Alguém já tirou?
Versão Imprimível
Alguém já tirou?
Não arrisco a tirar,pois ficaria horrível.
Explico.. o tal aerofolio,é preso na propria articulção do vidro traseiro,se retirá-lo,ficara visível os dois suportes que o sustentam.
Tem a principal função de criar um local para prender a antena do radio-comunicador.
Funciona esteticamente embelezando a traseira do troller... Em respeito aos demais que ficam tomando poeira e falando mal dos bixin...
FAZ PARTE!
Pessoal, vou esclarecer para vocês a função da peça:
Trata-se de um defletor de ar. NÃO É UM AEROFÓLIO !!!
Explico: todo veículo ao se deslocar para a frente causa alta pressão na frente (está empurrando o ar) e baixa pressão atrás (vácuo). Este efeito faz com que o veículo tenha que fazer mais força para se deslocar (o ar da frente faz força contrária ao deslocamento e o vácuo atrás tenta "puxar" o carro de volta). Além disso, a baixa pressão atrás do veículo gera turbulência no ar que o mesmo deixa para trás, podendo causar instabilidade direcional. Obviamente, quanto maior a velocidade, e quanto maior a área frontal do veículo, maior é este efeito.
O defletor tem a função de fazer com que parte do ar que passa sobre a capota do veículo seja direcionado para trás do mesmo (mais ar = menos pressão baixa), diminuindo o efeito negativo da pressão baixa atrás do carro. O ganho obtido será menor consumo de combustível (lembre-se que se você rodar 200.000 km com seu Troller e este defletor der uma economia de 5%, o valor no final será muito significativo) e provavelmente melhor estabilidade direcional. Pode até ser que tente ajudar a manter o vidro limpo, mas no meu Troller não funciona assim.
Por sinal, não é só o Troller que tem isto não. Já vi outros carros com este recurso (alguem se lembra do Tempra SW? Ele tinha inclusive uma depressão no teto do carro para sugar mais ar para o defletor).
Ainda bem que alguém falou alguma coisa certa!!
Eu sei que só o defletor não ajuda a limpar o suficiente, mas sem ele com certeza juntaria bem mais poeira no vidro traseiro.
Quanto ao efeito aerodinâmico, não sei se para um jipe faz tanta diferença.
[]s
Serve tembem para levar porrada em teto de garagem baixo, arrancar varal de enxugar roupas, colocar nome de clubes de jipeiros,:idea: aquilo é só frescura mas minha mulher acha muito bonitinho.:odedo:
Como já foi dito acima, essa peça é um defletor e não um aerofólio. Se for bem projetado (o que duvido muito) a função é essa mesma, forçar o ar para baixo reduzindo a sujeira no vidro trazeiro. Mas como não se sabe se foi corretamente projetado... o efeito é só " estético ou antiestético" depedendo do gôsto de freguês. :pipoca:
bom, se o bicho tem alguma função "social", eu n sei...mas acho esteticamente bonito....rss....
Abraços
Vcs devem ter observado que é possível regular a altura do defletor. Alguém já alterou a regulagem e observou se faz alguns diferença no consumo, na limpeza do vidro, ou na direção com o carro em velocidade maus elevada?