x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 62
  • #37
    Usuário Avatar de Newton de LP Moraes
    Entrada
    06/08/2008
    Idade
    51
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0



    Caros, sobre o ABS, fiquei intrigado com a argumentacao de que nao serve e acho inservivel mesmo, em trilha, barro, etc. Contudo, ao que consta, as Pajeros, os wrangler, por exemplo, todos tem ABS, assim como minha Mit TR4. Assim, vcs me sugerem desligar o ABS quando eu for pra off-road? Como faço isso? A proposito, essa minha foto é em uma "ruta intransitable", nos arredores de San MArtin de Los Andes, com a antiga L200, quando desliguei a traçao pra "brincar"na neve. MAs, voltando ao tema, se estivesse de TR4, deveria desligar o ABS na neve? Grato.
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Newton de LP Moraes Ver Post
    Caros, sobre o ABS, fiquei intrigado com a argumentacao de que nao serve e acho inservivel mesmo, em trilha, barro, etc. Contudo, ao que consta, as Pajeros, os wrangler, por exemplo, todos tem ABS, assim como minha Mit TR4. Assim, vcs me sugerem desligar o ABS quando eu for pra off-road? Como faço isso? A proposito, essa minha foto é em uma "ruta intransitable", nos arredores de San MArtin de Los Andes, com a antiga L200, quando desliguei a traçao pra "brincar"na neve. MAs, voltando ao tema, se estivesse de TR4, deveria desligar o ABS na neve? Grato.
    Newton, não conheço neve, nunca ví e nunca dirigí sobre neve.

    Assim, em relação ao ABS, vou me reservar em dizer o porque não é eficiente no nosso off road tropical.

    Quando o ABS entra em ação, ele mantém as rodas girando aliviando o freio de modo que não ocorra travamento.

    Agora imagine você em uma superfície repleta de cascalho, ou mesmo lama. Isso não oferece aderência nenhuma, porém logo abaixo dele existe uma camada mais aderente. Basicamente se o freio trava, ocorre que o próprio pneu "limpa" a superfície até atingir esta camada inferior. Com ABS você vai rolando sobre a superfície sem aderencia e não para nem com reza.

    Na neve não sei como é o comportamento do carro, porém se for parecido com asfalto molhado, acredito ser eficiente o ABS.
    No gelo eu sei que funciona. Me lembro de um documentário onde os engenheiros da Volvo estavam desenvolvendo os ajustes de um novo sistema ABS, controle de tração e estabilidade, através de testes com um carro sobre um lago congelado. Era impressionante o resultado. Neguinho não parava de pé sobre o gelo, mas o freio era capaz de parar o carro sem que este perdesse o controle da direção.

    Em relação a desligar o ABS do seu carro, hehehe, depende muito do off road que você faz, e principalmente, se já passou apuros por causa da sua função.
    CAso contrário, eu não mexeria.

    Abraços

  • #39
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post

    * alavancagem - usar um pedal maior, permitindo uma alavancagem maior. No caso do Troller, acho que é praticamente impossivel fazer isso ou ficariam os pedais desalinhados. Podemos também subir o ponto de apoio do pedal, aumentando a alavancagem. Irei verificar no T4 se é possivel.
    []s!
    Me desculpe a intromissão
    Mas,........ será que vc poderia me explicar melhor sobre esse seu raciocino do pedal maior X frenagem melhor ?
    Se, por acaso se, a idéia fosse transferir maior pressão do pé do tacanho ao cilindro da pastilha, acredito existem alternativas mais técnicas

  • #40
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Pessoal...

    Ainda sobre os freios....algumas pessoas colocam dois burrinhos de freio, um para a dianteira e outro para a trazeira, pois desta forma se estoura uma mangueira vc não perde todo freio.....Procede?

    Outra coisa, se é um sistema hidraulico, não dá para colocar um sistema que produza uma maior força...sem ter que se aumentar a tração no pedal, por exemplo????
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #41
    Manda instalar 4 air-bags (frontais e de cortina) e freios ABS de 5ª geração com EBD e ESP... =P

    Ah, lembra de botar um botão para desativar o air-bag e o ABS em trilhas...
    Com ABS na areia e no barro vc não para...
    E air-bag, se der de frente com um morro ou coisa do tipo, corre o risco de um disparar na sua cara!

    Resumindo: Tudo que falei é piada... O Troller para a proposta do carro é extremamente seguro. Duro, mas seguro! Amigos que bateram e capotaram o Troller não tiveram nada.

    Um amigo capotou a mais de 140Km/h, teve apenas alguns arranhões no braço.

    Outro acertou em cheio um corsa sedan que furou o sinal... No Troller empenou o parachoques, quebrou um pouco a fibra dianteira.
    No corsa, infelizmente 1 pessoa morreu e 2 sairam muito feridas, o carro ficou destruido.

    Infelizmente o Troller é muito seguro para quem está dentro, mas muito perigoso para quem bate contra ele...
    Por ser pesado e não ter áreas de deformação, quem bate nele é que acaba pagando o pato... A área de deformação acaba sendo jogada toda para o carro que bate contra ele...

    Se tivesse um sistema rigoroso de segurança de veiculos no Brasil, com certeza o Troller seria reprovado nesse quesito, por não oferecer segurança para quem se choca conta ele...

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #42
    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Manda instalar 4 air-bags (frontais e de cortina) e freios ABS de 5ª geração com EBD e ESP... =P

    Ah, lembra de botar um botão para desativar o air-bag e o ABS em trilhas...
    Com ABS na areia e no barro vc não para...
    E air-bag, se der de frente com um morro ou coisa do tipo, corre o risco de um disparar na sua cara!

    Resumindo: Tudo que falei é piada... O Troller para a proposta do carro é extremamente seguro. Duro, mas seguro! Amigos que bateram e capotaram o Troller não tiveram nada.

    Um amigo capotou a mais de 140Km/h, teve apenas alguns arranhões no braço.

    Outro acertou em cheio um corsa sedan que furou o sinal... No Troller empenou o parachoques, quebrou um pouco a fibra dianteira.
    No corsa, infelizmente 1 pessoa morreu e 2 sairam muito feridas, o carro ficou destruido.

    Infelizmente o Troller é muito seguro para quem está dentro, mas muito perigoso para quem bate contra ele...
    Por ser pesado e não ter áreas de deformação, quem bate nele é que acaba pagando o pato... A área de deformação acaba sendo jogada toda para o carro que bate contra ele...

    Se tivesse um sistema rigoroso de segurança de veiculos no Brasil, com certeza o Troller seria reprovado nesse quesito, por não oferecer segurança para quem se choca conta ele...

    Abraços.

    Muito triste o relato de outras pessoas se machucarem. No entanto é bom saber que é seguro para quem está dentro.

    Essa era a ideia do tópico, ver o que o pessoal tem feito ou pensa em fazer para melhorar no quesito segurança.

    ABS com opção de ativar e desativar (embora eu não goste de ABS, prefiro bombar o pedal do freio), Air bag com opção de ativar e desativar tb.

    Pinças extras nos freios

    Muito bom, depois da pra resumir e enumerar tudo.
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #43
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Me desculpe a intromissão
    Mas,........ será que vc poderia me explicar melhor sobre esse seu raciocino do pedal maior X frenagem melhor ?
    Se, por acaso se, a idéia fosse transferir maior pressão do pé do tacanho ao cilindro da pastilha, acredito existem alternativas mais técnicas
    Por mais 'gambi' que pareça, o tamanho da alavanca do freio e o seu ponto de fixação é alvo de estudos dos engenheiros para permitir uma maior força de frenagem, um melhor 'retorno' para o motorista e deixar o pedal mais sensível. Geralmente se usa de 4:1, ou seja, a cada kg de força aplicado no pedal, é aplicado 4kg de força no cilindro mestre.



    Quanto a dois cilindros mestres, é um sistema de 'backup´, mas que pode ser uma ajuda para melhorar a frenagem se cada cilindro conseguir imprimir mais força nas pastilhas. O ideal, nesse caso, era ter o sistema em X, ou seja, um cilindro freia a roda dianteira esquerda e a traseira direita, e o outro as outras duas, pois em caso de falha de um, o carro ainda para. Mas será que no diminuto cofre do motor do Troller cabe outro cilindro? Duvido.

    Sistema em X :


    Quanto a neve, só sei o que eu li, e todos afirmam que o ABS comum (não esses modelos em estudo para neve com sensores extras, etc, etc), _tendem_ a aumentar o espaço de frenagem na neve, e que sem ele funcionaria melhor. Mas, se o uso for esporádico e em baixa velocidade, não vejo motivo para desligar o ABS nesses casos. Usar bastante o freio motor também ajuda! Mais saiba, que geralmente os ABS tem velocidade mínima para funcionarem, que é em torno de 25 a 30km/h (15 mph), que é a velocidade média dos pequenos acidentes de trânsito sem risco para os passageiros.

    Tem um site, ABS Education Alliance , que diz sobre ABS na neve:

    Even in fresh snow conditions, you gain the advantages of better steerability and stability with four-wheel ABS than with a conventional system that could result in locked wheels. In exchange for an increased stopping distance, the vehicle will remain stable and maintain full steering since the wheels won't be locked. The gain in stability makes the increase in stopping distances an acceptable compromise for most drivers.
    4X4 Brasil

  • #44
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Uma página interessante, fala sobre upgrade nos freios em uma 4Runner com pneus 37":
    http://home.4x4wire.com/erik/4runner/brakes/

    Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro.

  • #45
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Uma página interessante, fala sobre upgrade nos freios em uma 4Runner com pneus 37":
    http://home.4x4wire.com/erik/4runner/brakes/

    Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro.
    "Fala de algo que a gente esqueceu de falar, trocar o pistão por um de maior diametro."

    mas foi isso que eu quiz dizer quando falei de uma maoir transmissão de força sem aumentar a alavanca
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #46
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, vamos nos lembrar dos princípios que regem os sistemas hidráulicos.

    Para conseguir transmitir mais força às pinças, não basta colocar uma alavanca maior no pedal e muito menos um cilindro de maior diâmetro.

    vide esquema:

    Se aumentar a alavanca, vai exercer força maior, porém esse papel o servo freio já faz.

    Se aumentar o diâmetro do cilindro mestre, vai acontecer exatamente o contrário do que se deseja.

    No caso dos freios do Troller, e da maioria dos off roads preparados com pneus maiores, o caso já foi discutido e a conclusão já foi tomada. Pneus grandes para discos pequenos !!!

    Trata-se basicamente de uma alavanca pequena da força de frenagem devido ao raio pequeno do disco em relação ao conjunto roda e pneu.

    Faça o seguinte teste: Pegue uma roda de bicicleta montada no seu respectivo cubo, e vire-a com uma força relativa. Tente pará-la agora, prendendo próximo ao cubo. Depois faça a mesma coisa prendendo pelo aro.

    Nosso drama é esse. Um raio muito grande sendo brecado por um raio bem menor.


    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -a172.jpg  

  • #47
    Usuário Avatar de Newton de LP Moraes
    Entrada
    06/08/2008
    Idade
    51
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela aula. Vou conversar com amigos que dirigiram sobre neve com ABS e perguntar a respeito. Valeu mesmo!. abraço

  • #48
    Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    * hidraulica - para melhor a hidraulica, podemos usar o melhor fluido, mas nesse caso acredito que o DOT4 seja diferente do DOT3 apenas no quesito de fadiga do freio por calor. Podemos também trocar todas as tubulações por rígidas para evitar dilatação. No caso do Troller, temos que pesquisar a fundo se existe peças PnP para isso.
    []s!
    Ja que citou o fluido de freio, vou repassar o que acontecia em meu T4 e minha S-10: Quando usava fluido original na embreagem, em longos engarrafamento em dias quentes, o pedal ficava no fundo e o engate de marchas ficava pesado.
    Desde de 2003 uso fluido DOT 5.1, 100% sintético, da ELF, nos sistemas de freio e de embreagem. Troco a cada 12 meses e os problemas citados foram solucionados

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade