Acredito que isso é mais imperícia do que limitações de veículos, é claro que um 4x4 vai ter suas limitações em certas cidades e etc, assim como qualquer motorhome, mas pode ter certeza, vai mais além que uma mera caminhonete, mas tudo vai do planejamento que pretende ter, se você quer viajar somente por cidades, ótimo um veículo X pode atender suas necessidades, agora quando você pretende ir a locais onde o acesso é difícil aí sim, vale apenas levar em consideração um 4x4 desse porte.
Eu quando criança, atravessei a trans amazônica na década de 80 com meu pai (fomos de kombi) com certeza vi que o local não era para aquele tipo de carro, até caminhonete sofria pra andar por lá. Sei que muitos trechos continuam a mesma coisa, enfim. Ao menos ao que planejo vejo que esse veículo é a melhor opção pra mim.
Hoje estou na fase de analisar os países a qual vou passar, vi que eles vão determinar qual chassi comprar (Mercedes, Man, Volvo) um ponto é a questão do Arla (adblue), tem países onde o diesel já é ruim e não existe o Arla. Aí motores euro 3 pra mais antigo seria o ideal, nesse caso o Man (volks) 4x4 estaria a frente.