x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 63
  • #1
    Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    38
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0

    Config. Suspensão alternativa




    Existem muitos tópicos falando das suspensões para troller, com molas vindas de todos os lados, amortecedores, calços de suspensão e etc...
    Como pretendo tirar os calços da minha suspensão e erguer na mola, andei fazendo algumas pesquisas e o que encontrei foi o seguinte:

    molas dianteiras: molas dianteiras do OPALA 6CC COM AR
    molas traseiras: molas dianteiras da PAMPA 1.8 COM AR ou da 1.6 lado esquerdo...

    amortecedores dianteiros e traseiros: amortecedores do MB1113.

    Em termos de dimensão, nas molas a diferença na dianteira está no diâmetro que é 4mm menor, o fio é o mesmo, a altura pe maior e pelo que notei o espaço entre elos tb é bem igual.
    Na traseira segue o mesmo, só a mola tem o diâmetro um pouco maior a do troller é uns 4mm menor ou menos que isso até.
    Os amortecedores o que muda somente é a carga de extensão e o comprimento aberto e fechado, mas como a suspensão vai aumentar compensa para naum dar fim de curso, a os olhais tem que trocar tb.

    Gostaria da opinião dos experts em relação a esta configuração, posso deixar claro que a diferença de preço no final é muito grande em comparação com qualquer outra configuração...
    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    38
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    Seria de grande importância, quem sabe mais sobre a suspensão do troller me ajudar e dar sua opinião,. Com esse kit vc pode configurar uma suspenão inteiramente nova por menos de 900 reias.

  • #3
    Interessante o conceito ... porem essa de ficar pegando molas de carros para colocar em 4x4's pesados nao parece que esteja muito certo... mas ai eh minha opiniao

    Eu acho que se voce nao pretende levantar mais do que 2" eh melhor colocar so uns calcos nas molas porque ali voce fica com a mola original mantendo a suspensao o mais original possivel ... e para otimizar o sistema mais ainda voce pode trocar os amortecedores por uns maiores ... tudo isto que eu falei agora eh o que gostaria de fazer no meu T4

    Outra opcao eh mandar a fazer umas molas maiores com as medidas e materias desejados e comprar uns amortecedores maiores ...acho que este eh o melhor de jeito de levantar a suspensao de um jeito mais seguro.

    Tambem se voce levantar muito vai ter que coregir o caster ..

    abs!
    4X4 Brasil
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá Ismael.





    Como não poderia deixar de ser, não consigo me conter quando vejo um assunto referente à modificação em suspensão.

    Se me permite vou tentar dar minha opinião:

    O maior problema do Troller é possuir a suspensão bastante limitada, com curso relativamente pequeno.

    O up grade deve partir para uma solução onde seja possível aumentar o "open travel" de sua suspensão sem mexer muito com a altura do veículo, e o ponto de partida seria amortecedores com amplitude maior.

    Falando de amortecedores, o maior problema referente ao Troller é o fato deste possuir olhais de diâmetro bem maior que a maioria dos amortecedores do mercado. Assim, se encontrar um amortecedor com amplitude desejável porém com os olhais incompatíveis será necessário uma pequena adaptação, trocando esses terminais podendo até mesmo aproveitar os dos seus amortecedores originais. É um procedimento simples, exige solda e qualquer profissional acostumado a mexer com amortecedores ou mesmo solda, pode fazer este serviço.

    Veja que para colocar amortecedores "maiores, você deve ajustar os batentes da suspensão de acordo com eles. Uma dica e que foi o procedimento que fiz para fazer essa configuração na minha pick up foi de tirar todas as molas, e deixar o veículo apoiado sobre os batentes. No meu caso eu estava criando os suportes para os amortecedores e assim pude determinar onde seria feita a fixação do amortecedor ao chassi, utilizando a medida do mesmo fechado. No seu caso, ou você pode criar novos suportes utilizando a mesma altura dos batentes originais, ou então utilizar os suportes dos amortecedores originais e ajustar os batentes de acordo com os novos amortecedores usando a medida deles fechados. Veja que esse procedimento é muito importante para que não ocorra o fim de curso do amortecedor que pode danificar o mesmo, além de estar roubando curso da sua suspensão.

    Feito isso, então você pode decidir em utilizar molas mais longas ou calços.

    Veja que o ideal seria tentar manter a altura do seu Troller o mais perto do original afim de não ocasionar a necessidade de alterações nos links para ajustar caster e posição do pinhão do diferencial em relação ao cardã. Mas se isso for necessário também não é um procedimento difícil. Também precisei fazer isso no meu projeto, e bastou separar o braço menor do braço maior do link removendo a solda, e depois de encontrada a nova posição, nova solda foi realizada.

    Na minha opinião, o mais correto é utilizar molas mais longas e um pouco mais brandas. Geralmente as de opala/caravan 6 cilindros com ar direção cambio auto, etc etc etc são bem próximas do ideal para usar no Troller (na dianteira), mas ainda acho elas um pouco curtas.
    As da Pampa são enormes, quase 50cm de comprimento, porém um pouco brandas demais, mas na minha opinião as mais adequadas para ampliar o curso da suspensão do seu Troller.
    O que vale na escolha das molas na verdade é uma soma de tentativas, testes (paciência) e portanto um pouco de sensibilidade para achar o setup ideal. Dependendo da deformação que as molas assumirem com o peso do veículo, pode ser necessário alguns ajustes tal como adição de calços ou ainda reforços com o uso de outras molas em conjunto. Uma regrinha meio complicada mas sensata seria calcular o curso que tal mola pode oferecer, para então comparar com o amortecedor. De nada adianta uma mola super ampla com um amortecedor curto, ou vice versa. Assim, a dica é tentar encontar a medida da mola toda encolhida, somando o diâmetro do fio que a compõe pelo número de espirais. Subtraindo então esse número da medida da mola toda aberta, encontra-se a amplitude da mesma.

    Assim, trazeira talvês a mola da pampa seja capaz de resolver o serviço sozinha. POrém na frente serão ineficientes por conta do peso do motor. Uma dica seria tentar fazer uma experiência usando uma solução adotada por mim na minha pick up. Reforçar a carga das molas da pampa adicionando um par de molas trazeiras do gol "caixinha" por dentro das molas da pampa. Fiz isso na trazeira da minha Dakota, com o objetivo de conseguir uma ação progressiva. Veja que esta mola do gol é bem mais curta que a da pampa, e portanto até um certo ponto ela praticamente não atua. Assim, até mesmo mudando o tamanho dessa mola interna, é possível realizar um ajuste afim de conseguir um acerto mais fino da carga, contando com um curso absurdo oferecido pela molas da pampa. Seria uma alternativa para você testar na dianteira.

    Poxa, acho que já escreví demais. Confesso mais uma vez que me entusiasmo muito por esse assunto.

    Dá uma olhada nas fotos da minha Dakota e no tópico delam (liks na minha assinatura) pra tirar uma idéia do serviço feito. Nela eu uso eixos do Troller bem como os links. Portanto, praticamente é a mesma suspensão .

    Só uma última observação: de nada vale esse serviço todo se não confeccionar também, um sistema de desconexão das barras estabilizadoras.

    Abraços e a disposição para maiores esclarecimentos.

  • #5
    Puxa... praticamente um manual... hehehehe

    Parabéns Renato pela paciência e conhecimento transmitido!

    Abraços!

  • #6
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Hehehe, disponha !!!!!!!!!!!

    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Hehehe, disponha !!!!!!!!!!!

    Abraços
    É Renatão.... uma bela aula, como sempre....

    A unica colaboração que posso dar.

    Minha Rural esta com eixos de Troller 2004, molas de Opala 6CC, amortecedores de MB 1113 na frente e atraz e claro, angulos de suspenção bem diferentes da original do Troller e Rural.

    Se ajuda, pode dar uma olhada no tópico da FOrDINHA, link na minha assinatura.

    []'s e espero ter ajudado

  • #8
    Usuário Avatar de JapaTroller
    Entrada
    13/12/2007
    Local
    São joão del rei/MG
    Idade
    42
    Posts
    627
    Agradecimentos: 0
    parabéns , otima explicação a respeito!!!!
    Brutu - work12500 -Hi lift 5" -kit ensimec -godlokos 36" -RL AVMHP - 200% bloqueado E-locker - CP Yukon 4,88!!! E muita disposiçao!!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    38
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre Souto Ver Post
    É Renatão.... uma bela aula, como sempre....

    A unica colaboração que posso dar.

    Minha Rural esta com eixos de Troller 2004, molas de Opala 6CC, amortecedores de MB 1113 na frente e atraz e claro, angulos de suspenção bem diferentes da original do Troller e Rural.

    Se ajuda, pode dar uma olhada no tópico da FOrDINHA, link na minha assinatura.

    []'s e espero ter ajudado

    Caro ALEXANDRE obrigado pela contribuição, como ficou a suspesão diant da sua viatura?
    Baixou muito a mola? me passe mais detalhes... pois estou com mais receio na dianteira, a pesar da mola ser muito igual.

    E na traseira usou quais molas?

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Ismael Ver Post
    Caro ALEXANDRE obrigado pela contribuição, como ficou a suspesão diant da sua viatura?
    Baixou muito a mola? me passe mais detalhes... pois estou com mais receio na dianteira, a pesar da mola ser muito igual.

    E na traseira usou quais molas?
    Ola Ismael, minha Rural ainda nao ficou pronta, nao esta rodando, mas posso te ajuda com fotos e explicacao breve ou mais aprofundada (sem sac@nagem...) , mas nada tecnico, pois não fui eu quem fez, foi meu mestre mecanico... Sr. João... !

    No meu ALBUM e no tópico da FOrDINHA tem algumas fotos e qualquer coisa estou a disposição ou meu mecânico!!!

    Fique avontade!!!!

    []'s amigo Ismael e digo que voce esta no caminho certo!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0









  • #12
    Usuário Avatar de Ismael
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    38
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    Grande Alexandre.
    Agradeço as informações, e sim acredito que estou indo pelo caminho certo, mas claro que sempre precisamos de mais opiniões e informações, ainda mais quando falamos de suspensão, o que é de extrema importância, tanto em seguraça quando em performace.
    Com esta combinação, acredito que conseguirei o Lift que quero, a um custo muito acessivel, e as molas que serão usadas são próprias para automóveis e não molas fabricadas por um zé qualquer que diz saber o que está fazendo. E o mesmo segue para os amortecedores, estes já são usados nos 1113, não são turbo gas como os do troller original, mas já são de dupla ação e tem o curso maior, assim com molas maiores os amortecedores do MB ficam muito bons. Na questão de estabilidade nas curvas devido ao aumento na altura, notei que o amortecedor do 1113 tem uma carga de extensão maior, portanto em curvas quando o carro tende a se inclinar, se a carga de extensão do amortecedor for maior, ele desacelera a inclinação do carro mais do que o amortecedor original com isso reduz possíveis inclinações "perigosas"....

    Ainda estou pensando bem nesta modificação e a trocando ideias com conhecedores do assunto, assim que tiver algo mais concreto posto aqui no forum,. emquanto isso agradeço quem consegui postar mais informações ou experiencias sobre..

    Obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade