Postado originalmente por V8
Flávio,
Desculpe me intrometer, mas acredito que o custo para se montar um Engesa (ou qualquer outro 4x4) começando do zero é um pouco mais complexo do que isso...
De maneira alguma e intromissao... com certeza vc e muito mais experiente que eu... pra mim, é realmente um privilegio poder contar com vcs do forum pra ajudar na minha empreitada rumo ao sonho (importante que nao vire pensadelo!!!).
Qualquer ajuda, com certeza sera muito bem vinda!!!
Por mais que a gente coloque tudo no papel, pode ter certeza que trabalhar com uma margem de pelo menos 30% a mais não é exagero nenhum.
Outro fator importante é saber quem vai fazer todo o serviço, desde funilaria e pintura até as adaptações necessárias, elétrica, instalação de acessórios, etc... Se for você mesmo fica mais barato pois você economiza a mão de obra, mas se for mandar pra algum mecânico tem que contar o $$$ que você vai gastar com os serviços dele e, diga-se de passagem, esse tipo de mão de obra não é nada barata.
No inicio, a mecanica pesada, vai ter que ser especializada mesmo, pretendo apenas acompanhar o serviço... Vou participar mais efetivamente nas adaptaçoes e instalaçao de acessorios e alguma mecanica nao tao complexa...
Pense bem, na maioria das vezes sai bem mais barato comprar um 4x4 pronto com poucas coisas pra fazer do que comprar uma sucata e começar do zero!!!
Depois que eu comecei a fazer as contas... tava chegando a mesma conclusao... mas como nao tenho experiencia, podia estar equivocado.
Eu estou totalmente por fora dos preços praticados hoje no mercado, mas um câmbio Toyota + reduzida por R$2000,00 seria um achado e tanto... Arrisco dizer que um conjunto desses não sairia por menos de R$5000,00 / R$6000,00...
Realmente nao faço ideia do preço... estipulei este pensando na troca do cambio original por este na base de troca....
Ah, e só pra finalizar... Não estou querendo te desencorajar, muito pelo contrário... Só acho que, pra dar um passo como o que você pretende, levar tudo isso em consideração é muito importante pra não se arrepender depois.
Com certeza... o sonho nao e desencorajado, tenho certeza que a sua ajuda foi muito importante tb!!!
[]'s e Feliz Natal...