x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Question Reforçando capota de fibra para barraca de teto?




    Olá pessoal,

    Tenho uma capota alta de fibra porém ela não é reforçada para receber barraca de teto... Na realidade parece até um pouco frágil o teto dela.

    Alguém tem dicas de como proceder para fazer um reforço? Como são as capotas que já são reforçadas, alguém poderia postar umas fotos para ter idéia?

    Eu penso em fazer uma estrutura simples de tubos de ferro nas colunas internas da capota, e prender o rack no teto usando o topo dessas estruturas para fixação, dessa forma o peso estaria sustentado por essas barras, de certa forma... Daria até para usar um tubo metálico na horizontal de cada lado inferior da capota para conectar os tubos que sobem, e se for o caso um tubo na parte superior também, formando uma espécie de gaiola interna, com certeza ficaria mais resistente, a distribuição de cargas seria mais eficaz, mas também ficaria mais caro. Queria tentar fazer algo do tipo DIY (do it yourself), se possível com o mínimo de ajuda de serralheiros.

    Contribuições são bem vindas!

    []s
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Paulo,

    E também ficaria um chumbo!!!
    Não pensou na possibilidade de fazer os reforços laminados em tecido de fibra de vidro e resina epóxi?
    Ou pelo menos tubos em alumínio!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Fala Ricardo!!

    Sim, imagino que iria acrescer o peso, talvez se fizer apenas a parte das colunas pese menos, mas não sei como seria a eficiência na distribuição do peso. Aluminio seria uma boa, tem umas ligas bem resistentes, preciso ver quanto seria o custo, não tenho idéia! Sobre fazer o reforço com a própria fibra, seria a melhor opção porém não sei se ficaria bom, não sei exatamente os locais onde eu teria que fazer o enchimento para que a distribuição de peso fique adequada. É a melhor ideia porém é que eu menos estou confiante em relação a distribuição do peso. Por isso eu queria ver umas fotos de quem tem uma capota que já tenha sido fabricada para suportar o peso, para ver como ela é por dentro e nas colunas, para poder comparar. Vou enviar abaixo umas fotos da minha capota.

    -whatsapp-image-2020-03-12-09.19.17.jpg
    -whatsapp-image-2020-03-12-09.19.17-1-.jpg
    -whatsapp-image-2020-03-12-09.19.18.jpg

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    O que eu pensei em fazer seria pegar essas "colunas" e de repente colocar uma barra resistente, pode ser de aluminio conforme a dica que foi dada, e usar fibra para fixar e fazer as bases na parte de cima e de baixo.

  • #5
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Paulo,

    Olhei a primeira foto e pensei: Ferrou, a janela é muito grande, toma quase a lateral toda!!
    Olha, quando ao alumínio, acho que se tu for atrás de alumínio de liga boa, tipo série 6xxx, vai ficar meio salgado. Com perfis de alumínio "normal" (esses usado em esquadrias) acho que tu já encontra algo que dê conta disso, pode encontrar perfis quadrados, retangulares e circulares.
    Afinal, qual é o peso desse treco todo que tu queres colocar sobre a capota?

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #6
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Paulo,

    Olhei a primeira foto e pensei: Ferrou, a janela é muito grande, toma quase a lateral toda!!
    Olha, quando ao alumínio, acho que se tu for atrás de alumínio de liga boa, tipo série 6xxx, vai ficar meio salgado. Com perfis de alumínio "normal" (esses usado em esquadrias) acho que tu já encontra algo que dê conta disso, pode encontrar perfis quadrados, retangulares e circulares.
    Afinal, qual é o peso desse treco todo que tu queres colocar sobre a capota?

    Sds.
    Janelas FAKE, rsrs

    Seria para uma futura barraca de teto. O peso dela em si acho que gira em torno dos 50, 60kgs, mas o rack teria que suportar uns 300kgs, que seria a barraca e mais 3 ocupantes (2 adultos 1 criança).

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Janelas FAKE, rsrs

    Seria para uma futura barraca de teto. O peso dela em si acho que gira em torno dos 50, 60kgs, mas o rack teria que suportar uns 300kgs, que seria a barraca e mais 3 ocupantes (2 adultos 1 criança).
    O ruim é que o teto da capota é meio abaulado, correto? Sei não se tu não vai ter de fazer as colunas por dentro da capota, faze-las atravessar o teto da capota pra então colocar as vigas externamente, pra aí então prender a barraca. Isso pensando em uma estrutura metálica.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #8
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Voltei a pensar no reforço... minha ideia era furar o teto da capota e passar 4 barras ou tubos para dentro, e fazer um “pé” para firmar na parte de baixo da capota, que fica acima da aba da caçamba. Com essas 4 pontas saindo pra fora, eu atravessaria duas barras já formando o rack. Será que daria certo? Será que teria alguma forma de fazer DIY (eu mesmo) sem máquina de solda, só com parafusos ou algo do tipo? Apesar de que a solda eu consigo quem me ajude, não será super profissional mas não ficará ruim não...

    Essa semana estou pensando bastante nisso porque quero decidir se usarei a futura barraca em cima da capota, ou se tiro a capota e uso ela com um rack simples em cima da caçamba. A vantagem de usar em cima da capota é que sobra bastante espaço para as tralhas, a vantagem de usar sem ela seria a altura da barraca em movimento, não influenciaria muito no centro de gravidade e nem em arrasto... mas isso também não seria o tempo todo, seria em viagens apenas...

    dúvida cruel!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/07/2020
    Local
    Ituporanga/SC
    Idade
    62
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Paulori,

    Já fez o reforço para a capota? Estou na mesma situação, minha capota também precisa ser reforçada para receber a barraca.

  • #10
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por VolneiMelo Ver Post
    Paulori,

    Já fez o reforço para a capota? Estou na mesma situação, minha capota também precisa ser reforçada para receber a barraca.
    Olá amigo! Acabei desistindo da barraca de teto, acabei de comprar uma de chão melhor que a minha anterior! Mas vou postar abaixo umas fotos para você tirar de ideia!

    -eb5fafac-9674-4e36-9a73-5ed261fecabe.jpeg
    -c091a464-30be-4afd-bcbc-a7efae02986e.jpg

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. VENDO : Capota de Fibra para JPX e Capota de Fibra para Ford Ranger CD
      Por fredycoelho no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 18/02/2013, 23:31
    2. Capota de fibra para cj5
      Por Caiogaucho no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/08/2011, 11:55
    3. Console de teto de fibra para px e py ou dvd e cd
      Por netto mietto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/06/2010, 21:51
    4. Capota de Fibra para JPX
      Por Andrejur no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 26/08/2007, 09:24
    5. Capota de fibra para CJ3
      Por GH no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 23/05/2006, 16:54

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade