Que tal R$ 1.000 no bolso agora? Seria ótimo né...
Calma não é corrente de internet... kkkk
Em viagens muito longas um dos maiores gastos do viajante será o de combustível. E economizar nisso é bem simples. O deslocamento em longas viagens tem que ser feito sem pressa. Não é um rally de competição, é um passeio para curtir a paissagem com a família e/ou amigos. Assim em primeiro lugar a segurança em segundo lugar a redução do consumo. Por isso quero falar da velocidade ideal de cruzeiro.
Antes, um pouco de ciência de botequim...
Vc sabia que a resistência do ar aumenta exponencialmente em relação à velocidade?
Ou seja, Vc está a 80Km/h e aumenta a velocidade do veículo em 20% passando para 96Km/h a resistência do ar não aumenta só 20%.... Ela quase que dobra...
Passando de 80km/h para 120Km/h a resistência do ar fica quatro vezes maior...
Se não acredita é só dar uma pesquisa no Google.
Para exemplificar. O carro comercial mais potente do mundo é o Bugatti Veyron, que tem um motor de 1.001CV. Destes 1000 cavalos... 400 são o suficiente para levar o carro até 300Km/h. Mas os engenheiros queriam bater 400km/h. Para ir de 300Km/h para 400 (E VENCER A RESISTÊNCIA DO AR) foi necessário acrescentar mais 600CV ao motor.... Imaginem isso....
Agora já imaginaram a resistência do ar em nossos veículos grandes e pouco aerodinâmicos?
Velocidade ideal de cruzeiro é aquela em seu veículo se torna mais econômico andando numa pista reta e sem tráfego. Geralmente em 5ª marcha uma velocidade cruzeiro de 80Km/h é o ideal para muitos veículos... IMPORTANTE, não estou falando de velocidade média... e sim de velocidade cruzeiro... Esta é a velocida máxima (e constante) que vc deve manter no caso de encontrar pista livre e reta.... Obviamente sua velocidade média será menor que isso (pois vc terá tráfego.. precisa parar para abastecer, se alimentar, pedágios, etc...)
A velocidade de cruzeiro pode variar de veículo para veículo... O meu peugout 307 a 70km/h faz 14km/L... se eu andar a 120Km/l cai para 9Km/L.
Manter uma velocidade ideal de cruzeiro pode gerar uma economia de 20% a 40% no consumo de combustível em relação a uma velocidade mais apressada.
Supondo um deslocamento de 15.000 Km se o consumo for de 12Km/L vc gastará cerca de R$ 3.750... se o consumo for de 9km/L terá um gasto de R$ 5.000... Um gasto adicional de R$ 1.250,00 (supondo um preço médio do combustível de R$ 3). Isso sem contar o gasto com multas e "propinas" por estar guiando acima da velocidade.
Vantagens da Velocidade de Cruzeiro
Mais segurança
Menor consumo
Menor desgaste de componentes, pneus, menor temperatura do motor (itens fundamentais numa longa viagem)
Menos estresse durante a viagem (dirigir apressado é muito estressante, ir passeando e olhando a paissagem é relaxante)
Possibilidade de curtir a viagem e a paissagem (em alguns trechos das minhas viagens a paisagem era tão linda que eu queria ir o mais devagar possível para curtir aquele momento)