Se o marcos me permitir responder...
Citação:
Postado originalmente por
GabrielCarapeba
Marcos Quintaes, vc me aconselhou a fazer a minha expedicao de hilux, ta lembrado, em outro topico? Minha duvida, vc acha q para ir pro jalapao, e transamazonica, e lencois maranheses, preciso de kit suspensao, guincho, ou snorkel? Pela experiencia q vc tem com hilux, algum desses kits eh dispensavel? Abraco, Gabriel
Prezado Gabriel, já pesquisei sobre todos esses lugares e eles tem características distintas: O Jalapão tem muita areia, que requer pneus mais lisos e pressão baixa (15 lbs) para rodar melhor. Em julho, na seca, a areia fica mais "solta" e a direção um pouco mais complicada. Mesmo assim, os trechos com areia são mais aqueles que levam para as atrações, sendo que a estrada principal, que circunda o Parque, parece ser boa.
Quanto aos Lençóis Maranhenses, já estive por lá uma vez, fui de Tutóia a Paulino Neves e dali a Barreirinhas de Toyota Bandeirantes "de linha" (fui como passageiro, é tipo uma "lotação"). De Tutóia a Paulino Neves só vi um ou dois trechos onde um carro normal não passaria, com água relativamente alta, em pequenos riachos. De Paulino Neves a Barreirinhas, é que o bicho pega: não existe caminho definido a partir de um determinado ponto, mas não vi trechos com água muito alta, acho o snorkel ali desnecessário. Chegando a Barreirinhas, é preciso passar em um trecho muito complicado, estreito com vegetação rasteira em ambos os lados, e com muita areia fofa, mas as Toyotas de linha tiraram de letra essa parte. Novamente, pneus lisos, com pressão baixa.
Já para ir a Santo Amaro do Maranhão, no outro lado dos Lençóis, é um pouco mais complicado: as Toyotas "de linha" saem do povoado de Sangue, que fica acho que a 70 km´s de Barreirinhas, da rodovia que liga aquela cidade a São Luís do Maranhão. De Sangue a Santo Amaro o caminho é complicado, e se passa por um rio, cujo nome, se não me engano, é "Rio Grande". Ali, se tiver chovido bem, a água vem alta e o snorkelamento tanto da entrada de ar quanto dos respiros dos diferenciais e caixa de marcha seriam recomendados.
Quanto à Transamazônica, é recomendável não ir em época de chuva, e seguir com pneus mud. Lembre-se de que lá a questão não é areia, que exige pneus lisos, mas barro. E barro exige pneus agressivos, com sulcos profundos. Existem vários fabricantes de pneus mud, desde BF Goodrich até fabricantes nacionais. Nem pneus AT irão te salvar por lá, tem que ser MUD. E para lá eu também recomendaria o guincho. Transamazônica é um desafio que faz o Jalapão e os Lençóis parecerem brincadeira de criança.
Aqui um relato que achei no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ca-eu-fiz.html
Forte abraço!