x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 33
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Ronaldo, realmente eu não trabalho com pneus, o máximo que fiz foi coloca-los lado a lado e verificar que não são da mesma altura, mas como você e entendido no assunto, não vejo problema nenhum em aprender com você colega...Então no exemplo que dei acima os dois pneus 255/70/15 e 255/70/16, eles são do mesmo tamanho, apesar dos aros serem diferentes.

É isso mesmo?

P.S: não se ofenda com minhas ignorancias.
    Pneus podem ser fabricados com medidas em polegadas, por exemplo, 33"x12,5"x15" ou em milimetros, por exemplo 255/75R15.

No caso dos pneus fabricados com medidas em polegadas vamos usar o exemplo do pneu 33"x12,5"x15", 33 polegadas é altura total do pneu, 12,5 polegadas é a largura da banda de rodagem (não da banda lateral) e 15 é o aro onde deve ser montado. Nesse caso, independente de ser aro 15" ou ser aro 16", a medida da altura será sempre de 33".. ou seja, o diametro externo do pneu será sempre de 33 polegadas.

No caso dos pneus fabricados com medidas em milimetros aí sim existe diferença entre pneus de aro 15 e 16. Por exemplo, um pneu 255/75R15 quer dizer que a banda de rodagem tem 255 milimetros de largura, a banda lateral tem altura equivalente a 75% do tamanho da banda de rodagem e o pneu é montado em um aro 15. Para chegar na altura total de um pneu desses, soma-se 75% de 255 multiplicado por dois com o valor em milimetros do aro em que ele será montado, que pode ser de 15 ou 16 polegadas dependendo do pneu, e nesse caso sim teremos o tamanho total do pneu e diferença no diâmetro dependendo se é aro 15 ou 16.

Prá enteder melhor e não restar duvida, consulta a pagina da Maxxis, escolhe um modelo de pneu e seleciona a aba specifications, vc vai ver que pneus aro 15 e 16 tem exatamente o mesmo diametro total.

http://www.maxxis.com/AutomobileLigh...2-Bighorn.aspx

[]´s
    4X4 Brasil

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Estão misturando as coisas...

33" é 33", seja aro 15, 16, 17...

Esse site aqui também é bom:
    http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html

[]'s

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Pneus podem ser fabricados com medidas em polegadas, por exemplo, 33"x12,5"x15" ou em milimetros, por exemplo 255/75R15.

No caso dos pneus fabricados com medidas em polegadas vamos usar o exemplo do pneu 33"x12,5"x15", 33 polegadas é altura total do pneu, 12,5 polegadas é a largura da banda de rodagem (não da banda lateral) e 15 é o aro onde deve ser montado. Nesse caso, independente de ser aro 15" ou ser aro 16", a medida da altura será sempre de 33".. ou seja, o diametro externo do pneu será sempre de 33 polegadas.

No caso dos pneus fabricados com medidas em milimetros aí sim existe diferença entre pneus de aro 15 e 16. Por exemplo, um pneu 255/75R15 quer dizer que a banda de rodagem tem 255 milimetros de largura, a banda lateral tem altura equivalente a 75% do tamanho da banda de rodagem e o pneu é montado em um aro 15. Para chegar na altura total de um pneu desses, soma-se 75% de 255 multiplicado por dois com o valor em milimetros do aro em que ele será montado, que pode ser de 15 ou 16 polegadas dependendo do pneu, e nesse caso sim teremos o tamanho total do pneu e diferença no diâmetro dependendo se é aro 15 ou 16.

Prá enteder melhor e não restar duvida, consulta a pagina da Maxxis, escolhe um modelo de pneu e seleciona a aba specifications, vc vai ver que pneus aro 15 e 16 tem exatamente o mesmo diametro total.

http://www.maxxis.com/AutomobileLigh...2-Bighorn.aspx

[]´s
    Resumindo meu professor.....

Um pneu 255/70/15 tem a mesma altura de um pneu 255/70/16?

Desenhe ai para eu entender.....

Antecipadamente agradeço as suas orientações colega.

Valeu!
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Resumindo meu professor.....

Um pneu 255/70/15 tem a mesma altura de um pneu 255/70/16?

Desenhe ai para eu entender.....

Antecipadamente agradeço as suas orientações colega.

Valeu!
    Não, um pneu 255/70R15 não tem o mesmo tamanho de um pneu 255/70R16.

Não dá prá desenhar, então....

255/70R15

70% de 255 = 178,5 mm

178,5 x 2 = 357 mm

357 mm = 14,05 polegadas

14,05 + 15 = 29,05 (diametro do pneu 255/75R15 em polegadas)

255/70R16

70% de 255 = 178,5 mm

178,5 x 2 = 357 mm

357mm = 14,05 polegadas

14,05 + 16 = 30,05 (diametro do pneu 255/75R16 em polegadas)

Ou em milimetros

255/70R15 = 737,87 milimetros de diâmetro
    255/70R16 = 763,27 milimetros de diâmetro

Entendeu ???

[]´s

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Pessoal, um pneu 16 não pode ser nunca do tamanho de um 15...Estas relações de altura são a partir do aro para fora...o diametro de um 33/16 é maior que um 33/15...

Um jogo de pneu/aro 255/70/15 é mais baixo que um 255/70/16.
    Tá difícil de entender essa né JEFF?

Vc misturou medidas em milímetros com polegadas!

Um pneu 33x12,5x15 e um pneu 33x12,5x16 tem a mesma altura de 33", pq essa é a medida específica do diâmetro externo do pneu!
    Assim como os 12,5 são da largura e os 15 e 16 são do diâmetro interno.

O padrão de medida milimétrico é uma relação entre lagura e perfil, à partir do diâmetro interno do pneu.
    O perfil é a altura do pneu, à partir da roda, independente do diâmetro dessa.

Entendeu agora?

[]'s

Pessoal, um pneu 16 não pode ser nunca do tamanho de um 15...Estas relações de altura são a partir do aro para fora...o diametro de um 33/16 é maior que um 33/15...

Um jogo de pneu/aro 255/70/15 é mais baixo que um 255/70/16.
    Vc está equivocado. Dá uma pesquisada melhor no assunto.

Edit: não tinha visto as considerações do Ronaldo e do Giovani, estão perfeitas.
    4X4 Brasil
    Arthur C

Usuário Avatar de rcofreitas
    Entrada
    09/07/2008
    Local
    Sorocaba/SP
    Olá Jeff!

Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

As medidas são 265x75x16.

Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

Agora, quanto as vantagens....

Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

espero ter contribuido,

abs,

Ricardo
    Sorocaba, SP

Colegas.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de aros 16 em um troller?

Sei que quando tentam melhorar os freios dos mesmos e necessitam colocar discos maiores é necessário trocar os aros por 16...

Penso que uma configuração muito boa para pneus para o troller seria de 32/75/16... se é que existe essa configuração...

O que os mais entendidos acham a respseito desse assunto...

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por rcofreitas Ver Post
    Olá Jeff!

Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

As medidas são 265x75x16.

Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

Agora, quanto as vantagens....

Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

espero ter contribuido,

abs,

Ricardo
    Sorocaba, SP
    Então colegas...

Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

O que vocês acham?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Então colegas...

Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

O que vocês acham?
    Por partes...

Não existe pneu 33/7 e nem 33/10, existe pneu 33x12,5x15 que pode ser montado em rodas com tala de 7, 8 ou 10 polegadas, que são as medidas mais comuns.

Um pneu pneu 33" montado em roda de 7" difere de um 33" montado em roda de 10" somente na forma que a sua banda vai ficar. O que muda é trocar um pneu 31" por 33", independente do tamanho da tala, desde que os dois sejam do mesmo modelo.

No caso citado o que pode estar causando a dificuldade de subir uma duna que antes subia tranquilo pode ser o fato que o pneu MUD cava ao tracionar muito mais que um pneu AT, e ao cavar perde tração e aí quanto mais acelera mais cava.

Diametro do pneu quanto maior for mais vão livre ganha, porém perde força mas ganha velocidade final.

Tamanho da tala da roda, quanto mais estreita mais dificil para o pneu destalonar, o ideal é montar o pneu na roda com a tala recomendada pelo fabricante. Normalmente nas rodas de ferro quanto maior a tala, maior o offset.

Quanto ao modelo e construção do pneu, pode ser diagonal ou radial, com desenho apropriado para asfalto, offroad ou misto. O que determina qual o melhor pneu é a finalidade para a qual ele sera utilizado.

[]´s

Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    " ... Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)...
    o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga ... "
    "... Não existe pneu 33/7 e nem 33/10, existe pneu 33x12,5x15 que pode ser montado em rodas com tala de 7, 8 ou 10 polegadas, que são as medidas mais comuns ...

... No caso citado o que pode estar causando a dificuldade de subir uma duna que antes subia tranquilo
    pode ser o fato que o pneu MUD cava ao tracionar muito mais que um pneu AT, e ao cavar perde tração e aí quanto mais acelera mais cava ... "
    Só um adendo:
    Existem sim, pneus 33"x10,5", e não apenas 33"x12,5".... São difíceis de encontrar por aqui, mas existem !

Outra coisa:
    Embora os pneus com 12,5" de largura possam ser montados em rodas com tala 7",
    não é o ideal e nem recomendado pelo fabricante, podendo, inclusive, perder a garantia por "mau-uso" .

Existe uma relação ideal entre a largura dos pneus e das rodas, que é de 70% a 90% da largura dos pneus para a tala das rodas.
    No caso dos pneus com 12,5" de largura, o ideal é que sejam montados em rodas com tala de 8,75" a 11,25" (70~90%) .

Concordo em relação ao lance do desempenho nas dunas:
    O cara trocou pneus A/T (com desenho menos agressivo) por um conjunto MUD,
    que "cavam bastante na areia" e, realmente, diminuem o desempenho nas dunas...

Para "areião", quanto "mais largo" e "menos agressivo" for o pneu, melhor: Ou os S/T (Sand Terrain),
    ou no máximo os A/T (All Terrain), Inclusive os "Pneus Street" que vêm em alguns SUV... mas não os MUD !
    Veja um exemplo de pneus próprios para areia/dunas, usados nos Buggys daqui:
    - http://www.pneusalbuquerque.com.br/p..._ver.asp?id=94 .
    Por aí "você tira" que, pra Praia/areia/dunas, quanto "mais liso", melhor !

[]'s

Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Só um adendo:
    Existem sim, pneus 33"x10,5", e não apenas 33"x12,5".... São difíceis de encontrar por aqui, mas existem !
    Assim como tem 33x12R20, 33x13R18, 33x14....e por ai vai. Eu estava me referindo a não existir nada na medida do pneu que cite a tala onde deve ser montado, que acredito que era ao que Jeff estava se referindo.

No final, estamos falando a mesma coisa, só que de forma diferente.

[]´s

Usuário Avatar de rcofreitas
    Entrada
    09/07/2008
    Local
    Sorocaba/SP
    Olá Jeff!

Eu acho que este é o grande problema que enfrentamos!

Tenho um amigo que tem um Marruá super preparado, mas como você disse, ele também mudou de BF para Maxxis e, apesar de ter um conjunto muito bonito, ele tem sérios problemas em diversos tipos de piso, como em grama!

Se o terreno for um pouco inclinado ele não sai do lugar! OU como já aconteceu... ele não conseguiu segurar a viatura numa pequena descida!

Desceu como se estivesse em óleo no asfalto! Tração ZERO!

Agora, existem sim as medidas 275 e 285, mas muito difíceis de encontrar.

Segundo o Geninho, eles são moscas brancas!

Também estou à procura da combinação perfeita entre rodas/pneus e desempenho!

abs,

Ricardo
    Sorocaba, SP

Então colegas...

O que vocês acham?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem