x
Convex Datacenter
Página 10 de 29 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 342
  • #109
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7



    Obrigado pessoal!

    Estou quase concluindo este projeto. Hoje concluí a ligação do painel solar.

    Acabei removendo o no-break, que eu iria utilizar como carregador e inversor de maior potência, pois ocupa muito espaço. Vou manter apenas o inversor de 150W. Para substituir o no-break irei utilizar um carregador pequeno (do tamanho de uma fonte de notebook) que também é bivolti automático.

    Estou também aguardando chegar o controlador de carga para concluir a ligação do alternador à bateria estacionária.

    Infelizmente não poderei utilizar o bagageiro Thule juntamente com o painel solar. Pensei em instalar um sistema deslizante do painel solar, que ficaria abaixo do bagageiro Thule; assim quando o veículo estivesse parado eu o puxaria para ficasse exposto ao sol. Porem não estou encontrando uma corrediça telescópica que tenha o tamanho do painel.

    Acabei fixando o painel solar às travessas com parafusos allen para maior segurança contra furto; mesmo assim é bom ficar esperto com a bandidagem.

    Também pretendo instalar uma sirene bem forte para quando eu estiver dormindo no carro e perceber algo suspeito ou alguém tentando abrir o veículo.

    Abraços


    -img_20160604_171046.jpg

    -img_20160604_171005.jpg
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #110
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Eu acho que o Thule vai fazer falta. A corrediça voce pode fazer usando canos de bitolas diferentes, um dentro do outro, de forma telescopado.
    No pior das hipoteses, deixava o painel guardado no carro. No camping tirava pra fora e plugava na tomada.

    Gostei da idéia da sirene forte! Espanta muito curioso...mas cuidado, em camping tem muito curioso de boa fé também.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #111
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu acho que o Thule vai fazer falta. A corrediça voce pode fazer usando canos de bitolas diferentes, um dentro do outro, de forma telescopado.
    No pior das hipoteses, deixava o painel guardado no carro. No camping tirava pra fora e plugava na tomada.

    Gostei da idéia da sirene forte! Espanta muito curioso...mas cuidado, em camping tem muito curioso de boa fé também.

    Olá Sandro, realmente ajudaria bastante se eu pudesse levar o Thule, pois o espaço para bagagens ficou bastante limitado devido aos acessórios do Camperbox que acabam ocupando bastante espaço (tanque de água, bateria, geladeira, etc). Como eliminei o botijão de gás e o no-break, acabei liberando um baú que agora utilizo para levar todas as minhas roupas (suficiente para mais de 1 semana sem lavar). Quando eu instalar os tanques de água em tubo de PVC sob. a carroceria, presos ao chassis também conseguirei mais um baú atualmente ocupado pelo tanque de 28 litros, espaço que será útil para minha dispensa de alimentos.

    As alternativas seriam:

    - Mecanismo de deslizamento do painel - ainda não encontrei corrediças telescópicas que permitam 1,50m de abertura total. Tentarei ver se é possível unir 2 ou mais corrediças de 70 cm, (maior tamanho que encontrei), permitindo assim a abertura em 2 estágios ou 3 estágios. Também havia pensado em utilizar tubos de diâmetros diferentes mas não consegui chegar em uma configuração funcional. Levar o painel dentro do carro é inviável pois muitas vezes não irei ficar em camping e também não seria prático devido ao tamanho do painel.

    - Fazer um novo bagageiro similar ao Thule, porem com linhas retas, e colocar o painel solar sobre este novo bagageiro. Tem uma empresa que faz sob encomenda o modelo abaixo, em fibra, mas esteticamente acho bem feio. Vou consultá-los para saber se fazem com o desenho sob encomenda, a um preço viável. Ou eu mesmo pedir para um serralheiro fazer com chapas galvanizadas e estrutura interna de metalon; mas a maior dificuldade seria a vedação contra chuvas.

    -11535665_401411190045351_2509706914806116941_n.jpg

    - Instalar em meu próprio bagageiro Thule um painel solar flexível - pelo tamanho teria de ser um painel de 80W ou no máximo 100W. Pesa apenas 2 Kg, contra 12 Kg do painel que estou utilizando. O problema é o investimento que já fiz no painel atual e o valor do painel flexível, que no Brasil custa na faixa de R$ 1700,00. Vou ver se trago dos EUA, onde custa +/- US$ 200,00.

    Vou tentar achar uma solução viável...
    4X4 Brasil

  • #112
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Testei hoje o painel ao sol do meio-dia e funcionou muito bem, chegando a 14,5V. Mesmo com o tempo nublado tem fornecido na faixa de 13,5V.


    -img_20160605_113148.jpg
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #113
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Uma alternativa do Thule com painel solar flexível

    -photo-1-1-.jpg
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #114
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Uma alternativa do Thule com painel solar flexível

    -photo-1-1-.jpg
    Este painel solar flexível é muito bacana. Pena ainda custar tão caro.

  • #115
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Uma alternativa do Thule com painel solar flexível

    -photo-1-1-.jpg
    É uma otima vantagem.. vc pode parar o carro na sombra e deixar as placas no sol..

    Um amigo usa duas e tem gostado

    -img_3331.jpg

    Ele comprou no mercado livre..

  • #116
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    É uma otima vantagem.. vc pode parar o carro na sombra e deixar as placas no sol..

    Um amigo usa duas e tem gostado

    -img_3331.jpg

    Ele comprou no mercado livre..
    Olá Rubens, interessante este painel solar. Achei sim no Mercado Livre, na faixa de R$ 660,00 para um painel de 100W; até que o preço está bom. Só achei meio comprido de mais - 3 metros por 50 cm. Neste caso serviria apenas para uso externo. O painel que estou procurando é um de 92 cm x 62 cm, que cabe perfeitamente em cima de meu bagageiro Thule; assim não preciso ficar montando e desmontando. O problema é que por aqui tá muito caro - R$ 1750,00 no Mercado Livre. Nos EUA este mesmo painel custa menos de US$ 200,00 (+/- R$ 720,00).

    -s-l1600.jpg

    O próximo experimento que irei fazer, para poder utilizar o painel solar juntamente com meu bagageiro Thule é tentar emendar 2 corrediças telescópicas de 70cm, totalizando 1,40m de extensão; o suficiente para que o painel fique quase totalmente exposto; devo perder alguns poucos Wats, mas se der pelo menos 100W já é mais que suficiente.

    Pensei em utilizar uma placa de alumínio como base, na largura do teto do carro, fixar o painel sobre esta base e fazer com que a abertura seja para a traseira. Desta forma ao estender o painel solar também acaba servindo como um toldo sobre a porta traseira. Quem sabe até dê para fazer uma "saia" para fechamento lateral.
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #117
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Hoje fiz algumas melhorias no sistema elétrico; organizei melhor os cabos e padronizei a bitola dos fios em 2,5mm; exceto o cabo principal de conexão à bateria, que tem 4mm. Como não utilizarei cargas maiores que 10A e a distância entre as ligações são de poucos centímetros, é mais que suficiente. Todos os fusíveis de proteção também são de 10A ou menos; apenas o fusível principal da bateria tem 50A.

    Nova configuração dos disjuntores:

    1 - chave geral bateria estacionária.
    2 - chave geral bateria do carro/alternador.
    3 - chave geral dos acessórios 12V.
    4 e 5 - chave geral da energia AC externa.

    Nova configuração do botão seletor do carregamento:

    0 - carregamento desligado
    1 - painel solar
    2 - alternador (somente veículo ligado)
    3 - carregador de bateria AC (bivolti automático)
    4 - auxiliar de partida - conecta as 2 baterias (carro e estacionária) para emergência no caso de descarregamento da bateria do carro ou vice-versa.

    -img_20160606_184701.jpg

    Também instalei uma caixa com 3 tomadas AC, filtro de linha, fusível, e botão liga/desliga. Estas tomadas utilizam o padrão americano/brasileiro 2 pinos; impedindo assim que eu conecte meus aparelhos 12V que adaptei para tomadas do novo padrão de 3 pinos. Caso eu precise utilizar uma tomada AC de 3 pinos utilizo um adaptador; mas as tomadas AC de 2 pinos do novo padrão entram sem precisar de adaptador.

    -img_20160606_204429.jpg

    Para que o colchão não fique se movendo quando o veículo estiver rodando, instalei também uma rede elástica removível para fixá-lo.

    -img_20160606_214926.jpg
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #118
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Olá Rubens, interessante este painel solar. Achei sim no Mercado Livre, na faixa de R$ 660,00 para um painel de 100W; até que o preço está bom. Só achei meio comprido de mais - 3 metros por 50 cm. Neste caso serviria apenas para uso externo. O painel que estou procurando é um de 92 cm x 62 cm, que cabe perfeitamente em cima de meu bagageiro Thule; assim não preciso ficar montando e desmontando. O problema é que por aqui tá muito caro - R$ 1750,00 no Mercado Livre. Nos EUA este mesmo painel custa menos de US$ 200,00 (+/- R$ 720,00).

    -s-l1600.jpg

    O próximo experimento que irei fazer, para poder utilizar o painel solar juntamente com meu bagageiro Thule é tentar emendar 2 corrediças telescópicas de 70cm, totalizando 1,40m de extensão; o suficiente para que o painel fique quase totalmente exposto; devo perder alguns poucos Wats, mas se der pelo menos 100W já é mais que suficiente.

    Pensei em utilizar uma placa de alumínio como base, na largura do teto do carro, fixar o painel sobre esta base e fazer com que a abertura seja para a traseira. Desta forma ao estender o painel solar também acaba servindo como um toldo sobre a porta traseira. Quem sabe até dê para fazer uma "saia" para fechamento lateral.
    Imagino que já saiba, mas caso deseje uma melhor eficiência, o painel devera ficar voltado para o norte e com uma determinada inclinação conforme a região de uso, mas ai complica né, a não ser que ele ficasse atravessado sobre o teto solar e descesse lateralmente sobre o parabrisa aproveitando a inclinação do vidro, mas entendo sua ideia pela praticidade.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #119
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Imagino que já saiba, mas caso deseje uma melhor eficiência, o painel devera ficar voltado para o norte e com uma determinada inclinação conforme a região de uso, mas ai complica né, a não ser que ele ficasse atravessado sobre o teto solar e descesse lateralmente sobre o parabrisa aproveitando a inclinação do vidro, mas entendo sua ideia pela praticidade.
    Olá Arildo,

    Sim, o ideal seria um apontamento mais eficiente, porem como o veículo estará constantemente em movimento ou nem sempre poderei estacionar em um local com exposição ideal ao sol, a placa estando deitada pelo menos recebe luz independente da direção, embora a eficiência não seja total. Por isso utilizei um painel super dimensionado, pois com certeza terei perda de eficiência. Mas se o painel de 150W fornecer pelo menos 80W já está ótimo, pois consumo em média 40W constante com a geladeira ligada.

    Uma alternativa, caso eu esteja sem o bagageiro Thule e esteja parado em um local seguro é retirar o painel do teto, pois os racks são removíveis, e posicioná-lo inclinado com apontamento para o sol.

    Nas próximas viagens mais longas estarei fazendo estatística do consumo da bateria com a geladeira constantemente ligada, usando apenas o carregamento solar, somente o carregamento do alternador ou a combinação de ambos.

    O sistema solar seria mais para manter o carregamento com o veículo parado. Se eu ver que o carregamento do alternador for suficiente para manter a geladeira sempre ligada até a próxima rodagem talvez até seja dispensável.

    Não vou mais instalar a TV led de 22"; ao invés disso vou comprar um receptor de TV digital USB para meu notebook. Até já tenho um receptor de TV no multimídia do carro, porem só dá para assistir se eu estiver sentado no banco. Também comprei um receptor de Wifi de alto ganho, que poderá melhorar o sinal quando eu estiver em camping ou próximo a locais que disponibilizam Wifi grátis.
    4X4 Brasil
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • #120
    Usuário Avatar de Almir Almeida
    Entrada
    01/07/2015
    Local
    São José do Campos/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 7
    Hoje concluí o sistema elétrico. Instalei o novo controlador de carga, que é ligado ao alternador do carro.

    -img_20160607_223829.jpg

    Também instalei um voltímetro no painel do carro que monitora a voltagem da bateria estacionária. Ao lado do voltímetro também colei um altímetro / termômetro / bússula.

    -img_20160607_223337.jpg

    -img_20160607_223321.jpg

    Para monitorar a voltagem da bateria do carro também possuo outro voltímetro que é ligado no acendedor de cigarro. Ao lado há também um termômetro que mostra a temperatura interna e externa.

    -img_20160607_223549.jpg

    Para montar o painel solar deslizante juntei com rebites 2 corrediças telescópias de 70cm, totalizando 1,4m. Também comprei 4 cantoreiras de 1,5m cada que fará a fixação do painel solar às corrediças e desta com o rack de teto. Amanhã (08/06) irei montar. Espero que dê certo, para que eu possa utilizar o bagageiro Thule juntamente com o painel solar.

    -img_20160607_182124.jpg
    Ranger 2.2 4x4 Camper
    Ex GM Tracker Micro Camper ( Vídeo:
    https://youtu.be/qTAix7sOBuE )
    Ex Hilux, Jimny, Troller, TR4, Defender 110, CJ6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4
      Por Alberto Granville G Paula no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 463
      Última resposta: 15/04/2020, 09:44
    2. TRECKO - Uma Tracker para Estradas e Acampamentos
      Por Rubens Linhalis no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 488
      Última resposta: 30/06/2017, 21:41
    3. Tracker 2008 - RS - Passeios 4x4 e acampamentos
      Por Diegogdaluz no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2015, 15:51

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade