x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário
    Entrada
    21/04/2007
    Agradecimentos: 0

Smile Dúvida->Combusível e óleo do motor

PessoALL,
    Estou aprendendo...Nunca tive carro a Diesel.
    Tenho 2 dúvidas:
    1) Me alertaram que devo usar DISEL FILTRADO E ADITIVADO, pois Diesel comum pode ter impurezas que destroem a injeção. Isto é lenda?
    O que recomendam? Há problema como na gasolina? Batizada?
    2) Qual tipo de óleo p. motor? Qual viscosidade?
    Alguma recomendação?
    Desde já agradeço a ajuda,

Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 3
    Respostas:
    1) Tão importante quanto usar diesel aditivado e filtrado é escolher um posto de confiança e que venda um grande volume de diesel, pois quando fica muito tempo no reservatório do posto o diesel acumula água, que é a grande inimiga dos motores diesel.
    2)Usa o óleo de motor indicado no manual ou outro de categoria superior. Cuidado com a "empurroterapia" dos frentistas.

Usuário
    Entrada
    08/02/2004
    Giipinna,

Diesel - sempre filtrado ! Mas acho que isso é padrão em quase todos os postos nacionais. Evita que eventual sujeira dos reservatórios do posto vão parar no seu tanque.

Diesel Comum - é comum (rs) "não fede nem cheira" !

Diesel Aditivado - ai vai do seu gosto. Usar sempre o comum não é ruim, porém o aditivado possui produtos quimicos especiais que mantêm o motor limpo, evitando a formação e acumulo de carbonização (comum em diesel), desta forma prolongando a vida útil do mesmo e suas peças, refletindo ao longo do tempo em baixo custo de manutenção ! Por trabalhar mais limpo, consome menos, gera mais potência, queima melhor o combustível reduzindo a emissão de poluentes e fumaça preta, prolonga a durabilidade do óleo tb !

Óleo - seguir rigorosamente o calendário de trocas. No caso do Troller T4 com motor 2.8 (motor 3.0 eletrônico confirir no manual), a cada 10000 km substituir todo o óleo, trocar todos os filtros (óleo, combustível e ar). O óleo deve ser no mínimo o recomendado no manual, nunca misturar marcas ou tipo. Verificar o nível a cada 1000 km e completar se necessário. Motor diesel consome mais óleo, é normal depois de uns 5000km ter que completar mais 1 litro ! Não é obrigatório o óleo sintético, um bom óleo mineral dentro da especificação do manual é mais do que suficiente !

Observações:
    - Diesel ruim (sujeira ou água) causa problemas na bomba injetora pois ela é lubrificada pelo próprio combustível, a quebra sai caro, uma retífica fica por uns R$ 2500 e uma nova por mais de R$ 3000, portanto cuidado com o combustível.
    - Siga o conselho do nosso colega, abasteça de preferência sempre no mesmo posto de confiança e prefira aqueles em que o diesel "roda" mais, ou seja, onde existe bastante abastecimento pois o combustível não fica parado no reservatório do posto acumulando umidade e sujeira.
    - A turbina do motor diesel não possui rolamentos internos, "flutua" em um anel de óleo injetado pelo motor e gira a umas 150.000 rpm, portanto se o óleo estragar ou faltar a turbina vai pro saco e tem que retificar, tb não é barato ! rs
    - Antes de desligar o motor deixe sempre funcionando em marcha lenta por uns 30 segundos para que a turbina estabilize numa rotação menor, minimizando a possibilidade de danificar por falta de lubrificação pois ao desligar o motor o óleo cessa ai pode acontecer o descrito no item anterior.

Usuário
    Entrada
    21/04/2007

Tks

Rapazes,
    Obrigada pelas dicas.
    Ficarei atenta a estes detalhes.
    Abração
    Gisele

Usuário Avatar de Nelmont França
    Entrada
    05/08/2009
    Local
    Monte Dourado/PA
    Srs,

Aproveitando esse mesmo tópico pra não abrir outro com assunto parecido, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao nível do óleo do motor 3.0.
    A umas três trocas venho observando o seguinte: Na penúltima troca, coloquei a quantidade de óleo informada no manual, que é de 8,8L com a substituição do filtro. Porém o nível ficou alto na vareta.
    Na última, (também trocando o filtro) só coloquei 8L e o nível na vareta ficou correto...
    Daí surgiu a dúvida. Qual é a quantidade correta de óleo que leva o motor 3.0 com a troca do filtro?
    OBS: Por morar em uma região com grande quantidade de poeira, sempre troco o óleo e filtro a cada 3.000 Km.

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Vai entender... o meu manual manda colocar 9L!!!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Acho melhor seguir o manual... rss o óleo tem que ser medido com o carro desligado, em superfície plana, com o motor quente alguns minutos após desligá-lo... li isso em algum lugar. Tem que tirar a vareta, ou pelo menos deixar ela solta e tem que tirar a tampa do motor, pois o vácuo pode atrapalhar na medição. No meu, sempre que tiro a vareta ela vem seca... depois de alguns minutos começa a vir suja. Isso pode te confundir e vc colocar mais óleo que o certo. No meu 2004 2.8 são 7 litros sem trocar filtro, 8 litros com troca de filtro. Como troco tudo à cada 10 mil troco sempre óleo e filtros juntos. O nível certo é qualquer marcação entre o mínimo e o máximo. No meu nunca precisei completar...

Uso o ipiranga, recomendado no manual... aquele ultimo sintético 4x4 é um absurdo!! Sem falar que só acho embalagem de 1 litro... estou usando o CG4, comprei 20L por 150 conto.
    Felipe Cota
    Troller 2004 Tabor9k TrackSource PX
    E-Mail/MSN: felipe_cota@hotmail.com

Usuário Avatar de Felipe Glod
    Entrada
    06/08/2010
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Nelmont França Ver Post
    Srs,

Aproveitando esse mesmo tópico pra não abrir outro com assunto parecido, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao nível do óleo do motor 3.0.
    A umas três trocas venho observando o seguinte: Na penúltima troca, coloquei a quantidade de óleo informada no manual, que é de 8,8L com a substituição do filtro. Porém o nível ficou alto na vareta.
    Na última, (também trocando o filtro) só coloquei 8L e o nível na vareta ficou correto...
    Daí surgiu a dúvida. Qual é a quantidade correta de óleo que leva o motor 3.0 com a troca do filtro?
    OBS: Por morar em uma região com grande quantidade de poeira, sempre troco o óleo e filtro a cada 3.000 Km.
    Percebi a mesma coisa tenho um 2.8 e um 3.0 e sempre troco oleo e filtro juntos, no 2.8 se colocar os 8 litros do manual fica acima da vareta e no 3.0 se colocar os 9 tb fica acima, agora coloco um litro a menos que manda o manual e vou completando se baixar do maximo na vareta.
    3.0 Azulão original 2.8 Amarelão guincho made in PRC Maxxis 33

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem