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  • #1
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    Módulo da tração 4x4 Troller.




    Caros foristas, vejam se podem me ajudar: Tenho um troller 2005, que sofreu uma "inundação" durante dois dias, com agua na altura das portas. Depois disto, nâo consegui mais acionar a reduzida ou mesmo a traçâo. Foi dado o diagnóstico: perda do módulo... Será que tenho alguma opção, ou vou ter que me submeter aos preços da concessionárias?
    Obrigado, Ronaldo.

  • #2
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo Armond Ver Post
    Caros foristas, vejam se podem me ajudar: Tenho um troller 2005, que sofreu uma "inundação" durante dois dias, com agua na altura das portas. Depois disto, nâo consegui mais acionar a reduzida ou mesmo a traçâo. Foi dado o diagnóstico: perda do módulo... Será que tenho alguma opção, ou vou ter que me submeter aos preços da concessionárias?
    Obrigado, Ronaldo.
    Opções você tem sim, vamos lá:

    1) Passar o sistema para manual. Procure no fórum que tem mais informações sobre isso.

    2) Tentar reparar. Entre em contato com:
    Moacyr Henrique Nogueira Horta - técnico em eletronica
    telefones (0xx31) 9105-5741 e 3371-4278Preço do conserto (em média): R$ 400,00.

  • #3
    Banido
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    amigo, desculpe até minha ignorancia



    mas eu não sabia ou nunca soube que troller tem modulo para tração.
    esse modulo gerencia o que?

    que seu saiba (e notasse que eu não sei quase nada) existe somente um motor eletrico na t-case que acopla ou desacopla o serviço, não é isso? será que não é ele que está parado?

    pelo menos a meu entender, minha explorer funciona assim e o troller tbm.


    se eu falei besteira desculpe, ....fico até grato por mais informações sobre
    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de JapaTroller
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    13/12/2007
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    Carlos esse modulo fica debaixo do painel do lado do passageiro!!! O meu eu tive problemas tb, um tecnico em eletronica arruma, num precisa comprar um novo naum! Esse modulo até onde sei ele que comanda a ligação da tração, por exemplo, se vc não estiver com o pé na embreagem e freio ele não deixa a reduzida ser engatada, axo que serve a grosso modo falando como uma proteção!!!! Abraços
    Brutu - work12500 -Hi lift 5" -kit ensimec -godlokos 36" -RL AVMHP - 200% bloqueado E-locker - CP Yukon 4,88!!! E muita disposiçao!!!!

  • #5
    Banido
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    03/04/2008
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    Citação Postado originalmente por JapaTroller Ver Post
    Carlos esse modulo fica debaixo do painel do lado do passageiro!!! O meu eu tive problemas tb, um tecnico em eletronica arruma, num precisa comprar um novo naum! Esse modulo até onde sei ele que comanda a ligação da tração, por exemplo, se vc não estiver com o pé na embreagem e freio ele não deixa a reduzida ser engatada, axo que serve a grosso modo falando como uma proteção!!!! Abraços

    muito interessante, 1 ponto a mais pro troller, pois a meu ver isto é um bom item de segurança

    acredito que a explorer não tenha isto, uma vez que é auto e não tem embreagem....

    de qualquer forma vou acompanhando este topico para me informar mais...
    Abraços e obrigado pela aula

  • #6
    Usuário Avatar de cbridi
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    12/10/2004
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    Citação Postado originalmente por Carlos_Bravo Ver Post
    muito interessante, 1 ponto a mais pro troller, pois a meu ver isto é um bom item de segurança

    acredito que a explorer não tenha isto, uma vez que é auto e não tem embreagem....

    de qualquer forma vou acompanhando este topico para me informar mais...
    Abraços e obrigado pela aula
    A Explorer tem, assim como a Ranger, na Ford é também conhecido como módulo GEM. Somente deixa entrar o 4x4 High se a velocidade for inferior aos 90 Km/h e somente aciona o 4x4 Low quando a velocidade for inferior aos 5 Km/h (praticamente parado). Na Ford, além da tração, controla várias outras coisas, como temporizador do limpador de para-brisa, luz de teto, etc...

    []'s
    4X4 Brasil
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #7
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Opções você tem sim, vamos lá:

    1) Passar o sistema para manual. Procure no fórum que tem mais informações sobre isso.

    2) Tentar reparar. Entre em contato com:
    Moacyr Henrique Nogueira Horta - técnico em eletronica
    telefones (0xx31) 9105-5741 e 3371-4278Preço do conserto (em média): R$ 400,00.
    Estou adptando um sistema de mudança mecanico, e depois que iniciei fiquei sabendo que a autorizada Troller de Londrina esta vendendo um Kit p/ passar o 4x4 p/ mecanico. Alguem ja viu ou usou este Kit ?

  • #8
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    11/08/2015
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    camaqua/RS
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    Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
    O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    25/11/2011
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    Experimente desconectar a bateria por uns 15 min. e depois religá-la com o seletor em 4x2.
    O meu ficou com os leds acesso ao mesmo tempo e não obedecia nenhum comando. Isso aconteceu depois que havia mexido na bateria e resolvi da forma acima.


    Citação Postado originalmente por leimann Ver Post
    Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
    O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??

  • #10
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    12/11/2012
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    Citação Postado originalmente por leimann Ver Post
    Bom dia! alguem sabe me dizer se o modo 4x4 funciona porém a reduzida não, significa que o motor de acionamento elétrico esta bom? ele é responsavél pelas duas funções certo? (troller 2005)
    O led 4x4l e 4x4h estao acesos juntos, porém a tração ativa perfeitamente, já a reduzida não! ja conferi motor e fiação elétrica com limpeza e tudo mais, teria como pifar apenas a parte que controla a reduzida??
    Isso é intermitente e acontece muito em troller velho ou que já viu muita água. Se for um troller novo, é problema de montagem, vedação, ou mesmo sensor defeituoso. A causa disso é um sensor de tração/velocidade que não deixa você engatar a reduzida em movimento. Quando ele falha, ele só deixa você engatar o 4x4H, pois não tem restrição no engate em movimento. A reduzida, se engatada com o carro em movimento, pode quebrar a caixa, por isso há essa verificação. Se você simplesmente eliminar esse sensor, colocando uma resistência equivalente de 300 Ohms no lugar, você não mais terá esses problemas ao engatar a reduzida, mas lembre-se de estar com o veículo parado para engatar.

    Pelo sintoma que você descreveu, eu diria que é a única hipótese.

    Segue o esquema para eliminação do sensor. Não compensa a troca, uma vez que é apenas um dispositivo de segurança dispensável. Você pode usar qualquer esquema de resistência que quiser, por exemplo, 3 resistência de 100 ohms. Normalmente custam centavos ou R$ 1,00. Use silicone de boa qualidade para vedar as resistências.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post2303537

    Problema em motor de tração, não engata nem 4x4H nem 4x4L. Para isso, são 3 possibilidades: Defeito de fabricação (em veículos novos), ou a vedação do motor é comprometida e as escovas precisam de limpeza, ou em último caso, o motor elétrico queimou, o que é raro de acontecer - mais raro ainda seria ter um problema no módulo. Nesse caso, você pode engatar a tração retirando o motor e usando um alicate manualmente na caixa de transferência, algo bem simples e fácil. O preço do motor, da última vez que consultei, chegava a 1000 reais. Existem engates mecânicos Faça-Você-Mesmo, outros simples de R$ 500,00 e outros mais complexos de R$ 1800,00. Fica a critério a escolha.

  • #11
    Usuário Avatar de amonluna
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    Citação Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    A causa disso é um sensor de tração/velocidade que não deixa você engatar a reduzida em movimento. Quando ele falha, ele só deixa você engatar o 4x4H, pois não tem restrição no engate em movimento.
    Olá JipeiroMT, c tem certeza disso? pergunto porq o meu parou de funcionar tudo, então se isso for verdade meu problema não é o sensor de velocidade.


    Citação Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    Problema em motor de tração, não engata nem 4x4H nem 4x4L. Para isso, são 3 possibilidades: Defeito de fabricação (em veículos novos), ou a vedação do motor é comprometida e as escovas precisam de limpeza, ou em último caso, o motor elétrico queimou, o que é raro de acontecer - mais raro ainda seria ter um problema no módulo.
    Meu mecânico recentemente tava com um troller com o mesmo sintoma do meu, tinha dado pau no sensor de velocidade e num sensor q existe dentro do próprio motor, o motor dele funcionava na bancada, mas quando botava no carro não. Parece q dentro do motor existe uma trilha sobre um disco de cerâmica q serve de sensor de posição do motor e se esse sistema der pau o motor pode estar 100% ok mas não funciona.

    Ainda não parei meu carro p/ testar, mas o motor foi retirado e na bancada funciona, porém se oq você falou acima for verdade o meu deve estar com esse mesmo problema na trilha do disco de cerâmica, se for isso mesmo vou botar a tração Carraro, pois não deve ter como trocar só esse disco, vou ter q trocar o motor inteiro e não vale a pena.

    Abraço e obrigado pela ajuda!
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #12
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    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Olá JipeiroMT, c tem certeza disso? pergunto porq o meu parou de funcionar tudo, então se isso for verdade meu problema não é o sensor de velocidade.




    Meu mecânico recentemente tava com um troller com o mesmo sintoma do meu, tinha dado pau no sensor de velocidade e num sensor q existe dentro do próprio motor, o motor dele funcionava na bancada, mas quando botava no carro não. Parece q dentro do motor existe uma trilha sobre um disco de cerâmica q serve de sensor de posição do motor e se esse sistema der pau o motor pode estar 100% ok mas não funciona.

    Ainda não parei meu carro p/ testar, mas o motor foi retirado e na bancada funciona, porém se oq você falou acima for verdade o meu deve estar com esse mesmo problema na trilha do disco de cerâmica, se for isso mesmo vou botar a tração Carraro, pois não deve ter como trocar só esse disco, vou ter q trocar o motor inteiro e não vale a pena.

    Abraço e obrigado pela ajuda!
    Eu nunca reparei nesse disco de cerâmica não. Se puder, posta umas fotos explicando melhor. Todas as vezes que mexi com isso em troller ou ranger meu ou de amigos, resolvi substituindo o sensor por resistências ou limpando internamente as escovas do motor. E sempre só vi esses problemas em veículos velhos. Nos novos, com tudo em dia, limpo e manutenção correta, pra mim não deveria acontecer. Apostaria em erro de montagem, prejudicando vedação ou algo assim. No teu lugar, não perderia muito tempo com isso não. Limpou ou substituiu o sensor e não resolveu, bota algum mecânico. É um investimento muito barato na minha opinião, que não chega nem a 1 ou 2 pneus dos 4 que trocamos periodicamente.
    4X4 Brasil

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