x
Convex Datacenter
Página 4 de 29 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 342
  • #37
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7



    Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Almir, Parabéns!

    Acompanhando e sonhando. Como você ainda está refinando os planos, segue um excelente modelo para aproveitar algumas idéias:

    SUV MicroCamper - Fat Berta 3.0

    Saudações,

    Olá Ismael, obrigado!

    Este "MicroCamper" seria bem similar ao que estou planejando. No meu caso pretendo levar mais "tralhas" e ter algumas comodidades como o banheiro químico, geladeira, caixa de água, mesa externa, o que dificulta bastante o projeto para acomodar tudo isso.

    Para quem irá sempre pousar em campings estruturados ou em postos de combustível, que tem estrutura de banheiro, uma estrutura simples é muito mais fácil de construir. Porem para camping selvagem, pousar em "qualquer lugar" e expedições uma estrutura mais completa faz falta.

    O legal deste projeto que você passou o link é que está bem detalhado a construção passo-a-passo e servirá para aproveitar várias idéias. Não sei se conseguirei detalhar tanto assim a construção de meu camperbox, rsrs.

    Obrigado pela dica! Abraço!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #38
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Almir,

    Ando cheio de idéias na cabeça de fazer um projeto similar. Andei pesquisando diferentes modelos e de tudo que vi, o projeto Fat Berta 3.0 que mencionei, parece o mais interessante e detalhado para copiar e adaptar numa SUV média (claro que combinando com idéias de outros projetos). O projeto aborda também a questão da segurança - pouco observada na maioria dos projetos. Do teu projeto eu já "colei" a mesa.

    Ainda tenho que resolver várias questões, como bagageiro para carregar estepe (2??), muita bagagem para a madame, água, banheiro, cozinha, geladeira, rádio e antenas, faróis auxiliares, ferramentas, pranchas de desatolagem, uma barraca pequena, galões de combustível. Como equilibrar tudo isso, com conforto e segurança para um casal, pensando em pernoites em campings estruturados e um eventual camping selvagem, para pegar tanto o calor do nosso Nordeste como o frio da Patagônia? Parece que só mesmo um caminhão 6x6 para dar conta...

    Uma pergunta: você escolheu fazer toda a estrutura em aglomerado MDF de 15mm. Por que você preferiu usar MDF ao invés de compensado? Num impulso, eu já entrei numa loja de madeiras para comprar uma chapa de compensado naval para começar a medir, riscar e cortar. Pensei no compensado naval por não deformar se acontecer de molhar. Por sorte ou azar, a loja não tinha compensados com espessura menor que 20mm naquela hora. Achei muito pesada a chapa de 20mm e não comprei.

    Vamos conversando.

    Abraços
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #39
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Olá Ismael,

    Realmente não é fácil acomodar um monte de tralhas de camping e outras coisas e ainda sobrar espaço para um casal dormir no carro. Há semanas tenho feito diversas plantas-baixa do camper; as que postei algumas mensagens antes já foram descartadas. Meu problema atual é altura livre de forma que dê pelo menos para sentar sobre o colchão. Tive que descartar a geladeira Waeco DC30 por este motivo. O novo camperbox agora terá a mesma altura da versão anterior, com isso terei um pouco menos de espaço para as tralhas que terei de compensar guardando algumas coisas no bagageiro Thule.

    Por enquanto vou aproveitar o máximo que der da Tracker, mas futuramente se eu mudar de veículo todos os equipamentos que já comprei poderá ser reaproveitado.

    Optei pelo MDF custo e pela facilidade de construção e precisão do corte e montagem. A placa de 2,75 x 1,83 x 15 está custando na faixa de R$ 110,00. A de 6mm na mesma medida custa na faixa de R$ 70,00. Usarei a placa mais fina para forração do piso. Com estas 2 chapas dá para montar todo camper e ainda sobra muita madeira. Onde irei comprar as placas (Sodimac) eles fazem os cortes lineares sem nenhum custo, então é só cortar nas medidas certas e depois montar parafusando as peças. Por isso o projeto tem de estar "perfeito" para não perder os cortes. O custo final da madeira será menos de R$ 200,00, ou seja um custo baixíssimo se eu mesmo construir o móvel, como farei desta vez.

