
Postado originalmente por
lsdigg
Bom dia galera (menos para mim, pois acabei de ter uma péssima notícia).
Vou explicar a história toda, resumidamente: há +ou- 5 meses o motor (somente 65mil km) começou a ranger e bater um pouco, levei à uma boa oficina que abriu a tampa do comando de válvulas e encontrou MUITA borra (óleo era trocado corretamente a cada 10mil km). O diagnóstico foi o seguinte: folga nos pistões, camisa ovalada, baixa pressão do óleo e necessidade de retífica no cabeçote. Como eu não tinha tempo nem dinheiro, fiz só a parte de cima do motor (retífica do cabeçote) e troquei a bomba de óleo, e deixei a parte de baixo (pistões, camisas, etc) para depois e OK, carro funcionando!
4 meses depois, por descuido meu em não conferir o óleo constantemente, eu estava na rodovia e de repente... TEC TEC TEC TEC (acho que bielas batendo)... encostei e o carro nem ligava mais, na hora já pensei "ferrei com o motor", medi o óleo e parecia estar normal. Dois guinchos e 300km depois, chego na oficina e na hora o mecânico já detecta falta de óleo. Tiramos o óleo do motor e havia menos de 1 litro!!! Resultado: bronzinas todas ferradas, 2 bielas já eram. E após levar para a retífica, o resultado final: nem o cabeçote nem o virabrequim dá para aproveitar mais!
Única coisa que dá para aproveitar é o bloco do motor e 2 bielas, e ele me passou um orçamento de aproximadamente 10 a 12 mil reais para todas as peças + retíficas.

Como sou +ou- leigo, gostaria de saber o que vocês acham dessa situação, se podem estar me enganando, se realmente pode ter acontecido tudo isso e se esse valor é justo.
Alguém sabe onde consigo um motor novo, ou pelo menos semi-novo em bom estado para aproveitar algumas peças??
Grande abraço e boa sorte pra todos nós!!