x
Convex Datacenter
Página 25 de 29 PrimeiroPrimeiro ... 151617181920212223242526272829 ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 342
  • #289
    Usuário
    Entrada
    01/06/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    37
    Agradecimento: 1



    Valeu pelos esclarecimentos, Almir!
    Um abraço a todos e boas trilhas !
    https://www.flickr.com/photos/marcusviniciuslameiras/

  • #290
    Usuário Avatar de leodinossauro
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    372
    Agradecimentos: 0
    Almir, qual o volume ou dimensões da sua geladeira de compressor Mobicool ? 35 litros ?


    Estou já planejando meu Camper Box para minha Tracker e estou escolhendo uma geladeira de compressor, mas achei sua MobiCool muito alta. Eu devo optar por uma Waeco 35 L ( 550 mm comprimento x 380 mmm altura x 340 mm largura ), já que a de 25 L é limitada em quesitos técnicos ( não vem com inversor 110 v x 12 v integrado, compressor de única velocidade etc ).

    O problema tem sido o melhor encaixe para levar atrás do banco do carona mas com este banco funcional. ali há 54 cm entre o porta-objetos do console central e a porta, e as geladeiras de compressor têm pelo menos 55 cm de comprimento.


    Parabenizo pelo excelente trabalho ( detalhado ) de compartilhamento de sua idéia.

  • #291
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por leodinossauro Ver Post
    Almir, qual o volume ou dimensões da sua geladeira de compressor Mobicool ? 35 litros ?
    Olá Leo, obrigado.

    Segue as medidas na Mobicool FR-40, que também é de fabricação da Dometic/Waeco:

    -dimensions.jpg

    Externamente: 58.4 (C) x 36.5 (L) x 44.6 (A) cm

    A vantagem deste modelo em realação as outras, no caso de meu projeto, é o fato do compressor ser em cima, assim não preciso ter aberturas no camper-box para a ventilação da geladeira, e também pelo fato de ser quadri-volt: 12~24VDC e 110~240 VAC. Em teste que fiz chegou a 15 graus negativos. A temperatura é configurada em um painel digital. Porem realmente ela é um pouco grande e não cabe atrás do banco do motorista ou passageiro.

    Se pretende fazer um camper-box fixo outra alternativa seria uma geladeira de gaveta, como a GCG 37, que poderia ficar acondicionada abaixo da cama:

    Elber Geladeiras - Geladeira GGC 37 Gaveta

    Esta foi a de altura mais baixa que encontrei, porem é bem larga, além de ser somente 12V e ser fixa. Quanto a ser 12V não é tanto problema se utilizar utilizar um conversor bivolti para 110/220V (desde que este aguente a carga da geladeira).

    Ou então procure um modelo que você consiga acondicionar atrás do banco do motorista ou passageiro, mas a litragem será menor. Se não fizer questão de uma que seja a compressor existem várias geladeiras termo-elétricas. No início eu utilizava uma Black&Decker de 33 litros também quadri-volti. Porem a eficiência da geladeira a compressor é muito maior podendo chegar até 15 graus negativos ou até menos, enquanto a termo-elétrica geralmente baixa para até 20 graus abaixo da temperatura ambiente, ou seja, se for um calorzão de 35 graus, resfriará somente até 15 graus positivos. Além disso o consumo de energia é bem maior - em torno de 50W ou +/- 4,5A constantes. A geladeira a compressor só consome quando o compressor está ligado e depois mantem um consumo mínimo na faixa de 200mA para a ventoinha.

    No caso de meu projeto como geralmente viajo só não me atrapalha, porem para 2 pessoas fica um pouco apertado. Por isso fiz de forma que possa ser removível e permitir dormir com mais conforto no caso de 2 pessoas.

    Abraço
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #292
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Question Ajuda - Tracker camper com os bancos traseiros

    Almir e demais foreiros,
    Após uma análise dos pós e contras de construir um camperbox, tal como o deste tópico, cheguei a seguinte conclusão.
    Conclui que atualmente a melhor solução seria um móvel que permitisse montar uma cama dentro do carro, mas que ao mesmo tempo não necessitasse de remover os bancos traseiros.
    Uma das grandes vantagens de manter os bancos traseiros e ao mesmo tempo poder montar uma cama dentro do carro sem tira-los de lá, é poder viajar com 4 pessoas no carro, duas dormindo no interior do veiculo e duas dormindo no teto ou barraca convencional.

    O grande problema é que até agora essa façanha só se passou na minha cabeça, ou seja não sei se há a possibilidade de se fazer isso.
    Digo isso porque não rebati o banco traseiro da Tracker para saber sua posição, na realidade eu sequer sei como eles ficam.
    Entretanto, vi uma imagem que me deixou bem esperançoso com o projeto.

    -banco-tracker.jpg

    Na imagem acima os encostos de cabeça do banco traseiro parecem estar guardados nos assentos do banco traseiro.
    Procede a percepção?
    Caso a imagem acima represente uma possibilidade de rebater o banco traseiro da tracker, onde está o encosto?
    Como ele fica rebatido?

    Pelo que pude notar, retirando o encosto de cabeça dessa imagem os assentos ficam aproximadamente na altura da parte superior do camperbox do Almir. Com isso, caso haja a possibilidade de rebatimento do banco traseiro dessa forma o projeto torna-se viável.

    Abaixo eu delimitei como imagino que a área interna da Tracker seja usada para a construção desse box.

    -projeto-camperbox-tracker-com-banco.jpg

    No projeto do Almir o box é inteiriço até um pouco alem da área de apoio do assento traseiro, sendo o restante da plataforma da cama apoiado em cantoneiras móveis e aberto com o auxilio de dobradiças.
    No meu caso a parte fixa do camperbox está a mais menos um metro de distancia da parte de trás dos bancos dianteiros. Precisarei de fazer com que uma ou duas placas de madeira com dobradiças desloquem, formando então a plataforma para a cama.
    O suporte dessa(s) placa(s) de madeira seria feito como na imagem abaixo.

    -boxbuild19.jpg

    Não tenho a intenção de fazer nenhuma solução que não as gavetas na área do porta malas e a plataforma para poder dormir dentro do veiculo.

    Gostaria de sua ajudar Almir e dos demais foreiros.
    Acham possível a execução do projeto?
    As dimensões da Tracker estão de acordo com minha percepção?
    Quanto ao rebatimento dos bancos, como realmente eles ficam rebatidos?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -projeto-camperbox-tracker-com-banco.jpg  
    CHEVROLET TRACKER 2008 - AINDA 100% ORIGINAL

  • #293
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Olá Cássio,

    Até é possível. No caso a plataforma para dormir terá de ficar acima do assento do banco traseiro quando este estiver dobrado. Os bancos dianteiros deverão estar empurrados totalmente para frente, caso contrário só caberá uma criança. Com a cama extendida chega até 1,85m, com os pés encostando na porta traseira e a cabeça encostando no assento dos bancos dianteiros. Veja a linha amarela na foto abaixo - a plataforma deverá estar acima desta linha. Poderá ficar um pouco apertado a altura do colchão sobre a plataforma em relação ao teto do carro, mas ainda assim é possível dormir confortavelmente, mas não dá para ficar sentado; talvez ainda dê para dobrar as pernas verticalmente.

    -img_4572.jpg

    O mais difícil será fazer uma plataforma dobrável que caiba no porta-malas e que, quando aberta, aguente o peso de 2 pessoas. Provavelmente precisará de uma estrutura metálica para dar sustentação. Uma sugestão é utilizar cordas reforçadas passando por baixo da plataforma e presas aos apoios dos cintos de segurança, assim você não precisará de pés de apoio. Dê uma olhada no vídeo abaixo, que dá para ter uma ideia:



    Veja que neste camper-box utilizaram uma estrutura metálica e a corda que segura a plataforma aos pontos de fixação do cinto de segurança nas colunas das portas.

    Uma outra solução extremamente simples é comprar algumas caixas de plástico bem resistentes (ou fazer em madeira) que possam ser apoiadas sobre o encostro do banco traseiro quando dobrado, e que também preencha o espaço no porta-malas de forma que fique uma superfície nivelada. E sobre esta superfície você coloca um colchão de casal inflável. As caixa deverão ter uma altura que corresponde ao encosto do banco traseiro até o topo do assento do banco traseiro quando este estiver dobrado e encostado no banco dianteiro, permitindo que o colchão passe por cima. Terá de dormir com a cabeça voltada para a porta traseira para não forçar muito o encosto do banco traseiro com o peso sobre ele. Um dos problemas é que o colchão inflável é bastante espesso, por isso ficaria bem apertado em relação ao teto do carro. Outro problema é conseguir acomodar todas as caixas no porta-malas, embora as caixas também possam acomodar vários objetos e roupas. Para saber se dá certo e se fica bom só mesmo experimentando na base da tentativa e erro.

    Eu tentei algo do tipo, mas retirando os assentos dos bancos traseiros porem mantendo os encostos (foto abaixo). Os bancos da frente também estão dobrados e sem os encostos de cabeça. Caso queira retirar os assentos (mantendo os encostos - que serão dobrados) também é muito simples e rápido - 2 minutos e só precisa de uma chave 14. Neste caso você só precisará do colchão inflável - nem precisa das caixas... mas, onde guardará as malas? Se tiver um bagageiro no teto elas podem ficar lá, porem se tiver uma barraca de teto não terá espaço para as bagagens - a não ser que sejam pequenas malas que possam ficar no chão guardadas abaixo dos bancos dianteiros dobrados.

    -img_20150517_195208712.jpg

    -img_20150707_184527160.jpg

    Mais um exemplo abaixo dos experimentos que eu fazia com minha primeira Tracker...

    -img_20150514_162256605.jpg

    -img_20150616_195021646.jpg

    -img_20150616_195124432.jpg

    -img_20150616_195047905.jpg


    Boa sorte, e se chegar a fazer o projeto compartilhe aqui. Abraço!
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #294
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo retorno Almir.

    Sabe me dizer qual a altura do seu camperbox sem o colchão?
    Qual a densidade, altura e material de externo do colchão modelar que você usa?
    Pela imagem eu tive a percepção de que ele fosse quase da mesma altura da extremidade do assento traseiro quando rebatido.
    Bom, pelo que vi a boa noticia é que é possível de se fazer.
    A má noticia é que será difícil pra baralho.

    Esse vídeo mostra exatamente o que imaginei fazer, inclusive com a estrutura do camperbox que monta a cama abrindo sobre duas dobradiças.
    Talvez usar uma madeira bem resistente para fazer a parte que se projeta para a frente do veiculo acompanhada de dois apoios próximos ao encosto do banco traseiro dobrado seja uma solução possível.
    Não vou arriscar fazer o projeto, vou conversar com o marceneiro que possivelmente fará o camperbox.

    Quanto a prender nos cintos, a estrutura aguenta tranquilo?
    Há algum prejuízo ao sistema dos cintos?

    Dormir em colchão de ar é uma prática sadomasoquista. hehehe
    Um outro ponto de usar o colchão de ar é não ter o espaço do "primeiro andar" para alocar algumas coisas.
    CHEVROLET TRACKER 2008 - AINDA 100% ORIGINAL

  • #295
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    A altura é 23 cm na área do porta-malas e 31,5 na área do banco traseiro, que foi removido.

    As espumas que formam o colchão tem 6 cm de altura, densidade 33 (ideal para pessoas até 80 Kg). O tecido é resistente a água; comprei em loja de tecido e dei para um tapeceiro forrar as espumas.

    Como pode ser visto na foto abaixo a altura do camperbox vai até o apoio de braço das portas laterais traseira.

    -img_20160527_215224.jpg

    Quanto a estrutura dobrável, como o teto da Tracker não é tão alto como o da mini-van, não sei se terá altura suficiente para conseguir dobrar. Além disso como a cabine não é reta tb. terá de ter recortes para não bater nas laterais. Note que o extensor da cama tem um corte nos cantos para não encostar nas laterais. A não ser que faça a cama mais estreita, neste caso perderia +/- 20 cm nas laterais.

    Os suportes dos cintos com certeza aguentam. Na realidade a corda é presa no pino onde é parafusado o suporte do cinto. A corda passa pelo vão atrás do suporte. Apenas terá de utilizar uma corda bem resistente mas que não seja muito grossa, ou mesmo uma fita de carga.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #296
    Usuário
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Gravataí/RS
    Idade
    47
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Almir, apaixonado aqui pela sua história e seu projeto. Desde que vi o seu comecei a me inspirar no meu projeto de um sonho. minha Pajero Camper 2.5 Diesel. Comecei agora comprando os equipamentos e depois de tudo em casa irei partir para a construção em uma Pajero Sport 2010, sendo que retirarei o banco traseiro. Ou seja, espaço não irá faltar e a meta é Alasca. Como você é mestre e eu aprendiz o que acha desta bomba (já adquirida) e desta geladeira:
    Dometic Waeco Mobicool CK40D Hybrid 12 240V Cooler Fridge Freezer | eBay
    Seaflo 12V 100PSI Self Priming Diaphragm Pump | eBay
    Gostaria de sua opinião ou alguma dica, já que pretendo trazer tudo de fora pelo menor custo. Achei muito bom o preço da geladeira, pelo tamanho, e parece que a ventilação é superior. Abs a agradeço.
    Pajero Sport 2.5 HPE 2011 para Expedições

  • #297
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Olá Valladares! Legal, boa sorte em seu projeto! e quando estiver em andamento ou pronto compartilhe aqui.

    A bomba que você adquiriu é bem similar a que eu utilizo. A sua é de 5 litros/min e a minha é 3 litros/min. Eu escolhi uma mais fraca para não gastar muita água, já que o tanque de água é bem pequeno, mas você poderá limitar a vasão com um registro.

    Quanto a geladeira, esta Mobicool CK40 (ou Waeco CK40) tem um bom espaço, porem ela é híbrida. No caso, quando ela está ligada em 12V funciona como um Cooler e não utiliza o compressor, e quando ligado à rede 220/240V aí sim funciona a compressor. Isso quer dizer que terá pouca eficiência e alto consumo quando estiver em 12V. Ela é ideal quando você fica em camping ou lugares com uma tomada disponível, assim quando você estiver em transição você liga no 12V e o cooler irá manter a temperatura mais baixa. Você também poderia ligá-la em 12V através de um inversor 220V senoidal, porem o consumo será bem maior que um compressor 12V puro. Quanto a importação o problema é a taxação, que as vezes chega a 100% do valor do produto (como ocorreu no painel solar flexível que eu comprei). Sendo assim é bom pesquisar bem no mercado nacional. Uma que tem baixo custo e um bom espaço é a GELBOX BAR 50L, porem o difícil é arranjar um canto para ela dentro do carro devido a porta na vertical, mas na Pajero talvez dê:

    GelBox

    Abraços


    Citação Postado originalmente por valladares Ver Post
    Almir, apaixonado aqui pela sua história e seu projeto. Desde que vi o seu comecei a me inspirar no meu projeto de um sonho. minha Pajero Camper 2.5 Diesel. Comecei agora comprando os equipamentos e depois de tudo em casa irei partir para a construção em uma Pajero Sport 2010, sendo que retirarei o banco traseiro. Ou seja, espaço não irá faltar e a meta é Alasca. Como você é mestre e eu aprendiz o que acha desta bomba (já adquirida) e desta geladeira:
    Dometic Waeco Mobicool CK40D Hybrid 12 240V Cooler Fridge Freezer | eBay
    Seaflo 12V 100PSI Self Priming Diaphragm Pump | eBay
    Gostaria de sua opinião ou alguma dica, já que pretendo trazer tudo de fora pelo menor custo. Achei muito bom o preço da geladeira, pelo tamanho, e parece que a ventilação é superior. Abs a agradeço.
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #298
    Usuário
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Gravataí/RS
    Idade
    47
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Mas Altair, ela é semelhante a sua correto? Acompanhei sua escolha aqui. Eu pretendo ligar ela 220v sim, pois irei colocar bateria estacionária forte e alternador mais potente. Neste caso, seria uma boa escolha (com inversor e equipamentos que colocou na sua)? O consumo é semelhante a que adquiriu e o custo dela então nem se fala, tá dada. Na estrada poderia usar tranquilamente rodando no 220V e parada a bateria irá segurar por boas horas..o que acha?? Não entendi esta parte Você também poderia ligá-la em 12V através de um inversor 220V senoidal, porem o consumo será bem maior que um compressor 12V puro.
    Não seria o contráro, com a instalação de um inversor 12/220v? Considerando que ela consome cerca de 5A/h a zero grau teria aproximadamente 30h de consumo em uma bateria de 150A que pretendo colocar??

    4X4 Brasil
    Pajero Sport 2.5 HPE 2011 para Expedições

  • #299
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    A geladeira que utilizo - Mobicool FR40 - possui o compressor 12V, e transformador interno para ligar na rede AC 110 até 240V. Eu ligo ela direto no 12V e não no inversor que também possuo no carro. O inversor utilizo somente para ligar meu computador ou outros aparelhos 110V de baixo consumo.

    Já este modelo CK40 possui compressor de 230V. Quando ela está ligada no 12V apenas o cooler funciona, mas não o compressor. Por isso ela não irá manter a baixa temperatura por muito tempo quando você a ligar somente no 12V.

    A alternativa como falei seria ligar em um inversor SENOIDAL de 12 p/ 240V, assim você conseguirá utilizar ela no modo compressor. O inversor precisará ser SENOIDAL porque os inversores baratos, que são de onda aproximada (onda quadrada) não são adequados para uso em motores AC. Pode até funcionar porem você diminuirá significativamente a vida útil de seu compressor, que poderá queimar precocemente.

    Essa geladeira CK-40 foi concebida para funcionar em rede AC e o cooler, que funciona em 12V é só para manter resfriado por curto período durante a viagem.

    Especificações no link abaixo:
    WAECO CoolFun CK 40D Hybrid - Dometic United Kingdom

    Quando você utiliza a geladeira ligada a um inversor o consumo em amperes/hora será muito maior (acredito que mais que o dobro). E se for ligar somente no 12V funcionará apenas a função cooler que é muito pouco eficiente.

    Os inversores senoidais também são muito mais caros.

    Na minha opinião não compensa pois se você considerar o custo da geladeira, que com o frete e impostos deve passar dos R$ 2.000,00, além de precisar comprar um inversor senoidal, que deve custar mais de R$ 800,00 (tem de ser um com no mínimo 500W para aguentar), acabará saindo mais caro que comprar uma geladeira automotiva a compressor 12V já com opção de ligar também em 110/220V.

    OBS: embora também tenha abertura para ventilação na parte superior, a ventilação deste modelo é na parte de trás que também não pode ficar obstruiída. Também acho que quando utilizada no modo compressor AC talvez só possa utilizar parada, ou seja, não pode sofrer inclinações e trepidações. A minha, por exemplo, pode funcionar com inclinação de até 20º se não me engano e o compressor também possui amortecimento contra trapidações e impactos.

    -clipboard01.jpg

    Hoje a geladeira 12V de menor custo que encontrei foi a GELOX, que é a mesma que o Otaviano do "Vivendo Mundo Afora" utiliza na Kombi dele, que está custando na faixa de R$ 1.500,00 no modelo de 50 litros.

    Se fosse para utiliza uma geladeira AC no inversor, você encontra frigobar a compressor na faixa de R$ 600,00. Por isso não compensa comprar essa Mobicool FK40 - para uso em carro ela não é o ideal. O propósito dela é mais para servir como uma caixa térmica em eventos outdoor, ligada a rede AC 230V e você liga no 12V apenas durante um curto transporte, para que os alimentos não perca a refrigeração, por exemplo, do camping até sua casa.
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #300
    Usuário
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Gravataí/RS
    Idade
    47
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Bom saber Altair..verdadeira aula.
    Abs
    Pajero Sport 2.5 HPE 2011 para Expedições

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4
      Por Alberto Granville G Paula no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 463
      Última resposta: 15/04/2020, 09:44
    2. TRECKO - Uma Tracker para Estradas e Acampamentos
      Por Rubens Linhalis no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 488
      Última resposta: 30/06/2017, 21:41
    3. Tracker 2008 - RS - Passeios 4x4 e acampamentos
      Por Diegogdaluz no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2015, 15:51

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade