x
Convex Datacenter
Página 2 de 23 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 269
  • #13
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7



    Uma de minhas preocupações para este projeto é o tipo de diesel que a pickup permite utilizar.

    Hoje estamos em um período de transição entre o diesel mais poluente S50, S500 ou maior, para o S10.

    Claro que tem a questão ambiental; se fosse para utilizar o veículo apenas no Brasil com certeza eu adotaria um motor mais moderno que só roda com diesel S10; porem como meu objetivo é montar um motorhome para expedições internacionais e lá fora há muitos países que ainda não adotaram diesel menos poluente, me vejo forçado a adquirir um veículo que suporte pelo menos o diesel S50 e se necessário o S500.

    Se não me engano o último ano da Hilux CS que roda até com diesel S500 é o modelo 2010. Quanto a Ranger c/ MWM 3.0 até 2012 também roda com S500. Por favor me corrijam se eu estiver errado.

    E como fica a questão da utilização do Diesel S10 nestes motores mais antigos? Também não pode trazer algum problema?

    Meu foco para aquisição da pickup então será preferencialmente a Hilux CS 4x4 2010 c/ ar condicionado.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #14
    Usuário Avatar de quintaes
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    59
    Posts
    244
    Agradecimentos: 2
    Almir, já possui uma camionete hilux 2.5 cs 2007 é um carro excelente porem o único ponto negativo, é o baixo torque do motor. Minha estrutura pesa 340 kg a seco; com água e mais uns cacarecos chega aos 440 kg, aí ela sofria em determinadas situações.
    Se pretende ingressar em terrenos ruins, deve tomar cuidado com o que irá construir em cima do chassis.
    O Rubens tem toda razão, acredito que se for na Duaron eles irão ti atender com um produto bem legal!!
    Já estive por lá, mas inda curto muito a minha estrutura que está completando uma década só de alegria e desbravando os cantinhos mais sossegados do nosso Brasil!
    Outra dificuldade é encontrar uma camionete cs em perfeitas condições mas como é um projeto, "pensar não gasta nada"rsrs...

    Abraços,

    Marcos Quintaes.

  • #15
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por quintaes Ver Post
    Almir, já possui uma camionete hilux 2.5 cs 2007 é um carro excelente porem o único ponto negativo, é o baixo torque do motor. Minha estrutura pesa 340 kg a seco; com água e mais uns cacarecos chega aos 440 kg, aí ela sofria em determinadas situações.
    Se pretende ingressar em terrenos ruins, deve tomar cuidado com o que irá construir em cima do chassis.
    O Rubens tem toda razão, acredito que se for na Duaron eles irão ti atender com um produto bem legal!!
    Já estive por lá, mas inda curto muito a minha estrutura que está completando uma década só de alegria e desbravando os cantinhos mais sossegados do nosso Brasil!
    Outra dificuldade é encontrar uma camionete cs em perfeitas condições mas como é um projeto, "pensar não gasta nada"rsrs...

    Abraços,

    Marcos Quintaes.
    Olá Marcos, minha opção pela Hilux é que, por ser um veículo disponível em muitos países talvez facilite a manutenção quando em expedição internacional. A Ranger com o MWM 3.0 (mesmo do Troller 3.0) certamente é bem mais forte, porem embora o veículo seja comum lá fora, este motor acredito que não.

    Não é fácil mesmo encontrar a Hilux CS; a maioria são utilizadas para trabalho pesado, mas vez ou outra encontro alguma em ótimo estado e até de único dono. Tenho uma nestas condições em vista... mas quero tirar mais informações antes de investir, pois não é um projeto barato para ficar fazendo testes na base da tentativa e erro, como tenho feito com minha Tracker.

    Já se optar pela Ranger, uma alternativa seria manter um estoque de paças mais críticas para uma expedição internacional.

    A princípio não tenho intenção de sair do continente, mas quero rodar por toda a América de sul ao norte.

    Com relação a Hilux a 2007 e a 2010 são o mesmo motor? O último ano deste motor é 2010 mesmo ou vai até 2012? (muitos carros a Diesel começaram com o motor que só roda com S10 só partir de 2013, como o Troller) Você pode utilizar diesel comum como S500 ou não é recomendável? Também pode-se utilizar o Diesel S10 sem problema?

    A questão do peso realmente é algo a considerar, já que um camper deve chegar próximo a 1000 Kilos carregado, ou até mais.

    Agradeço suas informações por já ser um usuário da Hilux a bastante tempo. Abraços!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #16
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá Ricardo; não sei qual é o peso do Burow Oman - maiores detalhes no link abaixo:

    Burow Reisemobile GmbH - Oman Ford Ranger

    Terei de pesquisar bastante sobre os materiais a serem utilizados e os pesos envolvidos pois não poderei ultrapassar a capacidade do veículo com o camper totalmente carregado. No caso da Hilux CS c/caçamba a capacidade é de até 1200Kg. Sem a caçamba deve subir para pouco mais de 1300Kg.

    Os "sanduiches" com Divinycell pode ser uma alternativa... mas também precisarei levar em consideração o custo.

    Eu achei este Burow Oman um modelo ideal pois a construção é em linhas retas com placas fixadas em uma estrutura metálica. É bastante similar aos baús de carga, mas com certeza bem mais reforçado devido as torçoes do chassis em condições off-road.

    A construção do baú talvez eu até venha encomendar de alguma boa empresa que fabrique baús de carga, mas que seja baseado em meu projeto. Talvez um isolamento similar aos utilizados em baús frigoríficos seja uma alternativa.

    Mas gostaria sim de saber mais detalhes sobre os materiais que você trabalha.

    Quando você também for fazer seu projeto compartilhe também aqui no fórum.

    Abraço!
    Almir,
    Existem algumas outras opções de material de núcleo (é assim que geralmente são nomeados as espumas rígidas que ficam entre faces de mantas ou tecidos laminados). Aqui, talvez o divinycell seja o mais conhecido, mas tb existem as espumas rígidas de PET, com um preço melhor, propriedades mecânicas um pouquinho inferiores mas com maior resistência a altas temperaturas. Estou pra fazer o capô do motor da minha Ranger com a espuma de PET, mas aí no caso vou utilizar tecidos de fibra de carbono. Já tive bastante sucesso fazendo um barco à remo (caso queira ter noção de como é essa peça vá no google imagens e coloque single-skiff) utilizando como material de núcleo o XPS, que é o "isopor extrudado" ao invés do expandido (EPS). Claro, nesse caso em particular do barco com XPS, obrigatoriamente tive de utilizar resina epóxi para não atacar o material. Fiz também uma placa de 20 mm de espessura com EPS de maior densidade e o resultado foi surpreendente, vejo sim possibilidade do uso desse material em estruturas maiores, talvez um misto de EPS com espumas de PET ou de PVC (divinycell).
    Uma coisa que me deixa chateado é que caso se faça uma estrutura pra colocar no lugar da caçamba, tenha de trocar a documentação. Isso me faz pensar em mudar a caçamba de forma que por fora ela fique igual, mas com mais espaço interno.
    Quanto ao peso total, nem me passa pela cabeça chegar perto do limite superior do veículo, fica simplesmente terrível de dirigir!
    Quanto as torções do chassi, talvez seja interessante prender a camper ao chassi por 3 pontos e além disso pivotados, aí ela não vai sofrer tanto.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #17
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post

    E como fica a questão da utilização do Diesel S10 nestes motores mais antigos? Também não pode trazer algum problema?
    Se tiver a adição de algum óleo vegetal pra trazer a lubricidade dele aos valores necessários, não vai ter problema algum. E sinceramente, duvido que algum diesel baixo enxofre comercial, vendido mundo à fora não o tenha.
    Caso tenha interesse de se aprofundar nesse assunto, recomendo os seguintes artigos:
    http://www.freel2.com/gallery/albums...09-01-0848.pdf
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/...pdf?sequence=1
    http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.ph...ewFile/453/441

    Caso tenha problema para abrir, me diga que te mando por e-mail.
    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #18
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá Fernando, parece bem conservada esta caminhonete/motorhome. O problema é que é muito antiga. E não é só a questão do 4x4, mas também da redução. O veículo já é muito pesado, e se não tiver a tração+redução um pequeno morro de terra mais íngreme pode se tornar um grande obstáculo. Também já andei vendo uma configuração similar de um camper fixo em uma F1000 4x4, mas também não me interessei por ser meio antigo. Mas valeu pela dica! Abraço

    Almir, a não ser que estética seja muito importante pra você, eu diria que você está equivocado quando deixa de considerar um carro "meio antigo" como opção.
    Posso lhe garantir que é muitoooo mais fácil você ficar na mão em algum lugar isolado com um carro novo desses que estão sendo fabricados por aí, do que com um carro antigo, mas com manutenção em dia, como um F4000 ou mesmo uma F1000.
    Mas como quebrar, também é possivel com qualquer carro, também digo que é muito mais fácil consertar um desses carros mais antigos que um desses atuais, que normalmente só autorizada coloca a mão.
    Pense, bem!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #19
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Almir, a não ser que estética seja muito importante pra você, eu diria que você está equivocado quando deixa de considerar um carro "meio antigo" como opção.
    Posso lhe garantir que é muitoooo mais fácil você ficar na mão em algum lugar isolado com um carro novo desses que estão sendo fabricados por aí, do que com um carro antigo, mas com manutenção em dia, como um F4000 ou mesmo uma F1000.
    Mas como quebrar, também é possivel com qualquer carro, também digo que é muito mais fácil consertar um desses carros mais antigos que um desses atuais, que normalmente só autorizada coloca a mão.
    Pense, bem!
    36 anos é muito antigo para mim, por mais conservado que esteja. E necessariamente terá de ser 4x4. Mas para quem não faz questão destes detalhes parece bem conservada, bem equipada e tem um bom tamanho - bem mais espaçosa que um camper Tahiti ou Duaron. Também necessariamente preciso de uma pickup que tenha ar-condicionado na cabine... não dá para viajar em um calor de mais de quarenta graus, como em algumas regiões desérticas, sem ar condicionado.
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #20
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Se tiver a adição de algum óleo vegetal pra trazer a lubricidade dele aos valores necessários, não vai ter problema algum. E sinceramente, duvido que algum diesel baixo enxofre comercial, vendido mundo à fora não o tenha.
    Caso tenha interesse de se aprofundar nesse assunto, recomendo os seguintes artigos:
    http://www.freel2.com/gallery/albums...09-01-0848.pdf
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/...pdf?sequence=1
    http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.ph...ewFile/453/441

    Caso tenha problema para abrir, me diga que te mando por e-mail.
    Abs.
    Obrigado Ricardo, consegui abrir, mas é muito técnico/científico; vou pesquisar sobre a opinião dos usuários e mecânicos. Mas acredito que os problemas de motores antigos rodarem com diesel S10 é muito menor que motores modernos rodarem com diesel S500.

    Quanto as placas "sanduiche" não faço idéia do custo/m2. Mas devido ao orçamento mais limitado é muito provável que utilizarei o mesmo sistema de baús de carga ou truckfoods com forração térmica. Bem parecido com este:



    Abraço
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #21
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Será similar a este tipo de baú, porem um pouco maior.

    As chapas são de alumínio.

    -dsc06689.jpg

    -071625023606023.jpg

    No caso a parte traseira seria totalmente fechada e haveria uma porta e janelas laterais.

    A extensão sobre a cabine seria um pouco mais prolongada e com uma inclinação para diminuir o arrasto aerodinâmico.

    O isolamento térmico interno talvez possa ser feito com camadas de isopor e forração em MDF 3mm, com acabamento em fórmica (ou MDF já laminado), o que acaba resultando em pouco peso adicional e ótimo acabamento.

    Mas é apenas uma das muitas possibilidades a ser considerado.

    Abaixo mais um vídeo de uma Ranger c/ Camper fixo.



    Se no Brasil houvesse um camper como este Northstar 850 do vídeo abaixo, seria o ideal, pois apesar de ser removível é bem mais espaçoso que um do tipo Duaron, porem similar a este aqui só está disponível para pickups de grande porte.

    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #22
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Obrigado Ricardo, consegui abrir, mas é muito técnico/científico; vou pesquisar sobre a opinião dos usuários e mecânicos. Mas acredito que os problemas de motores antigos rodarem com diesel S10 é muito menor que motores modernos rodarem com diesel S500.

    Quanto as placas "sanduiche" não faço idéia do custo/m2. Mas devido ao orçamento mais limitado é muito provável que utilizarei o mesmo sistema de baús de carga ou truckfoods com forração térmica. Bem parecido com este:



    Abraço
    Almir, sim, os artigos são técnicos, justamente porque é o que teoricamente mais se aproxima da verdade. Opiniões em fóruns, se não vierem de pessoas técnicas que traduzam em palavras cotidianas, geralmente são recheadas de más interpretações ou baseadas num número de amostras ridiculamente baixo. Mas de certa feita estás certo na tua forma de pensar.
    Realmente o método de construção tem de entrar no orçamento. Eu sou meio maníaco por leveza, então quando vejo algo com estrutura treliçada de aço e mesmo MDF, já me dá calafrios.....kkkk
    Muito bom ver as formas como cada um faz a distribuição dos espaços da sua camper.....acaba-se criando uma biblioteca de grande valia na hora de fazer o próprio lay-out.

    Abraço.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #23
    Usuário Avatar de quintaes
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    59
    Posts
    244
    Agradecimentos: 2
    Quando vejo este camper monstruoso, também me dá calafrios...rs. O peso chega no limite da capacidade, e aí fica inviável no off road. Vejo a maioria dos proprietários nesta configuração andando somente em terreno fácil.

    Abraços,

    Marcos Quintaes.

  • #24
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por quintaes Ver Post
    Quando vejo este camper monstruoso, também me dá calafrios...rs. O peso chega no limite da capacidade, e aí fica inviável no off road. Vejo a maioria dos proprietários nesta configuração andando somente em terreno fácil.

    Abraços,

    Marcos Quintaes.
    É verdade; provavelmente não exista aqui estes campers maiores para pickups médias pois provavelmente ficaria fora das normas do Contran:

    http://www.denatran.gov.br/download/...ran_346_10.pdf

    A vantagem é que pode-se estacionar em um Camping, deixar o camper e sair para passear pela região, incluindo passeios off-road. Ou mesmo se o veículo precisar de manutenção e precisar ficar na oficina, o camper ainda serviria como alojamento separado do carro. Já para overlanding não seria mesmo adequado.

    Pensei também em uma alternativa "meio-termo", ou seja um camper removível porem preso a uma plataforma totalmente plana sobre o chassis, ganhando assim muito mais espaço. São os chamados "flatbed truck camper", na Austrália utilizam muito este conceito. Similar ao da foto e vídeo abaixo:

    -gallery_10_8_11269.jpg

    -mazda-bt50-suits-slide-campers.jpg

    O problema desta alternativa é que o centro de gravidade fica ainda mais alto, tornando o veículo menos estável e maior risco de tombar. Esta configuração é mais adequada para pequenos caminhões ou pickups de grande porte, como a F4000, pois estes veículos são bem mais largos. Abaixo uma excelente configuração:



    Cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens.

    Já o camper fixo, se bem planejado quanto ao peso e dimensões é bem mais estável que o camper removível.

    Agora estou na dúvida entre a Hilux e a Ranger. Como você relatou, a Hilux CS D-4D, de 102CV seria um pouco fraca para o peso do camper, enquanto que a Ranger, com o MWM 3.0 tem 162CV.
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos
      Por Almir Almeida no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 341
      Última resposta: 16/08/2021, 19:19
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2009, 13:57
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade