x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 62
  • #37
    Usuário Avatar de IgorAndrade
    Entrada
    23/05/2008
    Local
    Feira de Santana/BA
    Idade
    39
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    Fietsa SC 02/03




    Bem interesante esse video, eu tenho um fiesta sc 02/03 e esta perfeito. queria saber se o funcionamento desse meu fiesta que tem o sc original é o mesmo desse que voce mostar.
    Amarok HL mec.
    Ex-L-200 CD Mec.

  • #38
    Pessoal,

    Essa é muito boa: fiz uma limpeza no supercharger aqui em casa e precisei drenar o óleo, aí saí pelo google/fórum procurando qual deveria usar. Achei o tópico e segui a dica: liguei numa autorizada aqui de Florianópolis perguntando sobre o óleo.

    Aí um rapaz atendeu.. quando perguntei, a resposta dele foi certeira: 5W30!

    Eu logo retruquei: mas não é pro motor, é pro compressor de ar!

    Ele: Ah, pro compressor do ar-condicionado?
    Eu: Não não, pro compressor de ar do motor mesmo! Pro supercharger!
    Ele: Hm.. só um poquinho..
    [meio minuto depois]
    Ele: Ah, pro turbo dele né?
    Eu: Hm.. é... Na verdade, é pro supercharger mesmo...
    Ele: Olha, nós não temos esse óleo nem no catálogo! (). Pra ser bem sincero, eu nem sabia que tinha isso! ()

    Nessa hora eu tive que conter o lado sarcástico..

    Enfim, mesmo tropeçando na parte técnica, o atendimento foi bom: ele se prontificou a ligar pra Ford e procurar isso, e pegou meu telefone pra retornar. Show de bola!

    Agora vamos ver, se o rapaz retornar posto qual é o óleo e qual valor que consegui...

    Abraços!

  • #39
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

    Eu aconselho você ligar para o Mauricio da Rasch...

    Ele foi o responsável pela regulagem do seu motor quando ainda era da Crestana e conhece muito de SuperCharger...

    O meu samurai que também tem ap 1.9 diesel está na oficina dele recolocando o charger... Até tínhamos feito a instalação em casa, mas a polia que eu fiz não foi suficiente para tocar aquilo da maneira correta...

    Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

  • #40
    alfreis,

    Te agradeço por duas coisas: primeiro, por ter me dado um bom referencial sobre como encontrar o óleo do supercharger; segundo - e provavelmente muito mais importante - por ter me dado o melhor referencial possível para consultar sobre os ajustes no motor: a própria pessoa que fez a regulagem original!

    Ou seja: muito obrigado!

    De qualquer forma, como acho que será dúvida de outras pessoas, assim que encontrar vou colocar aqui as referências de onde consegui.

    Abraços!

  • #41
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Já conseguiu a referência do óleo?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #42
    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Já conseguiu a referência do óleo?
    Achei a referência, mas o preço....

    Na verdade, achei bastante informação, então resolvi criar um novo tópico para o pessoal discutir o assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=877727

    Abraços!

  • #43
    Citação Postado originalmente por tgrovaris Ver Post
    Teria como colocar o M-24 num 2.0? calculando aqui, cheguei em 216,6 litros/s @6500rpm (corte)... poderia usar uma relação de polias que chegasse a 19000rpm no SC, quando estivesse 5000 rpm no motor (relação 3,8/1)... o torque maximo do motor é a 5200rpm, e é dificil de passar desse giro na cidade.
    sera que encheria um 2.0 com +- 0,6 bar de pressão?
    Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.

    No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.

    Sobre um comentário anterior:

    "No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."
    Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.

    Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T

    Considerando R e n como constantes, é só calcular:

    (P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2

    Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:

    1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s

    Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.

    Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor.

    Abraços,
    Leonardo

  • #44
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Só ressaltando algumas informações

    (que o Leonardo já explicou com grande maestria)

    Lembre-se que um compressor do tipo lysholm ou roots não precisa de uma compressão absurda pelo fato de ele se encontrar APÓS o corpo de borboletas.
    Não confunda o sistema turbo-comprimido com o supercharger, isso porque a pressão (gradual) despejada já é entregue à baixas rotações o que em parte supre mais a necessitade de torque em baixas e da "resposta" da curva de giro.

    Pense assim, um turbo precisa deslocar volume suficiente de ar para os sistema centrífugo começar a comprimir o ar pela admissão, até esse momento seu motor é um motor aspirado "original" com a mesma potencia. Claro que existem turbinas menores e que respondem o mais rapido, mas esse intervalo é chamado de turbo-lag que vc fica com o carro... "manco" até essa resposta.

    A maior diferença é que a turbina tem uma resposta extremamente rápida a partir do momento que comessa a comprimir o ar, a "curva" de pressão e desempenho é quase reta entregando de uma vez só os 1.8bar ou proximo a isso. O que "compensa" a espera que você tinha no turbo-lag com uma resposta explosiva e que as vezes desestabiliza o carro.

    No Eaton a diferença é essa, sendo um veículo de tração traseira, o jeep, ou um opala ou mesmo um mustang ao entrar o funcionamento da turbina teria a traseira desestabilizada ao passo de que com o supercharger ou blower passa a subir a pressão de modo linear junto com o giro do motor e tendo seu limite imposto no fim do giro do mesmo (ou com corte eletronico da injeção). O que no turbo não teriamos até explodir com tudo (por isso se fazem uso de valvulas pop-off, wastgate e outras controladoras de pressão e limitadores de giro digitais).

    Logo, evidentemente 1.8 bar claro que é mais que 0.4 ou 0.5 bar, porém pelo fato de ser entregue em baixas rotações vc tem uma resposta firme e gradual o que é mais desejável em offroad e veículos de tração trazeira em quanto 4x2.

    Lembrando que tudo isso depende do pé do motorista se vc "socar" o pé no acelerador o supercharger sobe tão rapido a pressão quanto o giro do motor e vc tem o resultado melhor do que 1.8 bar se analisar do ponto de vista desempenho.


    Por fim, o M-24 preenche a necessidade de um motor até 1.3 ou 1.4 +/- (talvez um samurai) mas não com aquela "maestria" que se espera quandos e fala SUPERCHARGER, mas até com certa ECONOMIA de combustivel vc vai sentir pois o motor "respira melhor"


    Abraços comprimidos!
    4X4 Brasil

  • #45

    Exclamation Óleo substituto para Supercharger!

    Pessoal, só pra avisar: depois de ter perdido a conta de quantos datasheets de óleo analisei (entre 80 a 100 ) encontrei um óleo que bate quase que exatamente com a especificação do óleo usado pela Eaton nos SCs.

    Coloquei os resultados no tópico "Óleo para Supercharger Eaton", link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=877727

    Abraços!

  • #46
    Usuário
    Entrada
    11/06/2009
    Local
    tambau/SP
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo L. Ver Post
    Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.

    No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.

    Sobre um comentário anterior:

    Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.

    Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T

    Considerando R e n como constantes, é só calcular:

    (P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2

    Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:

    1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s

    Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.

    Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor.

    Abraços,
    Leonardo
    ENTAO QUER DIZER Q NO MAXIMO EM MOTORES 1.6 ELE GERARA 0,38kg/cm2 (NAO TERIA Q SER CUBICOS ???)

    OQ ME DISERM DE USAR ELE EM UM 1600 TINHA COMO IDEIA 0,5 BARS

    OBR PESSOAL

  • #47
    Citação Postado originalmente por MOZ Racing Ver Post
    (NAO TERIA Q SER CUBICOS ???)
    Não, porque estamos falando de pressão.

    kg/cm2
    é uma unidade de pressão.

    Citação Postado originalmente por MOZ Racing Ver Post
    OQ ME DISERM DE USAR ELE EM UM 1600 TINHA COMO IDEIA 0,5 BARS

    OBR PESSOAL
    Girando a 6000rpm, não tem jeito. Se limitar o giro um pouco, até dá pra resolver.

    Bom, você pode ir também pela abordagem tabajara: fazer o cálculo da polia, instalar o sistema mesmo assim, e dizer "ah, ninguém anda com o carro a 6000rpm em regime contínuo, isso não deve fazer mal!".

    Claro que você está arriscando uma destruição catastrófica do M24 e - possivelmente - do motor também. Mas se quiser testar...

  • #48
    Usuário
    Entrada
    17/04/2006
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    54
    Posts
    415
    Agradecimento: 1

    Óleo para Supercharger

    Pessoal, tenho oleo de supercharger original de reposição da GM americana. Vendo a R$100,00 a garrafa de 118 ml. Pronta entrega.

    Paulo Marcello
    (51) 8118 6459

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade