Comprei o smorkel da OGZ para instalar na L200 2008 (bola), vou colocar aqui a minha primeira impressão técnica sobre este equipamento:
Inicialmente procurei uma loja off-road para instala-lo e ai já cai no primeiro problema, o snorkel pede para fazer um furo vazado no para-lama e na caixa do motor, desprezando o orifício original para snorkel que já vem em toda L200, isso acarretaria no enfraquecimento da caixa do motor além de tomar espaço interno com uma mangueira e alguns joelhos que vieram com o kit (que aliás me pareceram bem frágeis), então resolvi partir para uma instalação mais aprimorada feita por mim mesmo.
Inicialmente tirei o para-lama fora para ver como é a ligação do snorkel original, dai eu já percebi que precisaria de um joelho original de 2,5” para encaixar no orifício, como certamente não sairia barato resolvi reduzir a borda para caber um joelho comum. Outra coisa importante seria retirar uma aba inútil para poder passar a mangueira.
O novo bocal ficou muito bom, deixei um sobressalto para fixar melhor o joelho, tiver que alterar o snorkel instalando uma curva na saída dele, caso contrário eu teria que instalar mais um joelho o que encareceria mais ainda (cada joelho desses de silicone reforçado custa em média 70,00) sem falar um em mais ligações para dar problema.
Ocorre que a saída do snorkel é de 3” e medida da conexão do carro é de 2,5”, assim tive que fabricar uma curva de 2,5 com resina e fibra, essa adaptação deveria ser feita pela fabrica o que melhoraria o produto em muito.
A idéia da OGZ era perfurar a caixa aqui evidentemente usando o orificio original fica um serviço bem mais bem feito. apartir dai utilizei o gabarito fornecido pela OGZ para fazer io furo no para-lama normalmente, mas tive que dar uma boa alargada, pois seria necessário passar uma curva e não somente um tubo, fui fazendo aos poucos até o snorque conceguir entrar. deve-se ter cuidado para a curva não ficar nem muito afastada para encostar na caixa do motor nem muito emprenssada no snorkel para poder entrar uma mangueira relativamente grossa.