x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/01/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    53
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0

    Veículo para expedição Jalapão e Lençóis Maranhenses




    Amigos,

    Tenho uma Toyota 3.0 Turbo Diesel 96/97, sem modificações outras que um quebra-mato na frente com faróis auxiliares.
    Minha viatura utiliza pneus Scorpion AT que já passaram da meia vida. Segundo um borracheiro de confiança, ainda duram mais 25 mil km, aproximadamente.

    Estou planejando uma viagem ao Jalapão e a Santo Amaro do Maranhão, para julho do ano que vem.

    Assistindo a vídeos do Jalapão, pude ver que o solo é muito arenoso. Já o caminho para Santo Amaro aparentemente atravessa rios e lagoas, às vezes com mais de um metro de profundidade.

    Planejo instalar um snorkel e também "snorkelar" os suspiros dos diferenciais e da caixa de marchas.

    Pergunto, portanto: é muito arriscado visitar esses lugares sem trocar os pneus, ou sem instalar um bloqueio de diferencial? Ou a Toyota, guiada com cuidado, pode encarar essas situações sem grandes problemas.

    Tenho este 4x4 (meu primeiro), desde maio deste ano, e tenho procurado me conscientizar de que todo 4x4 atola, dependendo da sorte ou da perícia / cuidado do motorista. Mas não quero entrar em uma situação muito "suicida". Por isso gostaria de ouvir dos pilotos mais experientes.

    Grato antecipadamente,

    Daniel - RJ

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Daniel, se tem expectativa de durarem mais 25k km e estão bons de carcaça e validade, eu iria assim mesmo.
    Mas, verifique estes itens.

    No meio do ano agora rodamos pelo Jalapão, a viatura do meu pai estava com um par desses pneus já em fim de vida, foi e voltou tranquilo, só ir com cuidado nas pedras.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/01/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    53
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0

    Muito obrigado, Jeison!

    Na verdade a viagem terá os dois extremos de terreno: Ouvi dizer que o Jalapão na seca fica mais difícil de transitar, porque, sem umidade, a areia fica mais fofa.

    Estou também preocupado com o terreno em Santo Amaro do Maranhão, em alguns pontos até um metro de linha d'água, estou pensando em seguir de Sangue (povoado à beira da estrada) até SAM seguindo uma toyota "de linha" para não correr risco de me perder. Não tenho GPS.

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Certeza, sem GPS só seguindo alguém por lá.

    Boa sorte no planejamento.

    Abs
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #5
    Usuário Avatar de GMC
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    CURVELO/MG
    Idade
    45
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0
    Além do GPS eu apostaria em um Guincho e um rádio também, caso esteja indo sozinho, alem de uma boa revisão na viatura que é de lei.
    GUSTAVO MATOSO.'.
    "É CERTO QUE NÃO PASSO DE UM VIAJANTE,UM APRENDIZ,UM PEREGRINO NESTA TERRA! MAS E VÓS SOIS MAIS?"

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GMC Ver Post
    Além do GPS eu apostaria em um Guincho e um rádio também, caso esteja indo sozinho, alem de uma boa revisão na viatura que é de lei.
    E, além do rádio, não esquecer de pegar e sintonizar na frequência dos jipes que andam por lá, senão vai falar só com o além
    Parece conselho besta, mas já vi cidadão nessa situação

    TFA
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #7
    Usuário Avatar de Cesar Machado
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    864
    Agradecimentos: 0

    Vá Viajar

    Você tem um carro muito bom nas mãos, ainda mais se tiver LSD ( espécie de bloqueio - que equipa algumas Hilux, mas não todas) no diferencial traseiro.
    GPS, Guincho, rádios de comunicação e outras traquitanas são muito úteis, mas não são indispensáveis para conhecer o Jalapão.
    Leve uma pá, um bom facão, água potável e boa viagem.

    A única coisa que não pode faltar é bom senso, e também sabedoria para dar a volta por um caminho mais longo e mais seguro se não se sentir confiante em atravessar determinado trecho, principalmente se estiver sozinho nessa hora.

    Um abraço e Boa Viagem.
    Cesar Machado

  • #8
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Daniel
    Se não conseguir uma Toyotta pra seguir, contrate um guia ... fizemos (estavamos em sete viaturas) isso pra ir pra Caburé-MA e Jeri-CE pela praia.
    Valeu o investimento ... Tem lugar que o GPS não é muito confiável kkkkkkk
    abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #9
    Daniel,

    fiz Lençois Maranhenses com um Grand Vitara 98/99 3p e percebi que mesmo sem colocar o GV nas trilhas onde as toyotas (bandeirantes, hilux antigas e novas) levaram nossos carros podem ir sim, tive um problema na tração e não pude aproveitar por lá.
    Aconselho a ir pelo santo amaro do maranhão até barreirinhas-ma como você deve está pensando, mas eu acredito que para sua segurança um guia pode ir com você, o GPS é útil mas tem umas arreias muito estranhas no maranhão, hora você pisa e afunda até o joelho e hora você pisa e nem cobre o pé.

    Procure lá em Barreirinhas a Pousada do Porto, fica de frente ao Rio Preguiças e tem preço bacana.

    Boa sorte no roteiro e boa viagem.
    Favor não esquecer a bagagem do carro!
    Ex-GV 98/99 Branco 3P 2.0 (KLF-0506)Vendido:16/07/13 185.000Km
    Ex-Jimny 01/02 Verde(KKW-7324)Vendido:21/07/11 148.000Km


  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    238
    Agradecimentos: 0
    px no jalapaomn serve p pn. as distancias s mt grandes... só se for p sr comunicar no
    comboio, que NAo e seu caso.

  • #11
    Usuário Avatar de RENAN_XTERRA
    Entrada
    28/08/2010
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0
    Fiz o Jalapão, Chapada do Veadeiros, e terra Ronca em Set/2011, fomos em duas XT, para o Jalapão é bom levar Agua potável, um galão extra de combustível, ferramentas para pequenos reparos, pá......e ir com fé..............
    JEEPÃO XTERRA 2004 / TROLLER RUBRÃO
    EX JPX MWM 2.8 "ZULÃO" * PU2UAZ *

    Xterra Clube do Brasil: http://goo.gl/LVte3

  • #12
    Daniel,

    Estou numa situação parecida com a sua. Irei fazer Jalapão e Lençois Maranheses com o meu primeiro 4x4 sem ter feito adaptações no mesmo. Tenho um TR4 2010 e já fiz até Ushuaia com ele, mas estava em comboio. Agora irei sozinho e fico mais apreensivo de cair numa situação perigosa para o carro e ocupantes. Afinal quero um passeio e não uma aventura cheias de contra-tempos.

    Estou indo em Abril apenas eu e minha esposa.

    Concordo com o Cesar Machado, acho que os itens (guincho, GPS, radio) não são indispensaveis, o que é indispensavel é o bom senso de tomar decisões baseados na segurança.

    abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Lençois Maranhenses
      Por lealrenato no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 15/01/2013, 13:19
    2. Expedição Lençois Maranhenses
      Por Luis Assis no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 124
      Última resposta: 22/12/2009, 09:49
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 10/12/2006, 16:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade