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POTÊNCIA REAL DO TROLLER - POLÊMICA !!!!

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  • 25/05/2005, 00:17
    AlemãoRS
    Realmente acho que não me expressei corretamente!
    O que eu quis dizer é que existe uma norma da ABNT que obriga todas as montadoras a divulgarem a potência líquida dos motores!Isso para evitar casos com o do Dodge Charger V8 que tinha a potência divulgada de uns 220cv(não lembro exatamente) mas que na verdade não passava de 150cv de potência líquida.
    No caso do Troller T4, o que sei é que os modelos 2005 passaram a ter o motor com 132cv, os até 2004 tinham 114,5cv, que era a mesma potência das primeiras S10 com esse motor, ou seja, uma versão anterior do último modelo da MWM. Sobre nos documentos estar diferente, mesmo em modelos 2005, acredito que seja um problema de atualização dos detrans!
    Acho que era isso que tinha para contribuir!
  • 25/05/2005, 10:08
    MJuliani
    Pessoal,

    O Troller sempre teve o mesmo modelo de motor MWM. Essa de modelo anterior não existe. A potência líquida do MWM 2.8 turbo intercooler que equipa tanto os Trollers, quanto as S10, Frontiers e XTerras é de 132 cv de potência líquida. Havia, há muitos anos atrás um benefício fiscal no qual a Troller se baseou, através de um laudo técnico de que a potência total do motor montado no carro (isso é diferente de potência líquida, que é medida com os periféricos montados mas na bancada) era de 114,5 cv. Eu tive acesso a este documento, que foi utilizado para que eu pudesse emplacar meu jipe, pois sem ele o Detran se recusava devido ao fato da nota fiscal dizer 132 cv e do cadastro no Detran dizer 114,5 cv. Isso não existe mais, porém ainda falta uma atualização da Troller no Detran, para que o carro saia no documeto com a potência de 132 cv.

    Em consulta a MWM por duas vezes obtive a mesma resposta: a potência líquida do motor fornecido a Troller é de 132 cv.

    Abraços,

    MJ
  • 25/05/2005, 10:13
    Beto Lacerda
    e o lance do troller ter sido projetado e homologado para um motor ap de 112 cv , e qdo passaram o diesel baixaram a cavalaria de 132 p/ 114 (ou disseram que baixaram) somente para continuar enquadrado na potencia homologada
    verdade ou lenda ??? essa é a versão que conheço p/ o troller ter um MWM dse potencia diferente (em teoria pelo menos) dos da S-10 , frontier , etc
    []'s
  • 25/05/2005, 10:46
    AlemãoRS
    Bom, isso que tu fala MJ faz sentido, essa versão eu não conhecia e realmente teve uma época que o imposto de carros com menos de 130cv era mais barato!
    Sobre baixar a potência porcausa da homologação acho que é lenda pq ele sofreu algumas alterações para ter esse motor!
  • 25/05/2005, 10:55
    Joao Henrique Kffuri
    Incentivo Fiscal
    Pessoal o que sei é que a tributação sobre a fabricação de veiculos automotores no Brasil, e sua alicotas, são calculadas sobre a cilindragem do motor e não potência gerada, por isso a lei tem uma alicota, para motores de até 1.000cc de 1.000 à 1.400cc 1.600 de 1.800cc até 2.000cc a acima de 2.200 cc razão pela qual a GM voltou a fabricar o Vectra 2.0 onde a alicota é mais baixa que a do motor 2.2.
  • 25/05/2005, 11:11
    Beto Lacerda
    sim mas ja foi por potencia , os marea chegaram a ter o 2.0 20V com potencias diferentes para adequar-se a aliquotas
    []'s
  • 25/05/2005, 12:04
    dero
    Todos os q citaram normas ABNT poderiam tirar outra dúvida minha.

    Nos carros injetados a potencia declarada líquida é com motor frio, quente, potencia mínima, máxima ou média?????????

    Isso tudo lembrando q o ponto de ignição nos injetados varia em torno de 30 graus nessas circustancias (pra mais ou pra menos=60 graus) na pratica isso representa, num motor perda de 10/20% de potencia qdo o ponto está atrasado em 30 graus e potencia máxima qdo adiantado em 30 graus.


    P.S. - como achei o assunto de interesse geral e complexo abri um novo tópico para as respostas:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=129882#129882

    valeu
  • 25/05/2005, 12:36
    MJuliani
    Citação:

    e o lance do troller ter sido projetado e homologado para um motor ap de 112 cv , e qdo passaram o diesel baixaram a cavalaria de 132 p/ 114 (ou disseram que baixaram) somente para continuar enquadrado na potencia homologada
    verdade ou lenda ??? essa é a versão que conheço p/ o troller ter um MWM dse potencia diferente (em teoria pelo menos) dos da S-10 , frontier , etc
    []'s
    _________________
    Beto Lacerda
    CJ-5-4.1 M.P.F.I. que um dia sai ...
    Beto,

    Quando o Troller mudou do motor a gasolina par o diesel todoa a homologação foi refeita, se não o carro não poderia nem rodar, pois a documentação diria se tratar de um a carro gasolina. Essa estória que vc ouviu é pura lenda. :wink:

    Todos os Trollers diesel tem 132 cv. Agora vai mudar pra mais "cavalaria" com a chegada do motor eletrônico. :D :D :D

    Abraços,

    MJ
  • 25/05/2005, 14:52
    AlemãoRS
    A única dúvida que ainda tenho, é q se o motor é o mesmo, pq a potência de 114,5cv é conseguida a 3200rpm e os 132cv a 3600rpm??Se o motor é o mesmo, tendo diferença apenas no periféricos, não poderia haver diferença na rotação de potência máxima!
  • 30/05/2005, 21:52
    Ashidani
    Pessoal, no meu doc. está como 114 cv.
    Uma informação pertinente e que talvez alguns não saibam é que esses motores da MWM Sprint ( Troller, S-10 ) tem regulagem de abertura das válvulas ao contrário dos outros motores MWM tradicionais que usam tuchos hidráulicos. Acho uma informação relevante visto o crescente número de motores travados que aparecem nas oficinas especializadas por falta de manutenção adequada. Se quiserem podemos abrir um tópico a parte pra descorrer melhor sobre o assunto.
  • 31/05/2005, 15:08
    dero
    Ashidan,

    A dica é boa sim, como esses motores foram e são muito usados tudo o q se pode coletanear de info sobre eles é sempre bem vindo.

    Após abertura do tópico posta o link aki pra galera.

    valeu
  • 01/06/2005, 07:46
    Ashidani
    Falow pessoal,

    Estou abrindo o tópico:

    MWM 2.8 REGULAGEM ABERTURA VALVULAS

    Encontro com vcs por lá.

    abçs
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