o dono vende por 6 mil).

Alias, aproveitando o ensejo, um amigo tem um mwm 229 4 caneco. Serah que eh muito grande para ela??

Aqui em manaus combust. eh foda. Existe um cartel de donos de postos. Os preços sao todos iguais e bem altos. Alcool nao se encontra por menos de 2 latinhas o lt. Isto agora no fim de novembro. O jeito eh diesel.

T+
    Daniel

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    dsamaz, jeito sempre tem, o problema é que as vezes não vale a pena.
    Pelo que ouvi, as cabine simples até se consegue documentar, já as dupla fica bem dificil (caro).
    Se for botar diesel, aconselho coerência, as FORD sempre usaram mwm e as GM perkins ou maxion.

Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    "...4x4 + reduzida = reprovado ..."
    REPROVADO??? será que você não quis dizer aprovado??? Pelo que me consta quando fizemos a transformação das F-1000 (aqui no Paraná) as regras eram as seguintes;

O veículo em questão poderia ter alteração de combustível desde que atendesse à uma das seguintes normas:

Capacidade de carga de no mínimo 1000 kg, essa informação você encontra no próprio documento do utilitário, mas tem um detalhe, esse dado se refere à capacidade apresentada pelo veículo em seu estado ORIGINAL, portanto você tem que ter certeza ABSOLUTA que a caminhonete com motor original de fábrica (no seu caso motor a álcool) transporta carga de 1000 kg. Muito cuidado, pois mesmo parecendo "cara de uma e focinho da outra" A-20, C-20 e D-20 apresentam diferenças significativas.

Tração 4x4 com caixa de transferência e reduzida. Essa regra permite por exemplo que possa se alterar o combustível de um jipe à gasolina mesmo este não se enquadrando na regra anterior, pois há necessidade que se atenda há pelo uma destas regras.
    "...Outra regra fala em + de mil kg de carga... Como vamos saber se ela suporta tal feito?..."
    Tem que fazer o que já foi mencionado acima, ou seja, vasculhar a documentação da A-20 cabine dupla e consultar também o manual para se certificar acerca destas informações.

"...aproveitando o ensejo, um amigo tem um mwm 229 4 caneco. Serah que eh muito grande para ela???..."
    Daniel, quanto ao tamanho creio que não haverá problemas pois ele é compatível com o tamanho do Perkins Q20B (motor original das D-20 86) ou mesmo com o Maxion ST4 e ST4 Plus (que equiparam as últimas D-20).

Quanto ao tamnho com certeza este será o menor dos seus problemas, o problema é que já que você está disposto a realizar uma alteração por que não alterar seguindo o padrão original de fábrica??? isto além de atenuar uma eventual rejeição no pós-venda, pois imagina só a cara dos futuros compradores quando abrirem o capô de sua A-20/D-20 e se depararem com um MWM 229!!! com certeza quem entende um pouquinho mais irá "refugar" sua caminhonete sem pestanejar, pois ficará a especular que se trata de uma baita gambiarra, portanto è só um conselho, tenta adotar o padrão original de fábrica que você não irá se complicar no pós-venda.

Outra dica que tomei conhecimento durante o processo de transformação é que os Detrans estaduais tem uma certa autonomia na interpretação da legislação, portanto o que vale aqui no Paraná pode eventualmente não se aplicar em outros estados da federação e vice-versa.

Por isso seria aconselhável você averiguar antecipadamente como o Detran do seu Estado interpreta a alterração de combustível, no seu caso da A-20.

Qualquer outra dúvida a respeito do processo de transformação é só perguntar boa sorte na aquisição da caminhonete e na futura transformação

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

diesel na a20

Valeu pela ajuda pessoal.

"REPROVADO??? será que você não quis dizer aprovado???"
    - Reprovada eh a A20. Ela não tem 4x4...

"Capacidade de carga de no mínimo 1000 kg"
    "essa informação você encontra no próprio documento do utilitário"

- Esta eh q eh a questão... Não prestei atençao direito, mas lah nao tem isto nao... Se nao me engano soh tinha 6 passag. em cap/pot. Nem em outros util. que jah peguei o DUT/DT tem a cap. carga... Hoje vou verificar uma s10 q tenho...

"mas tem um detalhe, esse dado se refere à capacidade apresentada pelo veículo em seu estado ORIGINAL"

- Eu jah acho que deve suportar 1000 kg DEPOIS de transformado, e nao original a alcool.

"portanto você tem que ter certeza ABSOLUTA que a caminhonete com motor original de fábrica (no seu caso motor a álcool) transporta carga de 1000 kg. Muito cuidado, pois mesmo parecendo "cara de uma e focinho da outra" A-20, C-20 e D-20 apresentam diferenças significativas. "

- Este eh outro detalhe... Quais sao estas diferencas? Serah q eh so os feixes traseiros?? Que sao sub-dimensionados na a/c20 em relacao a d20?? Se for isto eh baba p/ resolver!

"Tem que fazer o que já foi mencionado acima, ou seja, vasculhar a documentação da A-20 cabine dupla e consultar também o manual para se certificar acerca destas informações."
    - O manual nem pensar jah foi p/ espaco ha decadas atras... Ao que eu saiba, o "20" do nome refere-se a 2000 libras = 900kg. Se for mesmo, a D20 teve reforço na susp. para suportar + 100kg peso??

"Isto além de atenuar uma eventual rejeição no pós-venda, pois imagina só a cara dos futuros compradores quando abrirem o capô de sua A-20/D-20 e se depararem com um MWM 229!!!"

--O meu objetivo eh vender mesmo, depois de pouco tempo de uso. Aqui em Mao estes carros a DIESEL sao super-valorizados. Uma CD 93/96 trisca nos 40 pau.

"os Detrans estaduais tem uma certa autonomia na interpretação da legislação, portanto o que vale aqui no Paraná pode eventualmente não se aplicar em outros estados da federação e vice-versa."
    -- Procede realmente. Por isto que eu queria algo oficial sobre a carga da A20. Tipo um projeto registrado em cartório. Ou entao um metodo certo de calcular a capacidade, que fosse inquestionavel, para um eventual mandado de seguranca em caso de indeferimento.
    Se bem que um mandado de seguranca seria **** pois demoraria muito. Ainda mais com os recursos e prazos em dobro do orgao publico.

"Por isso seria aconselhável você averiguar antecipadamente como o Detran do seu Estado interpreta a alterração de combustível, no seu caso da A-20."
    -- Jah decidi ir amanha na Vistoria daqui, q inclusive eh ao lado do meu trabalho. Vou fazer tambem protocolar uma peticao de esclarecimento a presidenta do detran-am.

"Qualquer outra dúvida a respeito do processo de transformação é só perguntar boa sorte na aquisição da caminhonete e na futura transformação"

A camionete eh linda realmente. Acho espetacular. Pena mesmo q nao eh 4x4!! Eu ateh tenho foto, se alguem tivesse como postar aqui no forum...

T+
    Daniel

Angry

Desculpem-me o pitaco, mas será mesmo que a relação custo/benefício ao menos empatará?
    O colega já pensou na alternativa do gás?
    Não sei como é a distribuição e comercialização (preço e abstecimento contínuo), mas se for igual aqui no Rio seria bemmais viável.
    Um amigo fez uma adaptação bem do tipo "gambiarra", como o nosso outro colega elencou, e houve problemas vários, inclusive da parte elétrica. Sem falar nos insolúveis/soluúveis problemas como DETRAN, rsss.

"... Ela não tem 4x4..."
    Foi mal, tinha entendido que segundo a legislação por você consultada a tração 4x4 implicaria em reprovação.

Por falar em 4x4 lembrei que saiu de fábrica uma série especial somente na versão cabine simples da D-20 com tração 4x4, foi lá pelos anos 88 ou 89 se eu não me engano.

"... Este eh outro detalhe... Quais sao estas diferencas? Serah q eh so os feixes traseiros?? Que sao sub-dimensionados na a/c20 em relacao a d20??..."
    Quase certeza que não são somente os feixes de mola, transmissão, diferencial, suspensão entre outros ítens também devem ser diferentes, para ter certeza só colocando A-20 e D-20 lado a lado ou consultando um manual do mecânico.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Em relação ao peso, peso vazio da A-20 1.849 kg, e peso máximo admissível (bruto) 3.020 kg que revela 1.171 kg de capacidade de carga.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

As A-10 com certeza pegavam menos peso... acho que era a única diferença entre A-10 e A-20. Provavelmente por diferenças na suspensão.

[]s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    As A-10 com certeza pegavam menos peso... acho que era a única diferença entre A-10 e A-20. Provavelmente por diferenças na suspensão.
    Se não estou enganado, a A10 era pra 700 ou 750Kg
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    "... será mesmo que a relação custo/benefício ao menos empatará? ..."
    Posso afirmar com conhecimento de causa que ATUALMENTE é uma empreitada inviável, pelos seguintes motivos:

E um processo moroso (pode levar 1 a 2 semanas dependendo do grau de transformação) pois uma oficina mecânica não vai PARAR sua rotina normal de atendimento aos demais clientes para se dedicar exclusivamente ao seu veículo, com certeza quando você estiver por perto estarão eles lá debruçados trabalhando agilmente no seu carro, mas assim que você virar as costas ....... esta é a realidade, se quiser apressar o serviço vão fazer tudo de qualquer jeito e aí já viu a beleza que vai ficar, não é mesmo??? Obviamente que não podemos generalizar, mas pelas poucas horas de oficina (sala de espera) que eu tenho a maioria absoluta das pessoas quer rapidez no serviço do tipo "preciso do meu carro para ontem", portanto quem não tiver muita calma e paciência não aconselharia de forma alguma a aventurar-se numa empreitada destas.

Quem resolver se arriscar deve ter pelo menos noções básicas de mecânica e estar sempre por perto questionando o porque desta forma de adaptação se no original é desta maneira, é claro que o dono não precisa sujar as mãos de graxa, mas ter um conhecimento mínimo ajuda muito pois certamente manterá longe os "gambiarreiros de plantão" (presentes em todas as oficinas) evitando desta forma que seu veículo se torne "cobaia" de suas suas incríveis "peripécias".

Se você quer qualidade você terá que estar presente, mas para que isso aconteça você precisará de tempo disponível, muuuuuito tempo, quem enfrenta uma jornada diária no estilo "burro de carga", pode esquecer ... só vai conseguir mesmo ver o carro antes e depois da transformação, vai perder a parte mais importante, o processo passo-a-passo.

Mas o proprietário não deve apenas ter um conhecimento mínimo de mecânica, deve também conhecer as lojas de reposição de peças e sobretudo os ferro-velhos, pois será preciso andar bastante para buscar peças e minúcias que às vezes não se encontram facilmente e mais uma vez ter uma boa dose de paciência para peregrinar incansavelmente por estes locais. É claro que aqueles que resolverem comodamente deixar todo este processo a cargo da oficina ficarão livres desta dor de cabeça, mas em contrapartida correrão sério risco de serem "passados para trás" na hora de assinar o cheque para pagar pelo serviço pronto. Uma simples vareta de óleo num ferro-velho não sai por mais do que R$ 15,00 mas DUVIDO que a oficina te repasse por este preço, quando estavam transformando a F-1000 haviam outras 2 seguindo o mesmo caminho e pude presenciar a oficina cobrar na ordem de serviço de outra F-100 R$ 40,00 pela mesma vareta pela qual tinha pago R$15,00!!! e assim ocorre com todas as outras peças e demais componentes, se você não tiver noção de quanto valem eles te cobrarão o quanto acharem que você pode pagar

Não quero com este comentário desencorajar quem estiver disposto a enfrentar esta "via crucis" duarnte a transformação, mas que sirva de alerta para os "marinheiros de primeira viagem" que este não é um processo tão simples quanto parece, mas que vale a pena pela aquisição de conhecimento, isso vale e o melhor é que você passa a tomar gosto cada vez maior em conhecer seu veículo
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Esse é o topico da aula .. pra variar so a galera que entende .. acho q so faltou o paulista do Homero, alguem tem noticias dele?

continua ai galera que to gostando.

Conheço o dono da representante Maxion aqui em Belém e ele sempre comprou a20 e c20 e colocava o motor diesel e já andei várias vezes no carro e ficou bom só que a relação ficou curta e com a frente arriada, segundo ele era só tirar e colocar o motor e fixos, e trocar a tubulação de alimentação, p/ ficar perfeito aconselharia a troca do pinhão e crem. e das molas dianteiras, o motor que ele usava era o perkins azulzinho, que vc deve encontrar c/ facilidade recondicionados ou novos. Porem só vale, se vc rodar muito, como não existe gás ai (nem em Belém) é uma boa opção.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26