
Postado originalmente por
Troller-a-vista
luciano, como regra geral, os aerofolios normais precisam de velocidades acima de 120km/h para realizarem algum efeito aerodinamico que vala a pena, por isso os embutidos sempre aparecem acima dessa velocidade, abaixo só geram turbulencia confusa qdo geram algo, 99% dos aerofolios sao esteticos, ou seja, sem funcao alguma, desses 99% eu diria que uns 99% deles causam mais danos do que beneficios ao ao no carro... mas ai eh conversa pra mais de metro.
de qqr forma, vale o principio basico da fisica, pra manter o carro grudado, precisa ser a asa do aviao invertida, ou como quiser, gerar um arrasto aerodinamico forcando o carro pra baixo.
nesse caso, o aerofolio nem de longe tem uma funcao aerodinamica, muito menos se usa um troller com consciencia acima de 120km/h numa trilha para conseguir esse incremento.
ainda que fosse para esse motivo (empurrar a traseira pra baixo),o seu desenho deveria ser exatamente o contrario, ou seja, ao inves de apontar para baixo, deveria apontar pra cima (vide os aerofolios de f1 que sao para cima), portanto, o maximo que vai conseguir nessa coisa ai pendurada, é aumentar o consumo, acrescntar peso nessa capota e piorar a estabilidade assim como o fluxo de ar.
lembrando uma coisa, o troller é "hatc" , e naturalmente o ar atras, chamado de vacuo, é muito forte o que freia e desestabiliza drasticamente o carro, se implantar algo nakela parte com essa configuracao de carroceria surtisse algum efeito, nunca mais iriam construir sedans ou cupes, que possuem uma aerodinamica muito melhor, por isso sao as formas mais interessantes para carros que se destinam a velocidade (excluindo os formulas pra vida que aí sao outros 500).
abrcos