x
Convex Datacenter
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 95
  • #61
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,385
    Agradecimentos: 144



    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O fóda é ficar na mão desses caras.
    Hoje ele chuta que o problema está nos bicos e troca.
    Amanhã o problema continua e ele chuta que é a bomba de alta. Mais 4.000 vão pro ralo.
    Como a bomba nova vem com uma PCV nova, o problema fica resolvido.
    Conclusão: Gastou 8.000 para arrumar algo que dava para resolver com 600 (troca da PCV).

    Cada vez mais eu me convenço que valeu à pena gastar horas estudando esse tal common-rail e R$ 3500 para comprar meu scanner.
    A melhor mão de obra é aquela feita em casa, o cara cuida de cada detalhe. Os mecânicos, se escorrem um parafuso, fingem que nada aconteceu, apertam o restante e deixam a bomba estourar na nossa mão, além de cobrarem caríssimo.

  • #62
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Idade
    44
    Posts
    123
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por gustavo25 Ver Post
    feedback: mecânico me ligou, condenou os 4 bicos injetores de uma só vez

    custo de cada um: R$1.700,00

    tive um acesso de riso ao telefone, pedi para ele montar tudo de volta, falei que pago a MO e o tempo gasto, mas que o jipe vai morrer manco...
    gustavo, 99% chance de ser PCV. Essa é a válvula citada acima pelo bombista do alison. As válvulas PCV e VCV se danificam no uso de diesel estragado ou adulterado e principalmente com impurezas, e são baratas (R$ 400 a 800 cada). Ao estragar estas válvulas, é possível que alguns bicos tenham estragado também. Mas para estragar os 4, só se você colocou alguma coisa muito feia no teu tanque de combustível que nada teria a ver com diesel (digo você ou algum antigo proprietário).

    Não faz sentido na minha opinião, condenar 4 bicos... é 1 ou outro que poderia estar ruim. O cara está chutando feio! E principalmente pulando etapas! Valeria a pena na minha opinião procurar outro diagnóstico, explicar a situação.

    Se for resolver no troca-a-troca de peças, que infelizmente é moda, use a cabeça, não vá pela cabeça do "mexânico" que já foi no mais caro. Trocar 4 bicos sai mais caro que trocar a bomba de alta inteira! Vou tentar resumir uma ordem para o 3.0 para as causas possíveis e mais comuns:

    1-Filtro de combustível
    2-Bomba auxiliar de combustível (pode inclusive estar entupida, ou com peneira do tanque entupida)
    3-Bomba d'água (fácil diagnosticar)
    4-Válvula PCV / VCV -> Pode haver bicos danificados também

    99% das vezes que esse motor entra em modo de segurança acendendo a luz ou não, está entre as 3 primeiras causas. A 4 está intimamente ligada a qualidade do combustível e manutenção desleixada de filtros ou filtros que não fizeram seu papel de filtrar. Se não for nenhuma das 4,dependendo de como ocorre o corte, pode-se pensar em chicote danificado também, mas isso é bem raro.
    4X4 Brasil

  • #63
    Usuário Avatar de gustavo25
    Entrada
    26/09/2008
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    43
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    obrigado Walter, Sergio e Pumba

    também acho muito estranho ter dado problema nos 4 bicos de uma vez. Um ou outro falhar é relativamente normal, mas quatro juntos seria muita "sorte". Sendo assim, vou jogar na mega-sena, já que estou iluminado, hehehe

    disse ele que plugou o scanner na OBD e foi pra estrada. Achou que o jipe estava xoxo, motor "quadrado" e sem força ("pior que Gol 1000"). Pelo computador aferiu q a pressão do sistema está normal, mas o retorno está problemático. Falei de tirar os bicos e testar na bancada, ele disse que não resolveria

    enfim, vou atrás de uma segunda opinião. Além do que vocês disseram aqui sobre a probabilidade de ter dado defeito justo nos bicos, a pedida inicial serem módicos R$6.800,00 apenas em peças também contribuiu diretamente para não aceitar cegamente o primeiro laudo. Não vou mexer em bico por enquanto, mesmo porque, ao meu ver, o jipe está andando normalmente, falhou em duas situações de uso mais severo de torque, no dia a dia está ok (exceto pela dificuldade de partida, mais um indicativo de problema na válvula já citada pelos colegas)

    para quem precisar:

