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  • #1
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Troller com aros 16.




    Colegas.

    Quais seriam as vantagens e desvantagens de aros 16 em um troller?

    Sei que quando tentam melhorar os freios dos mesmos e necessitam colocar discos maiores é necessário trocar os aros por 16...

    Penso que uma configuração muito boa para pneus para o troller seria de 32/75/16... se é que existe essa configuração...

    O que os mais entendidos acham a respseito desse assunto...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #2
    Usuário Avatar de dcifu
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    Cara já vi e me disseram que fica bom. Quanto ao tamanho do pneu, ja que vai por 16 compra um 265 75 16 que dá a mesma coisa que o 32. Eu tive na Pajero. O pneu é bom, mas dependendo da aplicação o BF não limpa direito, principalmente em barro pesado. Te aconselho a comprar um remold mais agressivo, que limpe bem, se a sua intenção for trillha mais pesada. Estou de olho em um troller agora por isso estou vendo osm topicos. abraços.
    TROLLER HOMMER - SÓ MUITA VONTADE DE FAZER TRILHA (O RESTO É RESTO) !!! BRASIL FORA DE ESTRADA (www.brasilforadeestrada.blogspot.com) !!!

  • #3
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Então???
    mais opiniões????
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  • #4
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    Jeff

    Para o tipo de off road que você pratica (Shoppings), o ideal são aros 22 com os pneus perfil baixo.

    Quero também lembrar que um pneu 31 ou 33 independente do aro vai ter sempre a mesma medida.

  • #5
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por leo cabral Ver Post
    jeff

    para o tipo de off road que você pratica (shoppings), o ideal são aros 22 com os pneus perfil baixo.

    Quero também lembrar que um pneu 31 ou 33 independente do aro vai ter sempre a mesma medida.
    cara...se você não pode ajudar, por favor, não atrapalha...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #6
    Usuário Avatar de Murillus
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    Citação Postado originalmente por leo cabral Ver Post
    Quero também lembrar que um pneu 31 ou 33 independente do aro vai ter sempre a mesma medida.
    acho que nao é bem assim nao...

    ja vi:

    31 x 11,5 x15 e 31 x 12,5 x 15

    33 x 11,5 x15 e 33 x 12,5 x 15

    []s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #7
    O que ele quis dizer é que um pneu 33, vai ter o mesmo tamanho se for aro 15 ou aro 16.

    O que vc se referiu é a largura do pneu, que é medida em porcentagem em relação a altura.

    Em tempo, não vejo vantagem trocar o aro 15 pelo 16 (que em geral são inclusive mais caros), a não ser que vc queira um pneu específico que não tenha no aro 15, por ex.
    Arthur C

  • #8
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por dcifu Ver Post
    Cara já vi e me disseram que fica bom. Quanto ao tamanho do pneu, ja que vai por 16 compra um 265 75 16 que dá a mesma coisa que o 32. Eu tive na Pajero. O pneu é bom, mas dependendo da aplicação o BF não limpa direito, principalmente em barro pesado. Te aconselho a comprar um remold mais agressivo, que limpe bem, se a sua intenção for trillha mais pesada. Estou de olho em um troller agora por isso estou vendo osm topicos. abraços.
    Daniel, eu só gostaria de saber é se isso força mais ou não o sistema, pois temos uma altura maior e uma zona de aderencia menor...Isso diminui a resistência mas aumenta o diametro, o que aumenta o raoi e consequentemente o esforço...

    Mas nas outras opções que temos, pneus 32 tem a mesma (ou maior) area de atrito e menor diametro...E os 33 tem uma area de atrito/aderencia muito grande e quase o mesmo diametro...Note que não estou analizando com aros 15 por 10, mas com aros originais 15...e aros "originais" 16...Quando se abre então para os 10, a aderencia/ resistência deve aumentar bastante....

    Alguem levantou tambem uma relação das pinças e do diametro, citando que acha que o freio ficaria pior....mas tambem teria a possibilidade de discos e pinças maiores, que parece ser o que fazem nos trollers de competição....

    Então?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #9
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    jeff... se o seu objetivo for lama pesada, com certeza os pneus 265 75 r 16 remold tork são a melhor opção (custo/benefício)...... mas se for areia, não vejo pq alterar os aros originais....
    -triton hpe 2012; -CJ5 1962 turbo; -honda fourtax 4x4

  • #10
    Usuário Avatar de rcofreitas
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    Olá Jeff!

    Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

    Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

    As medidas são 265x75x16.

    Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

    O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

    Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

    No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

    Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

    Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

    Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

    Agora, quanto as vantagens....

    Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

    Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

    Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

    espero ter contribuido,

    abs,

    Ricardo
    Sorocaba, SP

    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Colegas.

    Quais seriam as vantagens e desvantagens de aros 16 em um troller?

    Sei que quando tentam melhorar os freios dos mesmos e necessitam colocar discos maiores é necessário trocar os aros por 16...

    Penso que uma configuração muito boa para pneus para o troller seria de 32/75/16... se é que existe essa configuração...

    O que os mais entendidos acham a respseito desse assunto...

  • #11
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por rcofreitas Ver Post
    Olá Jeff!

    Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

    Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

    As medidas são 265x75x16.

    Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

    O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

    Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

    No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

    Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

    Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

    Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

    Agora, quanto as vantagens....

    Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

    Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

    Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

    espero ter contribuido,

    abs,

    Ricardo
    Sorocaba, SP
    Então colegas...

    Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

    Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

    Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

    Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

    O que vocês acham?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #12
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Então colegas...

    Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

    Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

    Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

    Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

    O que vocês acham?
    Por partes...

    Não existe pneu 33/7 e nem 33/10, existe pneu 33x12,5x15 que pode ser montado em rodas com tala de 7, 8 ou 10 polegadas, que são as medidas mais comuns.

    Um pneu pneu 33" montado em roda de 7" difere de um 33" montado em roda de 10" somente na forma que a sua banda vai ficar. O que muda é trocar um pneu 31" por 33", independente do tamanho da tala, desde que os dois sejam do mesmo modelo.

    No caso citado o que pode estar causando a dificuldade de subir uma duna que antes subia tranquilo pode ser o fato que o pneu MUD cava ao tracionar muito mais que um pneu AT, e ao cavar perde tração e aí quanto mais acelera mais cava.

    Diametro do pneu quanto maior for mais vão livre ganha, porém perde força mas ganha velocidade final.

    Tamanho da tala da roda, quanto mais estreita mais dificil para o pneu destalonar, o ideal é montar o pneu na roda com a tala recomendada pelo fabricante. Normalmente nas rodas de ferro quanto maior a tala, maior o offset.

    Quanto ao modelo e construção do pneu, pode ser diagonal ou radial, com desenho apropriado para asfalto, offroad ou misto. O que determina qual o melhor pneu é a finalidade para a qual ele sera utilizado.

    []´s

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