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  • #1

    Motor MWM esconde óleo?




    Pessoal,

    tive um problema no sábado:

    Fiz uma geral no meu 2.8 2001 e inclusive troquei óleo motor e filtro há, mais ou menos, 1,5 meses. Não imaginam a minha surpresa, quando parei para abastecer no sábado pela manhã e, o frentista conferiu o óleo e me mostrou a vareta seca.

    Bem, chequei a capacidade do motor (7L) e do motor com troca de filtro (8L) e descobri que realmente foram colocados 7L na viatura ao invés de 8L (trocou o filtro). Então pus 1L para ver se alterava na vareta e deu no mínimo. Na dúvida, não pus mais para checar com o meu mecânico se o veículo pode estar escondendo óleo.

    O problema não terminou aí......

    Quando chequei o óleo 2 horas após a viatura parada, deu excesso!! Putz, é possível isto acontecer com o acréscimo de 1L de óleo?

    Chequei de novo, após 6h parada e deu no meio... Fiquei encucado, saí com o Troller, chequei de novo e deu abaixo do mínimo...

    Hoje pela manhã chequei e deu pouco acima do mínimo... Não sei o que fazer!!!

    O que está acontecendo? A viatura não vaza 1 gota de óleo em lugar algum e não está queimando óleo, garanto... O Troller esconde o óleo?

    Alguém pode me dar uma luz (viveu algo semelhante? )?

    Abr.

    Carcará

  • #2
    Esconde sim!
    E bem!

    Já tomei alguns sustos no meio de algumas trilhas... Quando puxo a vareta: "Ué, cadê o óleo!?"
    Vou desesperado para o posto mais proximo e quando chego lah e puxo a vareta novamente, lá está ele, no nível certinho...

    Um vez no meio o tobogã, puxei a vareta e nada de óleo...
    Fui direto para meu mecanico, com 255 pedras na mão, reclamando, chamando ele de tudo que é nome, e quando ele puxa a vareta para confirmar, lá está o óleo! No nivel corretinho...

    Abraços.

  • #3
    O que eu faço Abreu?

    Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?

    Tem alguma dica então?

    Abr. e obrigado pela resposta rápida.


    Carcará

  • #4
    Citação Postado originalmente por t4_carcara Ver Post
    O que eu faço Abreu?

    Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?

    Tem alguma dica então?

    Abr. e obrigado pela resposta rápida.


    Carcará
    Auhuahuah, para de olhar ué!
    Kkkkk, se seu carro não baixa óleo, e vc troca regularmente (eu troco de 5 em 5mil Km), não precisa ficar olhando...

    Se tiver vazando, você vai ver no chão da sua garagem.
    Se vazar sem vc ver, vai acende a luz no painel, ai vc desliga o carro e pronto...

    Meu carro já arriou todo o óleo do motor 2 vezes.
    As 2 eu troquei o óleo no posto e o IMBECIL não apertou o filtro.
    Com a trepidação, o filtro folgou, e puft, lá se foram 8 litros de óleo para o chão.
    As 2 vezes acendeu a luz e eu desliguei o carro imediatamente.

    Abraços.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por t4_carcara Ver Post
    O que eu faço Abreu?

    Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?

    Tem alguma dica então?

    Abr. e obrigado pela resposta rápida.


    Carcará
    Não há melhor horário e sim melhor momento, que a boa técnica recomenda ser antes do primeiro funcionamento do carro no dia p verificar os fluidos (óleos, aditivos, água) e os gases (pneus).

  • #6
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    Caros,
    Também já tive a mesma experiência de puxar a vareta e estar seca. É difícil entender o que acontece do por que a primeira puxada não tenha óleo, mas conforme o próprio manual da Troller diz o que vale como prova de nível correto é a segunda puxada da vareta. Isto é puxa a primeria, limpa, recoloca e checa na segunda puxada.

    Abraços.

  • #7
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Carcará,

    Citação Postado originalmente por t4_carcara Ver Post
    Pessoal,

    tive um problema no sábado:

    Fiz uma geral no meu 2.8 2001 e inclusive troquei óleo motor e filtro há, mais ou menos, 1,5 meses. Não imaginam a minha surpresa, quando parei para abastecer no sábado pela manhã e, o frentista conferiu o óleo e me mostrou a vareta seca.

    Bem, chequei a capacidade do motor (7L) e do motor com troca de filtro (8L) e descobri que realmente foram colocados 7L na viatura ao invés de 8L (trocou o filtro). Então pus 1L para ver se alterava na vareta e deu no mínimo. Na dúvida, não pus mais para checar com o meu mecânico se o veículo pode estar escondendo óleo.

    O problema não terminou aí......

    Quando chequei o óleo 2 horas após a viatura parada, deu excesso!! Putz, é possível isto acontecer com o acréscimo de 1L de óleo?

    Chequei de novo, após 6h parada e deu no meio... Fiquei encucado, saí com o Troller, chequei de novo e deu abaixo do mínimo...

    Hoje pela manhã chequei e deu pouco acima do mínimo... Não sei o que fazer!!!

    O que está acontecendo? A viatura não vaza 1 gota de óleo em lugar algum e não está queimando óleo, garanto... O Troller esconde o óleo?

    Alguém pode me dar uma luz (viveu algo semelhante? )?

    Abr.

    Carcará

    Caro Trolleiro,

    Isso também aconteceu comigo, ou seja troquei óleo/filtro, vi o trocador substituir e completar o óleo, deixei o carro parado por alguns minutos e fui verificar outra vez a prova, quando puxei a vareta saiu seca, fiquei nervoso, então o trocador enfiou novamente a vareta e a mesma saiu na prova certa.

    Isto se repete toda vez que preciso verificar a prova, ou seja, só na segunda puxada que dá prova. Vale lembrar que o meu Troller não baixa óleo.

    O dono da empresa que troco óleo trabalha com todo os tipos de carros nacionais e importados, ele só viu isto acontecer nos Trollers.


    Um abraço.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #8
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    Citação Postado originalmente por ANTÔNIO FIDELIS DE SALES Ver Post
    Caro Trolleiro,

    Isso também aconteceu comigo, ou seja troquei óleo/filtro, vi o trocador substituir e completar o óleo, deixei o carro parado por alguns minutos e fui verificar outra vez a prova, quando puxei a vareta saiu seca, fiquei nervoso, então o trocador enfiou novamente a vareta e a mesma saiu na prova certa.

    Isto se repete toda vez que preciso verificar a prova, ou seja, só na segunda puxada que dá prova. Vale lembrar que o meu Troller não baixa óleo.

    O dono da empresa que troco óleo trabalha com todo os tipos de carros nacionais e importados, ele só viu isto acontecer nos Trollers.


    Um abraço.
    X2!!! Estou rindo sozinho aqui... quando fui buscar o meu em BH, conferi no hotel antes de pegar a estrada e tava tudo Ok, peguei a estrada e me mandei, quando parei p/ abastecer, puxei a vareta e cadâ o óleo? Caracas meu coração quase veio na boca em pensar que tinha rodado uns 500 KM e o óleo tinha sumido. hehehe quando enfiei a vareta e puxei novamente o danado apareceu em cima da risca, ufa!!!
    É isso mesmo, o lance é puxar (não verificar o nível p/ não ficar encucado), colocar de volta e ai sim pela 2ª vez puxar a vareta e verificar o nível.
    Abraço.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #9
    Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).

    Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.

    Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.

    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Daniel
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Nível óleo Troller

    Citação Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).

    Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.

    Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.

    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Daniel

    Também chegamos a está conclusão.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #11
    Citação Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).

    Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.

    Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.

    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Daniel
    Daniel, eu juro para você que no meu troller o óleo aparece ou não... é aleatório...

    Não tô entendendo, mas, se ele aparece de vez em quando (quando os doendes liberam) quase no máximo, então é porque tem... e daí... tô nem aí...

    Mas, falando sério, na quarta, quinta, tentativa, depois de contar até 10, 30, 50, ele pode ainda não aparecer... loucura o meu motor.

    Abr.

    Carcará

  • #12
    Citação Postado originalmente por t4_carcara Ver Post
    Daniel, eu juro para você que no meu troller o óleo aparece ou não... é aleatório...

    Não tô entendendo, mas, se ele aparece de vez em quando (quando os doendes liberam) quase no máximo, então é porque tem... e daí... tô nem aí...

    Mas, falando sério, na quarta, quinta, tentativa, depois de contar até 10, 30, 50, ele pode ainda não aparecer... loucura o meu motor.

    Abr.

    Carcará
    .... então acho melhor procurar um conselheiro espiritual ! Rsss.

    A sua vareta desce macia? Hummm ... ou enrrosca um pouco? O tubo poderia estar amassado ou entupido ... sei lá! Vamos ver na "achalogia" se encontramos alguma explicação!
    Abraços,
    Daniel

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