x
Convex Datacenter
Página 36 de 39 PrimeiroPrimeiro ... 2627282930313233343536373839 ÚltimoÚltimo
Resultados 421 a 432 de 468
  • #421
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19



    Fala Leonardo, tudo bem?

    Na Prado não entra aro 15 nem 16 por causa do tamanho dos discos de freio. Só 17" mesmo.

    Quanto ao tanque, não tenho idéia de onde encontrar o original. Estou devendo esse upgrade por aqui, mas eu coloquei um tanque de Tracker, são 65 L a mais. O único detalhe é que ele é galvanizado, pode enferrujar com o tempo. Mas a adaptação foi muito fácil e ficou bem barato para mim.

    Vou ver se logo mais posto detalhes com fotos.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #422
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Quanto ao tanque, não tenho idéia de onde encontrar o original. Estou devendo esse upgrade por aqui, mas eu coloquei um tanque de Tracker, são 65 L a mais. O único detalhe é que ele é galvanizado, pode enferrujar com o tempo. Mas a adaptação foi muito fácil e ficou bem barato para mim.

    Vou ver se logo mais posto detalhes com fotos.

    Abraços
    Opa!
    Isso muito me interessa!
    Posta o "how-to" aí.
    Aumentar em 65l a autonomia é algo sempre bem-vindo!
    Ainda que o tanque da Tracker é relativamente fácil de encontrar.
    4X4 Brasil
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #423
    Usuário
    Entrada
    31/03/2011
    Local
    MACEIÓ/AL
    Idade
    47
    Posts
    518
    Agradecimentos: 2
    Newton, qual foi o material usado para fazer o calço da mola traseira?
    Também reforço o pedido para mostrar a adaptação do tanque da tracker.

  • #424
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por GALEGUITO Ver Post
    Newton, qual foi o material usado para fazer o calço da mola traseira?
    Também reforço o pedido para mostrar a adaptação do tanque da tracker.
    Usei nylon 6.6

    Abraço
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #425
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Bom, primeiro algumas considerações sobre o tanque.

    Resolvi instalá-lo porque sempre que vou à Argentina levo galões extras preocupado com a falta de combustível. Se não viajasse para lá não sei se teria necessidade. Se o carro não for muito usado talvez não seja boa idéia deixar muito combustível parado por um longo período.

    Procurei fazer a instalação da maneira mais simples possível, evitando complicações de uso e interferências nas instalações originais do carro. Para não perder a confiabilidade, e poder voltar ao original ou isolá-lo caso necessário.

    Assim, optei por um tanque que seria abastecido junto com o principal (um só bocal) e, através de uma bomba elétrica, passaria o combustível para o principal. Para fazer isso funcionar na Prado, só precisei mexer no cano de abastecimento. Fiz um “T” para abastecer o segundo tanque e cortei uma parte do tubo de respiro e fiz outro “T”. No fim desse cano, já perto do tanque principal, instalei um tubo de gás rosqueável de 8 mm onde chega a mangueira da bomba elétrica. Fiquei com dó de cortar e soldar a tubulação original e acabei comprando outra num desmanche (Ponto Diesel 4x4). O pior é que depois de tanto colocar e tirar para testar esqueci de tirar fotos do tubo pronto, com os “Ts”. Depois tento tirar foto de novo.

    Em anexo está um esquema do funcionamento (não reparem na obra de arte ).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 08' KZJ-120 - Andina-1-esquema-tanque.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #426
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Porque optei pelo tanque do Tracker:

    Sou amigo do Edvaldo, dono da Suzucar. Sempre vou lá encher a paciência dele com adaptações e garimpar peças de acabamento. Ele compra praticamente todos os Suzukis sinistrados por aqui. Tem peças usadas boas aos montes.

    Peguei com ele um tanque para testar e encaixou direitinho. O vão livre ficou ótimo, a capacidade é boa (mais de 60 litros com reserva), tem bomba elétrica interna padrão Bosch, montada junto à bóia, a qualidade de construção é de uma grande montadora, diferente dos artesanais.

    O único porém é que ele é galvanizado. Vai enferrujar com o diesel depois alguns anos. O tanque dos Trackers diesel antigos enferrujam. Não sei se é um grande problema, pois o pré-filtro da bomba é uma telinha muito fina, deve segurar bem partículas maiores. Depois ainda tem o filtro de Diesel da Prado. Além disso, a tendência é de usar mais o diesel S-10, que deve ser mens agressivo. Tenho 2 motos antigas com o tanque bem enferrujado por dentro, a telinha me salva. Nunca suja o carburador.

    Se alguém descobrir um bom tanque de plástico que caiba avise, o esquema de instalação é o mesmo, basta adaptar algum suporte.
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #427
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Materiais que usei:

    Tanque, conjunto bóia + bomba e marcador de combustível do Tracker. Como comprei usado e não tinha certeza de quanto tempo a bomba ia durar, comprei uma nova Bosch para carros flex.

    Relê de 40A, fios de 1,5 mm (acho)

    Chavinha on-off para a bomba

    Suportes de aço 5 mm

    Protetor pode ser o original do Tracker. Optei por comprar o da RC4x4, mais forte.
    Mangueiras de 12 mm para o respiro e 8 mm para alimentação de combustível, próprias para combustível, e braçadeiras.

    Tubulação de abastecimento da Prado se não quiserem usar a original;

    Bocal de abastecimento do Tracker, para cortar e fazer o “T”. O diâmetro é idêntico ao da Prado.
    Terminal de mangueira 8 mm com rosca de gás.

    Fiz tudo as poucos, se fiz as contas certo gastei cerca de R$ 800,00 na brincadeira. Ainda poderia ter economizado R$ 200,00 do protetor e R$ 150,00 do cano de abastecimento da Prado. Mas não paguei pelo serviço de solda do Daniel, pelo marcador de combustível que já tinha e ainda o Edvaldo fez um “brecinho de brima” para mim no resto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 08' KZJ-120 - Andina-2-materiais.jpg   08' KZJ-120 - Andina-3-tanque3.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #428
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    A instalação:

    Para fixar o tanque no chassis, tive que bolar os suportes. Na parte de trás é moleza: um perfil “L” entre as longarinas. Já na frente, o escapamento não permite essa solução. Optei então por duas chapas em “L” fixas na travessa do chassis. Esses suportes foram fabricados em aço de 5 mm num corte e dobra à lazer, custaram menos de R$ 60,00. Seguem em anexo as medidas APROXIMADAS!! O ideal é marcar os furos também e mandar fazer tudo junto, mas não consegui acertar essas medidas com exatidão e deixei para ajustar em casa. Vou ver se consigo melhorar isso medindo agora depois de montado. Mas mandei fazer como está no desenho e funcionou.

    Para fixar no chassis usei rebites rosqueáveis. Fiquei com dó de fazer mais furos ou soldar, então só alarguei furos existentes para 11 mm, o suficiente para usar rebites para parafusos M8.

    Como não tenho esse tipo de rebitadeira instalei os rebites com o Rodrigo na RC4x4. As soldas no tubo foram feitas com muito capricho na oficina do meu amigo Daniel. O resto fiz sozinho e foi muito fácil.

    O Tanque do Tracker é preso por cintas, mas tem 2 abas bem grandes. Apoiei as abas nos suportes que fiz e fixei assim. Além disso, por via das dúvidas, coloquei as cintas também. Nos mesmos suportes está preso o protetor do tanque. Parece que ficou bem rígido, espero que aguente pancada. Testei colocando uma madeira embaixo e levantei com um macaco. Confesso que não tirei as rodas do chão com medo, mas o suporte nem se mexeu. A altura livre abaixo do protetor é de 38 cm.

    O relê instalei próximo à bateria e corri a fiação da bomba e marcador de combustível por baixo do carro, acompanhando mais ou menos a tubulação do freio. Para entrar no carro tem uma tampinha na parede de fogo perto do servo-freio. Só é preciso entrar um fio que vem da bóia para o marcador e outro para a chave da bomba.

    O marcador de combustível foi um caso à parte. Eu tenho um painel de instrumentos do Grand Vitara quebrado, que usei para tirar o circuito impresso quando coloquei o câmbio automático na Tracker. Acabei de estripar o infeliz e cortei o marcador de combustível e uma lâmpada com soquete. Montei junto com uma chavinha liga-desliga numa caixa velha de Ipod. Fixei no carro com fita dupla face. O positivo para a chave e a iluminação puxei do acendedor de cigarros. Foi a única coisa que mexi na parte elétrica da Prado, descascando um pouco o fio. Peguei do acendedor de cigarros porque ele é pós-chave, se esquecer a bomba ligada vai desligar junto com o carro. A chave tem uma luz vermelha bem forte, não é fácil se esquecer dela.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 08' KZJ-120 - Andina-4-rebites-laterais.jpg   08' KZJ-120 - Andina-4-rebites-travessa.jpg   08' KZJ-120 - Andina-5-tanque-fixacao-frente.jpg   08' KZJ-120 - Andina-6-tanque-fixacao-traseira.jpg  
    08' KZJ-120 - Andina Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #429
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Mais fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 08' KZJ-120 - Andina-7-tanque-cintas.jpg   08' KZJ-120 - Andina-8-tanque-vista-lateral.jpg   08' KZJ-120 - Andina-9-traseira-sem-protetor.jpg   08' KZJ-120 - Andina-10-marcador-2.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #430
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    O uso:

    Instalei em janeiro e por enquanto está bem firme. Não fiz grandes viagens para testar a autonomia na estrada, só fui algumas vezes a Ubatuba. No trânsito de Sampa, onde ela tem feito cerca de 6-6,5 km/l, tenho rodado mais de 800 km sem deixar acender a luz de reserva.

    A transferência completa de um tanque para outro demora cerca de 15 minutos, pois depende da vazão da bomba elétrica. Ligo na estrada e logo já está cheio. Se por um acaso eu esquecer a bomba ligada ou o tanque principal já estiver cheio, o diesel vai simplesmente recircular, saindo e voltando para o tanque reserva. Não é bom esquecer assim pois pode queimar a bomba.

    Uma curiosidade: não sei se é porque o enchimento é lento, mas o marcador de combustível da Prado não sobe direito quando transfiro combustível. Se depois de cheio eu parar, desligar o carro e ligar novamente ele sobe na hora. O computador de bordo não corrige a autonomia, também não sei porque. Se indicar 80 km de autonomia ele não aumenta nem com o tanque cheio. Chega próximo do zero e de repente aumenta para 400 km, por exemplo. Se abasteço no posto a autonomia aumenta automaticamente. Mistério!!! Deve estar ligado à velocidade de enchimento.

    No posto observei que enche primeiro todo o tanque principal e depois o reserva. Isso é bom para levar gasolina boa no reserva e ir abastecendo no caminho, sem transferir de um para outro quando não for necessário. Com o reserva cheio o diesel vai direto para o principal.

    Bom, no geral é isso, qualquer coisa que for lembrando posto aqui. Dúvidas ou sugestões falem à vontade.
    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 08' KZJ-120 - Andina-11-vista-altura-parachoque.jpg   08' KZJ-120 - Andina-12-com-protetor.jpg   08' KZJ-120 - Andina-12-protetor-2.jpg   08' KZJ-120 - Andina-13-protetor-3.jpg   08' KZJ-120 - Andina-14-marcador.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #431
    Usuário Avatar de leodbc
    Entrada
    10/07/2008
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    34
    Posts
    614
    Agradecimento: 1
    Poxa Newton, show de bola esse segundo tanque!!! Que Know How!!!

    Ficou de mais, 150L em viagens da para uns 1000km tranquilo certo?

    Sobre os pneus, obvio que aro 15 não cabe, nem sei porque perguntei
    Mas acabei de encontrar no Prado Point o pessoal falando que 16 cabe, com os 285/75R16!

    Abraço!
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...


  • #432
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Ta fazendo enxerto dos carro ?! heheheh

    Ficou Fantastico ! E a 2ª bateria, terminou a instalação?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade