x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/02/2021
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Question Transformacao Bau de ambulancia em motorhome.




    Boa noite amigos,
    Sou novo aqui, e inexperiente com 4x4.
    Estou com uma oportunidade de pegar um bau de ambulancia em otimas condicoes e transformar em um motorhome, algo que era meu sonho.
    O bau seria desse tipo:
    Transformacao Bau de ambulancia  em motorhome.-images-17-.jpeg
    Transformacao Bau de ambulancia  em motorhome.-994016000107598.jpg
    Ano 2014 r$10000 (quem tiver interesse eu indico)
    Pouco uso.
    Tem 4 x 2,30.

    Pelo que andei lendo a se ele for feito como bau, nao terei problema com documentacao. Tanto por nao precisar estar no documento como motorhome. Sendo carroceria fechada eu carrego o que quiser.
    Vou fazer no estilo faca vc mesmo.
    Mas minha duvida eh, em qual carro colocar? Nao tenho carteira D, tenho pouco dinheiro.
    Entao nao queria algo que desse muita manutencao. Ja que vou ter que investir no motorhome.

    Meu sonho era colocar em uma bandeirante alongada. Mas fico na duvida se o peso final permitiria isso.
    Então qual a opcao barata e resistente que vcs recomendariam?(nao tenho carteira D)
    E vale a pena esse preco pelo bau?
    Qualquer dica para esse amigo iniciante será bem vinda.
    Penso em seguir o layout da global expedition turtle.
    Turtle Expedition Vehicle - GLOBAL EXPEDITION VEHICLES

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Esse tamanho de baú vai servir bem num F4000 4x4, que exige carteira C.
    Para a Toyota Bandeirante acho muito comprido e pesado, o que exigiria muita modificação do chassi e troca do eixo traseiro, já que a bitola da Band é estreita.
    Outra possibilidade é adaptar numa F250 cabine simples. (as mais novas 4x4 também exigem cnh C).
    Existe um baú ambulância específico para a Toyota Band, mas as dimensões são bem menores.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/02/2021
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Walter, eu vi isso mesmo que o peso não vai dar certo, porque o Bau pesa de 1 a 1,5 toneladas. Então estou pensando agora em uma agrale 1600 ou 1800, o que diz? motor MWM229

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O Agrale 1800 é uma boa opção. O modelo caminhão custa em torno de 25mil.
    É um veículo rústico, confiável e com manutenção muito barata.

    Por uns 35mil é possível comprar um furgão Agrale 1800 Ultravan, todo em fibra.
    O espaço útil interno é de 3,70 x 2,05 (altura de 1,83)
    Por ser eixo rígido, é possível adaptar tração 4x4 utilizando eixo dianteiro de F4000 4x4 ou mandando enxertar uma bola de diferencial Dana 44, 46 ou 60 no eixo do F4000 4x2 que é um tubo oco com os munhões abertos.
    Eu tenho uma Ultravan e estou adaptando 4x4 para fazer um motorhome.

    Se a ideia é usar esse baú, praticamente qualquer caminhão 3/4 pode ser transformado em 4x4 usando eixos DSTrack ou uma das soluções mais baratas de eixo dianteiro que descrevi acima.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O Agrale 1800 é uma boa opção. O modelo caminhão custa em torno de 25mil.
    É um veículo rústico, confiável e com manutenção muito barata.

    Por uns 35mil é possível comprar um furgão Agrale 1800 Ultravan, todo em fibra.
    O espaço útil interno é de 3,70 x 2,05 (altura de 1,83)
    Por ser eixo rígido, é possível adaptar tração 4x4 utilizando eixo dianteiro de F4000 4x4 ou mandando enxertar uma bola de diferencial Dana 44, 46 ou 60 no eixo do F4000 4x2 que é um tubo oco com os munhões abertos.
    Eu tenho uma Ultravan e estou adaptando 4x4 para fazer um motorhome.

    Se a ideia é usar esse baú, praticamente qualquer caminhão 3/4 pode ser transformado em 4x4 usando eixos DSTrack ou uma das soluções mais baratas de eixo dianteiro que descrevi acima.
    Olá Walter

    Quando você diz qualquer caminhão 3/4, entraria aí o MB-608 ?
    Obrigado
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Sim. Para simplificar, o que nós antigos chamamos de 3/4 é todo caminhão que tenha rodas aro 16 ou 17,5, enquanto os caminhões médios e pesados usam aro 20 ou 22,5.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Sim. Para simplificar, o que nós antigos chamamos de 3/4 é todo caminhão que tenha rodas aro 16 ou 17,5, enquanto os caminhões médios e pesados usam aro 20 ou 22,5.

    Infelizmente não conheço mecânico para fazer essa adaptação de 4x4 para o meu 608.
    Obrigado pela informação.
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #8
    Eu faria um passo a passo. Montaria o baú num 3/4, faria o interior, toda a parte elétrica, inclusive placas solares e as partes hidráulicas também. Colocaria pra rodar e sairia por aí. Essa questão de 4x4 deixaria pra último caso, motorhomes não precisam ser necessariamente 4x4. Inexperientes no assunto acreditam que um 4x4 não atola ou te leva a qualquer lugar sem perrengues. Não é bem assim. Aprenda a ter um bom equipamento de resgate, a começar por um bom e moderno guincho, cintas de tração e reboque, correntes, pás e enxadas. É isso que o tira do aperto. Monte um veículo "overland" super bem equipado para o seu conforto. Essa é a proposta de um motorhome, um veículo para expedições, não para trilhas.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Eu faria um passo a passo. Montaria o baú num 3/4, faria o interior, toda a parte elétrica, inclusive placas solares e as partes hidráulicas também. Colocaria pra rodar e sairia por aí. Essa questão de 4x4 deixaria pra último caso, motorhomes não precisam ser necessariamente 4x4. Inexperientes no assunto acreditam que um 4x4 não atola ou te leva a qualquer lugar sem perrengues. Não é bem assim. Aprenda a ter um bom equipamento de resgate, a começar por um bom e moderno guincho, cintas de tração e reboque, correntes, pás e enxadas. É isso que o tira do aperto. Monte um veículo "overland" super bem equipado para o seu conforto. Essa é a proposta de um motorhome, um veículo para expedições, não para trilhas.
    OK !!!
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #10
    Estava pesquisando hoje no youtube, esse baú dá um home espetacular!

  • #11
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Concordo com a ideia de montar o motorhome e sair viajando, para só depois, se houver necessidade pensar no 4x4.
    E, de fato, a proposta de um motorhome é ser um veículo para expedições e não para trilha. Por outro lado, quem já fez expedições sabe que ter o recurso do 4x4 te faz ir a lugares onde normalmente nem tentaria, como areia de praia ou estradas de terra após a chuva. E nesses lugares nem sempre se encontra pontos para ancorar um guincho.
    Eu já reboquei motorhome atolado até em gramado de camping.
    Quem cogita instalar 4x4 num motorhome geralmente sabe da sua necessidade.


    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Eu faria um passo a passo. Montaria o baú num 3/4, faria o interior, toda a parte elétrica, inclusive placas solares e as partes hidráulicas também. Colocaria pra rodar e sairia por aí. Essa questão de 4x4 deixaria pra último caso, motorhomes não precisam ser necessariamente 4x4. Inexperientes no assunto acreditam que um 4x4 não atola ou te leva a qualquer lugar sem perrengues. Não é bem assim. Aprenda a ter um bom equipamento de resgate, a começar por um bom e moderno guincho, cintas de tração e reboque, correntes, pás e enxadas. É isso que o tira do aperto. Monte um veículo "overland" super bem equipado para o seu conforto. Essa é a proposta de um motorhome, um veículo para expedições, não para trilhas.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Concordo com a ideia de montar o motorhome e sair viajando, para só depois, se houver necessidade pensar no 4x4.
    E, de fato, a proposta de um motorhome é ser um veículo para expedições e não para trilha. Por outro lado, quem já fez expedições sabe que ter o recurso do 4x4 te faz ir a lugares onde normalmente nem tentaria, como areia de praia ou estradas de terra após a chuva. E nesses lugares nem sempre se encontra pontos para ancorar um guincho.
    Eu já reboquei motorhome atolado até em gramado de camping.
    Quem cogita instalar 4x4 num motorhome geralmente sabe da sua necessidade.
    Essa é a visão correta para esse projeto. Por isso, o passo a passo. Montar o Motorhome seria a primeira parte do projeto, há tantas configurações para o baú que a gente fica doido. O dinheiro manda, porém, um bom estudo baixa custos. Se tiver verba para comprar uma F1000 4x4, ótimo, senão parte para um 3/4mais em conta, monte o projeto, e agregue um equipamento de resgate. Depois, a própria experiência adquirida ditará a necessidade do 4x4. O que eu digo é que mesmo sendo um equipamento que te dá uma sensação de segurança, o 4x4 não o livra de atolar, se não for pra trilhas, pouco será usado. Então parta para o primeiro passo e vá andar por aí. Mesmo com a pandemia, um motorhome não impede de viajar.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Furglaine Motorhome
      Por mnishio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 13
      Última resposta: 18/04/2021, 11:19
    2. Motorhome compacto
      Por Dimas Offx4 no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 68
      Última resposta: 03/10/2017, 16:42
    3. A quem possui motorhome, camping ou que alugar um motorhome.
      Por andremrezende no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/01/2017, 16:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade