É difícil acreditar que o macaco do seu T4 se danificou a ponto de voce ter tido que mandar um "especialista" consertá-lo e ainda mais este lhe dizer que "os retentores ressecaram". Acho que ele não sabe o que está falando, ou inventou esta história para justificar o que ele cobrou de voce pelo "conserto". O fato de estar no compartimento do motor não absolutamente nada a ver com "ressecamento de retentor" ou algum dano maior no macaco.
A única coisa que acontece com os macacos que ficam no compartimento do motor dos T4 é o seguinte: por estar em local aberto, o macaco fica exposto a poeira, água e lama. Com o calor, e mesmo sendo lavavo com mangueira de alta pressão em postos, esta sujeira toda vai secando e criando uma "crosta" nas articulações do acionamento do macaco. Aí, quando ele for necessário, estas articulações estarão enferrujadas, e quase que "soldadas", dificultando muito o acionamento da ferramenta.
A solução é, manter o bichinho sempre bem limpo, de vez em quando tirá-lo e passar WD40 nas articulações e aciona-lo para eliminar a crosta de ferrugem. Voce pode também colocar uma camada de graxa nas articulações para evitar a entrada de pó, água ou lama. E, pode ainda, como já vi, embala-lo naquele "filme" de PVC de cozinha. Quando tiver que usar, tire o filem e o macaco estrá limpinho e lubrificado. Depois do uso, ao chegar em casa, limpe, lubrifique e embale novamente.
É interessante lembrar que, uma enorme quantidade de pequenos defeitos em tudo que é "coisa", pode ser corrigido com uma simples limpeza.
Xavier.
defender algum