    Antes de forrar o MDF eu passarei uma camada de verniz, assim não tem muito problema caso caia um pouco de água. Claro que não pretendo atravessar rios com o carro. Provavelmente desta vez forrarei com courvin que também protegerá um pouco mais quanto a líquidos. Outra madeira interessante e leve é o pinus aplainado, mas é difícil encontrá-lo em chapas grandes. Ainda vou dar mais uma pesquisada nas opções de madeira.

    Segue a disposição que estou fazendo no momento... basicamente são 2 baús um com altura de 25cm e o outro com 16cm de altura, devido ao desnível no porta-malas. O fato de ser muito baixo é que está dificultando o novo arranjo.



    Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -planta_provisoria_3.jpg  
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #40
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Seguindo a lógica de que os veículos possuem uma capacidade máxima de passageiros, acredito que a única modificação que implica em alteração das características originais seria o acréscimo de assentos.
    Em princípío, não há impedimento nenhum em retirar bancos e/ou acrescentar dispositivo de arrumação de carga, como armários, gavetas, etc.., desde que não implique em alteração nos equipamentos internos obrigatórios, como encosto de cabeça e cintos de segurança e nem obstrua a visão da área envidraçada.
    Vide o exemplo das muitas Kombi que há décadas circulam tendo sido retirado um ou dois bancos traseiros.
    Valter, minha ideia é tirar os banco com encosto e tudo. No caso da Kombi, não tenho certeza, mas ela é considerada como camioneta ou seja, carga e passageiros no mesmo compartimento e por isso circulam sem problemas, e no meu caso, caminhonete, carga separada de passageiros, acredito que precise de autorização daí a minha dúvida. Consultei um despachante aqui, mas não soube ou não se interessou muito.

    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá "JRoberto". Obrigado!.

    Acredito que não seja permitido; porem também acredito que seja "tolerado". A maioria dos overlanders que modificam o carro geralmente não modificam o documento. Ou seja, se alguém for fazer o mesmo que estou fazendo que seja "por conta e risco".

    Outra questão importante que é bom observar é quanto a segurança no caso de algum acidente. Como haverão inúmeros objetos é importante que sejam muito bem presos.

    O meu camperbox anterior (atualmente em uso) é solto, embora no caso de alguma freada brusca seja seguro pelo encosto do banco traseiro.

    Na nova versão, como retirei os bancos traseiros pretendo parafusar tudo e todos os objetos ficarão guardados dentro dos compartimentos do próprio camperbox. Mesmo assim, em um acidente mais grave o risco seria maior do que em um veículo sem essas adaptações.

    Abraço!
    Almir, pretendo também fazer tudo bem fixado e correr o risco em alguma fiscalização, vamos ver no que dá. Acompanhando as soluções.
    Desculpe por tumultuar o tópico

    Abraços aos dois!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #41
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Almir, por que voce não coloca esses tubos de água externamente. Assim:


    Ou assim:

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -316590d1318995826-o-que-e-isso-no-bagageiro-de-teto-112.jpg   -437440d1383221545t-o-que-e-isso-no-bagageiro-de-teto-solar_road_shower_q_49442.jpg  
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #42
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Quando eu falei em acréscimo de assentos, estava me referindo a tentativa de aumentar a capacidade de passageiros, acrescentando bancos completos (assento e encosto), sendo essa a única alteração no interior do carro que parece configurar infração.
    Meu Troller tem o banco traseiro 1/3 + 2/3. Como ele não tem nenhum porta-malas eu retirei o banco 2/3 e deixei apenas 1/3 atrás para viajar com a esposa e a filha. Por isso ele só pode levar 3 pessoas, já que tem apenas 3 bancos com encosto de cabeça e cinto de segurança. Eu fiz isso quando comprei o carro e pretendo manter assim por tempo indeterminado.
    Não faz nenhum sentido eu alterar o documento reduzindo a capacidade para 3 passageiros considerando que a retirada de bancos é um arranjo temporário e reversível.
    Já fui parado em fiscalização e ninguém interpretou isso como alteração das características originais do veículo.
    Somente haverá infração se eu levar um 4º ocupante sem banco.
    Também já ouvi falar de casal que viaja normalmente sem banco traseiro em Jimny e TR4.


    Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Valter, minha ideia é tirar os banco com encosto e tudo. No caso da Kombi, não tenho certeza, mas ela é considerada como camioneta ou seja, carga e passageiros no mesmo compartimento e por isso circulam sem problemas, e no meu caso, caminhonete, carga separada de passageiros, acredito que precise de autorização daí a minha dúvida. Consultei um despachante aqui, mas não soube ou não se interessou muito.



    Almir, pretendo também fazer tudo bem fixado e correr o risco em alguma fiscalização, vamos ver no que dá. Acompanhando as soluções.
    Desculpe por tumultuar o tópico

    Abraços aos dois!

  • #43
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Quando eu falei em acréscimo de assentos, estava me referindo a tentativa de aumentar a capacidade de passageiros, acrescentando bancos completos (assento e encosto), sendo essa a única alteração no interior do carro que parece configurar infração.
    Meu Troller tem o banco traseiro 1/3 + 2/3. Como ele não tem nenhum porta-malas eu retirei o banco 2/3 e deixei apenas 1/3 atrás para viajar com a esposa e a filha. Por isso ele só pode levar 3 pessoas, já que tem apenas 3 bancos com encosto de cabeça e cinto de segurança. Eu fiz isso quando comprei o carro e pretendo manter assim por tempo indeterminado.
    Não faz nenhum sentido eu alterar o documento reduzindo a capacidade para 3 passageiros considerando que a retirada de bancos é um arranjo temporário e reversível.
    Já fui parado em fiscalização e ninguém interpretou isso como alteração das características originais do veículo.
    Somente haverá infração se eu levar um 4º ocupante sem banco.
    Também já ouvi falar de casal que viaja normalmente sem banco traseiro em Jimny e TR4.
    Tenho acompanhado e presenciado várias viaturas nesse estilo, mas nunca ninguém soube dizer se é permitido ou não, dai a dúvida. Vou fazer as modificações e vamo que vamo rodar por esse Brasilsão e ver o que acontece rsrs...
    Abraços!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #44
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Pessoal, muito bom esse tópico. Também tenho pensado bastante no tema. O duro é que o espaço interno do jimny só é maior que fusca e fiat 147...

  • #45
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá Ismael,

    Realmente não é fácil acomodar um monte de tralhas de camping e outras coisas e ainda sobrar espaço para um casal dormir no carro. Há semanas tenho feito diversas plantas-baixa do camper; as que postei algumas mensagens antes já foram descartadas. Meu problema atual é altura livre de forma que dê pelo menos para sentar sobre o colchão. Tive que descartar a geladeira Waeco DC30 por este motivo. O novo camperbox agora terá a mesma altura da versão anterior, com isso terei um pouco menos de espaço para as tralhas que terei de compensar guardando algumas coisas no bagageiro Thule.

    Por enquanto vou aproveitar o máximo que der da Tracker, mas futuramente se eu mudar de veículo todos os equipamentos que já comprei poderá ser reaproveitado.

    Optei pelo MDF custo e pela facilidade de construção e precisão do corte e montagem. A placa de 2,75 x 1,83 x 15 está custando na faixa de R$ 110,00. A de 6mm na mesma medida custa na faixa de R$ 70,00. Usarei a placa mais fina para forração do piso. Com estas 2 chapas dá para montar todo camper e ainda sobra muita madeira. Onde irei comprar as placas (Sodimac) eles fazem os cortes lineares sem nenhum custo, então é só cortar nas medidas certas e depois montar parafusando as peças. Por isso o projeto tem de estar "perfeito" para não perder os cortes. O custo final da madeira será menos de R$ 200,00, ou seja um custo baixíssimo se eu mesmo construir o móvel, como farei desta vez.

    Antes de forrar o MDF eu passarei uma camada de verniz, assim não tem muito problema caso caia um pouco de água. Claro que não pretendo atravessar rios com o carro. Provavelmente desta vez forrarei com courvin que também protegerá um pouco mais quanto a líquidos. Outra madeira interessante e leve é o pinus aplainado, mas é difícil encontrá-lo em chapas grandes. Ainda vou dar mais uma pesquisada nas opções de madeira.

    Segue a disposição que estou fazendo no momento... basicamente são 2 baús um com altura de 25cm e o outro com 16cm de altura, devido ao desnível no porta-malas. O fato de ser muito baixo é que está dificultando o novo arranjo.



    Abraços!

    Acompanhando, show de bola, não sei se se é possível ou lhe convêm, mas apenas palpitando, se o sanitário e geladeira pudessem ficar em um local fixo, ganharia muito espaço e não precisaria ficar mudando, talvez a geladeira com a ventilação voltada pra debaixo do banco aonde tem as saídas de ar condicionado ou definitivamente na cozinha com panelas e td mais próximo ao alcance das mãos, sanitário, bateria, compressor, ferramentas, etc., atrás dos bancos, sei lá mil e uma opção pra encaixar um espaço minimo e funcional.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #46
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Almir, por que voce não coloca esses tubos de água externamente. Assim:
    Na planta atual (postarei na mensagem seguinte) acabei encontrando um espaço para o galão de 28 litros que já comprei, igual ao da foto abaixo. Quero evitar colocar no teto por questão estética e também estabilidade do veículo.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -899011-mlb20464321117_102015-f.jpg  
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #47
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Também acredito que não terei problema. Acho que o importante, até por questão de segurança é que tudo esteja muito bem preso.

    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Quando eu falei em acréscimo de assentos, estava me referindo a tentativa de aumentar a capacidade de passageiros, acrescentando bancos completos (assento e encosto), sendo essa a única alteração no interior do carro que parece configurar infração.
    Meu Troller tem o banco traseiro 1/3 + 2/3. Como ele não tem nenhum porta-malas eu retirei o banco 2/3 e deixei apenas 1/3 atrás para viajar com a esposa e a filha. Por isso ele só pode levar 3 pessoas, já que tem apenas 3 bancos com encosto de cabeça e cinto de segurança. Eu fiz isso quando comprei o carro e pretendo manter assim por tempo indeterminado.
    Não faz nenhum sentido eu alterar o documento reduzindo a capacidade para 3 passageiros considerando que a retirada de bancos é um arranjo temporário e reversível.
    Já fui parado em fiscalização e ninguém interpretou isso como alteração das características originais do veículo.
    Somente haverá infração se eu levar um 4º ocupante sem banco.
    Também já ouvi falar de casal que viaja normalmente sem banco traseiro em Jimny e TR4.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #48
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    O sanitário não dá para ficar fixo atrás do banco do motorista, caso contrário não dará para dirigir. Colocando atrás do banco do passageiro até dá para ficar fixo, se eu for viajar sozinho. O mesmo se aplica a geladeira.

    Agora, por exemplo, quando eu for acampar em camping estruturado ou pernoitar em postos de combustível 24 horas, com banheiro disponível, nem preciso levar o sanitário químico.

    Praticamente todos os acessórios são opcionais, ou seja, conforme a minha necessidade e tipo de viagem eu coloco ou retiro, liberando espaço para guardar roupas ou outros objetos.

    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Acompanhando, show de bola, não sei se se é possível ou lhe convêm, mas apenas palpitando, se o sanitário e geladeira pudessem ficar em um local fixo, ganharia muito espaço e não precisaria ficar mudando, talvez a geladeira com a ventilação voltada pra debaixo do banco aonde tem as saídas de ar condicionado ou definitivamente na cozinha com panelas e td mais próximo ao alcance das mãos, sanitário, bateria, compressor, ferramentas, etc., atrás dos bancos, sei lá mil e uma opção pra encaixar um espaço minimo e funcional.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4
      Por Alberto Granville G Paula no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 463
      Última resposta: 15/04/2020, 09:44
    2. TRECKO - Uma Tracker para Estradas e Acampamentos
      Por Rubens Linhalis no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 488
      Última resposta: 30/06/2017, 21:41
    3. Tracker 2008 - RS - Passeios 4x4 e acampamentos
      Por Diegogdaluz no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2015, 15:51

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade