x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 53
  • #25
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    esse fato nao seria explicado pelo efeito torque twist ? uma vez que o motor e todo o conjunto de transmissao giram em sentido anti-horario?

    pegue um opalao ( 6 caneco em linha) e acelere o motor com o carro parado, a carroceria inclina.. e a transmissao/diferencial nao giram..
    Fabil, sua hipótese é a que melhor explica o fato do carro torcer tendendo a levantar o lado esquerdo.

    É sim pelo torque twist. Por causa dele, o cardã tende a forçar a roda esquerda contra o solo, aliviando a roda direita. Por isso que quando um carro de eixo rígido não tem diferencial blocante, é comum patinar apenas a roda direita.

    O fato da roda esquerda ser mais acometida da ruptura dos parafusos das tulipas é por conta do sentido de rotação.

    Antigamente, os dodges dart e charger vinham equipados com prisioneiros e porcas de rosca esquerda no lado esquerdo do carro. Pensavam que por conta do sentido de rotação das rodas, as porcas tenderiam a se soltar. Mas não devem se soltar por causa do efeito "cone morse" gerado pelo cônico das porcas.

    Rodas livres sofrem dos mesmos problemas que as tulipas. Os parafusos vão se soltando e quebram assim que ocorre um mínimo de afrouxamento dos parafusos, o que acaba guilhotinando os parafusos.

    Lembrem-se que quem deve segurar a bronca não é o parafuso, e sim o contato entre a tulipa e o cubo. Os parafusos apenas devem manter as partes unidas.

    O recurso mais correto a ser utilizado, é a adoção de arroelas cônicas, ou parafusos de cabeça cônica.

    Se eu não me engano, caminhões e toyotas que originalmente usam semi eixos flutuantes têm suas tulipas presas desta forma.

    Esse mesmo princípio se aplica à fixação do High Steer nos munhões.



    Vejam aqui um kit da ARP




    Reparem também que na extremidade onde o prisioneiro se fixa no cubo, utiliza rosca grossa. Deve ser montado no cubo com trava química. Para fixar a tulipa ou a roda livre, utiliza-se a porca, que usa rosca fina, e por ter um passo mais suave, é possível aplicar um torque maior o que também dificulta o afrouxamento da mesma, além do efeito cone morse promovido pela arroela cônica.



    Abraços a todos

  • #26
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    é por essa tendencia de movimento do eixo tambem que algumas camionetes como a ranger por exemplo tem os amoretecedores traseiros invertidos. um lado pra frente, outro pra tras.

    Zeca, na verdade, esse arranjo dos amortecedores é pra tentar atenuar os efeitos do axle wrap promovidos pelo feixe de molas, nos momentos de aceleração e frenagem.


    Abração

  • #27
    Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    755
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Outra opcao eh manter o diametro original do parafuso porem trocar a classe dele por 11.9 que eh bem mais resistente que o original que deve ser 8.8
    foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
    ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
    vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

    e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

    abraços
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
    T4 3.0 rally

  • #28
    Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    714
    Agradecimentos: 0
    Marcando para acompanhamento.

  • #29
    Usuário Avatar de san_sei
    Entrada
    13/10/2010
    Local
    MARINGÁ/PR
    Idade
    35
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
    ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
    vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

    e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

    abraços
    Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

    Obrigado
    Troller 3.0 37" 270cv 4" Lift / Willys 6cc / Frontier 10 anos R18 + BF`s / Outlander 6cc 4x4 /
    Ex: T4 37" e T4 3.2

  • #30
    Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    755
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por san_sei Ver Post
    Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

    Obrigado
    originalmente o troller tem 6 prisioneiros e 2 travas (ou pinos).
    mandei em um torneiro e mandei fazer mais duas destas travas furando a "tampa" do semi eixo e o cubo.

    como material usei valvulas de carro.

    abraço
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
    T4 3.0 rally

  • #31
    No meu quebrei 2x, dai resolvi através de uma dica do Reinaldo da motorlodge, mandei furar os cubos e as pontas com mais 6 furos, e coloquei tudo alen, assim ficou com 12 parafusos alen. Nunca mais tive problemas, usando 37 e bloqueado. Tenho umas fotos mas não está aqui, se precisarem é só pedir q. Posto amanhã.

  • #32
    Usuário Avatar de klaju1955
    Entrada
    05/01/2009
    Local
    Cabo de Santo Agostinho- Recife/PE
    Idade
    69
    Posts
    80
    Agradecimentos: 0
    O que não tem n quebra..............cubos SHD Ensimec

    Ate rolamento blindado de 55mm tem


    Quebra dos prisioneiros (estojo) do semi eixo-005.jpg

  • #33
    Esse seria perfeito, mas $$$ é um pouco salgado. Vou mandar as fotos da minha solução, q. por enquanto esta dando conta.

    Uma foto esta meio escura, mas na outra dá pra puxar um zoom e ver.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Quebra dos prisioneiros (estojo) do semi eixo-20130822_145750.jpg   Quebra dos prisioneiros (estojo) do semi eixo-20130606_204726.jpg  

  • #34
    Usuário Avatar de sergiocavallaro
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    53
    Posts
    361
    Agradecimentos: 0
    O meu quebrou o prisioneiro original (8mm) uma vez.
    Resolvi colocar parafusos allen de 8mm classe de resistência 12.9, e, quebraram novamente na segunda trilha que fiz.
    Agora coloquei 6 prisioneiros de 10mm.
    Falta testar na trilha, mas meu colega usa a muito tempo e nunca teve problema.

  • #35
    Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    35
    Posts
    3,161
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, como andam as soluções para os prisioneiros dos semi-eixos?
    Quem usa os M10 estão "satisfeitos"?

  • #36
    Usuário Avatar de Tigrão4x4
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    66
    Agradecimentos: 0
    Galera,

    Estou com o mesmo problema... coloquei pneus 35" e os prisioneiros originais quebraram no asfalto...
    Coloquei originais novamente e quebraram no inicio da Galopeira...
    Troquei por Alen 8 e ontem, após passar por um quebra molas e acelerar, foram pro saco!!!! (no asfalto)...
    Encomendei prisioneiros da Trial Gear, mas olhando as especificações técnicas, observei que a dureza do aço da Trial Gear é muito próxima da dureza dos Alen 8...
    Estou com medo de ficar na mesma...
    Estava evitando de trocar por Alen 10, para não fragilizar o CUBO... mas gostaria de ouvir a opniao de quem já está usando...
    o KIT SHD da ensimec, realmente ficaria puxado pra mim...

    E Então... o Alen 10 aguenta mesmo?????
    T4 3.0 240cv, Lift 3", 4.56, BF 35" + Zeon 10.000 + TrialGear + Ensimec + Fully Locked Eaton
    Ex: Pajero V6 3000 - renato.rcarvalho@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Quebra dos prisioneiros de roda
      Por Luca no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 15
      Última resposta: 13/02/2018, 22:08
    2. Respostas: 20
      Última resposta: 13/10/2016, 18:22
    3. Vendo - Semi eixo e Ponta de eixo do Engesa fase 01 - Dianteiro e traseiro
      Por Barion no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/05/2011, 15:22
    4. Semi eixo + cruzeta + ponta de eixo
      Por Arnaldo Ilha no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 18/12/2009, 19:50
    5. Semi eixo longo + semi da manga de eixo. Rural.
      Por Kim no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/07/2008, 21:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade