Pessoal posso dar minha contribuição ao tema.
Comprei em 2005 um troller 2.8 (ano 02) e o troquei em agosto último por um zero 07/08 (ainda não era o T4 trilha).

Os dois são sensacionais e cada um com suas características.
Na rodovia o 3.0 anda muito mais, literalmente empurra o 2.8, e é muito mais confortável (menos barulho, mais macia, etc.), não tem comparação.
Nas trilhas e passeios off road o 2.8 tem uma aparente maior robustez e que aguenta mais a pauleira, mas tô começando a achar que isso é só impressão, pois a tecnologia é outra, a relação de marcha é bem diferente e eu ainda apanho um pouco com o acelerador eletrônico (é a peçinha atrás do volante rssss). Esses dias atravessei um riacho de uns 15 metros de largura e uns 60 cm de altura (sei que é traquilo), peguei uma chuvarada animal na estrada, andei muiiiiito, tanto em terra como asfalto, e nada de problemas. Tive um problema pessoal e tive que rodar quase 900 km, direto, parando só pra ir no banheiro, 130 a 140 Km/h direto com ar ligado, nem perto de esquentar ou qualquer outra coisa.

Em geral somos reticentes em relação às novas tecnologias, mas normalmente com o passar do tempo os problemas encontrados pelos usuários são aperfiçoados pelas empresas que as lançam. Vejam por exemplo a Microsoft, (guardadas as devidas proporções) lança o Windows Vista, vem cheio de bugs que automáticamente são atualizadas. Imagine então com a Troller? E em 2005 (os primeiros Trollers modelos 2006) devem ter vindos com alguns "bugs" e assim por diante. Lembram de uma propaganda da GM, na época do lançamentos dos carros com injeção eletrônica, onde brincávam com a nova tecnologia (um senhor idoso falava que o mundo estava perdido que na época dele.....).

Escrevi demais. Gente não vamos ser o chato do velho que não aguenta ver seu filho ser tão bom ou mais eficiente.

Um abraço.