Amigo,
Suas dúvidas são muito pertinentes, comprar um troller é diferente de comprar um gol, travecosport ou similar, requer sim levar quem entenda de carro a diesel e de preferência 4x4.
Tenho um Troller 2001 fase sei lá, comprei com 102.000 km, ouvi boas dicas mas tb muita bobageira, assim levei uma pessoa que entende bem de motores a diesel e conhece o famoso MWM 2.8 e motores de caminhões. O motor estava em boas condições, precisava de uma afinada na bomba de combustivel e um ajuste na barra de torção dianteira.
Bom, comprei o bicho e é só alegria ( não sou adepto das trilhas hardcore, ando mais por estradas de terra e asfalto na proporção de 40%/60%.)
tirei os 04 pneus MuD que estavão em boas condições mas são barulhentos e coloquei 04 maxis bravo A/T que atendem bem as minhas necessidades e afinei a bomba, gastei de cara, como já bem falaram uns 3.500, 00 em tudo( licenciamento tb ) e até agora um ano depois não tenho do que me queixar ( e já rodei quase 10.000 km com ele )
Assim, lhe sugiro buscar um que lhe atenda ( o bolso principalmente) e que goste e com tempo e experiência vai trocando, mas como muitos já disseram aqui ande em um primeiro, ( lembre-se é JEEP ) e de resto é diversão.
Boa sorte!