x
Convex Datacenter
Página 20 de 28 PrimeiroPrimeiro ... 10111213141516171819202122232425262728 ÚltimoÚltimo
Resultados 229 a 240 de 326
  • #229



    Amigos, se alguém estiver disposto a encarar um projeto para construção de um motorhome ou algo além, como um overland, tenho um bom ponto de partida disponível à venda.
    Ford F-2000 Mwm 229d 3.9, Doc Ok Consta Motorcasa, Motorhome - Ano 1982 - 999999 km - em Mercado Livre

  • #230
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Quando se pensa em viagens por lugares pouco habitados, uma das preocupações é a questão da manutenção do veículo (disponibilidade de peças e familiaridade dos mecânicos).
    Um caminhão Mercedes tem disponibilidade de peças e mão-de-obra em qualquer lugar da América do Sul.
    Para quem tem interesse no Kia é conveniente pesquisar se ele compartilha da mesma mecânica de alguma marca conhecida e difundida nas regiões onde pretende viajar.
    Como já tive (e ainda tenho) veículos exóticos, sei como é ruim a sensação de precisar de uma peça e os vendedores fazerem cara de espanto quando você diz o modelo de seu carro.
    Walter,

    Esse casal de Rondônia pensou exatamente como você quanto à escolha de um caminhão Mercedes para construir um Truck Home.

    Caminheiros-ro: Construindo um sonho - Etapas.

  • #231
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O cara foi muito corajoso, iniciando a partir de um 1113 todo podre.
    Anyway... a estrada é lugar de gente corajosa.

    Citação Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Walter,

    Esse casal de Rondônia pensou exatamente como você quanto à escolha de um caminhão Mercedes para construir um Truck Home.

    Caminheiros-ro: Construindo um sonho - Etapas.

  • #232
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O cara foi muito corajoso, iniciando a partir de um 1113 todo podre.
    Anyway... a estrada é lugar de gente corajosa.
    Pois é Walter. Pegaram um 1113 das antigas, montaram nele a tração, e ainda colocaram uma cabine leito. Estava muito afim de montar um mini trailer (que é o que dá pra rebocar com segurança com meu Jimny), mas minha esposa não curtiu a ideia de não ter estrutura de banheiro e banho, fora o fato de ser baixo...

    Desta forma vou adiar esse projeto... mas já pensando em algo maior, tipo um trailer ou motorhome.

    A questão é que gostaria de um 4x4, com reduzida...

    Uma opção seria trocar a viatura por um Troller ou caminhonete, e mandar construir um trailer (se possível diferente desses convencionais, com estrutura mais propícia a trafegar por estradas de terra), que tivesse internamente: cama de casal, banheiro com vaso sanitário e chuveiro a gás. Na parte externa uma cozinha com fogão de duas bocas, pia e frigobar. Detalhe: para reduzir o arrasto aerodinâmico, creio que um esquema de teto pop-up (apesar de ter que "montar" antes de usar), de forma que o trailer em trânsito ficasse com altura externa no máximo igual a da viatura, e quando em uso ficasse com uns 2 metros de altura interna livre (tenho 1,90 m). Acredito que existem fabricantes nacionais que façam este tipo de produto sob encomenda. Custo...?

    Qual a capacidade de reboque do troller? Acredito que um trailer desses, deva pesar no mínimo uns 1.000 kg, ainda mais se considerar que terá que ter reservatório de água (150 l??), e também de água servida (outros 150 L???). Caixa de detritos dá pra ser dispensada, fazendo-se uso do Porta Potti.


    Outra opção seria partir para um motorhome, ou até truckhome. O Kia Bongo 4x4, creio que não seja o mais indicado para um MH, especialmente para andar em estradas ruins. A F350 e F4000 com certeza são muito boas, apesar do ângulo de entrada não muito grande. Uma opção que acho a ideal seria o Iveco Daily 4x4 cabine simples (no exterior há diversos exemplos de TH feitos neste chassis), mas aqui na terra das bananas não vendem há um bom tempo... Tem também o micro ônibus Volare V8L 4x4, mas esse ainda é difícil (ou até impossível) de ser encontrado usado, e um zero deve estar na casa dos 200 mil reais (porém tem um belo motor, e o chassis, suspensão e redução foram desenvolvidos pela Agrale, que tem boa experiência neste tipo de produto, haja visto os Marruas).

    Talvez, o que você ponderou em postagens anteriores: uma opção interessante (e com bom custo benefício) seja um desses caminhões Mercedes 4x4 (tanto o cara chata, quanto o bicudinho). Pesquisando na net temos ofertas de usados, com tração nas 4 rodas, partindo dos 70 ou 80 mil reais, com uns 20 ou 10 anos de uso... Dá um belo de um MH, ainda por cima, com a possibilidade de carregar um veículo "de reconhecimento" (tipo uma moto ou quadriciclo). Fora que há espaço suficiente pra montar uma estrutura completa. Será que uns 100 mil pague a montagem do MH (excluindo o valor para adquirir o caminhão)?

    Fiquei com uma dúvida: a partir de que ano de fabricação os caminhões são obrigados a usar o Arla 32? Pelo que vi na TV os motoristas reclamam muito do custo do produto no frete... Em termos ambientais com certeza é ótimo, mas nosso governo podia neste tipo de caso (em função do bem comum) isentar o produto de impostos, ou até subsidiá-lo... assim como deveria fazer com medicamentos... mas aí é outra história...

    Outra dúvida: o consumo de diesel em um caminhão desses deve ser na casa dos 5 km/l. Quanto seria o de um troller rebocando um trailer de 1.000 kg? Qual deles seria mais visado para roubo?

    Vamos sonhando...

  • #233
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Pesquisei, e encontrei este link da Petrobrás com informações sobre o ARLA 32:

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES

    Destaco as seguintes respostas do referido link:

    "13. A partir de quando só serão produzidos veículos a diesel com a nova tecnologiaSCR?Os veículos já estão sendo produzidos e comercializados desde 1° de Janeiro de 2012.No Brasil os fabricantes de veículos, em sua maior parte, optaram que a maioria decaminhões (média a extra pesada) acima de 3,5 toneladas e ônibus (urbano e rodoviário)fossem embarcados com o sistema SCR".

    "25. Qual é o consumo médio esperado para o ARLA 32?O consumo médio esperado é da ordem de 5% do consumo de óleo diesel, podendovariar dependendo das condições de uso do veículo e de tráfego".


    Portanto, veículos diesel anteriores a 2012 não usam o ARLA 32. Pelo menos foi o que eu entendi.

  • #234
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Pois é Walter. Pegaram um 1113 das antigas, montaram nele a tração, e ainda colocaram uma cabine leito. Estava muito afim de montar um mini trailer (que é o que dá pra rebocar com segurança com meu Jimny), mas minha esposa não curtiu a ideia de não ter estrutura de banheiro e banho, fora o fato de ser baixo...

    Desta forma vou adiar esse projeto... mas já pensando em algo maior, tipo um trailer ou motorhome.

    A questão é que gostaria de um 4x4, com reduzida...

    Uma opção seria trocar a viatura por um Troller ou caminhonete, e mandar construir um trailer (se possível diferente desses convencionais, com estrutura mais propícia a trafegar por estradas de terra), que tivesse internamente: cama de casal, banheiro com vaso sanitário e chuveiro a gás. Na parte externa uma cozinha com fogão de duas bocas, pia e frigobar. Detalhe: para reduzir o arrasto aerodinâmico, creio que um esquema de teto pop-up (apesar de ter que "montar" antes de usar), de forma que o trailer em trânsito ficasse com altura externa no máximo igual a da viatura, e quando em uso ficasse com uns 2 metros de altura interna livre (tenho 1,90 m). Acredito que existem fabricantes nacionais que façam este tipo de produto sob encomenda. Custo...?

    Qual a capacidade de reboque do troller? Acredito que um trailer desses, deva pesar no mínimo uns 1.000 kg, ainda mais se considerar que terá que ter reservatório de água (150 l??), e também de água servida (outros 150 L???). Caixa de detritos dá pra ser dispensada, fazendo-se uso do Porta Potti.


    Outra opção seria partir para um motorhome, ou até truckhome. O Kia Bongo 4x4, creio que não seja o mais indicado para um MH, especialmente para andar em estradas ruins. A F350 e F4000 com certeza são muito boas, apesar do ângulo de entrada não muito grande. Uma opção que acho a ideal seria o Iveco Daily 4x4 cabine simples (no exterior há diversos exemplos de TH feitos neste chassis), mas aqui na terra das bananas não vendem há um bom tempo... Tem também o micro ônibus Volare V8L 4x4, mas esse ainda é difícil (ou até impossível) de ser encontrado usado, e um zero deve estar na casa dos 200 mil reais (porém tem um belo motor, e o chassis, suspensão e redução foram desenvolvidos pela Agrale, que tem boa experiência neste tipo de produto, haja visto os Marruas).

    Talvez, o que você ponderou em postagens anteriores: uma opção interessante (e com bom custo benefício) seja um desses caminhões Mercedes 4x4 (tanto o cara chata, quanto o bicudinho). Pesquisando na net temos ofertas de usados, com tração nas 4 rodas, partindo dos 70 ou 80 mil reais, com uns 20 ou 10 anos de uso... Dá um belo de um MH, ainda por cima, com a possibilidade de carregar um veículo "de reconhecimento" (tipo uma moto ou quadriciclo). Fora que há espaço suficiente pra montar uma estrutura completa. Será que uns 100 mil pague a montagem do MH (excluindo o valor para adquirir o caminhão)?

    Fiquei com uma dúvida: a partir de que ano de fabricação os caminhões são obrigados a usar o Arla 32? Pelo que vi na TV os motoristas reclamam muito do custo do produto no frete... Em termos ambientais com certeza é ótimo, mas nosso governo podia neste tipo de caso (em função do bem comum) isentar o produto de impostos, ou até subsidiá-lo... assim como deveria fazer com medicamentos... mas aí é outra história...

    Outra dúvida: o consumo de diesel em um caminhão desses deve ser na casa dos 5 km/l. Quanto seria o de um troller rebocando um trailer de 1.000 kg? Qual deles seria mais visado para roubo?

    Vamos sonhando...

    A esposa melou o mini-trailer...rssss!!!
    Pra quem viaja na base da barraca, que também tem que usar o banheiro e chuveiro do camping...o mini trailer é um upgrade e tanto!
    Eu acho que é um degrau válido, tendo em vista que o investimento é bem menor, coisa de 10% de um motorhome!
    Eu estou pensando em montar um pequeno trailer, com teto pop-up também...mas não é por causa do banheiro não, que nem sei se vou fazer, pois usar um box minusculo é horrivel e cagar em porta potty e ter que descarregar a merda depois também é nojento...as instalações de banheiro da maioria dos camping estão muito boas, no máximo ter a propria tábua de sanitário...penso no trailer mais para ter uma cozinha interna e poder cozinhar tranquilamente em dia de chuva.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #235
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Quando minha esposa me pediu um porta potty, eu disse que comprava, desde que ela se encarregasse do descarte.
    Quando ela ia dizer, -ahhh tudo bem...eu mostrei esse video pra ela!

    Pergunta se ela ainda quer...rsss!!

    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #236
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Sandro,

    Concordo plenamente contigo. Para mim o mini trailer seria o ideal, ainda mais que posso continuar com meu jipe para as aventuras... Também penso que o grande trunfo do mini é seu valor em relação aos trailers e MHs, e ainda sim permite se ter uma boa noite de sono (com isolamento térmico e acústico, e até mesmo com um ar condicionado). Em relação às barracas a vantagem de não ter que montar e desmontar tudo, de forma que agiliza a chegada e saída...

    Quanto a banheiro, eu que já fiz muitos trekkings na Mantiqueira, Serra do Mar e Espinhaço, tudo na base do banho "de gato", acho a estrutura da maioria dos campings adequada.

    Agora, com essa resistência da chefia, estou estudando outras possibilidades... Logo fico pós graduado... hahaha

  • #237
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Existe uma alternativa ao truck-home, que seria a pick-up home.
    Partindo-se de um baú para utilitário pequeno, com 3m de comprimento x 1,80 larg e 2,20 alt. , é possível construir toda a instalação de banheiro, cozinha e dormitório, instalando umas janelas discretas no alto das paredes laterais e montar o baú sobre uma pick-up cabine simples, Toy Band, F-250, F-1000 4x4, Ranger, S-10 e Hilux.
    Fica bem mais barato do que um truck-home e o baú pode ser mudado de uma caminhonete para outra em caso de troca.
    Além disso, preserva o consumo na faixa dos 9 km/l de diesel e o conforto de uma caminhonete com ar-condicionado e bom desempenho na estrada.
    A desvantagem fica por conta do limitado ângulo de saída por causa do comprimento do baú. Não sei se existe menor do que 3m.
    Outra vantagem é que não sofre as restrições de tráfego ou de estacionamento de um caminhão, pois continua sendo uma pick-up, porém com carroceria fechada.

  • #238
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Sim...o único incoveniente é que deve ficar no limite da carga da pickup. A não ser que seja uma F4000, aí tem mais folga.
    Um caminhão leve, tipo a 710 deve ser ideal.
    Atualmente existe uns mini caminhões...rsss...tipo Kia Bongo que vem com bau pequeno, que deve dar pra montar alguma coisa.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #239
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Quando minha esposa me pediu um porta potty, eu disse que comprava, desde que ela se encarregasse do descarte.
    Quando ela ia dizer, -ahhh tudo bem...eu mostrei esse video pra ela!

    Pergunta se ela ainda quer...rsss!!



    Sandro,

    Uso diariamente a meses o porta potty... e nao é assim taooo ruim nao. Esses do video sao enormes, deve ser de 20 litros ou mais, dái a merda fica lá muito tempo. O meu é de 11 L, no maximo 4 dias é limpo. Uso um pouco mais do recomendável do produto.. e "ta de boa".

  • #240
    Usuário Avatar de Jyoti
    Entrada
    24/02/2005
    Local
    Nova Lima/MG
    Idade
    74
    Posts
    500
    Agradecimentos: 0
    Com licença. Metendo o bedelho...
    Sou viajante desde que entendo por gente, tenho uma empresa de viagens e expedições 4x4 e já rodei "meio mundo" de tudo que é jeito.
    Já pensei um tudo e cheguei às seguintes conclusões:
    - Aqui no BR não há condiçoes de estrada, lugares, segurança, campings adequados, fora raras exceções no sul e coladas no asfalto para se viajar de MH, VAN, MICRO MH, ou qualquer coisa que se faça ou queira projetar. Até mesmo de barraca está MUITO difícil. Com um monstrengo qualquer, pior ainda...
    E, se fizer as contas, não vai dar mesmo.
    EX: investir "por baixo" R$100.000, pra que ? Parar na rua para dormir ? Em posto de gasolina ? Em camping ou lugar que só um 4x4 chegaria, ou sairia ou "camping" na beira do asfalto cujo barulho da estrada e da redondeza não te deixa dormir ?
    Minha opinião: um BOM 4x4 e $ no bolso para ficar em pousada/hotel onde quiser, com tranquilidade, conforto e segurança. Mais uma boa barraca a tiracolo.
    Com o preço de um monstrengo qualquer fica-se muito mais + de 500 diárias em uma boa pousada. Se sair 30 dias por ano (quem pode ?), gastaria isso em cerca de 17 anos !!! Nesse tempo, o MH ou a "trapizunga qualquer" já acabou e o seu saco ou o da mulher já encheu ! Fora o trabalho, a preocupaçãp, o tempo, etc e o dinheiro que se gasta com a "trapizunga".
    Tenho vários amigos que já experimentaram de tudo e já chegaram a essa conclusão.
    MH, VAN, TRAILLER, CAMPER, ou qquer outra coisa, só pequeno, simples, 4x4 e fora do "Brasil varonil" !!! A não ser que seja "turista" de asfalto.
    A melhor viagem e o melhor equipamento é o seu e a que vc faz.
    Relaxem, galera.
    Todavia, sonhar não faz mal, mas pode dar frustação e impedir de se FAZER, VIAJAR, VIVER...
    Abraço a todos, sem polêmica.
    4X4 Brasil
    Jyoti
    TLC 120 - Nós não fazemos a viagem. A viagem é que nos faz...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Caiu o CAT para legalização de motorhomes!!!
      Por nelsonmotta no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/11/2018, 15:49
    2. Bandeirante CD para Expedições e Dia-a-dia
      Por titanium no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 21
      Última resposta: 15/04/2014, 17:05
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2009, 13:57
    4. Eco Expedições - Calendário de Expedições 4x4 para 2009 e 2010
      Por Dalmo Iglesias no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:47
    5. Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade