PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport



Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Andre 4x4
05/04/2004, 16:56
Caros Amigos

Estou pensando em adquirir uma Cherokee Sport 97, 98 ou 99
Solicito a ajuda dos colegas para que possam me passar suas experiencias... Principalmente dos proprietarios de Cherokees.

- É muito beberrão? Qual é o consumo?
- Dizem que é meio apertado internamente? é verdade?
- Em relação à trilhas? Vai bem? Não é muito longa?
- Ouvi dizer que depois dos 50.000 Km, começa a dar
problema nos diferenciais? è real essa informação?
- Quais os itens que costuman dar mais problemas?
- O cambio automatico é critico ou vai bem nas trilhas?
- Quais pontos verificar na hora da compra?
- Qual a diferença da Sport e da Rubicon?
- A manutenção é cara?
- Quais os anos que seria melhor procurar?

Desde já agradeço suas dicas.

Abraço

Andre
Curitiba-PR

Wallace
05/04/2004, 17:34
Bebe... uns 4,5 a 6 na cidade e 7,5 a 9 na estrada.
Eu acho justo, mas não apertado.
Vai bem nas trilhas, claro que um Wrangler que é menor deve ir melhor, mas é menos confortável fora da trilha.
estou com 54 mil kms, problemas mínimos até agora... não tem por que ter problemas nos diferenciais ou outra coisa qualquer se souber usar.
O cambio automático é o que existe de melhor na trilha, muito melhor que qualquer outro, e de quebra as automáticas tem opção de 4x4 para asfalto, as mecânicas normalmente não.
A Rubicon é a Sport com alguns acessórios que não servem para muita coisa... não pague mais por uma Rubicon.
Se puder compre uma 98 com ABS (cuidado que tem sem ABS).

Andre 4x4
05/04/2004, 17:57
Bebe... uns 4,5 a 6 na cidade e 7,5 a 9 na estrada.
Eu acho justo, mas não apertado.)


Qual seria a melhor solução para melhorar o consumo?
Gas? Alcool, etc???


O cambio automático é o que existe de melhor na trilha, muito melhor que qualquer outro, e de quebra as automáticas tem opção de 4x4 para asfalto, as mecânicas normalmente não.


Qual a vantagem de 4x4x na estrada?


Se puder compre uma 98 com ABS (cuidado que tem sem ABS).

Qual o problema se for SEM ABS????

Abraço

Andre

Wallace
05/04/2004, 18:04
GNV sai mais barato o custo por km, mas tem que verificar se vale a pena.
Mas pense antes de comprar, pois gasta mesmo.

4x4 no asfalto faz toda a diferença (estabilidade e segurança), principalmente em piso molhado já que tem muito motor e pouco peso.

Com ABS fica mais seguro, principalmente no fora de estrada

Martin Melcop
05/04/2004, 21:56
Wallace,

se me lembro bem a manual pode engatar 4x4 sem bloqueio de diferencial... ou to com problema de memoria???

[]´s

Wallace
06/04/2004, 01:26
Só conheço uma Cherokee Sport mecânica que tem a opção de 4x4 Full-Time, ou seja que tem o diferencial central e então pode andar em 4x4 em piso com aderência.
Mas foi uma que teve o cambio automático original tirado quando zero pois o cliente queria uma mecânica e a autorizada não tinha previsão de quando receberia uma mecânica.
Assim o cambio foi trocado, mas a caixa de transferencia Selec-Track ficou.
Como falei, as mecânicas normalmente não tem a opção 4x4 full-time.
Só 4x4 part-time, 4x4 reduzida, neutro e 4x2.

Delfim
06/04/2004, 08:23
Wallace, qual motor equipa a Cherokee Sport ?

Tem Sport com câmbio mecânico em todos os anos de fabricação ou só alguma série especial ? Te pergunto porque é bem difícil achar uma com câmbio mecânico.

Higor Renck
06/04/2004, 08:50
Olá pessoal!!!

Estou muito satisfeiro com a Cherokee Sport, tem motor de sobra, manda bem em qualquer lugar, só existe duas coisas que não gostei nela, para regular o encosto do banco, o comando é um pouco apertado e a hora que se prescisa carregar alguma coisa grande no porta malas, é nescessário a retirada dos encostos de cabeça do banco trazeiro para que ele deite completamente, no mais é só alegria, a menos quando se fala no consumo... Ela bebe um pouco... :) :) :) :)

Mas se tiver a possibilidade de colocar GNV o consumo sai mais em conta...

Swoop
Aperfeiçoando minha band
Cherokee Sport - Em busca do desconhecido.

Wallace
06/04/2004, 09:46
Oi Delfim, tem em todos os anos.
É difícil de encontrar, pois é pior que o automático como já falei e custava zero o mesmo preço.
Não vai fazer a besteira de comprar uma mecânica né.
O motor mais comum aqui é um 6 em linha de 4 litros com mais de 180 cv e mais de 30 kilos de torque.
E como a Cherokee é leve vira um monstro... é algo como um Vitara (mesmo peso) com duas vezes o motor.
A Cherokee também pesa menos que o Wrangler e tem mais motor.

Martin Melcop
06/04/2004, 09:49
Wallace, qual motor equipa a Cherokee Sport ?

Tem Sport com câmbio mecânico em todos os anos de fabricação ou só alguma série especial ? Te pergunto porque é bem difícil achar uma com câmbio mecânico.

Delfim,

estou respondedo pelo wallace pois essa eu sei :P
o Motor eh um 4.0 L, o mesmo do Wrangler, se não me engano são 180 cv
Tem ainda um Diesel com 115 ou 125 cv num me lembro direito.

Quanto a configuração de câmbio, eh bem simples... carro feito pra americano entâo a produção eh voltada para câmbio automático mesmo.


Andre,

pq vc tb não procura uma a Diesel, a partir de 99 ela jah "existe" vc vai ter uma boa relação custo beneficio... apesar do preço ser mais caro.

[]´s

Wallace
06/04/2004, 10:04
Errado... o motor não é exatamente o mesmo não, o Wrangler é menos potente, por exemplo, por problemas de falta de espaço para o escape o mesmo é diferente.
Assim como o eixo dianteiro é diferente (o da Cherokee é melhor), etc...
Não recomendo a Diesel, que custa um absurdo e ainda por cima só tem mecânica.
Conheço quem tem mecânica e se arrependeu.
Conheço quem tem Diesel e se arrependeu.
Com uma 4.0 automática estariam mais felizes.

Sandro Tannuri
06/04/2004, 16:42
Andre,

Não tenho Cherokee mas tenho um Wrangler e ja andei muito de Cherokee por isso me sinto capaz de opinar como segue.

1) A Cherokee é maravilhosa como carro e como 4x4, IMHO é o melhor veiculo que R$ 30.000,00 podem comprar.
2) Não compre uma Cherokee se voce se preocupa com o consumo pois ela bebe bastante.
3) Não compre uma Cherokee se voce se preocupa com o custo de manuntenção, ela não quebra mas se quebrar fu...

É isso, não existe carro barato, economico, potente, bonito, leve, confortavel, confiavel, de seguro barato e etc num so modelo. Quando se ganha uma coisa em geral se perde em outras exatamente como tudo na vida.

Abraços,

Higor Renck
07/04/2004, 08:24
Olá pessoal!!!

Wallce, posso aproveitar o topico pra tirar uma dúvida...

Tive olhando, e fuçando na minha viatura... normalmente só ando com ela em pisos com aderencia simples sem tração, mas essa semana tive dando uma fuçada e resolvi esperimentar o 4x4 full-time, notei que para virar uma curva de alto grau ela deixa uma marca no chão das rodas dianteiras e para efetuar a mudança de "D" para "R" ou vise-versa, com o full-time acionado o solavanco é maior e da uns stalos que normalmente não ocorre na simples, vc tem alguma dica... no mais em terreno mais moles, funcina sem problema... to pensando em levar para verificar é o caso... To desconfiado que o diferencial central possa estar comproblemas???

Se tiver uma resposta... fico grato.

[]s Desconfiados

Swoop - Cherokee Sport

Wallace
07/04/2004, 09:28
Oi Higor,

O que acontece quando se usa a tração dianteira é o veiculo ficar mais quadrado para fazer curvas.
Que tipo de chão é... se for terra tudo bem, mas se for asfalto tem algo errado.
Meu chute é o diferencial dianteiro... como está o óleo lá?
Agora, se virar logo após tem engatado a 4x4 full-time, pode ser que ainda não esteja em 4x4 full-time... se o 4x4 entrar na curva a sensação é que o carro esta passando sobre o eixo dianteiro.
Após engatar (ou desengatar) a 4x4 full-time (ou mesmo a part-time) de uma acelerada e tirada de pé na reta, normalmente isso é suficiente para engatar ou desengatar a 4x4 e o diferencial central.
Algum barulho a mais na mudança de sentido é normal pela folgas de cruzetas, coroa e pinhão, etc... mas quanto maior é sinal de maior folga.
Lembrando que quanto menos usa o 4x4 mais a possibilidade de ter problemas... e isso vale para qualquer 4x4.

Higor Renck
07/04/2004, 10:34
Saudações lameiras!!!!

Beleza Wallace....

Foi alarme falço... mas valeu a ajuda... na verdade como só fazem dois meses que adiquiri a viatura, ainda não tinha tido tempo pra ver todas as coisas da viatura, ainda tem muito a mexer..., os stalos pararam, foi so o diferencial não estava totalmente engatado, virei logo que tinha colocado no full-time, agora ta rodadando legal, agora só uma pergunta, no part-time ela funciona como um jeep ou band, ou até mesmo uma Land com o bloqueio do diferencial central ligado, estou certo?? Não tem a diferenca de velocidades das rodas, elas giram na mesma rotação... correto??
Vc faz trilha com ela??? Como se Comporta?? Que tipo de pneu e calibragem vc usa?? Ha, e como vc protegeu o modulo, ele fica muito a vista, ai fica fácil de molhar...

[]s aliviados, mas indo pra oficina dar uma checada...
Swoop - Cherokee Sport aut. 97

Higor Renck
07/04/2004, 10:51
Pessoal, tenho outras dúvidas...

Usando o full-time tem limite de velocidade diferente ou 120 de cruseiro anda na boa??

Usando o full-time, o desgaste é maior ou menor, e o consumo como fica??

Alguem saberia me informar onde colocar o snorker, é assim que se escreve, aqui no RS e tem idéia de preço??

Grato

Higor Renck
Swoop - Cherokee Sport

Wallace
07/04/2004, 11:13
Oi Higor,

Sim Part-time é part-time.
Não tem diferença entre as rotações do cardan... já que entre o cardan a as rodas ainda tem os diferenciais dos eixos.
Sim vou com ela até onde não deveria e vai muito bem obrigado... mesmo sob os olhares incrédulos de muitos...;-)
Uso os GoodYear MT/R com a calibragem normal.
Que modulo é esse? E aquele que tem os 3 conectores grandes que é totalmente blindado?

Pode usar em full-time a qualquer velocidade.
Usando o full-time você poupa a linha de transmissão traseira e tem um maior desgaste da dianteira... eu ando praticamente só em Full-time, já que o consumo não muda nada, pois não tem roda livre ou similar.

Você já tem o Snorkel?
Eu comprei um Snorkel ARB Safari... é show, mas é caro... US$ 550,00 + frete de Floripa até você... eu achei que vale cada centavo...

Higor Renck
07/04/2004, 11:57
Ol Wallace...

O módulo que falo, é realmente o que vc mencionou, localizado na dianteira perto do farol esquerdo, falo isso pois foi esse mesmo módulo que na Cherokee de um amigo meu numa trilha ele molhou e ferrou tudo... a única diferenca é que a Cherokee dele era mecânica

Só um comentário, que ano á a sua, pois se for 97 é identica a minha, inclusive a cor, a única diferença é que o senhor que possuia ela antes de mim é meu amigo e só usava ela para ir para a fazenda, o pior barro que ela passou foi estrada da fazenda molhada, agora ma minha mão que ela esta conhecendo trilhas, bom ainda não viu, mas vai ver... :D :D :D

O pneu que está nela é um GoodFyer RT/S 255 75R15 com 25 libras, a calibragem é essa ou não??

To pensando em montar um jogo do tipo croos ou cravo como preferir só pra brincar... o que vc acha??

Grande abraço

Higor Renck

Higor Renck
07/04/2004, 11:59
Esqueci de comentar, mas furioso o snorker.... bonito mesmo.... vou juntar latinhas e pensar em coloca-lo, ainda quero colocar um guincho tambem....

Pode ser muito útil....

[]s.... juntando latinhas

Higor Renck

Wallace
07/04/2004, 12:15
Oi Higor,

Que eu saiba esse modulo é mais que blindado... tanto que não tem como arrumar... só trocando.
Mas se alguém abriu... ai já viu... adeus blindagem.
A minha é 98 com ABS.
255... não raspa não?
25 libras é pouco... pode usar de 30 a 32... o mesmo que o original, pois o indice de carga é similar.
Cuidado com esse pneu... ele anda menos que a XJ... ele é para no máximo 170 km/h... e ela deve dar mais que isso... mas é bom não testar né...
Eu achei os MT/R fantásticos, são até melhores que os RT/S 235 que vieram na minha, mas não recomendo fazer o que fiz... colocar na mesma medida pois perde muita borracha no chão o que prejudica a frenagem.
O ideal seria levantar para colocar uns MT/R 31.

Higor Renck
07/04/2004, 13:41
Olá Wallace...

Desculpe meu erro, o correto é: RT/S 225 75R15... mas pra te falar a verdade ainda não passei dos 100km/h (Só uso ela no fim de semana e ainda só pra dar uns bicos... máximo que rodei pra lonje, foi pescar, onde ela atolou pela primeira vez... mais de 2 horas pra desatolar.... foi engraçado...)

O MT/R dura ou gasta muito depressa, e o que vc quiz dizer com solta muita borracha??? Não entendi...

Estava pensando em fazer outro kit de pneu, montando talvez um estilo cross, o que vc acha... levando em conta que os que estão em uso estão muito bons ainda.... o estep é o mesmo dos que estão rodadando e foram os mesmos que vieram com ela, na verdade é o segundo jogo de pneu que ela tem...

Como faria pra levantar ela para receber os 31??? Será que eles não vão raspar na hora de virar o jogo... Uma coisa fantastica nesse carro é o jogo que tem, vira muito bem!!!! :D :D

Foi esse módulo blindado mesmo que deu problema, na verdade não garanto que tenham mexido nele, mas aparentemente não tinha marca nenhuma... perecia original...

Outra coisa, estou achando ela muito molengona, é assim mesmo??? Ou to com amortecedores ja desgastados... ainda são os originais...

Grato

Higor Renck

Wallace
07/04/2004, 14:14
Oi Higor,

Estava achando meio estranho ser 255.
Porque o MT/R gastaria depressa?
Não falei que solta borracha, mas que mundando de um pneu comum para um MUD que tem mais sulcos que borracha acaba-se ficando com menos borracha em contato com o solo.
Pode comprar uns MT/R e vender o seus RT/S... não vai se arepender, mesmo porque os RT/S são os piores pneus da Goordyear...
Tem que levantar 3 polegadas pera usar os 31 sem raspar nada.

Andre 4x4
07/04/2004, 17:48
Caro Wallace e demais colegas

Muito obrigado pelas dicas, estou aprendendo muito, para não fazer besteira na hora da compra

Acho que o Sandro resumiu tudo :....
É isso, não existe carro barato, economico, potente, bonito, leve, confortavel, confiavel, de seguro barato e etc num so modelo. Quando se ganha uma coisa em geral se perde em outras exatamente como tudo na vida.

Amigos, voce poderiam me indicar uma sequencia basica de teste, para fazer na compra da Cherokee Sport, ou seja, pequenos procedimento que deverei fazer para analizar o estado do motor, caixas e tudo mais, principalmente as parte mais criticas.
Tipo Passo 1 - Engatar Full-time, alavanca em D, arrancar brusco, etc, etc, etc..

Pois nunca tive um veiculo automatico, ainda mais com Full-Time Part-Time. E não gostaria de comprar uma com problema, sendo que poderia ter descoberto o defeito com um simples teste.
É claro que irei levar em algum mecanico bom e ate na concessionaria, mas sempre é bom fazer um belo teste, não acham?

Como funciona o sistema de Roda Livre? Como é aquele procedimento de dar um ré (ops) de uns 2 metros para desacoplar??

Uma ultima perguntinha:
Estive vendo os valores da Cherokee Sport, Limited, Laredo e a Gran...
E constatei que estão muito proximos? de 28.000 a 34.000.
Quais as diferenças básica que valem a pena resaltar entre esses modelos.

Mais uma vez agradeço a pasciencia e boa vontade dos colegas.

Grande abraço

Andre
Curitiba-PR

Wallace
07/04/2004, 18:35
André... se arrancar brusco é capaz de quebrar alguma coisa...;-) É MUITO MOTOR... você vai ver...;-)
Não tem roda livre.
Veja também o preço do seguro que vai desistir das Grand (Laredo e Limited).
Vai usar no fora de estrada... compre uma Sport.
Qualquer barulho é dica de algo erado.
A troca de marcha não pode ser com estive-se queimando muita embreagem.
Como todo reduzido... procure engatar a reduzida, pode até ser no asfalto, mas ai tem que andar em linha reta MESMO... e não acelere muito neste caso.
Se puder compre uma Sport 98 ou mais nova com ABS.

Birita
07/04/2004, 18:58
Meu pai está pensando em trocar o Astra Gls Sedan 99 dele por uma caminhonete com um bom custo benefício...

Algumas perguntinhas...

Seria a melhor opção nessa faixa de preço?

Da muita manutenção?

As peças de reposição mais frequentes tem um preço muito superior se comparado as do Astra?

Meu pai de jeito nenhum se acostuma com carro automático, tem jeito de deixa-la manual sem alterar a qualidade?

Qual o valor médio do seguro de uma Cherokee Sport 1998?

huhuhu...

desde já obrigado... :D

Martin Melcop
08/04/2004, 06:26
Meu pai está pensando em trocar o Astra Gls Sedan 99 dele por uma caminhonete com um bom custo benefício...

Algumas perguntinhas...

Seria a melhor opção nessa faixa de preço?

Da muita manutenção?

As peças de reposição mais frequentes tem um preço muito superior se comparado as do Astra?

Meu pai de jeito nenhum se acostuma com carro automático, tem jeito de deixa-la manual sem alterar a qualidade?

Qual o valor médio do seguro de uma Cherokee Sport 1998?

huhuhu...

desde já obrigado... :D


Birita,

1 - eh um otimo carro, porém acho q vc encontra melhor opções pela faixa de preço

2 - Não dá muita manutenção, mas quando der..... $$$$$

3 - Sim, as peças são mais caras

4 - Existe a versão manual para esse carro, eh dificil de achar mas existe

5 - Valor do seguro num sei.....


[]´s

Higor Renck
08/04/2004, 11:03
Olá Wallace... Beleza...

Ficou muito boa, aumentou bastante o curso da suspenção, esses dois vidios ja estão com o kit que vc esta desenvolvendo?? Ou foi pouca coisa que vc mudou, se foi puca me manda o que foi mudado!!! Pra melhorar a minha.... E o que vc acha de colocar um pneu tipo cross...

HA, que samuca branco é aquele das fotos.... curiosidades....


[]s curiosos... :o


Higor Renck

marcelo nunes
08/04/2004, 14:37
Dê uma passada na oficina Câmbio Técnico, lá na Lapa.

OS CARAS NÂO TÊM ONDE ENFIAR MAIS CHEROKEES AUTOMÀTICAS!!

Chegam a colocar uma no elevador, levantar, e colocar outra embaixo para consertar.

Segundo o dono da oficina, "a vida dele mudou depois que começaram a importar esses carros e os donos resolveram usá-los fora de estrada".

Não tenho nada pessoalmente contra o carro, acho até legal, mas dou o alerta porque fiquei muito impressionado com o que vi.

Wallace
08/04/2004, 17:29
Peças caras... sei não... até o momento o mais caro que paguei foi por um radiador novo... R$ 450,00... isso é caro?
A minha ultima troca foi a correia dos acessórios do motor... R$ 45,00 e ela é muuuiiito grande...

Gastei R$ 1,9 mil na renovação do meu seguro, mas isso varia muito em função do valor do veiculo e do perfil.
Oi Higor... a altura ainda é a mesma da original... e ainda tem coisa para mudar na questão de flexibilidade antes de levantar.
Vamos aos poucos achando o que limita o trabalho da suspensão e então modificamos.
Claro que é tudo segredo... pois conhecimento se vende...;-)
Eu gosto de pneu MUD... MT/R, Baja Claw, etc...
O Samurai branco é do X aqui da lista.

Higor Renck
09/04/2004, 13:31
Ta certo Wallace... Vc tem Razão!!!

Mas deixa quieto, no final do ano vou ter tempo de terminar minhas faculdades, me formo em 1,5 anos em Eng Elétrica e Eng. Mecânica.... ai sim vou parar pra me especializar em suspenção e motor.... espero um dia alcançar o conhecimento que tem o Bill... hehehe Sem puxar o saco..... Mas o que vale é a intenção.... no final do ano que vem, talvez a minha célula de hidrogênio esteja pronta... ai partirei para o desenvolvimento do motor e posteriormente da suspenção... a celula é um protópipo para usar um combustível alternativo, que se funcionar e apresentar na pratica o que eu tenho matematicamente será muito bom... heheh, mas como conhecimento não se revela, paro por aqui... para não dar com a lingua nos dentes. :?

A diferenca foi muito boa depois de suas alterações.... gostei do movimento da suspenção, só fiquei surpreso pelo comportamento do pneu dianteiro que fica apoiado somente pela parte de fora, como se vc tivesse andando com o auto somente em duas rodas... to certo???

Mas voltando ao assunto da suspenção, ja que vc não mexeu na altura, vou biliscar umas modificações pequenas e ver o que dá... :wink:

[]s Higor Renck

Wallace
09/04/2004, 13:48
Higor,

Os finalmentes das minhas mudanças devem ser similares ou mais radicais que levantando.
Estou fazendo no momento na altura original para poder ter uma referencia e não ter mais variáveis.
Mas o projeto final é sim uma suspensão que permita colocar os 31 e eventualmente uma segunda versão para colocar 32.
Já que não faz muito sentindo modificar e não ganhar vão livre.

xande4wd
10/04/2004, 02:03
"Mas o projeto final é sim uma suspensão que permita colocar os 31 e eventualmente uma segunda versão para colocar 32.
Já que não faz muito sentindo modificar e não ganhar vão livre."

Ola wallace, pq dos 31 vc ja nao pula pra algo perto de 35". Para isto, seriam grandes alteraçoes no projeto???

Vai ver, vale a pena, e vc ainda tem a facilidade de varios modelos dos melhores pneus..... a Cheroka ia ficar bonita com os tsl viu....

Fica dito o meu humilde comentario....

[]'s com mais vao livre 8)

Wallace
10/04/2004, 04:58
Caro Xande,

Estude o assunto e vai descobrir porque não.

Higor Renck
10/04/2004, 10:51
Caro Wallace....


Não parei pra ver ainda, mas os 32 já não tem o risco de raspar.... A não ser que se coloque um mais fino, mas acredito que ficaria muito feio não...

Já to dando uma olhada de perto na suspenção da minha viatura... vou começar a desenvolver alguma coisa.... nesse findi vou mergulhar na net a procura de novas idéias e possibilidades, mas vou me ater no mais próximo do original possóvel, até porque não tenho pretenção de colocar pneu muito grande.... mas sim em ganhar mais curso.. talvez um 31 já esteja de muito bom tamanho.... vou montar um jogo para testar e ver na prática o que deverei mudar para ganhar mais curso sem prejudicar nada e também raspar em nada...

T mais

[]s em busca de melhoria de suspenção.

Wallace
10/04/2004, 11:49
Higor,

Porque ficaria mais feio?
Para mim quanto mais largo mais bonito e mais seguro fica (mais área de contato com o solo).
Para os 31 tem que levantar no mínimo 3 polegadas se não for cortar lata.

xande4wd
10/04/2004, 23:02
eu so dei uma sujestao, e eu nao tenho cheroka pra precisar de saber.....
so uma sujestao....

ok? 8) .

Birita
10/04/2004, 23:42
Higor Renck

Caramba, com 24 anos já tem uma Cheroka Sport :o !

Vou trabalhar bastante pra conseguir a minha rápido também... :D

Mas admite aew, rolo uma ajudinha do pai neh? :D

Higor Renck
11/04/2004, 15:21
E ai Birita.... na realidade meu Pai recebeu ela em negécio, me fez uma proposta e fiquei com ela.... só isso... hehe Mas como ja havia comentado so rodo com ele no find... ela bebe um bocado... no resto do tempo uso o carro do Pai mesmo.... Como trabalhamos juntos fica fácil... hehehe No próximo find, convidei ele pra irmos pra Argentina pescar.... se rolar vou fazer o convite pro pessoal, se rolar interesse....


Fala Wallace... no que eu me referi foi, na possibilidade de se coloar um pneu grandão mas mais estreito ai ficaria feio..., o bonito é consiliar tamanha com largura... para dar um efeito e maior segurança, uma vez que se almenta a área de contato, o consumo... e por ai vai... :)

Abraços...

Higor Renck

Luiz Claudio
06/06/2004, 17:55
Dê uma passada na oficina Câmbio Técnico, lá na Lapa.
OS CARAS NÂO TÊM ONDE ENFIAR MAIS CHEROKEES AUTOMÀTICAS!!
Chegam a colocar uma no elevador, levantar, e colocar outra embaixo para consertar.
Segundo o dono da oficina, "a vida dele mudou depois que começaram a importar esses carros e os donos resolveram usá-los fora de estrada".

Marcelo,

Essas Cherokees automáticas que você citou são Limited ou Sport???

Pergunto isso porque já ouvi comentários que o câmbio da Cherokee Limited (principalmente a 5.9) realmente apresenta problemas precocemente.

Parece que é muito motor pra pouco câmbio!!!

Agora em relação a Cherokee Sport, até o momento, não ouvi nenhuma crítica a respeito...

[]'s

Higor Renck
07/06/2004, 09:45
Olá Pessoal...

Realmente, com relação a manutenção da Cherokee, tenho uma Sport aut. e ainda não tive problema algum com cambio, com relação a minha posso dizer que estou muito satisfeito com ela.

Ja o que o Marcelo, comentou em mensagem anterior, desconheço, mas gostaria que nosso colega se pronunciasse para poder me explicar melhor, até por motivos meio obvios.. hehe

Que Cherokee ele se reporta. A 6 ou a *

Grato.

[]s afinados com a Cherokee Sport. :)

coringa_sp
22/07/2005, 20:10
Oi pessoal.

Estou vendo uma Cherokee Laredo 98 para comprar e já esta com kit gás.
Este carro é bom ?
Gasta muito ? Qual é o consumo ?
Pensei tb em comprar uma Grand Sportage 99, qual é a melhor opção ?

Obrigado a todos.

coringa_sp
22/07/2005, 20:12
Só mais uma coisa, a manutenção é cara ? Vc podem me dar exemplos de preços para as peças mais comuns ?


Valeu novamente

Edintruder
23/07/2005, 17:47
Manutenção no Cherokee?!? O que é isso? Faltam parâmetros de proprietários para responder essa pergunta...
Com Gnv fica mais barato que rodar a Diesel.
Sportage??? Desculpa a pergunta, mas estás bem? Entra uma Cherokke que é um terror para os mecânicos e uma Sportage que é a alegria das oficinas da Kia... :pensativo: Fica difícil dizer...
A Sportage não passa de 145km/h, a cherokke vai a 170km/h o seguro de suvs diesel é muito caro... daí dá para começar a pesquisa.
Compra a Cherokee que com certeza vai te fazer muito mais feliz!

Marcelo Carvalhal
23/07/2005, 22:31
Manutenção de CHEVETE é barato, e peças são fáceis, manutenção de volks logus, é facil tem peças, manutençao de TEMPRA é barato tem peças fáceis
Galera manutenção de qualquer marca ou modelo sempre vai ser cara, só não é pra quem tem muito :shock: :shock: :shock: :shock:

:evil: SPORTAGE :evil: :stop: :stop: , se continuar com essa du´vida compra um, e depois vende pra comprar uma cherokee ou GRAND
Eu quero é problema pra resolver, compra o carro e pergunta o que precisar aqui pra Nóis :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

coringa_sp
24/07/2005, 00:46
Hoje tb vi uma Cherokee Sport 97 mas parece que ela não tem ABS.
Este ano e modelo é bom ? É uma boa opção ? parace que o preço esta bom (R$ 26.000), o que vcs acham ?
Só que não esta com GNV mas o seguro é mais barato pelo que eu andei pesquisando (R$ 2.600 Laredo - R$ 2.200 Sport pelo Itaú). Vcs conhecem alguma seguradora que tenha preço bom para me indicar ?

coringa_sp
24/07/2005, 00:49
Que cuidados devo ter ao comprar estes carros (Cherokee Laredo ou Sport) ? O que devo olhar e prestar mais atenção ?

Marcelo Carvalhal
24/07/2005, 01:37
Bem meu caro, os modelos 97/98 ainda são 100% americanos, de 98/98 em diante são montados na argentina om 30% de peças nacionalizadas, mas apenas vidros e alguns plasticos internos e partes da frente do carro que são de polietileno, a mecânica ainda era importada da boa terra do tio SAM, eles não tem ABS e também não tem suspenssaõ UP COUNTRY, que eriam molas e amortecedores mais altos em quase 1", bem como com o sistema de injeção e aspiração que rende pro carro mais alguns CAVALINOS, na verdade 176 CV nas 96/97/98 contra 190 nas 98/98, EU PREFIRO GRAND CHEROKEE (XJ), por puro comforto e pelo tipo de suspenssão HELICOIDAL NAS QUATRO RODAS, ma meu carro é um caso a´ parte bem diferente do que vcs veem por ai, não serve como referencia, enfim o que ai mandar é seu gosto, os dois modelos só tem semelhanças no motor, o resto é tudo diferente :mrgreen:
Tenta o seguro na TOKIO MARINE, geralmente é mais barato :concordo: :concordo:

PRECISO DE SUA AJUDA AGORA :twisted: :twisted:
Estou procurando uma SPORT pra min tenho preferencia em uma 2000/2001, que hé ultimo ano dela no brasil, e tem e ser a gasolina, sem GNV pelo amor de deus :x :x

O que vc tem de olhar ou melhor sentir e se há folga dos tuchos quando ligar e se tiver quanto tempo eles demoram para encher, mantenha depois que o carro aquecer ela a 3.500 giros se ela falhar nem que seja um pouquinho laraga mão, dpois eu digo porque, logo depois que fizer isso desliga ela de repente, percebe se o motor vibra muito na hora de desligar, abra a tampa do oleo e da uma olhada se tem muita borra na tampa e dentro do motor, se tiver muito empregnada ou dura o motor tem muito mais de 100 mil km, não confia na km, que esse carros são fáceis de alterar, da uma olhada nas em volta da tampa debaixo do motor veja se há vazamento em volta, principalmente na FLANGE, onde junta junta a cx de marcha com o motor, que tambem tem um CARTER de cor preta e tem que estar sem vazemento em volta, verifique os vazamentos depois de dar uma volta no carro, se houver eles vão estar espumando, quando andando em velocidade cosntante de até 60, tente sentir alguma vibração ao lado direito de sua perna, se for muita intensa e irregular, larga mão do carro, depois explico porque, acima de 80 tente sentir algum ruido que venha de trás do carro como se estive "arranhando", isso pode ser os rolamentos do diferencial que estão paar etourar, ms tambem podem ser o pneus, so quem conhece pode dieferenciar os barulho, a direção hidráulica meree uma atenção não gira toda para o lado e segure não, somente gire de um lado pro outro devagar se ela ranger principalmente para a esquerda, tem problema pela frente, os barulhos de suspenssão dianteir que vc houver tipo coisa solta são simples de resolver são as bieletas, fáceis de arrumar, é muita coisa :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
Chama um amigo que tanha o carro e vai com ele, isso servirá de referencia :concordo: isso vale para os dois modelos :concordo:

coringa_sp
24/07/2005, 02:06
Putz Marcelo, quanta coisa... :shock:
Agora eu to ferrado, nao conheco niguem que tenha uma destas viaturas para me aconpanhar e ver tudo isso.
Vou tentar olhar tudo isso eu mesmo.
Alias, estou indo na feira do anhembi amanha e se vir alguma coisa do tipo que vc quer eu te aviso.
Vc ja deu uma olhada no www.webmotors.com.br ou www.carsale.com.br ?

Obrigado pela ajuda e pela rapidez com que vc me respondeu, fiquei impressionado.
Eh muito bom saber que posso contar com alguem para me ajudar neste momento tao dificil em minha vida rsrsrsrs
Valeu mesmo

Vcs ja conhecem algum lugar em SP onde faca a convercao para GNV e que tenha bons precos ?
Ja ouvi dizer ou viram alguem que passou uma Cherokee para alcool ?

Valeu novamente pela forca...

coringa_sp
24/07/2005, 02:07
e tem e ser a gasolina, sem GNV pelo amor de deus


Por que vc nao quer com GNV ? Tem algum problema ou pode dar algum problema futuro ?

coringa_sp
24/07/2005, 17:44
PRECISO DE SUA AJUDA AGORA
Estou procurando uma SPORT pra min tenho preferencia em uma 2000/2001, que hé ultimo ano dela no brasil, e tem e ser a gasolina, sem GNV pelo amor de deus



Cara, não vi nada na feira que presta. Quer dizer, até que tinha uma Sport 98 verde bem bonita a R$ 28.900,00

Fico te devendo...

Wallace
24/07/2005, 20:21
EU PREFIRO GRAND CHEROKEE (XJ)
XJ é Cherokee (sem o Grand).
Grand Cherokee é ZJ ou WJ (as mais novas)

Wallace
09/08/2005, 23:29
Veja em:

http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/jeep2.html

De onde veio o nome Jeep ®? Embora ninguém realmente tenha certeza, há muitas teorias.

Algumas pessoas dizem que o nome Jeep ® veio da pronuncia do anacronismo da sigla G.P., termo criado pela engenharia da Ford.

Outra explicação, de acordo com o Coronel A.W. Herrington, é que o nome era usado em Oklahoma já em 1934 para designar um caminhão equipado com equipamento especial para perfurar poços de petróleo.

Outros reivindicam que o veículo foi chamado de Jeep ®, em referência ao personagem "Eugene o Jeep" da história em quadrinhos do Popeye de 1936 por E.C. Edgar. Eugene o Jeep, era um pequeno animal de olhar diabólico com o poder de viajar entre dimensões e resolver todos os tipos de problemas.

Outra versão ainda, é a de Irving "Red" Haussman, o piloto de teste da Willys que testou o primeiro modelo e pegou o nome Jeep ® que alguns soldados do Campo Holabird tinham usado. Logo após, Red fez uma demonstração para um grupo de Washington, D.C. No grupo tinha Katherine Hillyer, repórter do Washington Daily News que escreveu um artigo sobre o veículo, que foi publicado em fevereiro de 1941 com a legenda da fotografia, "Jeep Escala Degraus do Capitólio". Esta foi talvez a primeira referência ao nome Jeep ® pela mídia.

Qualquer que for a origem do nome Jeep ®, a marca Jeep ® se tornou uma das mais reconhecidas marcas no mundo.

JOSE CANDIDO
13/08/2005, 00:07
tentando opinar ......

jeep, ate onde eu saiba, é general purpose mesmo ... ademais, me parece a explicaçao mais obvia, ja que o carro era utilizado pra situaçoes adversas, e ate entao, naquela epoca, nenhum carro servia pra " g.p." ... desde criancinha escuto se tratar de g.p. .... :o

galoper : ate onde eu sei, a mitsubishi permitiu que produzissem um carro igaulzinho ao pajero .... ja ouvi falar que é a mesma coisa ... mas, como o topico é de cherokee ....

em bh tem muita cheroka sport com cambio manual ...... pretendo comrpar uma " quando eu crescer" ... hehehehe 8)

meu caro futuro comprador ... concordando com o que dizem os amigos aqui : só ouvi falar bem das sport ... já das grand ..... nem tao bem .. na verdade, sao excelentes .. mas pro asfalto, e pra vc nao dar muito " cacete" nelas ... as sport guentam mais o tranco ....

wallace, tou impressionado !!! ela é mais leve que o wrangler ?!?!?!?!? deve " avuar" ... hehehehe

abs candido

Wallace
13/08/2005, 14:17
Sim é mais leve, mas não muiiiiot mais.
É que o Wrangler tem Chasis e a Cherokee é monobloco.

Buentes
27/08/2005, 15:27
:arrow: Venho dar me opnião neste forum, pois sou proprietário de uma cherokee sport 4.0L 98 mecanica!! faço trilhas com ela e a mesma é quase toda original, com exceto pelas molas dianteiras, as quais eu troquei por umas de maior tamanho, e na traseira eu acrescentei uma lamina a mais em cada lado do feiche de mola e arqueei o mesmo para acompanhar a altura de frente, meu carro tem kit GNV, o qual não me atrapalha em nada nas trilhas, pois nelas eu so ando na gasolina!!
:arrow: Em resumo, é um excelente carro, com um ótimo custo benefício, lindo confortavel e acima de tudo é um Jeep!!!!
:arrow: Aqui estão algumas fotos do meu carro!!!

Wallace
27/08/2005, 16:34
Essas suas suspensões estão parecendo meia travadas... sem curso.
Na frente pode melhorar usando quicks disconects como fiz na minha.

julianor
27/08/2005, 17:51
Wallace:

O que são esses 'quicks disconects' ?? :putz:

samukanvas
27/08/2005, 17:54
Essas suas suspensões estão parecendo meia travadas... sem curso.
Na frente pode melhorar usando quicks disconects como fiz na minha.

Wallace, tá um pouco mais alta que a original e trabalha praticamente como a original..... só o quick disconnect melhoraria quanto?

Ele deve estar vendo meu kit montado na semana que vem, certo brunão? :mrgreen: e possivelmente poderá comprar um. Ele já está com umas idéias como as minhas de ter um carro um pouco melhor nas trilhas.... :concordo:

samukanvas
27/08/2005, 17:57
Wallace:

O que são esses 'quicks disconects' ?? :putz:

Sabe a pecinha que segura a barra estabilizadora? é ela só que dividida no meio e com um pino segurando as duas partes. Serve pra vc desconectar a barra estabilizadora sem levar uma caixa de ferramentas pra trilha e ganhar mais curso na suspensão :concordo:

Link: http://www.rubiconexpress.com/dynamic/mainpage.asp?folderid=1306

Buentes
27/08/2005, 20:14
Essas suas suspensões estão parecendo meia travadas... sem curso.
Na frente pode melhorar usando quicks disconects como fiz na minha.

A sua e a branca q aparece no seu avatar?

caso sim, o q vc fez nela, e onde fez?

Wallace
28/08/2005, 11:12
Wallace:

O que são esses 'quicks disconects' ?? :putz:Como foi dito, é uma peça que substitui a bieleta original; permitindo separar a barra estabilizadora da suspensão.
Sem a influencia da barra estabilizadora a suspensão dianteira trabalha muito mais.
Como a corroceria fica mais solta a suspensão traseira também acaba trabalhando melhor.

Wallace
28/08/2005, 11:25
Essas suas suspensões estão parecendo meia travadas... sem curso.
Na frente pode melhorar usando quicks disconects como fiz na minha.

Wallace, tá um pouco mais alta que a original e trabalha praticamente como a original..... só o quick disconnect melhoraria quanto?

Ele deve estar vendo meu kit montado na semana que vem, certo brunão? :mrgreen: e possivelmente poderá comprar um. Ele já está com umas idéias como as minhas de ter um carro um pouco melhor nas trilhas.... :concordo:Melhora uns 50%. Se eu não me engano o RTI de uma original é uns 550, a minha com as quicks deve estar com um RTI acima dos 800.
A diferença é grande, com a suspensão original eu perdia tração e parava no meio da rampa, pois a estabilizadora puxa uma das rodas dianteiras para cima tirando a tração desta.
Com a quick desconectando a estabilizadora eu vararia a rampa ou capotaria, pois se tem tração para continuar subindo a rampa mesmo com uma roda traseira no ar.
Se for um carro somente para trilhas pode até retirar as bieletas originais (tem que fixar a estabilizadora de alguma forma para não ficar caida e atrapalahar), mas em alguns casos é interesante ter a estabilizadora conectada, principalmente na rua, ou se fica com muita rolagem de carroceria (inclinação lateral).

Wallace
28/08/2005, 11:40
Sabe a pecinha que segura a barra estabilizadora? é ela só que dividida no meio e com um pino segurando as duas partes. Serve pra vc desconectar a barra estabilizadora sem levar uma caixa de ferramentas pra trilha e ganhar mais curso na suspensão :concordo:

Link: http://www.rubiconexpress.com/dynamic/mainpage.asp?folderid=1306Não necessáriamente.
A minha é da JKS (mais cara) onde somente o lados da suspensão é solto e ela fica fixa a estabilizadora na propria carroceria, além de ser regulavel.
http://www.jksmfg.com/quicker_disconnectsTJ_XJ_ZJ.htm
Tem um modelos novos que ainda não parei para estudar como a Quick Silver:
http://www.nthdegreemobility.com/QuickSilverSwaybarDisconnect.htm

Wallace
28/08/2005, 11:46
A sua e a branca q aparece no seu avatar?

caso sim, o q vc fez nela, e onde fez?Sim a minha é a braca do avatar.
Basicamente a única coisa que ela tem de suspensão é a quick disconetc da JKS mesmo.
Uso pneus goodyear MT/R na medida original (235/75R15) e tenho um snorkel da Safari da ARB.
Tenho um calço de 1,5 cm no eixo traseiro, mas eles não fazem diferença nenhuma, coloquei eles pois antes usava pneus Block Strar Guiane 235/75R15 que tinha cravos laterais maiores que raspavam na lataria.
Até hoje tenho feito tudo em casa mesmo, mesmo porque são coisas simples de fazer.

Wallace
28/08/2005, 12:07
Eu considero a melhor receita para uma XJ um Kit de 3 polegadas com pneus 31", bloqueio traseiro e guincho. Vai ter um veiculo bom para qualquer piso sem muito gasto ou modificações.
Bloqueio pode ser interesante um No-slip que é lock-Right com mecanismo sincronizado para eliminar os eventuais tranchos e barulho.
Pneus pode ser um BF AT 31 para não ficar ruim no asfalto.
Guincho pode ser um HDW 9000 G, HDW 8500 Pro ou ainda um HDW 9500 Pro...
Kit de suspensão pode ser o HDS onde pode incluir as quicks disconects, certamente o melhor custo beneficio.
Não conheço um kit de 3 que considero melhor; teria que montar um kit compartes diferentes disponiveis no mercado, sairia caro e não sei se justificaria o custo beneficio.
Eu devo chutar o balde na minha...
Minha ideia é colocar pneus 35 levantando 8 polegadas.
Para isso já comprei novos eixos (dana 44 de Troller 5 furos).
Devo usar pneus tipo AT, talvez BF AT.
Bloqueios Electrac nos dois eixos.
Já tenho um guincho HDW 9500 Pro.
O kit de suspensão ainda não defini o que vou usar, provavelmente vou montar um kit com peças compradas a parte.
No meu caso vou ter que usar o SYE pela angulação do cardan traseiro.
No momento vou dar uma geral na minha XJ para preparar a instalação dos Dana 44.
Depois de instalar os Danas 44 devo colocar o SYE e outras coisas, para depois finalmente colocar o kit de suspensão, pneus e rodas novas.
Completanto finalmente com os bloqueios nos dois eixos...

samukanvas
28/08/2005, 12:31
Eu considero a melhor receita para uma XJ um Kit de 3 polegadas com pneus 31", bloqueio traseiro e guincho. Vai ter um veiculo bom para qualquer piso sem muito gasto ou modificações.
Bloqueio pode ser interesante um No-slip que é lock-Right com mecanismo sincronizado para eliminar os eventuais tranchos e barulho.
Pneus pode ser um BF AT 31 para não ficar ruim no asfalto.
Guincho pode ser um HDW 9000 G, HDW 8500 Pro ou ainda um HDW 9500 Pro... ;-)))
Kit de suspensão pode ser o HDS onde pode incluir as quicks disconects, certamente o melhor custo beneficio.
Não conheço um kit de 3 que considero melhor; teria que montar um kit compartes diferentes disponiveis no mercado, sairia caro e não sei se justificaria o custo beneficio.
Eu devo chutar o balde na minha...
Minha ideia é colocar pneus 35 levantando 8 polegadas.
Para isso já comprei novos eixos (dana 44 de Troller 5 furos).
Devo usar pneus tipo AT, talvez BF AT.
Bloqueios Electrac nos dois eixos.
Já tenho um guincho HDW 9500 Pro.
O kit de suspensão ainda não defini o que vou usar, provavelmente vou montar um kit com peças compradas a parte.
No meu caso vou ter que usar o SYE pela angulação do cardan traseiro.
No momento vou dar uma geral na minha XJ para preparar a instalação dos Dana 44.
Depois de instalar os Danas 44 devo colocar o SYE e outras coisas, para depois finalmente colocar o kit de suspensão, pneus e rodas novas.
Completanto finalmente com os bloqueios nos dois eixos...

Wallace... :pensativo:

Conforme vc for fazendo seu kit, poderia me manter informado? Tenho umas idéias meio radicais tb..... :mrgreen:

Sobre os quick silver, que idéia boa..... Já viu algum em funcionamento? O mesmo poderia servir em suspensão modificada tipo a minha ou só na original?

Mas fiquei muito curioso com a zig zag bar..... resolveria os problemas traseiros da XJ.... em vez de colocar jumelo e várias tranqueiras que deixaria ela pior nas ruas.... mas será que cabe? Teoricamente um YJ não seria a mesma coisa que a XJ na traseira? :pensativo:

Wallace
28/08/2005, 21:55
Wallace... :pensativo:

Conforme vc for fazendo seu kit, poderia me manter informado? Tenho umas idéias meio radicais tb..... :mrgreen:
Ok, mas eu ando tão atarefado que nem tenho tido tempo para cuidar da XJ...

Sobre os quick silver, que idéia boa..... Já viu algum em funcionamento? O mesmo poderia servir em suspensão modificada tipo a minha ou só na original?Segundo eles não serve na original, mas deve servir com kit de 3 a 6:
• Applications for Jeep TJ, YJ, XJ, and ZJ from +3” to +6” lift (or more on SOA YJs)
Mas tenho que confimar isso, e ainda vou parar para entender como funciona.

Mas fiquei muito curioso com a zig zag bar..... resolveria os problemas traseiros da XJ.... em vez de colocar jumelo e várias tranqueiras que deixaria ela pior nas ruas.... mas será que cabe? Teoricamente um YJ não seria a mesma coisa que a XJ na traseira? :pensativo:Eles tinham a Zig-Zag para XJ mas tiraram de linha.
Sei que não podia ser instalado com o suporte do reboque.
Eu ainda vou comprar uma para colocar na minha, esta nos planos deste o inicio.
Tenho uma ideia maluca, que ainda não sei se vou fazer, que é de fazer um sub frame (ou estrutura) somente para baixar o feixe original e usar a ZigZag sem restrições.
Eu acho ela melhor que os jumelos articulados justamente porque ela tem uma trava para uso normal:
On-Road safety. Lock-out keys are easy to use. No tools or leveling the vehicle is required to disconnect or connect.

Devo usar braços tipo da JKS:
http://www.jksmfg.com/control_arms.htm
Que são basicamente iguais ao que o Bill fez no Spider, só não sei se vou construir aqui ou se vou usar os do kit HDS de Suspensão 6.5" Série Flex para XJ ou se vou comprar os JKS.
Ainda não consegui parar com o Silvio para pegar todos os detalhes destes braços que são um lançamento recente, mas pelo custo/beneficio/facilidade devo usar eles, pois os da JKS são muito caros.
A ideia é usar buchas tipo das originais para ter mais conforto.
Ter regulagem para um melhor ajuste da geometria de suspensão.
E ainda poder girar para ter mais desempenho da suspensão.
Molas dianteiras deve ser da SkyJacker de +8.
Amortecedores provavelmente HDS, mas dependo de ter para os cursos de suspensão que vou ter.
Talvez tenha que usar um adaptador para os amortecedores dianteiros como os:
http://www.jksmfg.com/shock_conversions.htm
Vou ter que usar uma Panhard ajustavel similar a:
http://askby.com/catalog/product_info.php?cPath=22_59_71&products_id=354&osCsid=cec76626e7b0d2a66aa0c932381e491c
De suspesão é basicamente isso.

Na transmissão além dos danas 44 com cruzetas reforçadas (CTM) nos munhões e relação 4,88 para 1 tem o SYE para o cardan traseiro.
http://askby.com/catalog/product_info.php?cPath=22_39_41&products_id=238&osCsid=cec76626e7b0d2a66aa0c932381e491c
Além dos bloqueios nos dois eixos (electracs).
http://askby.com/catalog/index.php?manufacturers_id=38&osCsid=cec76626e7b0d2a66aa0c932381e491c

Eventualmente no futuro semi-eixos reforçados.

samukanvas
29/08/2005, 11:09
:shock: KCT wallace.... pensava que iria fazer uma coisa menor..... :mrgreen:

Essa configuração vai deixar a XJ animal nas trilhas e eu nunca ví nada parecido no brasil :pensativo: Pra isso tudo vai usar pneu 35, né? Acho que tá bom.... se usar maior vai ficar mais difícil guiar na rua.... :D

Pô, essa zig zag é a solução.... exatamente o que vc falou, era o que eu estava pensando. Ela torna a XJ normal quando se trava a zig zag, enquanto com os jumelos.... :roll: Mas se pararam de fazer pra XJ, como é que vc vai comprar uma? Eu tb tenho interesse.... :concordo: :dance: Na minha suspensão de 3" vai detonar.... só preciso ver se os amortecedores vão dar conta pelo novo curso.... :pensativo: Uma dúvida :pensativo: Não seria melhor reforçar os eixos originais do que trocar por 44 5 furos?

Esses braços da JKS são muito doidos tb.... (como é que vc acha tanta coisa louca? :palmas: ) e aparentemente, suportam suspensões tanto de 3" quanto de 8" :shock: com buchas de fábrica.... PnP! Os adaptadores de amortecedor inclinados..... show! Pra tanto curso, os amortecedores precisam funcionar bem :concordo:

Com isso tudo e mais bloqueios, qual vai ser a graça? :twisted: Vai ter que fazer igual ao sandro com o wrangler: vai ter que procurar só caminho ruim :twisted: :twisted: :twisted:

Por isso que eu te pedí que me informasse sobre o andamento do seu projeto...... em vez de pedir 1 produto, pede 2 :dance: Um pra vc e um pra mim :wink: com excessão das molas skyjacker e o bloqueio dianteiro.... a minha vai ser um pouquinho menor.... :roll:











por enquanto.... :mrgreen:

Wallace
29/08/2005, 12:25
Com muito curso de suspensão se levantar 8 polegadas o máximo que se pode usar é os 35 mesmo.
Primeiro vou ver se eles tem alguma ZigZag para XJ sobrando lá, depois vou ver ser podem fazer uma, se não compro a do YJ mesmo.
Provavelmente com a ZigZag tem que usar cintas limitadoras de curso, tanto pelos amortecedores, linhas de freio e cardan.
Cada caso é um caso, eu queria muito os Electracs que no momento só tem para dana 44 ou superior.
Eu até já tinha entrado em contato com o frabricante se iriam lançar para os danas 30 e 35 da XJ, me falaram que sim e me deram um prazo que já passou faz tempo. Ai de quebra paguei um bom preço nos danas 44, assim no final das contas vou ter o que quero a um bom custo.
Mas certamente pode ser mais vantagem usar os eixos originais mesmo que reforçando, principalmente porque com os eixos originais vai ter mais vão livre. Ai pode até ter mais vão livre com pneus 33 que eu com os 35... E certamente vai ter bem menos trabalho que eu vou ter.
De original a 6 eu tenho certeza que os braços da JKS servem.
Eu gasto um tempinho procurando coisas novas no mercado ou mesmo soluções meio esquecidas ou pouco usadas.
A ideia do adapatador de amortecedor é basicamente ter mais opções de amortecedores e somente para os dianteiros que tem originalmente rosca na parte superior.
Não sei se reparou que eu pretendo usar pneus tipo AT, mas de toda forma mais que desemprenho uma das ideias é ter um veiculo promocional.
Não necessáriamente o que vou ter que usar vai ser bom para você.
A panhard ajustavel você pode usar a HDS que tem um bom preço, eu ainda tenho que ver se eu vou poder usar ela ou se a vou ter que usar outra mais cara mas que permita regulagem com 8 polegdas a mais de suspensão. O mesmo vale para os braços regulaveis HDS, etc...

Paulo Souza
29/08/2005, 15:25
Pessoal, estive afastado do site por um tempo mas preciso opinar e dizer que estou muito satisfeito com minha Cherokee Sport.
Eu tinha gás, mandei tirar, pois como só uso a Cheroka nas trilhas a potência é mais importante.
Abraço

samukanvas
29/08/2005, 20:13
Não necessáriamente o que vou ter que usar vai ser bom para você.
A panhard ajustavel você pode usar a HDS....

Wallace,

Quando eu te falei em acompanhamento, foi do tipo: "Vou pedir os braços superiores e inferiores". Eu: "beleza! pede em dobro!". Assim a gente economiza frete :mrgreen: porque eu vou querer fazer praticamente o que vc vai fazer, só que eu paro na metade.... :mrgreen: Então braços de suspensão, molas, amortecedores, quick disconnects, zig zag, bloqueio e SYE serão mais faceis de instalar pra mim que pra vc que vai chegar a 8". Eu quero mesmo é muito curso na XJ não me interessa pneu grande (paro nos 31 ou 33) e peças de qualidade e resistência :concordo:

Então, quando vc for começar, dá um toque.... se eu for começar antes, eu vou te azucrinar pra catar pecinha de tudo quanto é lado pra fazer uma boa XJ :lol: Tem idéia de quando vai começar a fazer? eu me lembro dos teus eixos quando fui na sua casa.... :lol: :lol: :lol:

Florestal
10/09/2005, 12:53
Pessoal,

Alguém pode me dar umas dicas de como reduzir o consumo (aumentar a autonomia) de uma cheroka sport 97?

Valeu

Abraços

Felipe Feitosa
10/09/2005, 13:37
Coloca GNV que o consumo cai bastante ... mas tem que se ligar que de vez em quando andar com o carro na gasosa ... né ??? :pensativo:

samukanvas
10/09/2005, 20:26
Pessoal,

Alguém pode me dar umas dicas de como reduzir o consumo (aumentar a autonomia) de uma cheroka sport 97?

Valeu

Abraços

Só não ligar :concordo:

Wallace
10/09/2005, 21:40
Andar sobre um caminhão plataforma resolve também... :D

Felipe Feitosa
11/09/2005, 14:33
Andar sobre um caminhão plataforma resolve também... :D

uahauhauha mas com GNV muda muito a reação do carro ?

poncerj
11/09/2005, 23:24
olá wallace tudo bom , me tira uma duvida , para usar essa zig zag , eu preciso colocar Slip Yoke Eliminator , ou não, essa zig zag daria muita diferença na traseira em curso de suspenção . estou usando um kit de 3. No futuro penso em colocar um bloqueio , qual seria o melhor o ARB ou tem algum que tem um custo beneficio melhor ..

grato
Rodrigo Ponce
Cherokee sport

Florestal
12/09/2005, 11:30
Vou tentar seguir as dicas...aquela da plataforma é bem interessante. Vou até mandar pra JEEP como sugestão do fórum...claro com os devidos créditos..hehehe

Wallace
12/09/2005, 13:16
olá wallace tudo bom , me tira uma duvida , para usar essa zig zag , eu preciso colocar Slip Yoke Eliminator , ou não, essa zig zag daria muita diferença na traseira em curso de suspenção . estou usando um kit de 3. No futuro penso em colocar um bloqueio , qual seria o melhor o ARB ou tem algum que tem um custo beneficio melhor ..

grato
Rodrigo Ponce
Cherokee sportPode dar muita diferença de curso, mas é como só vai ser em casos extremos não deve precisar do SYE.
Mas eu colocaria o bloqueio antes se não estiver pretendendo trocar ou reforçar os eixos.
Na mesma linha do ARB tem o OX por cabo de aço, mas antes de trocar os eixos da minha minha opção seria o No-slip para o eixo traseiro, que é um Lock-Rigth com mecanismo de sincronização para evitar trancos e barulhos.
Ou pode usar um Lock-Right ou ainda um Quick-lok.
Eu colocaria o bloqueio antes da ZigZag, mas depois de colocar um guincho.

Florestal
13/09/2005, 02:32
Olá,

Gostaria de dar um testemunho do que aconteceu recentemente com a cheroka que comprei...

Vim dirigindo de SP para o Acre, onde moro atualmente. Após 3.200 km em 3 dias, o motor começou a falhar logo após eu abastecer em Porto Velho. Pensei que fosse a gasolina, alguma vela ou cabo e segui viagem. Resultado: O motor bateu a 60 km do destino final. Bateu animal, de não poder andar mais. Como aqui o conserto ficava proibitivo e por causa da garantia de 3 meses, coloquei a verdona numa caçamba e foi-se para Sampa.

Chegando lá (9 dias depois) veio o diagnóstico. A mola quebrou, a vareta envergou, a válvula desceu e o pistão simplesmente sumiu...isso mesmo, não tinha mais pistão.

Parênteses...durante a viagem, eu parei numa autorizada da Daimler chrysler em Cuiabá para apertar um pouco a correia, que tava fazendo um barulho qdo ligava o ar. O Mecânico, que tinha tudo quanto é diploma de curso em JEEPs, disse que o motor tava bomzaço e que nunca tinha visto um motor daquele quebrar. Feliz da vida segui para Rio Branco.


Voltando ao rumo original da estória. Após o diagnóstico restavam duas alternativas: trocar o motor ou desfazer o negócio. Com medo de colocarem um motor sabe Deus de onde, consegui desfazer o negócio e comprar outra...agora 97/97 com 50 mil kms (segundo dono de acordo com a nota fiscal e a documentação oficial do Detran-SP). E a dita cuja tá vindo de cegonha.

Aliás outro parênteses. O dono da garagem 340 motors, onde comprei a cheroka que bateu o motor, foi muito ético e profissional, quem me dera todos fossem assim. Devolveu o $ sem reclamar ou pestanejar...demorou uns dias pra levantar a grana, mas saiu sem problemas.

Pergunta aos amigos jeepeiros. O que poderia ter causado tamanho dano no motor? Ele tava marcando 88 mil km. Poderia ser um motor com km adulterado? O garagista jura que não. O motor vinha dando sinais de falta de usa, mangueiras ressecadas do sistema de água, de pau na bomba d'água, e o óleo tava simplesmente imundo.

Alguma teoria??

Abraços

Estevão

Wallace
13/09/2005, 13:51
Certamente foi o óleo.
Um motor deste deve durar 800 mil kms numa boa.

Florestal
13/09/2005, 15:43
é essa a minha teoria tb..acumulo de borra que causou o travamento das válvulas e depois detonou o resto...

[]s

Fábio
20/09/2005, 11:23
mas com GNV muda muito a reação do carro ?

Muda um pouco: Precisa acelerar mais para atingir o mesmo torque/potência.

Tem como melhorar isso, mas o consumo aumenta. Acho que não vale a pena. O motorzão compensa bem a perda de potência, e não faz feio (mesmo porque rodo em SP e a média de velocidade dificilmente chega aos 30km/h)

[]´s

Fábio
20/09/2005, 11:41
Fiz uma tabela comparativa de gastos dos meus carros:

XJ com gasolina (4,5 km/l e gasolina a R$ 2,40)
Custo do km rodado: R$ 0,53

XJ com GNV (5,88 km/l e GNV a R$ 1,10)
Custo do km rodado: R$ 0,19

Camper Diesel (9 km/l e diesel a R$ 1,70)
Custo do km rodado: R$ 0,19

Samurai com gasolina (9km/l e gasolina a R$ 2,40)
Custo do km rodado: R$ 0,26

Ou seja: O custo do GNV e do diesel empatam. Fatores pró e contra:

1 - A XJ eu sofro por ter de abastecer a cada 2-3 dias. A Camper eu abastecia a cada 2 semanas.
2 - A Camper eu sofria por ter de rodar com um cabio duro (240V) e agora nem sei o que é cambio.
3 - Em viagens mais longas não terei GNV a todo momento
4 - Em viagens mais longas não terei barulho de diesel na orelha.

Em resumo: Não existe viatura perfeita!!!!

[]´s

Florestal
20/09/2005, 14:24
Otima conclusao Fábio...lembrando que aqui no Acre a gasolina é 2,75...e que é só cruzar a fronteira com a Bolívia que o preço cai para míseros R$ 1,16. ...é de doer o coração (e o bolso) não é?

abraços

E.

Marcelo Carvalhal
21/09/2005, 02:17
Olá,

Gostaria de dar um testemunho do que aconteceu recentemente com a cheroka que comprei...

Vim dirigindo de SP para o Acre, onde moro atualmente. Após 3.200 km em 3 dias, o motor começou a falhar logo após eu abastecer em Porto Velho. Pensei que fosse a gasolina, alguma vela ou cabo e segui viagem. Resultado: O motor bateu a 60 km do destino final. Bateu animal, de não poder andar mais. Como aqui o conserto ficava proibitivo e por causa da garantia de 3 meses, coloquei a verdona numa caçamba e foi-se para Sampa.

Chegando lá (9 dias depois) veio o diagnóstico. A mola quebrou, a vareta envergou, a válvula desceu e o pistão simplesmente sumiu...isso mesmo, não tinha mais pistão.

Parênteses...durante a viagem, eu parei numa autorizada da Daimler chrysler em Cuiabá para apertar um pouco a correia, que tava fazendo um barulho qdo ligava o ar. O Mecânico, que tinha tudo quanto é diploma de curso em JEEPs, disse que o motor tava bomzaço e que nunca tinha visto um motor daquele quebrar. Feliz da vida segui para Rio Branco.


Voltando ao rumo original da estória. Após o diagnóstico restavam duas alternativas: trocar o motor ou desfazer o negócio. Com medo de colocarem um motor sabe Deus de onde, consegui desfazer o negócio e comprar outra...agora 97/97 com 50 mil kms (segundo dono de acordo com a nota fiscal e a documentação oficial do Detran-SP). E a dita cuja tá vindo de cegonha.

Aliás outro parênteses. O dono da garagem 340 motors, onde comprei a cheroka que bateu o motor, foi muito ético e profissional, quem me dera todos fossem assim. Devolveu o $ sem reclamar ou pestanejar...demorou uns dias pra levantar a grana, mas saiu sem problemas.

Pergunta aos amigos jeepeiros. O que poderia ter causado tamanho dano no motor? Ele tava marcando 88 mil km. Poderia ser um motor com km adulterado? O garagista jura que não. O motor vinha dando sinais de falta de usa, mangueiras ressecadas do sistema de água, de pau na bomba d'água, e o óleo tava simplesmente imundo.

Alguma teoria??

Abraços

Estevão



Uma das coisas que via sempre desde de 1996 com esse motores V8 principlamente é o CHOQUE QUÍMICO, que consiste simplesmente da mistura de ÓLEO MINERAL COM ÓLEO SINTÉTICO OU VICE VERSA, sendo tabm possivel isso om a contaminação do óleo do motor através de gasolina adulterada principalmente com com SOLVENTES, quando em 1996 a JEEP (CRYSLER), começou novamente a venda de seus veículos oficialmente no BRASIL, era divulgado aos clientes e imposto a efeito de GARANTIA, a troca de óleo e filtro de óleo de motor a cada 5000 KM e seria somente os óleos de bi composição SEMISINTÉTICO em qualificação nunca inferior a 20w40m, mas seduzidos pelos trocadores de óleo aleatórios por ai muitos consumidores insistiam em tentar o uso dos SINTÉICOS com trocas prometidas a cada 15 mil KM, até certas os motores não aguentavam, sempre havia empeno de válvulas ou simplesmente em motores que tinha intervalo muito grande de funcionamento, 1 ou 2 dias parados a reação do CHOQUE ERA IMPRESSIONANTE, o óleo virava uma pasta dura, espessa que travava o motor, consguia-se salvar alguns motores com o desmonte total e limpesa de todo os condutores de óleo e mesmo depois de uns 2 MOTORFLUSH, havia a possiblidade de novo CHOQUE QUÍMICO, mas na maioria funcionava, via casos onde o cliente andava com o carro muito tempo ainda com o óleo contaminado e ia se formando paredes de óleo no sistema a´té entupir totalmente, parecia ENFARTO, seu motor pode ter passado por isso, e o antigo dono não ter divulgado, e sem querer podem ter colocado o óleo errdo no seu carro , para vc conseguir ouvir um V8 serrando tem ter muito bom ouvido quando ele dá sinal de quebra a coisa já tá muito ruim, parece que seu motor deve ter ficado com a bomba de óleo entupida e falhou lubrificação no PISTÃO e ele se consumiu até o fim, em tempos de oficina já vi coisas que vc duvida..

Uma vez chegou um cara com uma LIMITED V8 95 com o carro no reboque reclamando que o carro tinha parado e antes de para o freio não estava funcionando bem, etc etc, isso era em dez de 96, quando abrimos o carro pra ver a ponta da vareta de óleo parecia que tinha sido soldada, após abrir o cabeçote as válvual estavam completamente desgsstada, só tinham a cabeça que as seguram, emfim o´parecia que o motor tinha rodado sem óleo um dia inteiro.......
Comunicamos ao cliente o orçamnetooooooooooooooooUUUUUUU$$$$$$$$$$$$$$, e ele veio puto, disse que era um absurdo um carro importado quebrar :pensativo: que não podia dar defeito :shock: etc...etec

O carro tinha 77 mil km...o cara nunca tinha trocado óleo, só completou uns 4 meses antes do carro parar totalmente, e os discos de freios dois tinham acabados(dianteiros) e os traseiros que eram TAMBOR, estavam sendo acionados com as sapatas sem lona :shock:
O cara rodou um ano sem fazer nada :shock:


Vcs não vão acreditar ma o cara tinha convição, que o caro por ser importado e caro na época, não precisava de manutenção nenhuma :parede: :parede: :parede: :parede: é duro mas é verdade

Wallace
21/09/2005, 11:41
Fiz uma tabela comparativa de gastos dos meus carros:

XJ com gasolina (4,5 km/l e gasolina a R$ 2,40)
Custo do km rodado: R$ 0,53

XJ com GNV (5,88 km/l e GNV a R$ 1,10)
Custo do km rodado: R$ 0,19

Camper Diesel (9 km/l e diesel a R$ 1,70)
Custo do km rodado: R$ 0,19

Samurai com gasolina (9km/l e gasolina a R$ 2,40)
Custo do km rodado: R$ 0,26

Ou seja: O custo do GNV e do diesel empatam. Fatores pró e contra:

1 - A XJ eu sofro por ter de abastecer a cada 2-3 dias. A Camper eu abastecia a cada 2 semanas.
2 - A Camper eu sofria por ter de rodar com um cabio duro (240V) e agora nem sei o que é cambio.
3 - Em viagens mais longas não terei GNV a todo momento
4 - Em viagens mais longas não terei barulho de diesel na orelha.

Em resumo: Não existe viatura perfeita!!!!

[]´s4,5 na cidade é muito pouco, o normal seria uns 5,5 na cidade e uns 8 na estrada.
Já me falaram em 7 km/m3 na cidade e 10 km/m3 na estrada.

Fábio
21/09/2005, 11:53
Também acho....

Mas tem três fatores ai:

1) Estou me acostumando com o jeep. Estou aprendendo a melhor forma de andar e de economizar. Estou fazendo testes, com ar, sem ar, pisando fundo, pisando leve..... (até agora, nada disso mudou muito o consumo)

2) Acho que o Jeep também deva se acostumar comigo, caso o sistema de injeção tenha o sistema de memória que se adapte a forma de condução. Se for o caso, vou ter de zerar essa informação.

3) O regulador de avanço do GNV não está muito bem acertado e a marcha lenta oscila e em geral deixa a viatura acelerada. Mais acelerado ainda quando esta na gasolina (quase 2000 RPM).

Ainda assim.... Consumo de carro popular no conforto de um SUV!!!! :dance: :dance: :dance:

Fábio
21/09/2005, 12:01
Tem outro fator: O meu consumo urbano é urbano caótico!

Agua Espraiada (com as malditas obras) até o miolo do Itaim!!!!!!

[]´s querendo um novo emprego!!!!!

Wallace
21/09/2005, 12:31
2000 RPM é um absurdo... normalmente essa é a rotação maxima que ando o tempo todo, fora em maior velocidade na estrada.
Certamente ai esta o maior problema.
Acho que precisa rever realmente a instalação do GNV

Wallace
21/09/2005, 12:33
A XJ pelo que sei não tem memoria da forma de dirigir.
Isso é da transmissão de algumas (ou todas) Grands...

Florestal
21/09/2005, 18:10
putz marcelo, que coisa rara essa

ou seja a conclusão é usar óleo SEMI-SINTÉTICO e trocá-lo a cada 5 mil km?

No caso da minha ex-cheroka que pifou, o óleo ainda estava líquido, mas era novo. O Antigo tava no carter e não sei ao certo como tava.

Abraços

Marcelo Carvalhal
21/09/2005, 22:59
Sim pode usar o SEMISINTÉTICO, mas não precisa trocar com 5 mil ode atravesssar mais, eu uso MINERAL nos meus carros e troca de 5 mil em 5mil minha cherokee já passou dos 180 mil km, sem nada e meu neom tá com 160 mil, e nada....


Quanto a mémória adptativa dos cambios atumáticos

Somente as CX de 4 marchas tem esse dispositivo e somente nos sedans com nv 140 e 145 stick, OU A nv 244 das WJ, ele simplesmente mémoriza a ultima sequencia anterior até o carro ser desligado, quer dizer o comportamento de velocidade que vc teve hoje será repetido pelo câmbio amanhã...


A ZJ / XJ / TJ tem sistema de acoplamento 100% em velocidade constante vcs que estão muito acostumados com cherokee deve sentir isso nas estradas que quando com velocidade constante acima de 80 km notam que parece que o caro acopla mais uma e giro baixa mais ainda, ele funciona na baixa de maneira diferente...quando vc arranca com o carro da inercia ele faz o acoplamento de forma crescente vcs vão sentir isso em arrancadas de velocidade diferente, mas dá pra enganar e conseguir mais torque de arranque mentindo pro câmbio :twisted:

É o seguinte, a diferença é pouca mas dá pra sentir, quando for dar um arrancadão deixe o carro se movimentar um pouco tipo só um toque no gas, para ele se mover e então nesse intervalo de 2 sgs mete o pé até o final, vc vai sentir que ela atinge maioi velocidade em menos tempo, e com a faixa de torque mais contínua, o giro vai trocar 400 rpm após a faixa vermelha, assim o relê fica confuso e acopla direto sem intervalo, faz o teste que vc sente a diferença :twisted:

O mesmo serve pra trilhas,dá um pé no acer. pequeno e depois aumenta a pressão o carro responde mais rápido, só que quando em LOW na ZJ isso acontece atomáticamente.


:idea: So pra lembrar que isso tbm desgasta seu DIF. TRASEIRO :parede: :mrgreen: :mrgreen:
:arrow: Mas só na gasolina, não no GNV, os reguladores de avanço atrapalham a leitura do MAP e o pulso do COUPLING fica desordenado :wink:

Florestal
22/09/2005, 02:06
pq que desgasta o dif traseiro?

Wallace
22/09/2005, 19:46
Quanto a mémória adptativa dos cambios atumáticos

Somente as CX de 4 marchas tem esse dispositivo e somente nos sedans com nv 140 e 145 stick, OU A nv 244 das WJ, ele simplesmente mémoriza a ultima sequencia anterior até o carro ser desligado, quer dizer o comportamento de velocidade que vc teve hoje será repetido pelo câmbio amanhã...As ZJ tem, um amigo tinha um consumo monstruoso, foi na autorizada e eles zeraram a memoria do cambio e o consumo ficou muito melhor!


A ZJ / XJ / TJ tem sistema de acoplamento 100% em velocidade constante vcs que estão muito acostumados com cherokee deve sentir isso nas estradas que quando com velocidade constante acima de 80 km notam que parece que o caro acopla mais uma e giro baixa mais ainda, ele funciona na baixa de maneira diferente...quando vc arranca com o carro da inercia ele faz o acoplamento de forma crescente vcs vão sentir isso em arrancadas de velocidade diferente, mas dá pra enganar e conseguir mais torque de arranque mentindo pro câmbio :twisted: O acoplamento que sei que tem nas XJ é tipo uma embreagem que faz um Bypass no conversor de torque para economia pois isso evita ou diminui o deslizamento que o conversor sempre tem. Mas ele só atua em velocidade constante e na última mercha que estiver selecionada na alavanca.
Se estiver em Drive é somente na 4 marcha.
Se estiver em 3 é somente na terceira marcha.
Em 1/2 não tenho certeza, mas acho que também atua somente na segunda marcha (ou não atua em nenhuma).
E não funciona de outra forma...
E pelo que sei os cambios automáticos da ZJ, XJ e TJ são diferentes entre si.


É o seguinte, a diferença é pouca mas dá pra sentir, quando for dar um arrancadão deixe o carro se movimentar um pouco tipo só um toque no gas, para ele se mover e então nesse intervalo de 2 sgs mete o pé até o final, vc vai sentir que ela atinge maioi velocidade em menos tempo, e com a faixa de torque mais contínua, o giro vai trocar 400 rpm após a faixa vermelha, assim o relê fica confuso e acopla direto sem intervalo, faz o teste que vc sente a diferença :twisted:

O mesmo serve pra trilhas,dá um pé no acer. pequeno e depois aumenta a pressão o carro responde mais rápido, só que quando em LOW na ZJ isso acontece atomáticamente.Isso pelo que sei funciona em qualquer automatico, pois vai criar uma "pré" carga ou pressão de óleo que acelera a resposta do conversor. E não é nada de mais, é o proprio conversor.


:idea: So pra lembrar que isso tbm desgasta seu DIF. TRASEIRO :parede: :mrgreen: :mrgreen:
:arrow: Mas só na gasolina, não no GNV, os reguladores de avanço atrapalham a leitura do MAP e o pulso do COUPLING fica desordenado :wink:

Mossi
05/12/2005, 10:43
Caros Foristas,

O Cherokee Sport é um carro que eu sempre gostei, seja pelas linhas tradicionais, pelo tamanho (não muito grande) e pelo acabamento, mas meu interesse acabava por aí. No entanto, um conhecido comprou uma ano 97 com câmbio manual e está muito satisfeito. Usa o carro num misto estrada/cidade e me disse que o consumo está entre 9 e 10 km/l.

Também me falou que a manutenção (logicamente não é nenhum GOL) não é absurdamente cara.

Coincidentemente, no mesmo dia encontrei uma 97, também mecânica, com aproximadamente 90.000 km, num estado muito bom e fiquei fissurado pelo carro, principalmente após andar no mesmo (só fiquei sismado com um barulho dentro do painel - tipo um grilo).

Gostaria de saber o seguinte:

- Quais ítens devo verificar para compra deste carro?
- Este consumo está correto?
- A questão da manutenção confere?
- Descuidadosamente o vendedor me mostrou um nota de orçamento que informava ao antigo proprietário que havia um vazamento no radiador e este não autorizava o serviço: Este problema é comum? Como posso verificar se ainda há algum problema?

Agradeço desde já,

Obrigado.

Mossi

FBOGHO
05/12/2005, 13:21
Assim como nosso amigo da mensagen acima, sou novo no Forum e no Jeep. Acabei de comprar uma Sport Diesel 2000. Sempre tive o sonho de ter uma. Tive uma surpresa logo de cara pois com dois dias uma válvula se rompeu e tive que fazer os cabeçotes. Por sorte o vendedor não discutiu e assumiu todo o custo. Mas não houve danos maiores, a junta não foi queimada e o motor já está funcionando como um relógio. Quando foi montado, o mecânico que já foi chrysler durante 5 anos detectou um mal funcionamento do acoplamento viscoso da ventuinha. Gostaria de saber se alguém conhece exatamente o funcionamento do dispositivo, como encontrar a peça, preço, e se provisoriamente é aceitável trava-la com um pino para evitar que o motor esquente até que se consiga a mesma no mercado.
Muito Obrigado
Flávio
:?: 8) :?:

EDU BUGAO
20/12/2005, 12:10
DE UMA OLHADA NA MINHA
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15527

Fred.
23/12/2005, 14:01
Caros Foristas:

Gostaria de agradecer a todos pelas informacoes postadas e a experiencia de cada um porque foram muito importantes pra mim ( devo ter lido todas as mensagens a respeito das Cherokee e Grand ). Devo ter vasculhado milhares de paginas a respeito da Cherokee na web e foi aqui nesse forum que encontrei as opinioes e experiencias mais consistentes ! Conteudo !!
Essas informacoes foram decisivas na minha escolha por uma Cherokee Sport ano 98. Papai Noel chegou um pouquinho mais cedo pra mim esse ano !!

Estou muito satisfeito nesses 2 dias que andei com o carro. Nao tenho queixas nem com o consumo !! (ainda rsrsrs ). Nao tem nenhum barulho qdo troco pra tracao nas 4 rodas ou qdo viro pros lados e o ar condicionado eh um congelador !!!
Peguei a maquina com 99800 Km unico dono ( que refere ser original - o carro eh super bem cuidado, mas vou confessar que vi umas 10 e todos ficam muito novos depois da maquiagem que os vendedores fazem. Eu sempre achava que os caras tinham acabado de trocar os bancos... Mais um ponto positivo pras Cherokas !
Agora estou me preocupando com a manut. pq ela vai durar pra sempre na minha mao !

Ontem fiz a troca de oleo. Apesar de alguem aqui ter sido enfatico a respeito da troca de todos os oleos qdo adquirisse a viatura, o mecanico que sempre fez a manut examinou cada um deles ( diferencial e do cambio automatico), e falou que tava BAO e que nao precisava me preocupar ... Dai fiz a troca de oleo do motor e do filtro de oleo e do filtro de ar e coloquei um aditivo na agua de refrigeracao. Foi isso... e eu queria saber a opiniao de quem tem mais experiencia com esse carro, ops, JEEP !! a respeito do que mais eu deveria fazer. Tipo se eu deveria trocar os oleos mesmo eles estarem clarinho como ele falou e a respeito da correia do motor ( que eu to afim de trocar pq ja me F... com um outro carro qdo quebrou na estrada. A bateria eh nova trocada esse ano com garantia.

Por enquanto eh so !! Depois eu conto mais minhas novas duvidas e quem sabe mais pra frente ate comeco a ajudar tambem!

Abraco e mais uma vez: Obrigado !

Feliz Natal

Wallace
23/12/2005, 22:12
Se quebrar a correia não quebra o motor, pois essa correia não gira o comando, pode comprar um nova e guardar sob o banco traseiro ou trocar e guardar a velha lá.
Com essa km já deve ter trocado os amortecedor, ou estaria ruim.
Veja o estado das pastilhas.
E brinque bastante, mas com cuidado :mrgreen:

Loras
26/12/2005, 01:17
Fred!!!!

Sábia escolha meu velho!!! :D :palmas:

Parabéns!!! Tira umas fotos da caranga e coloca lá na seção Frota 4x4!!!

Agora é esperar para ver em quantos dias o Vectra vai estar a venda... :mrgreen:

E vamos que vamos!!!

Abraço,

=Loras=

Dennis Figueiredo
28/12/2005, 18:28
Alguem dono de cherokee ja ptecisou trocar alguma coisa menos convencional, tipo bomba d'água, lanternas, faróis, bomba de gasolina ou algum componente eletrônico? Os rolamentos são caros?


Um colega meu disse que pagou quase 2mil numa bomba d'água, achei um absurdo esse valor para um carro de 30mil.

Wallace
29/12/2005, 10:55
Bomba d´agua é até comum, mas acho que ele pagou caro e acho que também existe raparo para a mesma.
Farol eu já precisei de um, não foi barato nem caro na autorizada, só era carro a instalação, mas isso eu fiz.
Bomba de gasolina já teve varios com problema, se for fora de autorizada não é nada caro.
Já vi alguns precisando do modulo central, este é caro mesmo para qualquer veiculo, o do Vitara por exemplo acho que é muito mais caro.
Rolamento do munhão não é baratinho, mas acho que é o mesmo do Troller antigo.
Eu acabei de refazer todo o sistema de freio, não foi baratinho, mas não foi caro não.
E grande parte das vezes os problemas só acontece por besteira feita pelo proprietario ou pelo mecanico.

Dennis Figueiredo
29/12/2005, 11:37
Wallace, oque é "nem caro e nem barato"???? :pensativo:

podemos ter opniões diferentes.... :? valores ajudariam..... :concordo:

Por exemplo, pagei 143 reais no farol do meu carro, achei barato para um carro de 47mil, mas seria caro para um carro de valor mito inferior, 2mil numa bomba eu acho um absurdo, isso é 7% do valor do carro. :shock:

Posta os valores dessas peças pra mim ter noção........

:concordo:

Marcos Ojeda
30/12/2005, 00:53
Troquei a bomba de agua da minha essa semana, valor 350 + M.O.

Wallace
30/12/2005, 11:46
O problema é que faz muito tempo e não lembro do preço, já que meu farol quebrou quando eu estava com o carro a uns 10 dias, isso em junho ou julho de 1999...

Walter L. L. Casitta
30/12/2005, 22:51
Se não estou enganado o farol da Cherokee Sport é mesmo da Toyota Bandeirante, L200, Hilux e Nissan hoje fabricados pela RCD e Orgus. Os blocos óticos são idênticos, mas não sei como é a fixação, pois não cheguei trocar o da minha nenhuma vez.
Eu tentaria tentado um desses antes, já que aquele farol original é um merda mesmo...
Nessa época (99) podiam ser encontrado por nada mais que R$11,00.

Wallace
31/12/2005, 16:51
Não deve ser não então, pois acho que é Cibie.
Trocar as lampadas originais pelas Silver Star eu recomendo para qualquer farol que use lampadas H4, melhora bastante.

Wallace
31/12/2005, 16:52
Mas já soube de quem usou o do Fiat 147, mas ai tem que trocar os dois, pois não é identico ao original.
Lembrando tambem que o farol original é muito bem vedado.

Dennis Figueiredo
31/12/2005, 17:17
Valeu pessoal :concordo: :D estão ajudando bastante, eu estou planejando pra final de 2006 comprar uma pra mim 97 ou 98, vai demorar mais de um ano porque pretendo comprá-la sem ter que ve desfazer de nada. Vou usar como carro e também em trilhas leves, pretendo usar pneus 31" assim como respectivo kit de suspensão.

Gilbertojipeiro38
01/01/2006, 09:48
A minha bomba dagua pifou com 140000km voltando de ubatuba 29/12 em Uberlandia. So tinha numa loja R$ 770,00 com MO

gutalage
07/01/2006, 19:09
troquei recentemente as pastilhas de freio da minha cherokee 2000.
O FREIO É ABS
ta acontecendo o seguinte:
o freio ta bom, mas quando tem de parar mesmo o carro,como num cruZamento, o pedal vibra , faz um barulho , e qdo ta quase travado , o pedal "cai"...tipo solta novmente.


Me disseram q as pastilhas tem de assentar!!??? Sera???

Sera q pode ser entrada de ar??? tem de sangrar o freio???

excesso de fluido???porque no reservatorio de fluido o nivel ta um pouco acima da marca FULL.....

VALEU MOÇADA!!!!

Marcelo Carvalhal
07/01/2006, 19:51
O travamento...o barulho.... e o pedal empurrando seu pé é normal, é o sistema ABS em funcionamento, ele deve estar entrando mais cedo pelas pastilhas estarem novas e vc estar acostumado ainda com o antigo comportamento que o freio tinha
Qunado o ABS, acaba de funcionar o sistema relaxa e libera o fluido e presão de maneira mais rápida, por isso o pedal perde um pouco da pressão, MAS SE ISTO ESTÁ ACONTECENDO DE MANEIRA BRUSCA, EXISTE ALGUM PROBLEMA :pensativo:
Retorne ao local que vc executou o SERVIÇO.. :concordo:

Walter L. L. Casitta
07/01/2006, 19:54
Ta parecendo o ABS em ação. Se for é normal. Já leu o manual sobre o funcionamento do ABS?

Wallace
07/01/2006, 22:00
Também acho normal pela geração do ABS da XJ.
Na realidade antes devia estar freiando menos ai o ABS atuava pouco ou não atuava.
Nos ABS de geração mais nova isso não acontece.

michelik
11/01/2006, 21:37
Alguém sabe onde posso encontrar a bomba elétrica (combustível) da 98?
Sabem se existe alguma nacional similar que tenha a mesma pressao e vazao e que sirva nela?

Dennis Figueiredo
16/01/2006, 11:57
ALGUÉM ja precisou abrir o motor? Cabeçote, troca de anéis, retícica, biela.... enfim FAZER o motor.... quando será que morre nessa brincadeira?

Marcelo Carvalhal
16/01/2006, 13:08
Fala DENIS...
O que vc tá precisando!!!!

Meu carro carro está com tudo aberto em cima e embaixo, estou trocando os anéis de segmento :cry: :cry:

michelik
16/01/2006, 13:26
Já encontrei a bomba de combustível e já troquei.
Ficou outro carro.
Aproveitei e troquei os pré-filtros e lavei o tanque.
Tava muito sujo mesmo. A nossa gasolina é mesmo uma m.....
Se alguém precisar, tenho mais uma bomba.

gutalage
16/01/2006, 15:39
Michelik,
onde vc encontrou o pre-filtro???
procurei ha 1 mes atras e so acho a bomba completa...

valeu!!!

Dennis Figueiredo
16/01/2006, 18:29
Fala DENIS...
O que vc tá precisando!!!!

Meu carro carro está com tudo aberto em cima e embaixo, estou trocando os anéis de segmento :cry: :cry:


Marcelo, não to precisando de nada......... nem tenho o carro ainda :mrgreen: .

Mas como planejo ter a minha eu quero ter o máximo de conhecimento possível dela para evitar surpresas desagradáveis. :concordo:

Mas ei aí, como é pra achar essas peças internas de motor?

gutalage
24/01/2006, 10:50
galera,
to com ua duvida e espero q alguem possa me ajudar....

a xj 2000 tem o filtro de combustivel fora do tanque ou é junto com a bomba de combustivel???

o consumo aumentou muito e talvez possa ser filtro....oq vcs acham??/

valeu!!!

samukanvas
24/01/2006, 11:29
Marcelo, não to precisando de nada......... nem tenho o carro ainda :mrgreen: .

Mas como planejo ter a minha eu quero ter o máximo de conhecimento possível dela para evitar surpresas desagradáveis. :concordo:

Mas ei aí, como é pra achar essas peças internas de motor?

Dennis,

Se o teu meca for esperto tem pistão nacional e biela nacional. São mais leves e muito mais baratos (tava até pensando em colocar na minha). Só que o carro passa para 4.1 em vez de 4.0. Tem problema? :mrgreen: :twisted:

Cabeçote não é caro... a não ser que vc rache ele no meio. Atura uma junta corrida sem encher o saco depois de aplainar. Claro que vc não pode dar 3 pontos na taxa :roll: Varetas de válvula e válvulas se não me engano tb tem nacional, mas nos eua custam merreca e chegam em 5 dias.

abs

Dennis Figueiredo
24/01/2006, 11:46
Legal saber disso, valeu Rodrigo........

Esse Bull terrier é teu??????? eu também tenho um amiguinho brigão :concordo:

samukanvas
24/01/2006, 12:11
Legal saber disso, valeu Rodrigo........

Esse Bull terrier é teu??????? eu também tenho um amiguinho brigão :concordo:

Dennis,

O carro é show. Pode comprar que vai gostar muito e tem muito kit bom nos eua (vc já deve saber disso :mrgreen: )

Faça uma coisa, mesmo que pareça banal, mas vai ajudar muito: Tudo que é site de vendas de acessórios de jeep nos EUA tem seus catálogos. Peça os catálogos, principalmente do powertrain com peças explodidas. Facilita muito. Quem tem um desses e te envia por 18 "dóla" (acho que custa isso o envio. O catálogo é de graça) é a quadratec. Pra mim é o melhor e mais completo catálogo de XJ. :concordo:

Pra vc ver como eu tenho certeza que é barato manter um carrinho desses: Acabei de comprar duas 91 pra trilhas (substituta do samukanvas) e estarei indo em março pros eua visitar a família da minha muié e consequentemente visitar umas lojinhas e comprar alguma coisa de muitas polegadas pra ela :twisted:

As XJ até 96 são as mais baratas.... as mais caras de manter são as mais novas antes da liberty (97-01). No meu caso, como a XJ vai ser 100% pra trilha, escolhi uma versão mais barata de manter... :concordo:

A bullzinha é do kct.... sempre tive paixão pela raça e hoje tenho uma de 4 meses.... chama Zooky em homenagem a grande e famosa melhor marca de carros 4x4 do universo :mrgreen: Quem tem esses cachorros (pit, bull, stattforshire, mastin etc....) sabe que é a criação que faz o temperamento. A minha "toca terror" na rua.... mas quando chegam perto ela faz festa :mrgreen:

Abs

Dennis Figueiredo
24/01/2006, 13:37
Fala Rodrigo, a minha XJ vai ser pra uso normal e trilha leve, não vou querer avacalhar com ela, pra isso ja tenho o Krip que anda muito bem obrigado :concordo: . Penso em usar um Kit nada radical, talvez o HDS, e pneus no máxmo 33", vendi meu antigo carro e teria como comprar uma hoje mesmo, mas tenho alguns planos com essa grana da venda, a pra XJ estou guardando devagararzinho, a empreitada vai até final desse ano :concordo: .

No kit eu espero ter altura para os pneus sem ter que cortar a lata e também um torção razoável.

Agora, nunca importei nada, como tu faz isso? Fala diretamente com a loja gringa?

Quanto ao meu Staff..... ele também só tem cara de bravo, mas se tu pular o muro de casa as 3 da matina ele faz festinha contigo, um fiásco :lol: .... ele só é muito brigão com outros cães, mas com pessoas ele é mais docil que poddle

samukanvas
25/01/2006, 11:58
Fala Rodrigo, a minha XJ vai ser pra uso normal e trilha leve, não vou querer avacalhar com ela, pra isso ja tenho o Krip que anda muito bem obrigado :concordo: . Penso em usar um Kit nada radical, talvez o HDS, e pneus no máxmo 33", vendi meu antigo carro e teria como comprar uma hoje mesmo, mas tenho alguns planos com essa grana da venda, a pra XJ estou guardando devagararzinho, a empreitada vai até final desse ano :concordo: .

No kit eu espero ter altura para os pneus sem ter que cortar a lata e também um torção razoável.

Agora, nunca importei nada, como tu faz isso? Fala diretamente com a loja gringa?

Quanto ao meu Staff..... ele também só tem cara de bravo, mas se tu pular o muro de casa as 3 da matina ele faz festinha contigo, um fiásco :lol: .... ele só é muito brigão com outros cães, mas com pessoas ele é mais docil que poddle

Legal dennis... :D

Eu tenho kit hds de 3" com grabbers 31. O carro ficou muito bom. Ficou tipo original um pouco mais macio. Mas pouca coisa... é imperceptível. Eu gostei do kit, num tenho nada contra. Compra um quick disconnect pra facilitar a torção, sem ele fica um troller :mrgreen: . Pra pneus 33" acho que o kit de 3" fica meio no limite e pra kit de 4,5, que seria o ideal, acho que vai vibrar o cardan.... vc precisa ver esse problema, porque o SYE com cardan e cv é caro pra kct pro cambio np 242.... tipo uns 1800 dóla aqui via askby.... :putz:

Pra importar, primeiro eu troco uns emails perguntando pra empresa se ja mandou alguma coisa pro brasil ou pra america latina (eu tenho a família da minha muié lá e um amigo tb... então se der merda os caras correm atrás pra mim :concordo: ), se trabalham com UPS, FEDEX etc (porque essas empresas desenrolam rápido e barato na alfândega) e mando bala sem medo.... :roll: tem que arriscar de vez em quando... :mrgreen: já comprei em 3 lojas diferentes algumas vezes. Uma de jeep e duas de eletrônicos... chegou tudo em casa rapidinho tranquilo. Não se esqueça que vc tem que pagar o imposto de importação, icms e desembaraço no ato da entrega. Meu próximo passo é comprar pneus... pelas minhas contas deve sair mais barato que comprar no brasil. Ahhh.... não se esqueça de pedir pra colocar seu cpf no campo de informações do envio... é muito importante.

Cara, lindão teu cachorro... o bichim tá forte.... tem umas vitaminas pro cachorro com aminoácidos que é próprio pra raça.... vc dá essa vit. pra ele? a minha começou a tomar principalmente por causa das doenças de pele que a bull branca tem.... ela tá só músculo.... tem 16kg com 4 meses... :mrgreen: é o meu porquinho "bravo".... :lol:

Dennis Figueiredo
25/01/2006, 13:45
Rodrigo, eu tava olhando esse kit http://askby.com/catalog/product_info.php?products_id=343&osCsid=6fec29f7e1577bab6168d1f72e3675b4 ele tem um kit que abaixa a tcase, será que já não resolve vibração do cardã?

Quanto as dicas da compra pela net, muito obrigado :concordo:

Sobre o cachorro, eu só dou ração de qualidade e mais nada, ele tem 40 kg :mrgreen:

samukanvas
25/01/2006, 19:09
Dennis,

Eu tenho o de 3" e vibra um pouco.... nada demais. Mas vibra. O rebaixo da caixa ajuda bem. Quem vai te responder essas questões melhor do que eu é o sandro... ele já teve kit no hulk e conhece bem sobre SYE e sua necessidade. :concordo:

abs

Wallace
26/01/2006, 07:15
Dennis, o melhor custo beneficio para XJ é mesmo 31 e kit de 3.
Para colocar 32 numa XJ automatica já deve precisar reduzir os diferenciais que é basicamente o mesmo custo do kit de 3 ou até um pouco mais.
Com kit de 4,5 o maximo é mesmo 32, e ai deve pode precisar do SYE pela vibração. O SYE para a caixa de transferencia da Auto fica em uns mil e duzentos dolares.
Para 33 o ideal é mesmo um kit de 6 ou mais.
E não esqueça que quanto maior o pneu, mais facil de quebrar eixo.
Com 33 fica facil quebrar o eixo traseiro.

samukanvas
26/01/2006, 10:48
Dennis, o melhor custo beneficio para XJ é mesmo 31 e kit de 3.
Para colocar 32 numa XJ automatica já deve precisar reduzir os diferenciais que é basicamente o mesmo custo do kit de 3 ou até um pouco mais.
Com kit de 4,5 o maximo é mesmo 32, e ai deve pode precisar do SYE pela vibração. O SYE para a caixa de transferencia da Auto fica em uns mil e duzentos dolares.
Para 33 o ideal é mesmo um kit de 6 ou mais.
E não esqueça que quanto maior o pneu, mais facil de quebrar eixo.
Com 33 fica facil quebrar o eixo traseiro.

Wallace,

O SYE com cardan e cv é 1.200 aqui? Preciso comprar 1..... abs

Dennis Figueiredo
26/01/2006, 11:17
Dennis, o melhor custo beneficio para XJ é mesmo 31 e kit de 3.
Para colocar 32 numa XJ automatica já deve precisar reduzir os diferenciais que é basicamente o mesmo custo do kit de 3 ou até um pouco mais.
Com kit de 4,5 o maximo é mesmo 32, e ai deve pode precisar do SYE pela vibração. O SYE para a caixa de transferencia da Auto fica em uns mil e duzentos dolares.
Para 33 o ideal é mesmo um kit de 6 ou mais.
E não esqueça que quanto maior o pneu, mais facil de quebrar eixo.
Com 33 fica facil quebrar o eixo traseiro.


Putz...... Pensei que o kit para baixar a caixa dispensaria SYE......... quanto a reduzir os dif.... o Jef usava 35 com eles originais :pensativo: ... daí eu arriscaria com 33. Outra que não entendo, é porque que aumentando apenas 1" nos pneus o kit tem que crescer 1.5".... visto que o pneu crescre 0,5" pra cima e 0,5" pra baixo, na teoria o kit teria teria então que crescer apenas 0,5" :pensativo:

Arbass
26/01/2006, 16:52
Caro Marcelo Carvalhal,

Estou partindo de um Vitara p/ um XJ, sonho de muitos anos.
Venho estudando este forum e consegui obter várias informações muito úteis.

Estou à caça dela agora e as orientações que vc deu na página 3 deste tópico vão ser valiosas. Mas, tenho uma dúvida.
Desculpe a ignorância, mas como se sente se há folga nos tuchos?

Será q vc conhece algum mecânico acostumado com Cherokees que se dispusesse a me acompanhar para avaliações (lógico q sendo pago) no Rio?

Muito Obrigado,

Ary[/quote]

Florestal
27/01/2006, 15:51
Wallace,

Vc tem o preço do coxim esquerdo da cheroka 97? O meu foi pro saco depois de tanta sacudida no Acre

Abraços

Estevao

Wallace
28/01/2006, 18:25
Putz...... Pensei que o kit para baixar a caixa dispensaria SYE......... quanto a reduzir os dif.... o Jef usava 35 com eles originais :pensativo: ... daí eu arriscaria com 33. Outra que não entendo, é porque que aumentando apenas 1" nos pneus o kit tem que crescer 1.5".... visto que o pneu crescre 0,5" pra cima e 0,5" pra baixo, na teoria o kit teria teria então que crescer apenas 0,5" :pensativo: Como falei, tenho cliente que colocou 32 na auto e precisou reduzir.
Na mecanica se queima embreagem ai se mascara a necessidade.
O pneu não somente vai aumentar para cima e para baixo, mais também aumenta para frente a para trás certo?
Pois o aumento é no diametro.
Fora que normalmente também aumenta na largura.
O problema é que as caixas de rodas são pequenas no sentido horizontal (e também na largura), ai tem que levantar bastante para não bater na frente e na parte de tras da caixa de roda.
A regra é a seguinte:
A até 235/75R15 na original.
Até 31 com 3 de suspensão.
32 com 4,5.
33 com 6,5
35 com mais de 8
Mas isso para não cortar lata e ter um bom curso de suspensão sem raspar.
Eu vou cortar lata para usar 35 com 8.
Se usar 32 com 3 vai ter que limitar o curso, ou vai raspar.

Wallace
28/01/2006, 18:30
Wallace,

Vc tem o preço do coxim esquerdo da cheroka 97? O meu foi pro saco depois de tanta sacudida no Acre

Abraços

EstevaoDeve ser no maximo uns US$ 40,00.

Marcelo Carvalhal
28/01/2006, 20:05
Estou partindo de um Vitara p/ um XJ, sonho de muitos anos.
Venho estudando este forum e consegui obter várias informações muito úteis.
Isso mostra seu grau de inteligência e bom gosto :mrgreen:


Estou à caça dela agora e as orientações que vc deu na página 3 deste tópico vão ser valiosas. Mas, tenho uma dúvida.
Desculpe a ignorância, mas como se sente se há folga nos tuchos?

:pensativo: Pra sentir folga nos tuchos deste carro é mais sensibiidade boa, se vc conseguir sinta o motor em torno dos 1000 a 1800 RPMs, nessa faixa se houver muito espaçamento o motor somente o motor vai tremer um pouco mas não na aceleração, mas sim o conjunto...entendeu :pensativo:
O maior problema não são os tuchos, mas o interior do motor, quando vendidos zero KM a CHRYLSER recomendava o uso de óleo SEMI SINTÉTICO e troca sempre em 5000 km, tinha razão de ser por a CHRYSLER não confiar no combustível e ter a paranóia que os americanos tem de rezíduo de combustão, a BORRA comun que se forma no carter e dependendo do combustível e do o´leo pode com o tempo interromper os canis delubricaficação do próprio motor, A REAL PRECUPAÇÃO é que os novos proprietarios começarão usar a partir de principalmente 1999 e 2000 o óleo SINTÉTICO com a promessa de trocas a cada 10 mil KM, acontece quea gasolina batizada ou mesmo a aditivada em algumas marcas usava "DETERGENTES" E SOLVENTES em sua composição que ocasionava o CHOQUE QUÍMICO que acho que todo mundo já houviu falar, quando o o´leo do motor praticamente vira graxa, é comun e os motores recuperados disso se não feito de forma correta termina sendo reincidente o problema :putz:
Outra coisa importante são os óleos de tranferencia e transmissão, que tem seus limites de kilometragem e anos de uso, pouquíssimas pessoas trocavão por conta da falta de cultura em câmbios automáticos e sistemas 4X4, até quem sabia das trocas quando usava o carro em situações de imersão seja na lama ou na agua não verificava os diferenciais e as caixas para ver se houve penetração de água ou lama, NAS XJ o respiro do câmbio fica em um acesso muito ruim vários mecânico nem sabem onde fica e ignora, mas o câmbio tem respiro sim, e com presão ele sempre solta ou capta AR


Será q vc conhece algum mecânico acostumado com Cherokees que se dispusesse a me acompanhar para avaliações (lógico q sendo pago) no Rio?


Te mando os telefones em MP :concordo:

Arbass
28/01/2006, 21:19
Marcelo,

Muito obrigado pela atenção!
Este forum realmente é muito bom.

Vi um XJ 98 (85000 km) hoje que o dono usa óleo sintético há muito tempo, o que seria melhor se eu resolver comprá-lo? Continuar c/ o sintético? Trocar? Nesse caso, qual seria o melhor procedimento para limpar o motor? Ou é melhor nem pegar o carro, digo jeep?

Desde já grato,

Ary

P.S. Se puder me indicar o mecânico, meu e-mail é ary.bassous@uol.com.br

samukanvas
29/01/2006, 21:08
Marcelo,

Muito obrigado pela atenção!
Este forum realmente é muito bom.

Vi um XJ 98 (85000 km) hoje que o dono usa óleo sintético há muito tempo, o que seria melhor se eu resolver comprá-lo? Continuar c/ o sintético? Trocar? Nesse caso, qual seria o melhor procedimento para limpar o motor? Ou é melhor nem pegar o carro, digo jeep?

Desde já grato,

Ary

P.S. Se puder me indicar o mecânico, meu e-mail é ary.bassous@uol.com.br

Meu amigo, pergunte ao carvalhal o esquema de fusíveis, sensores e reles da xj.... é um item muito importante para saber o estado do carro.... :concordo:

Barroso
07/02/2006, 21:08
Pessoal, boa noite,

Sou novato no forum e ainda nao possuo uma cherokee.
Estou bastante interessado em adquirir uma, entre 97 e 98, mas que tenha cambio automatico e ABS.
Meu uso será misto, (off road somente em passeios com a familia - diga-se de passagem, nunca fui a um ), agora na estrada será minha maior utilizacao. Moro em Santos e Trabalho em Sao Paulo, o que daria aprox. uns 150kms rodados por dia.
Desta forma, preciso ficar muito atento à economia de combustivel.
Alguem poderia me passar informacoes sobre o comportamento da Cherokee Sport com GNV?
Tamanho do cilindro? custo de instalacao? Dá para por em baixo, para nao ocupar o porta-malas? Qual o consumo com o GNV? Qual a mudanca de comportamento do carro ( Velocidade, retomada, etc)?
Por fim, alguem conhece alguma realmente original e muito bem conservada que esteja a venda?
Tinha intencao de comprar uma CAMPER, mas praticamente só tem 2 portas, a maioria já toda mexida, e com precos bem altos.

Grato a todos de antemao.

Barroso...

Paulo Souza
07/02/2006, 22:51
Barroso,

Realmente a Cherokee Sport não é das mais econômicas, faz uns 4 ou 5km/lt na cidade e uns 9/lt na estrada. A minha tinha GNV mas como eu só a uso para trilhas mandei tirar. (Eu já tinha comprado com ele.) Você perceberá que ela anda bem na estrada e com GNV perde um pouco mas compensa no gasto com combustível. Nunca vi nenhuma Cherokee com cilindro fora, pois isso para as trilhas seria terrível. A minha tinha 3 cilindros de 7 m3 e comprometia muito o porta malas, se você tem família e precisa dele vai ficar comprometido. No mais é um carro fantástico e olha que a minha é "vovó" pois é 1991 e não tem ABS mas é 6 cilindros e automática.
Aqui no site você conseguirá tirar todas as suas dúvidas, o pessoal é fera no 4x4.
Boa sorte,

Paulo Souza
15/02/2006, 16:40
Estevão de uma olhada neste site acho que vi a lanterna:
www.jpartsonline.com

[]´s

marcobastos319
12/03/2006, 18:36
Pessoal,

Sou do Rio de Janeiro e morando atualmente em Macae ao norte do estado do Rio. Estou querendo comprar uma Cherokee Sport também 97 ou 98.

Pelo visto uma de muitas duvidas sobre o carro eu ja tirei. Ele consome mesmo ne!!!! Só gostaria de saber se colocando um kit GNV o carro vai sofrer mais desgaste nas peças do motor e etc... Tem alguem que ja usa ai o kit GNV em uma C.Sport??Voces aconselhariam a colocar um KIT gas nela???

Outra duvida e quanto a preço de SEGURO e IPVA? Me falaram que seguro ficaria em torno de R$ 3000,00 e o IPVA de uma 98 estaria em torno de R$ 1500,00. Isso e verdade??? seriam esses valores??

Quando era mais novo com uns 21 anos eu fazia muitas trilhas no estado do Rio com o pessoal do clube do jeep do Rj. Agora ja estou uma familia formada gostaria de pilotar uma maquina dessas. Eu amo 4x4. esta no sangue. Gostaria de saber de algum contato de uma pessoa que estaria vendendo uma C.Sport 97 ou 98 podendo ser autometica mesmo....

Sobre peças para o carro C. Sport? Onde poderia encontrar aqui pelo Rio de Janeiro? Lugar de confiança?

Outra: Existe algum clube da cherokee sport????



Abraço a todos...aguardo retorno

Marcelo Carvalhal
12/03/2006, 20:35
Fala meu caro..

Te mandei uma MP

Tem varios links abaixo sobre CHEROKEE SPORT, e falando sobre GNV no carro, dá uma olhada acho que todas as dúvidas sobre o assunto ja forão respondidas

cs
13/03/2006, 19:08
Gostaria de uma ajuda.Estou fechando negóciao amanhã, mas estou com algumas dúvidas. Algué dá uma força?

1)Laredo: Preta, conservada, mecanica boa -98aparentemente(mecan/motor), pneus velhos. RS 31.900,00. Sem GNV.

Dúvidas; Quanto custa um pnee de tamanho original?Fica legalesteticamente colocar um mais largo??

2)Sport:98 Verde militar, com kit GNV(+/-18m3), pneus novos porém diferentes(Scorpion e Goodyear), Bancos em tecidos. Bom estado de conservação e motor/mecanica.
R$ 30.000,00
Dúvidas: Como faço para suspende-la-na frente e atrás)(sem compraro kit e colocar pneus mais largos?Qual omelor modelo esteticamente?

Dúvidas Gerais:
A Laredo é full-time?Se eu andar com a sport sempre full-time, o consumo é igual da Laredo?

joaoespindola
14/03/2006, 01:03
Pessoal, adquiri a uma semana uma Cherokee Sport 2000 e estou completamente apaixonado. Ela roda macio na cidade e na praia se virou muito bem em umas dunas também. Troquei uma Ranger com V6 4x4 com GNV e ficar só na gasolina tá me matando... Aí surgem as dúvidas:
1. O GNV prejudica o funcionamento do câmbio automático?
2. O GNV prejudica o funcionamento do computador de bordo? Principalmente naqueles cálculos de consumo que a 2000 faz, não sei se os modelos anteriores fazem também.
3. É preciso algum reforço na suspensão traseira pra receber um cilindro de 21m3?

Obrigado pela ajuda,

João

GH
14/03/2006, 11:19
Fala João,

Também tô nesse dilema, quero comprar um SUV, ainda não escolhi, mas a Sport mexe comigo.
Já li aqui no fórum alguns relatos dando conta que o GNV confunde um pouco o cãmbio AUTO, por isso ando procurando uma 5 marchas.

Mas se vc descobrir algo, por favor me informe.

Obs.: vc sabe de alguma boa, 97 ou 98 à venda aqui em POA?

joaoespindola
15/03/2006, 00:30
Gustavo, nas minhas buscas encontrei uma 2000 (como a minha) também muito boa, com 60 mil km e um amigo me sugeriu uma 98 já com GNV e pneus novos mas nem cheguei a olhar. Segundo ele estava boa. Se tiver interesse, me manda um email que eu te respondo com o fone do proprietário.

Abraço,

João
joao@espindola.com.br

Chacal do Pantanal
15/03/2006, 15:47
Olá amigos,

Esta surgindo o que eu acredito ser uma "galinha morta" - uma cherokee sport (ainda não sei o ano) que esta a muito tempo parada, me informaram que o módulo está com problemas, mas o restante estaria bom, como ainda vou conhecer o carro, pergunto, alguém já trocou o motor gasolina por uma motorização diesel, digamos conhecida??? Pois penso em se realmente for bem morta a galinha, pensei na possibilidade de trocar o motor por um MWM sprint ou algo similar, será que seria viável considerando mater originais câmbio e transferência???

[]´s

GH
16/03/2006, 08:38
Aqui em POA tem uma Grand Cherokee, que era V8, rodando com um MWM 2.8.
Diz o cara que amnteve o câmbio original, deve ter feito uma flange.
Diz ainda que ficou show de bola.

GH
23/03/2006, 17:46
Amigos,

Tô decidido pela Cherokee Sport, pois vendi minha Camper e a Cherokee cabe na minha garagem (e no meu orçamento 8) ).
Além disso, experimentei uma (automática) e me apaixonei pelo carro, eita motorzão!! :twisted:

Minhas dúvidas:

1-A mecânica tem custo de manutenção menor que a automática?
2-Consumo idem, e desempenho melhor?
3-O ABS costuma dar manutenção? Parece que as 97 vinham sem, procede?
4-Em qual ano passou a vir da arg(h)entina?
5-Para usar pneus 265/70 15 precisa de lift? Eles têm a largura dos 31 com a altura dos 235.
6-Para finalizar, alguém sabe de uma boa à venda?

Wallace
24/03/2006, 17:01
1 - não
2 - sim, não
3 - não, cemeça nas 98, mas nem todas 98 tem.
4 - acho que desde o inicio, pelo que sei as que vinham para o Sul e Sudeste era da Argentina, nas outras regiões normalmente vinham da Belgica. Entendo que as argentinas são melhores...
5 - o maior pneu é mesmo o 235/75R15, qualquer coisa a mais na largura ou altura precisa de lift para não raspar, mas um kit de 3 com pneus 31 fica bom e barato.
6 - não

Chris
27/03/2006, 09:28
Caros amigos...

Tenho uma cherokee sport 97/97 automatica, O que esta acontecendo:

Qdo estou a uma velocidade de 80 a 100 km o carro começa a tranquear, falhar, dar uns soquinhos... e para ... dai volta a fazer..... não é constante.

Gostaria de saber se alguem ja passou por isso, ou se alguem sabe o que é este problema???

Valeu,,,,

No aguardo...

marcobastos319
27/03/2006, 09:41
PESSOAL,

ESTOU NA DUVIDA ENTRE UMA C.SPORT MANUAL OU AUTOMATICA...QUAL ESCOLHER!???

ESTOU VENDO UMA 98/98 CAMBIO MANUAL MUITO BOM ESTADO. NO CASO DO MANUAL TEM ALGUMA RESTRICAO QUANTO AO 4X4 FULL TIME. PODEMOS ANDAR A QUALQUER VELOCIDADE? OU ISSO SO PODEMOS FAZER COM SOMENTE A AUTOMATICA?

Wallace
27/03/2006, 18:29
A Manual não deve ter a opção 4x4 Full-time, ou seja, não vai poder andar em 4x4 no asfalto.
Também vai ter a embreagem para dar problemas.
De quebra a auto também é mais forte (reduzida) e melhor no fora de estrada, mas deve gastar um pouco mais de combustivel.
Veja se tem ABS, pois nem todas 98 tem ABS.

Mauricio Chibata
29/03/2006, 16:52
Aproveitando o gancho, gostaria de uma opinião, acabei de fazer a embreagem da minha cheroka diesel, porem o mecanico me relatou que estão faltando dois parafusos superiores da caixa de marchas que a prendem no motor, sera que posso andar sem problemas ate providenciar os tais parafusos?

Wallace
29/03/2006, 19:00
Uma sport tem 180 cv e não 198.

Marcelo Carvalhal
29/03/2006, 20:38
Uma sport tem 180 cv e não 198.


Na verdade se for 97/98 são 176 CV

Se for 98/98 em diante 180 cv, a partir daí todas ARGENTINAS.....
Com sistema de INJEÇAÕ MPSFI II, com média de até 07 KM/L

GH
30/03/2006, 09:11
Marcelo,

O tal MPSFI II melhora ou piora o consumo?
E antes de serem Argentinas (as 97), são made in USA?

AG
30/03/2006, 10:11
Sei que há diferença de potencia de uma versão para outra, assim como sua origem.

De acordo com o site http://xjconnection.jtv.cc/spec.htm#xj_benz_i6_1991_2001 , os motores 4.0 variam de 173 CV a 190 CV.

Sei também que, as versões que possuem console no teto, sao mais podentes.

A minha particularmente, segundo os selos colado na carroceria, tem origem americana.

Discussões técnicas à parte, alguém de voces já instalaram os kits americanos para melhorar a potencia na Cherokee ? ( tomadas de ar e filtros, espaçadores de TBI, bicos, escapamentos ou módulo de potencia ).

Estou pensando em colocar o espaçador e filtro para ganhar mais alguns cavalos.

O que voces acham ?

Wallace
30/03/2006, 17:15
O Wrangler acho que tem 176 por ter o escape diferente.
As antes de 96 usam um outro motor, também 4.0, acho que deve ser o de 173 cv.
Acho que tinha um 4.0 mais potente, talvez o de 190 cv, mas ele só saiu nas Laredos, pois a Sport já era a Libert.
Eu uso o filtro da ar da K&N que filtra melhor e da mais potencia, mas meu interesse foi mais menos custo a medio longo prazo.
Mas potencia? Precisa mesmos?

AG
30/03/2006, 17:21
O que quero é recuperar os cavalos perdidos com o GNV, não que esteja ruim, mas andar com a cheroka com a cavalaria completa é algo sensacional :mrgreen: :lol:

SEu filtro da K&N veio com o adaptador ( peça que vai do TBI até o filtro ) ou voce utilizou outro recurso ?

A proposito : A fabrica dos amortecedores HDS já voltaram a produzir ? continuo precisando do jogo de amortecedores com lift de 2 a 4".

Wallace
30/03/2006, 18:13
O meu K&N é identico ao original, assim foi para o lugar original na caixa original, mesmo com o Snorkel ARB que tembém mantem a caixa de ar original.
Os HDS nunca pararam de produzir, a importadora é que vem dando canseira.

Marcelo Carvalhal
31/03/2006, 00:44
Marcelo,

O tal MPSFI II melhora ou piora o consumo?
E antes de serem Argentinas (as 97), são made in USA?


Melhora, mas piora para quem tem GNV, este sistema é sequencial, e injeta um cilindro de cada vez de acordo com a necessidade, isso gerenciado pelo TBI (corpo de borboleta) que nesses modelo tem sensor eletronico
~
De 96 áté 97/98 os carros são USA, de 98/98 em diante são ARGENTINAS, mas algumas 2001 ainda são USA para expotção para EUROPA.

AG. para recuperar CV com GNV o certo seria DOIS REDUTORES para diminuir o congelamento e muito mais pressão no GNV e mais dois emuladores.....quer dizer mais $$$$$$$
Não adianta melhorar a ADMISSÃO se o ESCAPE fica IGUAL, para ganhar realmente força tem de diminuir a restrição do escapamento arrancando o ABAFADOR, o primeiro que fica no meio do carro, e se conseguir um bom lugar colocar no lugar uma extenção reta e polida por dentro, o mais reto posível até o ultimo abafador vai te dar mais velociade de escape e aumentar o TORQUE..., não a potência!!!Ou se quiser aloprar de vez, junta um DINDIN, que te dou uma receita para 215 CV sem mecher muito dentro do motor :twisted: :twisted:

samukanvas
31/03/2006, 22:51
Marcelo,

O tal MPSFI II melhora ou piora o consumo?
E antes de serem Argentinas (as 97), são made in USA?


Melhora, mas piora para quem tem GNV, este sistema é sequencial, e injeta um cilindro de cada vez de acordo com a necessidade, isso gerenciado pelo TBI (corpo de borboleta) que nesses modelo tem sensor eletronico
~
De 96 áté 97/98 os carros são USA, de 98/98 em diante são ARGENTINAS, mas algumas 2001 ainda são USA para expotção para EUROPA.

AG. para recuperar CV com GNV o certo seria DOIS REDUTORES para diminuir o congelamento e muito mais pressão no GNV e mais dois emuladores.....quer dizer mais $$$$$$$
Não adianta melhorar a ADMISSÃO se o ESCAPE fica IGUAL, para ganhar realmente força tem de diminuir a restrição do escapamento arrancando o ABAFADOR, o primeiro que fica no meio do carro, e se conseguir um bom lugar colocar no lugar uma extenção reta e polida por dentro, o mais reto posível até o ultimo abafador vai te dar mais velociade de escape e aumentar o TORQUE..., não a potência!!!Ou se quiser aloprar de vez, junta um DINDIN, que te dou uma receita para 215 CV sem mecher muito dentro do motor :twisted: :twisted:

Caraio carvalhal.... nessa msg vc exagerou.... :roll: :lol: :lol: :lol:

leocarioca
04/04/2006, 19:44
Alguém sabe onde encontro os cabos de vela e o jogo de velas da cherokee limited V8 ano e modelo 96?

eichen
07/04/2006, 14:36
Pessoal

Sou novo por aqui e comprei uma sport 99 e to aprendendo muito com voces.

Tive uma L 200 R que fiz o Sertoes 2003 e depois uma L200 RS que fiz o Sertoes 2005. Sem dúvida são os melhores carros para rally de velocidade disponiveis no Brasil.

Porem comprei a Sport pra tracionar uns brinquedos e descobri este forum comecei a ver o que fazem com a cherokee e acabei jogando ela no mesmo roteiro do Rota Sul 2003. Campo, Dunas , areal da Estrada do Inferno etc.... é um carro totalmente diferente uma camionete de corrida (RS) , porém é excelente. Não imaginei que um carro automatico fizesse fosse tão agil e muito gostoso de brincar .Sabendo tocar ela passa por quase tudo

A única modificação que fiz foi colocar 4 amortecedores (feitos) bem duros. Os trazeiros ficaram excelentes , os dianteiros tenho que aumentar a carga porque a suspensão dianteira é muito macia e vai nos calços quando em velocidade. Tenho as seguintes perguntas:

1-existem molas de camionetes nacionais que podem ser substituidas na dianteira para aumentar a rigidez?
2-alguem sabe me informar comquantos graus a valvula termostatica abre? ( este problema de trabalhar acima dos 100 º me poe nervoso...., ja troquei a bomba dagua... lavei radiador ... chequei ventoinhas... mas trabalha sempre lá em cima

3-Virei o carro todo e nao consegui: como faço pra rebater o enconsto do banco traseiro?? procurei por tudo alguma trava e nao encontrei. Alguem pode me informar?

Wallace
07/04/2006, 22:00
2 - É assim mesmo de fabrica, trabalha quente mesmo.

3 - Algumas não rebatem mesmo (fabricadas na Belgica), mas até agora só sabia de 97 assim. Quando tem a trava é uma de cada lado do banco na parte superior.

GH
08/04/2006, 12:33
Pessoal,

Pintou uma 97 Blue Chip Auto bem boa por aqui, esse modelo tem alguma diferença, além da cor?

DANSOARE
11/04/2006, 08:35
Bom dia pessoal,

estou comprando uma Cherokee Sport, já vi algumas, em uma loja o vendedor disse que a diferença da Rubicon para as outras, são somente os detalhes de acabamento externos (protetore de sinaleira, quebra mato, etc...), isto é verdade? Já ouvi falar que a Rubicon teria a suspenção diferenciada.

Wallace
11/04/2006, 13:18
A rubicon não muda em nada mecanicamente para uma Sport do mesmo ano.
Mesmo porque a Rubicon foi feita aqui pegando um Spot e colocando os acessorios nela.

eichen
13/04/2006, 13:52
Pessoal,

fica aqui uma sugestão :

que fizessemos uma lista sobre INTERCAMBIABILIDADE de peças das cherokees com nacionais. Vi em algum lugar um pessoal fazendo isto com o Vitara ( se nao me engano) e achei interessante.

ficam algumas sugestoes:

-amortecedores (remanufaturei os meus- bem duros -e ficou excelente: custo 150,00 cada)
-molas
-rodas
-molas a gas ( porta malas) : inclusive vi alguem falando de usar a do kadett R$ 35,00, mas tb podem ser remanufaturadas)
-coroa/pinhao /rolamentos
-buchas/bieletas (bieletas originais R$324 cada . fiz as duas por 140)
-escapamento
-farois
-espelhos
-radiador/mangueiras /etc
-freios
-etc

- se falei bobagem e já existe , desculpem e me informem onde .

Abraços

Wallace
13/04/2006, 18:01
R$ 150,00 cada amortecedor remanufaturado é um roubo, já que um HDS que não é baratinho custa R$ 200,00 cada novo.
Rodas, a da Ranger tem furação igual, mas pode ter que abrir 1 mm o miolo.
Bieleta não deveria precisar trocar nunca, mas sua buchas sim.
Freios são similares o do Troller a gasolina.
Assim como algumas peças dos eixos.
Cruzeta do cardam traseiro é da kombi antiga.

eichen
17/04/2006, 13:05
Wallace,

-Os amortecedores agora não tem remédio... só pros proximos
-As bieletas , era 324,00 cada bieleta , pois nao vendem as buxas separadas(!) aí consegui quem botasse as buxas.

obrigado pelas dicas.
pelo que tenho acompanhado no forum tem 1 ou 2 com Sport de Porto Alegre, por isto a experiencia de voces é importante

Wallace
17/04/2006, 15:14
Eu uso Bieletas da JKS, que tem uma fixação e buchas diferentes.
Na bieleta original as buchas trabalham forçadas.
Na minha não, e ainda pode ser facilmente desconectada para ter mais curso no fora de estrada.
E devem estar custando menos que estas originais.

Lauro San
24/04/2006, 11:14
Olá Pessoal!

Tenho lido muitas mensagens sobre a Sport e me decidi pelo carro , ms é muita coisa para olhar sem a ajuda de um mecanico que entende desse carro. Tenho em vista uma 2000 que está muito bonita, mas quando liguei o carro apos uns 2 minutos ele deu umas engasgadas, a rotacao caiu e voltou umas tres vezes.Tenho receio de comprar este carro que pode ter tido aquele problema de choque quimico ou estar com problema de alimentacao.Peco ajuda a quem possa me indicar um mecanico bom de cheroka para indicar aqui em sampa.

[]s, Lauro San

Arbass
24/04/2006, 15:39
Lauro,

Se não tiver garantia, larga dela e sai correndo sem olhar prá trás, que nem quando se acorda c/ mulher feia depois de um porre. :mrgreen:
Pode ser de uma bobagem tipo sujeira na injeção até um problema sério ($$$$) c/ módulo, solenóide, sensores, etc. Dê uma olhada no tópico abaixo e vc vai ver q c/ este carro a coisa pode se complicar. :parede: :parede:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18124&postdays=0&postorder=asc&&start=0

A oferta desses carros é maior q a procura, então tenha calma q vc acaba achando um bom.

Abraço,

Lauro San
24/04/2006, 17:05
O vendedor , loja de automoveis, dá a garantia de 3 meses para motor e cambio....., mas se ja está dando estes sinais acho que o melhor mesmo é continuar procurando.Se tiverem mais dicas de como notar os defeitos mais graves pra me previnis agradeço.

Valeu Ary!
Obrigado.

P.S. Tenho aprendido muito lendo as mensagens deste forum e foi atraves das dicas aqui obtidas (autodiagnostico, pontos a observar quando for comprar, etc) que pude perceber a falha na XJ. Como realmente vou comprar uma quero continuar a aprender cada dia mais.
Obrigado a todos.

[]s com a certeza de que a XJ vai me trazer mais alegrias :D que dor de cabeça :putz:

Luís Arato
24/04/2006, 18:04
Sobre molas à gás, tenho a dizer que testei as do Kadett, mas não deram conta do recado, além de custarem, originais, cerca de R$ 100,00, cada.

A questão pode ser resolvida de duas formas tupiniquins:

1. instalar molas à gás do UNO, que é de alta pressão, 500 N, pois nesse carro só tem uma de um dos lados; na parte de baixo, é o encaixe original, na parte de cima, basta colar, com Araldite, a rosca da mola do UNO no terminal original da Cherokee, também funciona uma beleza.

2. (mais tupiniquim ainda) instalar EM PARALELO as molas do UNO nas molas originais? como? na parte de cima com 2 a 3 abraçadeiras, e na parte de baixo, com um "amarrado" de arame; a sustentação assim é garantida; A UNIÃO FAZ A FORÇA !!!!!!!!!!!

Se alguém ficar olhando muito, coloque um pequeno cartaz dizendo para olhar para outra parte do carro.

Em quaquer das opções custa de fato R$ 35,00 cada mola; na verdade, uma só nova em paralelo, de um lado, já dá conta do recado.

OK, podem jogar pedras, mas funciona.

A solução original custa cerca US$ 70,00, posto Br. Demora uns 30 dias.

Cherokee sem pudores.

O vício continua

Gilbertojipeiro38
24/04/2006, 19:47
gostaria de sber qual sensor da borboleta MAP serve no lugar da Sport 97

o defeito da minha so se manifesta em rodovia apos uns 100km, ela falha e fica so com marcha lenta. se desliga um minuto volta ao normal. ja aconteceu isso a dois anos e troquei o chicote do sensor mas eu acho que agora foi pro pau

FernandodeAraujo
24/04/2006, 22:39
Boa noite pessoal.

A minha pergunta vai para o Luís Arato: É que eu não entendi direito esta estória das molas a gás do Kadett. São as molas ou seriam os amortecedores que são a gás? Pode detalhar um pouco mais?
Luis...tenha um pouco de paciência comigo. É que não sou lá essas coisas em mecânica O.K?

Abrs,
Fernando

Luís Arato
25/04/2006, 08:58
Fernando

Como dizia o Vicente Matheus, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Assim é com os amortecedores e as molas à gás.

Amortecedor tem a função de "segurar" o conjunto flutuante da roda do carro, para que ela sempre fique em contato com o solo, o que garante a tração e a segurança. Quando se passa por um buraco, o amortecedor funciona para evitar que a roda dê um pulo, saindo do chão.

Essa ação amortecedora pode ser feita com óleo, o tipo mais comum, e com gás, os tipos mais sofisticados. Tanto um como o outro funcionam beleza, mas o gás é mais estável com o aumento da temperatura, cuja viscosidade até aumenta com ela, favorecendo a função. Com o óleo já é ao contrário, sua viscosidade diminui com a temperatura, podendo diminuir a função amortecedora.

Sem entrar em detalhes de como funcionam os amortecedores, os tipos à gás são mais eficientes e bem mais caros. Nem sei se tem carro nacional que tem amortecedor à gás original.

Um detalhe importante, é que amortecedor não segura o peso do carro, quem faz isso são as molas das suspensões. Já ouvi nego dizendo que quando o amortecedor é novo, ajuda a segurar a "altura" do carro, etc. Pura bobagem, justamente o amortecedor não pode segurar a altura do carro, sob pena de não cumprir seu papel.

AGORA, as molas à gás.

Como vimos, um amortecedor não tem papel de segurar peso, para isso existem as MOLAS.

Nas portas traseiras, capôs, e qualquer tipo de porta, o peso próprio é sustentado pela MOLA À GÁS, que parecem amortecedores, mas não são.

Até, correiqueiramente, chamamos a tal mola à gás de amortecedor, mas não é isso.

Antigamente, os capos, tipo do Fusca, eram sustentados por molas helicoidais, mas estas apresentam problemas técnicos de aplicação para grandes lances de abertura, como nas portas traseiras, o que foi resolvido, de forma excelente, pela mola à gás.

Essa mola, inclusive, ajuda a levantar a porta, bem como ajuda a sustentar na hora de fechar.

Em resumo: amortecedores => suspensão e molas à gás => porta traseira.

Wallace
25/04/2006, 09:17
Oi Luís,
Tem coisa errada ou mal explicada.
Tem amortecedor a óleo, ok.
Mas o amortecedor a gás não é somente gás, mas óleo + gás. O gás ajuda a refrigerar o amortecedor e ajuda a evitar "bolhas no óleo".
Tem a ainda amortecedor a gás (óleo + gás) com alta pressão. Estes nomalmente são melhores ainda.
Se bobear todos os veiculos nacionais vem com amortecedores a gás.

Luís Arato
25/04/2006, 10:00
Verdade Wallace, expliquei mal a história, mas ainda bem que tem sempre bons olhos para cuidar da gente. Obrigado.

Os amortecedores comuns são os hidráulicos, somente com óleo, e tem os pressurizados, que são hidráulicos, mas com gás (no caso nitrogênio) para evitar a cavitação com formação das bolhas que dificultam o fluxo do óleo, "estragando" momentaneamente a função amortecedora.

Nos modelos "à gás" tem os de alta pressão, 25 a 30 Bar, com apenas um "tubo" e os de baixa pressão 2,5 a 5,0 Bar, com 2 tubos.

Tanto um como o outro evitam a cavitação no óleo, mas os de baixa pressão privilegiam o conforto, e os de alta pressão respondem melhor às solicitações mais severas, estes são ditos de "alta performance".

Na Cofap eles chamam este tipo de Turbogás (alta pressão), mas não sei se os carros nacionais saem de fábrica com esse tipo, talvez os mais caros? Na verdade não sei, mas vou verificar, tenho um conhecido que é consultor da DPaschoal daqui de Jaú, vou "pegá-lo".

Não acho caro esse amortecedor HDS, pelo o que oferece e para o que serve.

Hoje ía resgatar a Cheroka em Campinas, mas apareceu uma emergência jurídica, portanto, espero poder ir lá amanhã, para fazer funcionar aquela "jabiraca".

Wallace
25/04/2006, 10:04
O que aconteceu com a sua?

Luís Arato
25/04/2006, 10:13
Wallace,

Aquela "velha" história de falhar, ai tem aquela saga de sensores, transmissão, solenóides, pressão de bomba de gasolina, etc e tal. Já havia dado o problema, mas nunca a ponto de não conseguir andar, mas no domingo passado, na Bandeirantes, a coisa foi feia, cheguei até em Campinas, mas não consegui resolver.

Agora, o falha fica muito evidente quando o motor chega na temperatura de trabalho. Não sei se é com a temperatura ou com o tempo de funcionamento, pois se "esfriar" o carro pega legal e vai embora, depois de um tempo (ao qual estou associando à temperatura) começa a falhar.

O Chris, aqui fo fórum, teve problema nesse sentido e foi com a sonda de O2 antes do catalisador. O Marcelo Carvalhal comentou sobre o sensor de temperatura. Noutro dia estávamos pesquisando os solenóides da transmissão.

A verdade é que não se tem ainda um diagnóstico definitivo para essa falhas. Espero que isso venha dessas experiências.

Tem alguma idéia?

FernandodeAraujo
25/04/2006, 10:28
Luís Arato e Wallace.

Obrigado pela aula sobre amortecedores e molas :concordo: Agora já estou menos cego do que antes.

Valeu pessoal :D

Abrs,
Fernando

Gilbertojipeiro38
25/04/2006, 12:14
Wallace e Carvalhal


sera que eh possivel arrancar todo sistema de injeçao e instalar um conjunto Digipulse com sensores Marelli
A minha tem caixa mecanica

Ja gastei mais do que isso em diarias de hotel e mexanicos de beira de estrada

Marcelo Carvalhal
25/04/2006, 21:01
:dance: :dance: :dance: :dance:


DÁ PARA FAZER SIM.....

Inclusive ia fazer a na minha, já tinha até aranjado o câmbio de WRANGLER, que é mais curto, mas ia levantar o carro tbm bem umas 6" e mexer em eixo etc....

Tive um problema sério com meu chicote de IGNIÇÃO que terminou sendo substituido e tive de comprar um Módulo NOVO, um dia conto toda a história :parede: :parede: :parede:

Vc vai poder aproveitar os BICOS, mas o problema são as tomadas que não achei similar fácil.

Entre uma das opções barartas era o sistema do motor GM 4.1 .1999, tem a pressão de bomba e leitura de lâmbida muito parecida...

Na verdade eu ia usar de IGNORÂNCIA, e ia colocar um WEBER DOUBLE :twisted: :twisted:

Mas se seu carro é mecânico dá pra fazer......o problema é quando vender seu carro convencer o novo dono que o sistema vai funcionar :pensativo: :pensativo:

Gilbertojipeiro38
26/04/2006, 08:04
Carvalhal

gostaria de mais detalhes????

nao pretendo vender o carro. Eu o adotei como da familia igual ao Engesa ( 17 anos na minha garagem).

acho que se for vender um motor que funcione eh um otimo argumento

Wallace
26/04/2006, 12:16
Tem alguma idéia?Eu não tenho nenhum, pois a minha somente deu um problema uma unica vez que estava parado e ela simplemente morreu.
Mas ligou só demorando um pouco mais para pegar.
Não sei o que foi mais nunca mais aconteceu e isso faz anos.
Mas estava bastante quente.
Não sei se foi alguma vaporização de combustivel, sujeira ou alguma falha de leitura de algum sensor.

nzardo
26/04/2006, 17:11
:oops: Pessoal gostaria de agradecer a todos os participantes e principalmente aos seus comentários, que para mim foram e estão sendo muito uteis.........principalmente a estória do auto-check......... :palmas: :palmas:

Bom, chega de puxação........to na tentativa de comprar uma Cherokee Sport, tá dificil só tem bagaço a venda :shock: :shock:

Uma que testei, seguindo toda a conversa de vcs, que é automática, e não tenho nenhuma experiência com este tipo de câmbio, no momento em que parei, senti no pedal de freio e no próprio carro, um pequeno tranco, como se o disco da embreagem se separase de uma vez do plato.........não sei se me expliquei bem........ :? isso é normal??

A quem possa me ajudar........

Grato,

Luís Arato
26/04/2006, 18:27
Wallace

É que você, acho que li isso, comprou a sua 0km, novinha em folha, e com seu conhecimento e cuidados, decerto que a condição geral (mecânica, elétrica e eletrônica) vai estar em melhores condições.

A minha comprei usada, bem sem conhecer o "riscado", mas como queria, fiz, a qualquer custo.

Mas estou aprendendo, pode crer que melhoro. Se não conseguir deixar essa nos trinques, procuro uma até achar. Gostei definitivo da brincadeira.

É por isso que ainda não saí "investindo" na minha, colocando guincho, levantando a suspensão, pneus, etc, pois não sei se fico com ela.

Alías, de repente estou até para comprar uma ZJ, 1997, Limited, com 65.000 km, está no geral muito boa, pois é de uma empresária daqui desde nova.

Para falar a verdade, gosto muito da Sport.

Quinta em Campinas, operação RESGATE.

Notícias depois.

Luís Arato
26/04/2006, 18:47
nzardo,

é, pode ser a embreagem do conversor de torque, um solenóide de downshift, mas para ter certeza, somente com a avaliação de um especialista em transmissão automática. Pode crer que economiza tempo, e $$$$$$$$$$$$$$$.

Fuja de Cherokee's no "bagaço", salvo se tiver vocação para viver prerigosamente. Além de ter grana, claro.

nzardo
27/04/2006, 16:37
Luís Arato,

Obrigado pela resposta, mas não tenho a menor idéia do que é um solenóide, pena que o pessoal não deu mais opiniões, "creio" que esta Cherokee vale a pena, as da webmotors, vi praticamente todas, e não se salva nenhuma, esta encontrei na rua e tive a paciência de esperar o dono...............também já faz quatro meses que estou na procura.
As do mercado livre ""Deus me livre"", e agora não há mais nenhuma oferta da Sport, sumiram do ML.

Esta Cherokee que me refiro, parece que saiu da concessionária, único dono, tá com 58.000 Km, lisinha sem riscos, totós ou batida, a única coisa que deu no saco, foi este tranquinho, que percebi em algumas vezes, por isso, fiquei na dúvida, como sou leigo no assunto, principalmente com relação a transmissão automática, estou pedindo a opinião do pessoal deste forum........

Outra coisa, o Wallace, tem loja em algum lugar, se sim, qual o endereço?, gostaria de ver o tal suporte externo do estepe.........

Se alguem souber onde encontro as setas dianteiras brancas me de um toque, eu vi uma na foto do Samukanvas neste forum e achei legal......

Bom, fico por aqui aguardando colaboradores!!!!!

Luís Arato
28/04/2006, 14:29
Se gostou do carro, não custa levar num mecânico para ver a transmissão, se bem que não há milagres, parece que eles, os defeitos de verdade, só aparecem depois que compramos o carro.

Mas, qualé, para viver uma vontade, tem mesmo é que pagar para ver.

Uma sugestão, faça uma procura no www.carsale.com.br, tem algumas Sport lá, até em lojas.

Para falar com o Wallace, é só mandar mensagem para ele, por aqui mesmo, ou por MP, vai sempre ter resposta.

Boa sorte.

Wallace
28/04/2006, 16:02
Loja aberta ao publico no momento não, mas tenho um showroom.
Mas não vendo o suporte de estepe.
O meu foi o Rodrigo qa RC 4x4 que fez, mas pode vir aqui ver o meu.
Estou no Brooklin proximo ao Shopping Morumbi.
Se quiser marcar para vir aqui é só me ligar:
5041 3603

nzardo
30/04/2006, 19:14
Luis Arato,

Dei uma sapiada na carsale, e lá a maioria também esta anunciada na webmotors, tem umas lojas desesperadas para vender, tem uma que pedia 30.900, baixou para 27.900,, dai fui dar um molhada, e prá variar BAGAÇO, não compraria nem por 20.000,.............

Também tem a mesma cheroca anunciada por particular a 31.900, e por uma loja a 30.000, ..........vai entender..........

Wallace,

Fechando o negócio, assim que possivel te ligo e vou passar por ai!!!

Saudações a todos!!!!!!!!

Luís Arato
02/05/2006, 10:00
Aqui em Jaú, tem uma Rubicon, até já vi uma vez, tava bem razoável, mas não andei nela, sei que apesar de ser 1998 (não conferi no documento) é 4.0 6L, e não V6. A loja é de confiança, chama MM Veículos, e o telefone é 14 3622-9151, com Henrique Madalena.

Pode ver pelo site www.carrojau.com.br, e pesquisar por cherokee.

Do mesmo jeito tem o www.carropiracicaba.com.br, que tem também umas Sport; tem uma loja que tenha alguma referência, a Flavinho Veículos.

Em qualquer das possibildiades, são apenas meras indicações, não consistindo sequer referência, o que quer dizer que tem que entrar em contato e verificar pessoalmente as condições dos veículos.

Na daqui de Jaú, se quiser, posso ir lá dar uma olhada, para ver se vale a pena vir conhecê-la.

Wallace
02/05/2006, 10:07
Não existe Cherokee V6, somente em linha

Luís Arato
02/05/2006, 11:20
Não existe Cherokee V6, somente em linha

Nossa, então, pensava que só escreviam errado os anúncios das 1997!!!

Bem que achei estranho o dia que abri o capô daquela Rubicon, que está a venda aqui em Jaú, falavam que era 1998 e estava esperando o tal V6, quando vi o 6L, fiquei realmente confuso.

Mas, me parece que já vi a inscrição V6 em algumas Sport.

O último modelo é V6, que até baixaram o preço para R$ 115.000,00.

Luís Arato
02/05/2006, 11:28
Wallace,
até na tabela da FIPE tem Sport V6, lá consta uma Rubicon para o ano de 1998, e uma Country para os anos de 1992 a 1994. Além das 3.7 V6 de 2002 até agora. Na Sport, consta somente a 4.0, que deve ser a 6L, para os anos de 1995 a 2001.
Na Rubicon que vi, 1998, não confere com a informação da tabela da FIPE, que indica ser V6.

Wallace
03/05/2006, 10:30
Novamente, não existe Cherokee V6 normalmente no Brasil.
As novas 3.7 são as Liberty que o pessoal vende aqui como Cherokee, estas sim são V6.
Não existe Rubicon V6, 6 cilindros é tudo o 4.0 em linha.
Até existe umas bem antigas com V6 2.8 GM, acho que de 84 a 87 quando saiu o 4.0 AMC.
Este 4.0 for reformulado acho que em 96 sendo em principio um motor novo, mas também 4.0 6 em linha.
Existe ainda o 4 cilindros 2.5.
Fora os Diesel, o Renault 2.1 4 cilindros Turbo em 1987 e o Turbo Diesel 4 cilindros que foi vendido aqui.
E a Rubicon não muda nada, é somente um Sport que foi colocado uns acessorios que estavam encalhados. Nem vale mais que uma Sport.

nzardo
03/05/2006, 10:38
Luis Arato,

Muito obrigado pelo seu empenho em me ajudar a entrar no mundo das Cherocas :palmas: :palmas:

Pena que não obtive mais opiniões :( :cry:

Como vc disse e com razão "é pagar pra ver" e realmente os defeitos só aparecem depois da compra :putz:

Parece que até o final desta semana se resolve, o cara não quer se separar dela, ainda bem que a mulher dele é uma mala :concordo: o que esta ajudando na aquisição :D

Como a Cheroca está com os pneus originais, gostaria de saber a recomendação para ela ficar com uma aparencia invocada, sem gastar muito :shock: qual é a maior medida possível com a suspensão original :?: , com certeza o uso será uns 70% asfalto :roll:

Aparentemente a traseira é um pouco mais baixa que a dianteira :!: , é isso mesmo :?: , existe algo simples para pelo menos igualar a altura :?: , gostaria de saber se vale a pena e se não dá problemas de estabilidade :?:

Hoje tirei o dia prá atormentar com tantas perguntas :mrgreen:

Nem comprei e já estou querendo dar um trato :twisted:

Abraços...........

Wallace
03/05/2006, 11:07
É isso mesmo, a traseira é mais baixa.
O maior pneu com ela original é os 235/75 R 15 o que normalmente é o pneu original mesmo.
Se colocar um kit de 3 polegadas como o HDS (US$ 690) pode colocar os 31 não precisando modificar mais nada. É certamente a melhor receita para uma Cherokee Sport.

Luís Arato
03/05/2006, 11:14
nzardo,

nessa questão de pneus e suspensão, com a palavra WALLACE, mas pelo que já li, não cabe pneu maior do que o 235, pois deve raspar em algum lugar, para pneus maiores tem que levantar.

Ainda não cheguei nessa área, pois ainda quero aferir a confiabilidade do conjunto motor/transmissão, mas logo chego lá; mas, posso adiantar, que está nos planos um "lift" de 3" e pneus um pouco mais "bojudos" dos que o 235 original.

Para levantar a traseira, tem os conjuntos técnicos e o recurso do "calço", mas neste último caso, tem que verificar, e tomar muito cuidado, com a geometria de amortecedores, flexíveis, etc; tudo tem que ser compatível com a nova altura; pelo que falam a estabilidade não fica comprometida, com projetos bons, claro.

Parece que a Cherokee do Wallace tem lift de 8" (?), deve precisar de uma escada. No meu caso, isso está descartado, de vez em quando transporto minha sogra, e não quero ter que carregá-la para dentro e para fora do carro. E olhe que gosto dela (sem mentiras).

Wallace
03/05/2006, 11:40
Ainda não tem os 8 de lift, esta original, mas vai ficar sim com + 8 polegadas de suspensão e pneus 35.

nzardo
03/05/2006, 15:35
Wallace,

Do que é composto este Kit de 3 :?:

O fato de mudar a inclinação dos cardãs não causa nenhum problema :?:

Só para dar uma levantadinha na traseira, mantendo pneus originais é possivel :?: causaria algum problema :?: , tô pensando em fazer isto pois a Cheroca tá com dois pneus bons + o estepe 0Km, assim só investiria em 1 pneu :mrgreen:

Abraço..........

FernandodeAraujo
03/05/2006, 20:11
nzardo.

Coloquei um Kit Gás na minha Cherokee. Por conta disto, a parte traseira ficou um pouco arriada devido ao peso dos cilindros. Dai eu comprei um Kit de 3" para levantar toda a Cherokee. Depois fiquei pensando e achei que não ia valer a pena ficar colocando calços aqui e ali e resolvi simplesmente levar a Cherokee em um posto de molas aqui na minha cidade e dar uma arqueada nas molas. Aproveitei e troquei todas as pastilhas separadoras das molas (não sei se o nome correto é este) que já estavam muito acabadas. O serviço ficou muito bom. As nossas molas originais são feitas de material de excelente qualidade (as nacionais nem chegam perto)e seguram muito bem o arqueamento. Nos testes que fizemos no posto de molas, chegamos a subir cerca de 12 cm na traseira. No final optei por subir apenas cerca de 5 cm.
Diante disso tudo, acho que para o que você esta se propondo, ficaria mais barato e menos problemático apenas arquear as suas molas um pouco.

Abrs,
Fernando

Arbass
04/05/2006, 05:28
Fernando,

Acho q seria melhor ter acrescentado uma lâmina ao feixe. Pelo q sei, o arqueamento pode "enfraquecer" a mola. Mas o importante é q ficou bom.
Quanto custou o serviço? Vou mandar dar uma revisada nas minhas e queria ter uma noção do preço.

Abraço

PS- Alguém conhece uma boa oficina de molas dentro da cidade do Rio de Janeiro? Tem várias fora, nas estradas, mas eu estou querendo uma mais perto.

Wallace
04/05/2006, 11:35
Wallace,

Do que é composto este Kit de 3 :?:

O fato de mudar a inclinação dos cardãs não causa nenhum problema :?:

Só para dar uma levantadinha na traseira, mantendo pneus originais é possivel :?: causaria algum problema :?: , tô pensando em fazer isto pois a Cheroca tá com dois pneus bons + o estepe 0Km, assim só investiria em 1 pneu :mrgreen:

Abraço..........O kit HDS de 3 da XJ tem:
- Molas Dianteiras
- Lâminas p/ Molas Traseiras
- Blocos de 1" p/ Molas Traseiras
- Braços inferiores dianteiros
- Suporte p/ Barra Estabilizadora (acho que este não esta na foto)
- Amortecedores

É por isso que indico o kit que 3", já que com ele não vei ter problema de vibração nos cardans.

Pode eventualmente levantar 1,5 cms colocando um calço entre a mola e o eixo assim como no bantente do eixo traseiro, com calços de nylon, por exemplo. A minha tem isso, mas foi só para os Black Star na medida do original rasparem menos devido aos seus grandes cravos laterais.

Wallace
04/05/2006, 11:42
Fernando,

Acho q seria melhor ter acrescentado uma lâmina ao feixe. Pelo q sei, o arqueamento pode "enfraquecer" a mola. Mas o importante é q ficou bom.
Quanto custou o serviço? Vou mandar dar uma revisada nas minhas e queria ter uma noção do preço.Isso mesmo, o arqueamento pode funcionar 1 dia, 1 semana, 1 mes, 1 ano.
Eu não faria nunca, ou troca a lamina e/ou coloca mais 1 lamina.
Se quer levantar pode ser uma laminha ad-lift (como uma lamina inverdida) e/ou troca a lamina mestra por uma maior e mais arqueada.

nzardo
04/05/2006, 15:04
Fernando,

Agradeço a ajuda, mas não acho adequado forçar as molas, creio que um calço (pequeno) ou uma lamina a mais deixaria a suspensão mais confiavel, evitando surpresas desagradaveis....... :shock:

Abraço!!!!!!!!!!

FernandodeAraujo
04/05/2006, 15:09
Oi Arbass.

No meu caso especifico, devido ao aumento substancial de peso em decorrência da colocação de dois cilindros de 18m3, optamos pela colocação de uma lâmina extra.
Acho que você tem toda razão em sua observação.
Não mencionei este detalhe para a resposta ao nzardo porque me parece que ele só quer subir um pouco a parte traseira do Cherokee dele.
Existe um termo técnico utilizado pelos engenheiros mecânicos que descreve a capacidade de uma mola manter o arqueamento sofrido. Não me lembro do termo pois não é exatamente a minha área, sou físico e não engenheiro. O fato é que as molas de nossos Cherokees são de ótima qualidade e aceitam bem e conseguem manter o arqueamento imposto. Certamente, se for o caso de colocar uma carga fixa extra, a colocação de uma lamina a mais seria o ideal.
O custo ficou em R$530,00 que foi parcelado em 2 vezes.
O material utilizado foi:
02 lâminas extras
12 pastilhas espaçadoras de nylon (6 em cada feixe de molas)
04 conjuntos de parafusos, porcas e arruelas
04 novos perfis em U para amarrar os feixes
pintura nova de todo o conjunto
M.O de aproximadamente 07 horas de serviço + arqueamento.
Os feixes foram colocados e retirados cerca de 5 vezes, seguidos de novos arqueamentos, até se obter a medida exata da altura desejada.
Não foi preciso trocar os grampos originais.

Se você precisar de mais informações escreva que o que estiver ao meu alcance eu te passo sem problemas.

Abrs,
Fernando

nzardo
04/05/2006, 15:14
Wallace,

Tô babando neste Kit :lol:

De momento, como já estou investindo na aquisição da Cheroca, e ainda tem a estória do seguro, fora uma eventual surpresa, vou deixar o Kit prá depois, além do mais, teria que adquirir 4 pneus, pois creio que com o Kit e pneus originais ia ficar um pouco ridicula :cry:

Este calço que comentou (1,5 cm) já deixaria a traseira, pelo menos na mesma altura da dianteira :?:

Tem alguma dica de onde posso colocar este calço :?:

Se tiver uma dica de onde encontrar pneus a bom preço, também agradeço :lol:

:concordo: Abraços!!!

:mrgreen: Agradeço também ao Arbass pela intervenção :palmas:

Luís Arato
04/05/2006, 15:47
FernandodeAraujo,
Fernando

Você estaria se referindo ao módulo de elasticidade? que é característica própria do material usado para uma mola, que independe da forma e dimensões da mola.

O que se tem que verificar, é se na nova forma, as propriedades elásticas do material da mola são suficientes para a carga.

Claro que numa mola têm vários fatores, como tenacidade, resiliência, flexibilidade, recíproca da rigidez; esta podendo ser axial, flexional, torcional e de deslizamento (característica marcantes para os feixes de molas - pelo escorregamento que as lâminas têm entre si, nas mudanças de curvatura), etc.

Acho que nem é o caso de discutir tanto. Mesmo porque, tem que viver para ver, ou melhor, pagar para ver no que dá.

FernandodeAraujo
04/05/2006, 16:35
Oi Luís Arato.

O termo mais adequado talvez seja o resiliência que diz respeito à propriedade de alguns materiais de acumular energia, quando exigidos e estressados, e voltar ao seu estado original sem qualquer deformação. Digamos que o material do qual as molas de nossos Cherokees sejam feitas tenha uma boa resiliência.
É claro que tudo tem limites. Não é colocar uma massa extra de 200 a 300 kg na traseira e achar que uma arqueada vai resolver o problema porque muito provavelmente não vai e vai deixar sequelas nas molas a curto prazo.
Agora, subir 2 cm ou 3 cm na traseira, sem uma carga extra fixa, não significa um arqueamento de porte nas molas, de modo que acredito que não haja comprometimento das características do material.
Tem gente que quer subir 8" na suspensão. Já vi Cherokee com 10". Aí a estória é outra.
Quando fiz um relato ao amigo nzardo ou ao Arbass, imaginei, pela colocação do nzardo, que ele estava se referindo a algo "soft". Se for para colocar pneus 33" provavelmente não dá.
O que posso testemunhar, é que há cerca de dez anos fiz um arqueamento nas molas e a colocação de jumelos com buchas de poliuretano em um Jeep Ford 83 e tá tudo lá até hoje sem nenhum problema. Por outro lado, em um Feroza 95, há cerca de 2 anos, fiz o arqueamento por conta de um Kit Gás colocado, e as molas já perderam o arqueamento...imagino que foi devido a não colocação de uma lâmina extra no feixe de molas do Feroza. Talvez, quem sabe, devido à molas fabricadas com material de não tão boa qualidade, características ou mesmo não tendo sido projetadas para nada extra alem do previsto no projeto original.
Resumindo: Não tive a intenção de criar nenhuma seleuma aqui no Forum. Apenas estou dando um depoimento do que aconteceu com os 3 veículos 4x4 que são de minha propriedade.

abrs,
Fernando

nzardo
04/05/2006, 18:35
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Por isso que eu gostei deste forum, todo mundo conta a sua experiência e chega-se a melhor conclusão :concordo:

Fernando, fiquei com uma dúvida :pensativo: , vc comentou que havia colocado o Kit de 3, e ainda arquear o feixe por conta do GNV, mesmo colocando o Kit de 3, a traseira ainda fica mais baixa que a frente :?:

O Wallace comentou que um ''calcinho'' de 1,5 cm não afetaria em nada, e já perguntei prá ele, se este 1,5cm é o suficiente para a traseira "alinhar" com a frente....será :?: :?:

Também tô precisando de dicas :mrgreen:

Onde tem precinho bom para pneu :?: :?:

E já perguntei por aqui a respeito do pisca dianteiro Branco :wink:
Na verdade gostaria mesmo de saber se existe algum lugar que tem acessórios para este carro. :wink:

:mrgreen: Abraço Geral..........

FernandodeAraujo
04/05/2006, 19:47
Oi nzardo.

Deixa eu tentar te explicar o que fiz.
Inicialmente eu comprei um Kit para suspender o Cherokee como um todo em cerca de 2". O Kit que me foi enviado foi de 3".
O que mais me atraia no Kit eram os braços inferiores com perfil tubular ( os originais estavam no bagaço e eram fracos a meu ver) e todas as buchas em poliuretano para a suspensão dianteira. O kit tinha tambem 2 amortecedores traseiros da S10, um jogo de grampos, calços (espaçadores) para a caixa, calços para os feixes de molas traseiros e dois calços em poliuretano grafitado para serem colocados nos amortecedores dianteiros.
Depois de ter o Kit em mãos eu achei que iria ter que fazer umas adaptações que não me agradaram. Tipo, comprar parafusos especificos, mais longos, de um aço especial, para serem colocados na caixa com os espaçadores. Aumentar o diâmetro dos furos nas placas onde iriam ser colocados os novos grampos que eram mais longos e mais grossos. Fazer algumas alterações nos calços que deveriam ser colocados nos feixes de molas traseiros. Daí resolvi colocar apenas os braços inferiores e todo o jogo de buchas da suspensão dianteira.
Ocorre que com a colocação dos cilindros de gás, a dianteira ficou mais alta do que a parte traseira que abaixou muito com o peso extra.
Foi neste ponto que eu definitivamente optei por dar uma pequena arqueada nas molas (pequena mesmo) com a colocação de uma lâmina a mais em cada feixe.
Andei medindo a altura traseira de uns Cherokees aqui da minha cidade e decidi subir a traseira da minha em 2 cm a mais alem do padrão encontrado nestas Cherokees. Foi isto. Simples assim.

Não saberia dizer para você se 1,5 cm seriam suficientes para alinhar a altura da sua suspensão traseira com a dianteira. A melhor maneira seria você medir com uma fita métrica as alturas atuais e decidir o quanto aumentar se for o caso, de modo a mante-las alinhadas ou ligeiramente diferente.

Os preços de pneus variam muito.Tanto em função do revendedor como do tipo de aplicação e marca do pneu.
Eu estou usando pneus nas medidas normais, da marca Bf GoodRich A/T que estavam custando R$ 510,00 cada um aqui em Teresópolis.

Que dicas você gostria de ter? Existem milhares de assuntos possiveis de serem abordados. Algumas eu poderia dar. Outras, certamente tem gente mais abalizada em certos assuntos para nos ajudarem. O amigo Wallace por exemplo, mais uma vez esta nos brindando com seu valioso auxílio neste tópico.

Com relação a acessórios, o pessoal fala muito na ASKBY. O próprio Wallace, se não me engano, importa alguma coisa sob encomenda. A turma tambem se anuncia aqui pelo forum volta e meia. É só dar uma bisbilhiotada que você vai encontrar uns importadores independentes.

Espero ter ajudado de algum modo.

Abrs em todos,
Fernando

Luís Arato
05/05/2006, 08:29
Fernando

Resiliência é a capacidade de a mola voltar ao estado original, forma e características intrínsecas, mas não é exatamente a capacidade dela suportar mudança de geometria (arqueamento).

O que interessa, é que entendemos sua experiência, da qual concordo com tudo, :concordo: . Na minha tem pneus iguais aos da sua, BF, muito bons, tô fazendo rodízio a cada 5000 km.

Estou esperando a informação do calço de 1,5 cm para, eventualmente, testar.

Abraços

nzardo
05/05/2006, 09:32
Fernando,

:parede: Que cabeçudo :!: :!: , realmente, nada como uma trena prá saber quantos cm devo subir a traseira :concordo:

Também a anta aqui nem pegou o carro e já quer dar um trato :oops:

Acho que a estrutura da minha mensagem não deixou claro :putz: , por enquanto as dicas que necessito são com relação aos pneus e acessórios, como disse por enquanto :wink:

Esses pneus BF A/T, roncam muito na estrada :?:

Luis Arato,

E vc resolveu os problemas da sua Cheroca, xeretando o forum, me pareceu que vc esta meio decepcionado com ela, querendo trocar por uma ZJ, como está esta novela :shock:

Abraços..........

Luís Arato
05/05/2006, 10:14
nzardo,

Não estou decepcionado com a Sport, na verdade, gosto mais a cada dia.

O que acontece, é que não gosto é de não ter o controle (contínuo, não discreto) sobre uma sistema que tem que me servir, e à minha família. Não quero sair para as estradas da vida e ficar na mão, até por questões de segurança. Pode dar qualquer problema, desde que eu saiba como arrumar, esta é a filosofia.

Em relação ao problema, a tal falha, até que apareça algo que diga o contrário, digo que foi resolvido pela troca do sensor de O2. Vou fazer uns "A/T tests" neste fim de semana e informo depois.

Também não quero trocar minha XJ pela ZJ, Limited, mas, como diz um caboclo aqui de Jaú, queria "possuir" uma em específico, a da tal mulher que tem uma 1997, e está intacta.

De repente, se a muié quiser vender a ZJ, e eu não for comprar, aviso pelo fórum, para que algum candidato se manifeste (claro que terá que vir pessoalmente a Jaú, verificar o veículo, andar, testar, gostar, negociar, etc).

nzardo
05/05/2006, 10:39
Luís Arato,

Entendo perfeitamente a sua situação :wink:

Em meados de 90, tive uma triste experiência com um Niva :putz:

A comparação que faço com este carro, é como se vc se apaixona-se por uma prostituta :twisted: , vc se dedica, cuida bem dela , faz de tudo por ela, mas a maldita continua te traindo :shock:

Claro que a mecânica de um Niva nem se compara com as Cherocas, é outra coisa.......... :pensativo: , pelo menos é o que espero :concordo:

Por outro lado, encontrar esses carros inteiros, por experiência, é muito dificil :putz: , e se aparece uma ZJ, inteirona, claro que dá agua na boca :dance:

Hoje mesmo, no aguardo do Dono da Ckeroca acertar os documentos, para efetuar a compra, me liga um sujeito, dizendo que encontrou uma Laredo 97 inteiraça :dance:

:putz: ai, ai, ai...........a Sport tá com 64.000 e a Laredo 77.000.....

Fica dificil........ :roll: , são tantas tentações....... :twisted: :twisted:

Abraços.........

FernandodeAraujo
05/05/2006, 11:52
Bom dia pessoal!

nzardo, Luís Arato e amigos do Forum.

Tem um site de um caboclo australiano muito detalhista e obssessivo, especializado em Cherokee. O cara é completamente alucinado mas ao mesmo tempo super competente. Nunca ví nada parecido na rede. Ele aborda diversos assuntos passo a passo com acompanhamento fotográfico de tudo o que le fez na sua Cherokee. Penso que seria de valia para toda rapaziada aqui do forum conhecer o site, se é que todos já não o conhecem, e eu aqui pensando que estou contando algo de novo:http://go.jeep-xj.info/

nzardo.

Eu gosto muito dos pneus BF GoodRich A/T. Nunca observei nenhum tipo de ruído nestes pneus. Não sou um conhecedor de pneus mas reputo este pneu como um dos melhores. Ele é um dos preferidos nos EEUU. Parece que o Luís Arato tambem optou por eles. Até onde eu sei, se você utilizar um Mud Terrain em asfalto, aí sim, você certamente tera um baita desgaste prematuro alem de muito barulho. Ele certamente não é o pneu mais indicado para trilhas pesadas; mas certamente vai muito bem para eventuais incursões pelo interior em fazendas e estradas lamacentas.
No Feroza eu estou usando o Wrangler AT/S que não é tão bonito quanto o BF GodRich, mas é muito macio, muito bom na chuva e tem excelente durabilidade. Mediano em estradas lamacentas.
No Jeep Ford eu estou com o Scorpion da Pirelli...fraquinho a meu ver. São duros demais, gastam muito e na minha experiência, uma eca na lama.
Agora veja bem nzardo, é dificil para um leigo como eu fazer uma comparação objetiva porque estamos falando de 3 veículos distintos e com características bem diversas apesar de serem todos 4x4. Inevitavelmente, entram fatores subjetivos nesta comparação superficial. As opniões de outros colegas do Forum serão muito importante para você poder fazer uma escolha mais equilibrada.

Outra coisa: Sei não..rsrs... eu ficaria com a Cherokee Sport...Mas sabe como é..gosto é gosto e a decisão é subjetiva sob certos aspectos. Tô aqui imaginando como você esta se sentindo...espectativa de brinquedinho novo ...mil planos e viajando a mil...a gente fica igual a criança.

Luís Arato.

Valeu as dicas sobre resistência de materiais e em especial sobre resiliência. Eu sou um físico meio que desnaturado que debandou para a área de Engenharia Biomédica e de educação...daí o pouco conhecimento em materiais. Acho super importante esta troca entre a gente, pois vamos aprendendo uns com os outros. Dicas mais técnicas como as suas são super bem vindas. Conte mais coisas pra gente Luís.

Abrs em todos,
Fernando

Wallace
05/05/2006, 13:39
Existe um termo técnico utilizado pelos engenheiros mecânicos que descreve a capacidade de uma mola manter o arqueamento sofrido. Não me lembro do termo pois não é exatamente a minha área, sou físico e não engenheiro. O fato é que as molas de nossos Cherokees são de ótima qualidade e aceitam bem e conseguem manter o arqueamento imposto. Certamente, se for o caso de colocar uma carga fixa extra, a colocação de uma lamina a mais seria o ideal.
O custo ficou em R$530,00 que foi parcelado em 2 vezes.
O material utilizado foi:
02 lâminas extras
12 pastilhas espaçadoras de nylon (6 em cada feixe de molas)
04 conjuntos de parafusos, porcas e arruelas
04 novos perfis em U para amarrar os feixes
pintura nova de todo o conjunto
M.O de aproximadamente 07 horas de serviço + arqueamento.
Os feixes foram colocados e retirados cerca de 5 vezes, seguidos de novos arqueamentos, até se obter a medida exata da altura desejada.
Não foi preciso trocar os grampos originais.
Abrs,
FernandoAlguns materiais tem uma fase elastica do material que é onde as molas tralham normalmente. Onde retornam a posição original depois de retirada a carga.
Existe ainda a fase plastica do material onde ela não retorna a forma original, ficando deformada em relação a forma original.
Quando se "arqueia" uma lamina se esta trabalhando na fase plastica.
Só que ao trabalhar na fase plastica normalmente se altera as caracteristicas do material. Podendo alterar sua fase elastica e mesmo sua da sua carga para entar na fase plastica. Ai pode perder o arquamento e ainda ficar pior que antes do arqueamento.

Wallace
05/05/2006, 13:43
Este calço que comentou (1,5 cm) já deixaria a traseira, pelo menos na mesma altura da dianteira :?:

Tem alguma dica de onde posso colocar este calço :?:
Pode ser, mas a ideia não é essa, não coloque se for somente por razão estetica. Pois mesmo que pouco ele faz as molas trabalharem com uma alavanca que pode afertar sua durabilidade.
Eu mesmo fiz e instalei os meus. A medida foi justamente o que sobreva de rosca dos Us e do material disponivel no mercado.

Wallace
05/05/2006, 13:48
Agora, subir 2 cm ou 3 cm na traseira, sem uma carga extra fixa, não significa um arqueamento de porte nas molas, de modo que acredito que não haja comprometimento das características do material.
Tem gente que quer subir 8" na suspensão. Já vi Cherokee com 10". Aí a estória é outra. abrs,
FernandoSe arqueou qualquer coisa já deve ter mudas as caracteristicas do material.
Com + de 3" na XJ o ideal é trocar no minimo a mola mestra ou mesmo todo o feixe.

Wallace
05/05/2006, 13:55
Eu gosto muito dos pneus BF GoodRich A/T. Nunca observei nenhum tipo de ruído nestes pneus. Não sou um conhecedor de pneus mas reputo este pneu como um dos melhores. Ele é um dos preferidos nos EEUU. Parece que o Luís Arato tambem optou por eles. Até onde eu sei, se você utilizar um Mud Terrain em asfalto, aí sim, você certamente tera um baita desgaste prematuro alem de muito barulho. Ele certamente não é o pneu mais indicado para trilhas pesadas; mas certamente vai muito bem para eventuais incursões pelo interior em fazendas e estradas lamacentas.
No Feroza eu estou usando o Wrangler AT/S que não é tão bonito quanto o BF GodRich, mas é muito macio, muito bom na chuva e tem excelente durabilidade. Mediano em estradas lamacentas.
No Jeep Ford eu estou com o Scorpion da Pirelli...fraquinho a meu ver. São duros demais, gastam muito e na minha experiência, uma eca na lama.
Abrs em todos,
FernandoMUD não gasta mais não. Algum MUD especifico pode gastar mais, mas ai é algo especifico. Mas realmente normalmente fazem barulho. Eu uso os MT/R que são MUDs, mas é bem provavel que passe para os BF AT quando comprar os 35... ou quem sabe um Baja Claw... rs rs

nzardo
05/05/2006, 17:20
Fernando,

Obrigado pela dica dos BFs :dance: , agora o site que vc enviou SENSACIONAL!!! :palmas: :palmas: pena que meu ingles é uma mér...

Gosto da Sport, é que vira e meche a dona da pensão dá os seus palpites, e ela gosta da Laredo :shock:

Realmente tô um bestão a mil, pior que criança :twisted:

Abraço.............

nzardo
05/05/2006, 17:28
Wallace,

Sinceramente, é só por questão de estética :oops: , não me agrada a traseira mais baixa :?

que eu vou levantar já é certeza, só não quero fazer uma cag.. muito gande, só pequenininha :lol:

Por isso que estou questionando a respeito do tema :roll: afinal :!: :!: com o Kit de 3" a traseira continua mais baixa :?:

Abraço..........

nzardo
05/05/2006, 20:09
Salve!

Luís Arato,

Só pra constar a coincidência, olha a Laredo vendida hoje por 30K ai na sua terrinha :pensativo: ...........será que foi vc o comprador...... :twisted:

Segundo a JAVEP 60.000 Km originais........... :concordo:

SALVE AS SPORT :dance:

Luís Arato
06/05/2006, 14:07
Nem sabia dessa Laredo. Sei que a javep, neste fim de semana, está liquidando seus estoques.
Vou até verificar, se era uma preta, daqui de Jaú, mesmo.
Uns meses atrás, eu tava especulando para comprar um Laredo 1998 de um cara, mas ele queria, sem choro, R$ 35.000,00. Não baixava e não baixou o preço. Desisti, mas não tenho visto a tal Laredo.
Se for essa, tava boa, apenas com "ronco" na frente, que parecia ser algum rolamento, eventualmente o diferencial. No resto era "jóinha".
Mas, por aqui é assim, se você, daqui mesmo, quer comprar, eles, os "jauenses vendedores", sempre exageram e supervalorizam, não baixam o preço até que você desista, pois o carro deles sempre é o "melhor do mundo".
Depois, vendem para uma loja, ou para alguém de fora, por um preço bem abaixo do que vale o carro. Acontece direto.
Aliás, pode até acontecer com a ZJ, Limited que estou "namorando"; noutro dia o dono ficou uma neia-hora só dizendo das "grandes vantagens" do carro dele, que é especial, nunca bateu, nunca lavou o motor, é o mais econômico, o mais bonito, mais isso, mais aquilo.
Coisas do Jahu.

Fiz uma revisãozinha na Sport, todos os lubrificantes, discos de freios, verificação de sensores, etc, resultado: 9,8 km/l num trecho de 70 km, em velocidades legais, sem vento. Na volta, 9,4 km/l.

Agora vou ver como está na cidade e nas estradinhas de terra.

Luís Arato
06/05/2006, 14:13
nzardo,
nossa, agora que carregaram as fotos, sim, é ela mesma a Laredo; isso só vem a confirmar o que disse, o cara não quis vender para mim, por esses R$ 30.000,00 que ofereci, mas vendeu para a Javep provavelmente por uns R$ 26.000,00 ou menos, se bem conheço as coisas por aqui.
Só que não tinha 60.000 não, tinha mais, podem ter "voltado" a quilometragem, se é que isso é possível. Em outros carros sei que é.

Wallace
06/05/2006, 19:46
Wallace,

Sinceramente, é só por questão de estética :oops: , não me agrada a traseira mais baixa :?

que eu vou levantar já é certeza, só não quero fazer uma cag.. muito gande, só pequenininha :lol:

Por isso que estou questionando a respeito do tema :roll: afinal :!: :!: com o Kit de 3" a traseira continua mais baixa :?:

Abraço..........Quer andar por ai com a bunda empinada né rs rs rs.
Normalmente os Kits levantam mais na frente que atrás, pois acaba tendo mais articulação na frente e ai precisa dos pneus mais longe das caixas de roda.

nzardo
08/05/2006, 14:34
Luis Arato,

Realmente as fotos anexadas, são um parto prá carregar, não sei por que, as vezes quando saio para responder quando volto a foto tá carregada, o Wallace em uma de suas respostas, havia anexado a foto do Kit de 3", bem depois é que fui descobrir isso... :parede:

Povinho tipico esse de Jaù, hemmm!!! :twisted: , mas isso acontece em qualquer lugar, parece que o pessoal não gosta de dar desconto para particulares, fazem questão é de tomar no 'uc' nas revendas mesmo :putz:

Abraço...............

nzardo
08/05/2006, 14:41
Wallace,

EPAAA!!!!!!! cuidado com a traseira empinada, até agora foi VC que colocou um calcinho, hehehe :dance:

Voltando a traseira empinada, e o tal de jumelo :?: vai bem nas cherocas :?: :pensativo:

E prá finalizar, NÃO É EMPINAR, e só dar uma niveladinha.............. :twisted:

Abraço................

Wallace
08/05/2006, 14:59
Jumelo maior só deve ser usado quando já se usa molas maiores ou algo do genero, ou o jumelo fica mais em pé e a suspensão perde toda a sua geometria e deixa de trabalhar ficando muito mais dura.

Luís Arato
08/05/2006, 15:46
Digamos que seja uma característica, não exatamente um defeito, ok?

Na visualização de fotos por aqui, isso acontece direto, às vezes leio as mensagens e bem depois descubro que havia imagens nelas.

Em relação ao kit de 3", eu realmente estou pensando num, só que ainda não entendi como se comporta com os pneus originais; no caso, os pneus da minha Sport, uns BF AT estão novinhos.

Uma pergunta para o Wallace

AS ZJ tem que levantar também, para pneus maiores do que 235?

nzardo
08/05/2006, 17:46
Luis Arato !!!!!!!!

Lá vem vc fazendo perguntas da ZJ, :pensativo: não consegue tirar o olho da vizinha né................. :twisted:

Eu já perguntei aqui, se a Cheroca com o Kit de 3", com pneu originais, não ficaria feia, mas ninguem opinou :cry: , será que alguém tem uma foto perdida :?:

Luis..............fica de olho, as melhores Cherocas do Brasil estão em JAUUUUUUUUUUUUUUUUUU....................... :twisted:

Abraço.....

Wallace
08/05/2006, 18:21
XJ com kit de 3" e pneus originais fica estranha e não faz sentido...
ZJ ou WJ também tem que levantar para colocar pneus maiores.
Assim como na Dodge RAM que é meu sonho de consumo hoje (mas sem vender a XJ).
Só no Wrangler é que cabe maiores sem levantar.

nzardo
10/05/2006, 13:42
Senhores...........

Alguem poderia me dizer se o rádio original da XJ tem 'code'......... :pensativo:, pois caso tire ele para por um CD, em uma eventual volta pro painel....fd...... :parede:

Com relação ao velho tema dos pneus o 235 tem 75 de altura, já o 255 tem 70, mesmo assim pega :?: :?:


Abraços..........

Wallace
10/05/2006, 18:34
255 70 vai pegar sim, nem que seja só pela maior largura.
Na realidade a XJ tem que levantar bastante para pequenos aumentos de pneu muitas vezes mais pela largura e "comprimento" do pneu que pela altura.
Pois os pneus vão raspar na largura nas partes internas e externas da caixa de rodas e/ou no frente ou atrás do pneu nas caixas de rodas (no comprimento) antes que na altura.
Assim somente pela altura poderia levantar bem menos.

Luís Arato
10/05/2006, 20:05
nzardo,

Tem uma outra Laredo 1998, preta, muito boa, quer o contato?

Lauro San
10/05/2006, 21:54
Eu uso Bieletas da JKS, que tem uma fixação e buchas diferentes.
Na bieleta original as buchas trabalham forçadas.
Na minha não, e ainda pode ser facilmente desconectada para ter mais curso no fora de estrada.
E devem estar custando menos que estas originais.

Acabo de comprar uma XJ 98. Esta inteiraça, mas mesmo assim precis a fazer a troca das buchas das bieletas, entre outras coisinhas....ehehehe..e como vcs sabem original so o conjunyo com as bieletas.
Desculpem se volto a este tema, mas nao entendi bem, existem ou nao buchas similares avulsas para vender ou realmente tem que trocar as bieletas tambem?? Outra duvida, desculpem a ignorancia, o que e a JKS? :pensativo:
Agradeço desde ja a quem possa me esclarecer.

Lauro San
Ex-Ranger 98, atual XJ 97/98 8)

Lauro San
10/05/2006, 21:57
Eu uso Bieletas da JKS, que tem uma fixação e buchas diferentes.
Na bieleta original as buchas trabalham forçadas.
Na minha não, e ainda pode ser facilmente desconectada para ter mais curso no fora de estrada.
E devem estar custando menos que estas originais.

Acabo de comprar uma XJ 98. Esta inteiraça, mas mesmo assim precis a fazer a troca das buchas das bieletas, entre outras coisinhas....ehehehe..e como vcs sabem original so o conjunyo com as bieletas.
Desculpem se volto a este tema, mas nao entendi bem, existem ou nao buchas similares avulsas para vender ou realmente tem que trocar as bieletas tambem?? Outra duvida, desculpem a ignorancia, o que e a JKS? :pensativo:
Agradeço desde ja a quem possa me esclarecer.

Lauro San
Ex-Ranger 98, atual XJ 97/98 8)

nzardo
11/05/2006, 09:19
Luis Arato,

Vc fica me tentando com as Grands..... :twisted:

Realmente elas tem um conforto interno que me seduz :oops: :oops:

Carros na cor preta, não me agradam muito, pois aparece qualquer detalhe por menor que seja, carros desta cor tem que ter um dono muito cuidadoso....... :roll:

De qualquer forma me mande os detalhes que tem, preço, km, foto...e vou ver o que faço :concordo:

As melhore Cherocas estão em JAUUUUUUUUUUU.......... :twisted:

O cara que estou prá fechar negócio tá enrolado ou enrolando, o banco tá demorando muito para passar os docs com a quitação, e o pior que semana passada, quando ia sair o documento, havia um debito de ipva antigo...... :parede: ....dai começou todo o processo de novo :putz:

De qualquer maneira continuo minhas pesquisas, agora apareceu uma Limited com 72.000 por 26k, aparentemente o dono esta desesperado atrás de $$$, Sábado vou lá dar uma sapeada :dance: , o que não anima muito é o consumo da bichinha 6Km por litro na ESTRADA :shock: :shock: :shock: .....segundo o próprio dono...... :cry: :cry: :cry:

Abraços...........

Luís Arato
11/05/2006, 11:21
Vou tentar conseguir dados da Laredo. Também não gosto de carro na cor preta, justamente pela dificuldade na manutenção.

Comprar carro com problema de documentação é algo TOTALMENTE fora de propósito. Nem de graça.

Consumo?

Lembra das Veraneios, 6L, 4.8, carburador Solex ou Weber simples, dos V8 (296 e 302) da Ford, os 318 Dodge? Faziam na estrada no máximo 7 km/l. As Blazer 4.3 V6, os 3.8 e 4.1 6L da GM, fazem muito pouco a mais.

Uma vez, precisamente no final de 1976, fui de Sampa ao Nordeste de Jeep CJ, 6L, puxando um trailer, o consumo mal chegou a 5km/l, sempre em velocas baixas, pois, claro, o "trator" não anda nem sem peso, quanto mais puxando um reboque. E era "pé na tábua" o tempo todo.

Então, para V8, 225 hp, AWD permanente, 6 km/l, tá bão demais.

Wallace
11/05/2006, 12:41
Acabo de comprar uma XJ 98. Esta inteiraça, mas mesmo assim precis a fazer a troca das buchas das bieletas, entre outras coisinhas....ehehehe..e como vcs sabem original so o conjunyo com as bieletas.
Desculpem se volto a este tema, mas nao entendi bem, existem ou nao buchas similares avulsas para vender ou realmente tem que trocar as bieletas tambem?? Outra duvida, desculpem a ignorancia, o que e a JKS? :pensativo:
Agradeço desde ja a quem possa me esclarecer.

Lauro San
Ex-Ranger 98, atual XJ 97/98 8)Não tenho certeza mas acho que existem somente as buchas da bieleta para vender sim.
JKS é um fabricante, que fabrica as Quick Disconnects que são bieletas que permitem "soltar" a barra estabilizadora o que garante mais curso na suspensão, veja:
http://www.jksmfg.com/quicker_disconnectsTJ_XJ_ZJ.htm

nzardo
11/05/2006, 17:56
É Luis, se der negócio, vou ter que abrir um posto de gasolina.. :wink:


:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Ninguem me respondeu :evil:

Afinal o rádio original da Cheroca tem 'code' :?: :?: :?: :?: :?:


Abraços............

Marcelo Carvalhal
11/05/2006, 18:46
É Luis, se der negócio, vou ter que abrir um posto de gasolina.. :wink:


:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Ninguem me respondeu :evil:

Afinal o rádio original da Cheroca tem 'code' :?: :?: :?: :?: :?:


Abraços............


Radio com CODE, só nos modelos JEEP de 2001 em diante.


:arrow: V8 das limited para o BRASIL 220 cv