    . sai do bombista que passou esse prognóstico e fui pro mecânico que cuida do Troller, expliquei o que foi feito e o veredito passado. O mecânico disse que tem uma empresa aqui na minha cidade (Technomotor) que recupera esse tipo de bico, parece que já teve um caso assim de um cliente da oficina e foi feito isso, hoje vou correr atrás de mais informações, assim já fico com essa carta na manga
    . pesquisei pelos bicos na internet, achei uma empresa de Catalão/GO que está vendendo bicos novos e originais no mercadolivre por preço muito bom, R$1.029,99 cada. De 6.800 para 4.120 já é uma diferença bem considerável....
    ex Troller verde 1999 2.0 capota lona
    ex Troller branco 2011 3.0 capota rígida
    atualmente: Troller verde 2006 3.0 capota rígida

  • #64
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Complementando as informações do Pumba, outro fator que prejudica a PCV e VCV, além de água no diesel, é o hábito de deixar o motor muitos dias sem funcionar. O biodiesel (ou as bactérias por ele alimentadas) causam corrosão nas partes em contato com o combustível. As válvulas PCV e VCV não passam de um fino duto cujo fluxo é controlado pelo fechamento de um furo por uma esfera (PCV) ou um pistonete metálico (VCV) que traballham com uma folga muito pequena e tem sua abertura e fechamento controlado eletricamente por um solenóide interno.
    Qualquer corrosão ou contaminação que crie folgas ou obstrua o movimento das delicadas peças internas irá causar mal funcionamento do motor, pois é através da abertura e fechamento dessas válvulas que a central controla a pressão (PCV) e o fluxo de combustível (VCV) para o rail e bicos.

    O que será que seu mecânico chama de "retorno problemático"?. O único parâmetro do retorno que pode ser monitorado pelo scanner é a temperatura do diesel.
    De fato, quando um ou mais bicos vão para o pau, ele deixa vazar diesel pelo retorno e isso acarreta em mal funcionamento pela perda de pressão do rail. Logo, dizer que há problema no retorno dos bicos não bate com a informação de que a pressão está normal. Pra mim é chute.

    -vcv.jpg-pcv.jpg

  • #65
    Usuário Avatar de gustavo25
    Entrada
    26/09/2008
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    43
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Complementando as informações do Pumba, outro fator que prejudica a PCV e VCV, além de água no diesel, é o hábito de deixar o motor muitos dias sem funcionar. O biodiesel (ou as bactérias por ele alimentadas) causam corrosão nas partes em contato com o combustível. As válvulas PCV e VCV não passam de um fino duto cujo fluxo é controlado pelo fechamento de um furo por uma esfera (PCV) ou um pistonete metálico (VCV) que traballham com uma folga muito pequena e tem sua abertura e fechamento controlado eletricamente por um solenóide interno.
    Qualquer corrosão ou contaminação que crie folgas ou obstrua o movimento das delicadas peças internas irá causar mal funcionamento do motor, pois é através da abertura e fechamento dessas válvulas que a central controla a pressão (PCV) e o fluxo de combustível (VCV) para o rail e bicos.

    O que será que seu mecânico chama de "retorno problemático"?. O único parâmetro do retorno que pode ser monitorado pelo scanner é a temperatura do diesel.
    De fato, quando um ou mais bicos vão para o pau, ele deixa vazar diesel pelo retorno e isso acarreta em mal funcionamento pela perda de pressão do rail. Logo, dizer que há problema no retorno dos bicos não bate com a informação de que a pressão está normal. Pra mim é chute.
    Pois é Walter, tudo indica que o cidadão só está chutando mesmo

    Hoje fui atrás do proprietário da Ranger que teve os bicos avaliados pela Technomotor, expliquei meu caso pra ele, ele disse que quem resolveu o problema dele (o qual era a PCV), após um outro bombista ter condenado os bicos que ele testou e estavam ok, foi um mecânico perto de onde eu moro. Fui lá, falei com o proprietário expliquei os sintomas do jipe e, quando mencionei o nome do bombista onde levei o Troller, ele torceu o nariz e soltou um "pqp, não faz isso, não deixa seu carro lá !!"

    Perguntei o motivo. Ele explicou que conhece um proprietário de uma Amarok que gastou 6mil reais para trocar os 4 bicos por indicação desse mesmo bombista e, adivinhem ? O problema não foi solucionado, era outra coisa.

    Conversei bastante com o cara e ele sugeriu exatamente o que o Pumba disse: assim que o nível de combustível baixar, irei deixar o Troller lá, ele vai baixar o tanque, limpar tudo por dentro, limpar a bomba auxiliar e seus dois filtros, checar os conectores da PCV (visto que o erro acusou "curto-circuito do positivo") e trocar o filtro de combustível. Vou encher o tanque com S10 e rodar com o carro. Se o problema não se manifestar novamente, questão resolvida. Se a luz da injeção voltar a acender, eu terei pago 200 reais por uma limpeza do tanque/filtros, ou seja, não considero dinheiro jogado fora. Aí eu parto pra troca da válvula.

    Enfim, agradeço novamente as dicas, se ninguém tivesse se manifestado sobre esse problema eu provavelmente já teria gastado em bicos novos...
    ex Troller verde 1999 2.0 capota lona
    ex Troller branco 2011 3.0 capota rígida
    atualmente: Troller verde 2006 3.0 capota rígida

  • #66
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Legal. Não esqueça de depois dar retorno sobre a solução do problema.
    Isso ajuda a acumular conhecimento prático e cada vez teremos mais autonomia para resolver por conta própria os problemas que aparecem.

    Abç.

    Citação Postado originalmente por gustavo25 Ver Post
    Pois é Walter, tudo indica que o cidadão só está chutando mesmo

    Hoje fui atrás do proprietário da Ranger que teve os bicos avaliados pela Technomotor, expliquei meu caso pra ele, ele disse que quem resolveu o problema dele (o qual era a PCV), após um outro bombista ter condenado os bicos que ele testou e estavam ok, foi um mecânico perto de onde eu moro. Fui lá, falei com o proprietário expliquei os sintomas do jipe e, quando mencionei o nome do bombista onde levei o Troller, ele torceu o nariz e soltou um "pqp, não faz isso, não deixa seu carro lá !!"

    Perguntei o motivo. Ele explicou que conhece um proprietário de uma Amarok que gastou 6mil reais para trocar os 4 bicos por indicação desse mesmo bombista e, adivinhem ? O problema não foi solucionado, era outra coisa.

    Conversei bastante com o cara e ele sugeriu exatamente o que o Pumba disse: assim que o nível de combustível baixar, irei deixar o Troller lá, ele vai baixar o tanque, limpar tudo por dentro, limpar a bomba auxiliar e seus dois filtros, checar os conectores da PCV (visto que o erro acusou "curto-circuito do positivo") e trocar o filtro de combustível. Vou encher o tanque com S10 e rodar com o carro. Se o problema não se manifestar novamente, questão resolvida. Se a luz da injeção voltar a acender, eu terei pago 200 reais por uma limpeza do tanque/filtros, ou seja, não considero dinheiro jogado fora. Aí eu parto pra troca da válvula.

    Enfim, agradeço novamente as dicas, se ninguém tivesse se manifestado sobre esse problema eu provavelmente já teria gastado em bicos novos...

  • #67
    Usuário
    Entrada
    14/11/2014
    Local
    Joao Pessoa/PB
    Posts
    235
    Agradecimento: 1
    ... boa noite amigos do troller alguem sabe onde eu posso comprar um scanner pelo Trolller T 4 NGD ??

    Abracos Jurgen
    Troller T4 2010 3.0 branco Snorkel , Bancos em couro, Easytraction...

  • #68
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O mais barato que eu encontrei foi esse aqui:

    Scanner Kaptorcom V2 Start 20 Credit 15 Packs Auto com Conexao Bluetooth - ALFATEST-50901019 ALFATEST-50901019 - R$ 3.526.38 na LojadoMecanico


    Nem adianta tentar aqueles genéricos tipo ELM327, ou outros chineses, que não funciona nesse carro.
    Lembrando que a ECU teve uma programação diferente da Ranger, por isso os xing-ling funcionam na Ranger e não no Troller.

  • #69
    Usuário
    Entrada
    14/11/2014
    Local
    Joao Pessoa/PB
    Posts
    235
    Agradecimento: 1
    Obrigado Walter pelo esse "LINK" o preco e caro... caramba ! mais talvez vale a pena...de comprar um scanner... porque nas officinas vc nunca sabe.... se elles tem uma possibilidade de achar os defeitos num Troller NGD / TGV...

    Abracos Jurgen
    Troller T4 2010 3.0 branco Snorkel , Bancos em couro, Easytraction...

  • #70
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O mais barato que eu encontrei foi esse aqui:

    Scanner Kaptorcom V2 Start 20 Credit 15 Packs Auto com Conexao Bluetooth - ALFATEST-50901019 ALFATEST-50901019 - R$ 3.526.38 na LojadoMecanico


    Nem adianta tentar aqueles genéricos tipo ELM327, ou outros chineses, que não funciona nesse carro.
    Lembrando que a ECU teve uma programação diferente da Ranger, por isso os xing-ling funcionam na Ranger e não no Troller.
    Tõ pensando em comprar uma válvula (PCV), 600 no mercadolivre, pois quanto mais eu leio sobre o NGD3.0 verifico que ela é grande encrença quando se trata de defeito envolvendo a bomba de alta. Tô olhando no forum da Ford e no site Argentino das Ranger. Quase sempre quando o defeito é na bomba de alta, basta trocar esta válvula e resolve o problema. Par o TGV já não sei.
    Abraços

  • #71
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Idade
    44
    Posts
    123
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por urso branco Ver Post
    Obrigado Walter pelo esse "LINK" o preco e caro... caramba ! mais talvez vale a pena...de comprar um scanner... porque nas officinas vc nunca sabe.... se elles tem uma possibilidade de achar os defeitos num Troller NGD / TGV...

    Abracos Jurgen
    Urso, a não ser que você seja um entusiasta e queira estudar as minúcias do sistema common rail, como nosso amigo walter, não vejo necessidade de comprar scanner. O scanner é quase indispensável para se mexer no ciclo otto (motores gasolina/álcool), mas para o common rail de primeira geração (sem TGV e sem DPF) posso te garantir 99% dos problemas você resolve tranquilamente sem scanner. E pro 1% dos problemas que pedem uma leitura de parâmetros, com um multímetro de 30 reais e o manual de serviço do motor, você resolve 100% dos problemas, bastando saber medir valores de resistência.

    De fato, muitas oficinas nem usam o scanner. Sem falar que pra maus profissionais, ou mal treinadas ou com pouco conhecimento, o scanner mais atrapalha do que ajuda!

    O sistema de injeção do troller (NGD 3.0) é muito simples. Basta seguir o roteiro de troubleshoot tradicional de um motor mecânico na maioria das vezes, ou seja, testar a linha de combustível (filtro, bomba de baixa/bomba de alta/bomba injetora) e atentar para a bomba d'água que foge um pouco da regra (ela quebra e o veículo continua funcionando normal, só cortando potência e ar-condicionado quando muito exigido) - normalmente em outro veículo que não tem um arrefecimento tão superdimensionado quanto o do troller, o motor aqueceria até queimar a junta do cabeçote. Problemas que podem dar alguma dor de cabeça são relacionados a chicotes quebrados (scanner não ajuda muito, dando pistas erradas muitas vezes) ou terminais de sensores quebrados. Esse tipo de problema é raro de acontecer, mas observando alguns sinais e usando um pouco a cabeça você vai medir a tensão nos terminais de meia dúzia de sensores ou a resistência dos mesmos e rapidamente identificaria o problema, usando apenas um multímetro.

    O scanner foi feito pra ajudar o diagnóstico, deixá-lo mais rápido no dia a dia das oficinas, não substitui o cérebro do mecânico.

  • #72
    Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Idade
    44
    Posts
    123
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por lhneves Ver Post
    Tõ pensando em comprar uma válvula (PCV), 600 no mercadolivre, pois quanto mais eu leio sobre o NGD3.0 verifico que ela é grande encrença quando se trata de defeito envolvendo a bomba de alta. Tô olhando no forum da Ford e no site Argentino das Ranger. Quase sempre quando o defeito é na bomba de alta, basta trocar esta válvula e resolve o problema. Par o TGV já não sei.
    Abraços
    Amigo, se você for fazer uma expedição dando a volta ao mundo, acho que valeria a pena sim. Também recomendo comprar a bomba d'água, válvula VCV, correia poly-V, arruela de bico injetor, mangueira de retorno, entre outras coisas de desgaste natural.

    Porém, se essa válvula receber só diesel bom vai durar mais que a vida útil inteira do motor....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade