x
Convex Datacenter
Página 1 de 23 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 269
  • #1
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7

    Pickup 4x4 com Camper Fixo para Expedições.




    Olá pessoal,

    A tempos venho pesquisando sobre o veículo ideal para expedições de longa duração.

    Inicialmente pensei em adquirir uma pickup 4x4 e colocar na caçamba um Camper Duaron hard-top ou similar. Porém, embora prático achei muito apertado pois o veículo será minha casa por muito tempo.

    Depois pensei em utilizar a plataforma de um furgão Sprinter, Iveco ou Ford Transit, devido a tração traseira; porem não teria o 4x4 (o custo para adaptar 4x4 nestas vans é muito alto e não compensa) e eu ficaria limitado ao asfalto ou no máximo estradas de terra normais. Por isso acabei descartando.

    Montar um Truck-Home em um caminhão 4x4 também descartei pois seria muito grande dificultando o acesso a muitos lugares, além do alto consumo de combustível, e também custo de pedágios e manutenção muito alto.

    Trailer rebocado por um veículo 4x4 não serve, pois também não teria condições de uso off-road, baixa velocidade, alto consumo de combustível, maior custo em pedágios, comprimento muito longo - difícil estacionar.

    Finalmente acho que cheguei a configuração ideal. Pretendo montar um camper fixo sobre uma pickup média 4x4 chassis. A pickup a ser utilizada provavelmente será uma Hilux 4x4 CS ou Ford Ranger 4x4 CS e necessariamente deve rodar com diesel normal, como S-50 e em certas situações até com S-500, e não restrita ao S-10, pois pretendo rodar por países da América do Sul até a América do Norte e muitos deles não terão diesel com a especificação S-10.

    Quanto ao camper pretendo fazer o mais similar possível ao modelo alemão Burow Oman (vídeo e fotos abaixo)



    -cache_11389395.jpg

    -06.jpg

    -02.jpg

    -07.jpg

    -05.jpg

    -01.jpg


    É um projeto de longo prazo; enquanto isso ainda estarei fazendo muitas viagens e expedições com minha Tracker micro-camper

    O primeiro passo será a escolha e a compra da Pickup. Em seguida iniciarei o projeto e execução da construção do baú-camper. Embora seja um camper sobre chassis e não sobre a caçamba, quero comprar a pickup com caçamba, pois se no meio do caminho eu mudar de ideia ou futuramente for vender o carro separado do camper ainda terei a caçamba para uso normal.

    O camper pretendo projetar de forma que futuramente, se necessário, possa ser e "transplantado" para outra pickup.

    Pretendo relatar aqui todo o processo de montagem quando este se iniciar. Mas antes gostaria de trocar bastante informações com os amigos deste fórum que poderão me passar muitas dicas e sugestões para este projeto, bem como a indicação de empresas para a construção da estrutura e movelaria.

    E se mais alguém estiver fazendo um projeto similar também podemos compartilhar informações.

    Obrigado!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #2
    Usuário
    Entrada
    01/06/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    37
    Agradecimento: 1
    Mais um projeto extraordinário, Almir...
    Faço questão de acompanhá-lo integralmente; sucesso pra vc e seu projeto !!
    Um abraço a todos e boas trilhas !
    https://www.flickr.com/photos/marcusviniciuslameiras/

  • #3
    Usuário Avatar de rafaellsm
    Entrada
    28/01/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    38
    Posts
    146
    Agradecimentos: 2
    Que empreitada e que inveja branca!

    Comeca logo que eu já to curioso e ansioso!

    Grand Vitara 3.2 V6 2008/2009 - Proteções Road Tech, Rodas 16 Civic+BF AT 235/70 r16
    EX Sportage 2.0 EX 2009/2010
    Sonhando com um 4x4... - REALIZADO!

  • #4
    Opa,

    De olho no projeto!

    Sucesso na empreitada
    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #5
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Legal Almir!
    Deixa te perguntar, qual o peso dessa Burow Oman?
    Qual método construtivo tu pensas em utilizar pra fabricação?
    A Duaron parece que utiliza estrutura sanduíche na fabricação das campers, ao meu ver a melhor forma de conseguir chegar a uma peça não muito pesada. Caso esse seja o método que irás eleger e precisando de ajuda, dê um alô, pois fabrico algumas peças em estrutura sanduíche, e na real a minha ideia de um veículo para expedições anda lado a lado com as tuas, até parece que foi eu que escrevi o primeiro post!!
    E no meu caso seria pro meu atual veiculo, um ranger cabine estendida 2001 4x4 diesel.
    Suerte.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #6
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Almir,

    Alguns pitacos..

    Entre em contato com a Duaron, eles fazem o que o cliente pede (ainda).. entao, poderia facilmente fazer isso que vc quer. A vantagem é o conhecimento deles, e a tecnologia das placas que formam a estrutura chamada de "Composite" (ou algo parecido). Andei conversando com algumas pessoas que estao com projeto em finalização e a levesa do componete é algo surpreendente, e já resolve tambem a parte de isolamento termico/acustico. Um amigo do ES tem uma Hilux CS e tem planos para algo parecido c isso, mas nao sei pra quando e ele já andou conversando e visitando a Duaron. Por isso lhe indico a fazer o mesmo.

    Outra coisa é ir nessas empresas que fazem carroceria de caminhao. Mandei fazer um bau termico na pickup já com a posição da porta na lateral e recorte p janelas. Fica resistente, termico. Depois é só levar em alguma empresa de motorhome (de menor porte) e fazer a parte interna, eletrica e hidraulica. Um amigo fez isso em um caminhao MB Attego 4x4, fico fantastico e bem mais em conta.

    abraços e sempre de olho.

  • #7
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Aaa.. e a escolha do veiculo, nao pensa em uma F250 4x4 nao? Acho que o ganho em largura é interessante, e me parece que os algumas pickups por nao tem mais 3 lugares na frente, por causa da obrigatoriedade do airbag. Sei la... só mais um pitaco. abraços

  • #8
    Olá,

    Sei que nao é 4x4, mas pense em algo neste estilo tambem

    Motor-home Ford F2000 Motor De F4000 Mwm 229 Turbo - Itu Tra - Ano 1980 - 45000 km - em Mercado Livre

    Uma camioneta destas com jogo de correntes na tracao e um guincho na dianteira vai em quase todos os lugares que um 4x4 tambem vai, pois motor home nao é para trilha devido ao peso e centro de gravidade alto.

    Se esta do anuncio realmente tiver esta KM é praticamente uma camioneta nova pois o conjunto mecanico destas F2000 e F4000 com manutenção simples em dia utrapassam os 600 mil kms alem de ser uma mecanica simples e nao ligar pro tipo do diesel que bebe.

    [s]
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #9
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Legal Almir!
    Deixa te perguntar, qual o peso dessa Burow Oman?
    Qual método construtivo tu pensas em utilizar pra fabricação?
    A Duaron parece que utiliza estrutura sanduíche na fabricação das campers, ao meu ver a melhor forma de conseguir chegar a uma peça não muito pesada. Caso esse seja o método que irás eleger e precisando de ajuda, dê um alô, pois fabrico algumas peças em estrutura sanduíche, e na real a minha ideia de um veículo para expedições anda lado a lado com as tuas, até parece que foi eu que escrevi o primeiro post!!
    E no meu caso seria pro meu atual veiculo, um ranger cabine estendida 2001 4x4 diesel.
    Suerte.
    Olá Ricardo; não sei qual é o peso do Burow Oman - maiores detalhes no link abaixo:

    Burow Reisemobile GmbH - Oman Ford Ranger

    Terei de pesquisar bastante sobre os materiais a serem utilizados e os pesos envolvidos pois não poderei ultrapassar a capacidade do veículo com o camper totalmente carregado. No caso da Hilux CS c/caçamba a capacidade é de até 1200Kg. Sem a caçamba deve subir para pouco mais de 1300Kg.

    Os "sanduiches" com Divinycell pode ser uma alternativa... mas também precisarei levar em consideração o custo.

    Eu achei este Burow Oman um modelo ideal pois a construção é em linhas retas com placas fixadas em uma estrutura metálica. É bastante similar aos baús de carga, mas com certeza bem mais reforçado devido as torçoes do chassis em condições off-road.

    A construção do baú talvez eu até venha encomendar de alguma boa empresa que fabrique baús de carga, mas que seja baseado em meu projeto. Talvez um isolamento similar aos utilizados em baús frigoríficos seja uma alternativa.

    Mas gostaria sim de saber mais detalhes sobre os materiais que você trabalha.

    Quando você também for fazer seu projeto compartilhe também aqui no fórum.

    Abraço!
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #10
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Almir,

    Alguns pitacos..

    Entre em contato com a Duaron, eles fazem o que o cliente pede (ainda).. entao, poderia facilmente fazer isso que vc quer. A vantagem é o conhecimento deles, e a tecnologia das placas que formam a estrutura chamada de "Composite" (ou algo parecido). Andei conversando com algumas pessoas que estao com projeto em finalização e a levesa do componete é algo surpreendente, e já resolve tambem a parte de isolamento termico/acustico. Um amigo do ES tem uma Hilux CS e tem planos para algo parecido c isso, mas nao sei pra quando e ele já andou conversando e visitando a Duaron. Por isso lhe indico a fazer o mesmo.

    Outra coisa é ir nessas empresas que fazem carroceria de caminhao. Mandei fazer um bau termico na pickup já com a posição da porta na lateral e recorte p janelas. Fica resistente, termico. Depois é só levar em alguma empresa de motorhome (de menor porte) e fazer a parte interna, eletrica e hidraulica. Um amigo fez isso em um caminhao MB Attego 4x4, fico fantastico e bem mais em conta.

    abraços e sempre de olho.

    Olá Rubens, breve pretendo fazer uma viagem a SC e RS e tentarei dar uma passada na Duaron para fazer um orçamento seja para uma parte do projeto ou para a montagem completa... não sei se ficaria dentro de meu orçamento, por isso, como sua sugestão, uma empresa de fabricação de baús de carga também pode ser uma alternativa a um custo bem menor. Recentemente cotei um baú para colocar num chassis Sprinter e me orçaram em R$ 12.000,00 com janelas e porta, não achei caro. Claro que depois tem a forração, marcenaria, acessórios e tudo mais, que é a parte mais cara. Também irei consultar empresas que fabricam food-trucks e trailers de alimentação.

    Algumas peças devo trazer das próximas viagens que farei aos EUA, ou mesmo instalar depois quando já estiver em viagem com o motorhome, ao passar por algum país onde alguns acessórios custam bem menos.

    Provavelmente também terei de contratar uma marcenaria, mas muita coisa quero eu mesmo fazer, até porque é prazeroso fazer você mesmo. A construção do camper-box para a Tracker, que fiz tudo eu mesmo, tem sido uma boa diversão.

    Abraços!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #11
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Aaa.. e a escolha do veiculo, nao pensa em uma F250 4x4 nao? Acho que o ganho em largura é interessante, e me parece que os algumas pickups por nao tem mais 3 lugares na frente, por causa da obrigatoriedade do airbag. Sei la... só mais um pitaco. abraços
    É interessante, mas aumentaria o custo significativamente, não só devido ao custo do veículo mas também de manutenção. Pelo que andei pesquisando pelo preço de uma F250 mais antiga dá para pegar uma Hilux CS bem mais nova. Também é necessário habilitação "C" pois a F250 assim como a Dodge RAM é considerada caminhão. A minha categoria é B... embora isso não seja um problema... basta eu fazer um upgrade de categoria.

    O ganho de espaço realmente seria maior, mas esta configuração que estou pretendendo adotar me atende perfeitamente. Não tenho certeza, mas acho que a Hilux CS também é para 3 passageiros.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #12
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    Olá,

    Sei que nao é 4x4, mas pense em algo neste estilo tambem

    Motor-home Ford F2000 Motor De F4000 Mwm 229 Turbo - Itu Tra - Ano 1980 - 45000 km - em Mercado Livre

    Uma camioneta destas com jogo de correntes na tracao e um guincho na dianteira vai em quase todos os lugares que um 4x4 tambem vai, pois motor home nao é para trilha devido ao peso e centro de gravidade alto.

    Se esta do anuncio realmente tiver esta KM é praticamente uma camioneta nova pois o conjunto mecanico destas F2000 e F4000 com manutenção simples em dia utrapassam os 600 mil kms alem de ser uma mecanica simples e nao ligar pro tipo do diesel que bebe.

    [s]
    Olá Fernando, parece bem conservada esta caminhonete/motorhome. O problema é que é muito antiga. E não é só a questão do 4x4, mas também da redução. O veículo já é muito pesado, e se não tiver a tração+redução um pequeno morro de terra mais íngreme pode se tornar um grande obstáculo. Também já andei vendo uma configuração similar de um camper fixo em uma F1000 4x4, mas também não me interessei por ser meio antigo. Mas valeu pela dica! Abraço
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos
      Por Almir Almeida no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 341
      Última resposta: 16/08/2021, 19:19
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2009, 13:57
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade