Tive um Troller 3.0 durante 7 anos e em Abril do "agora" ano passado peguei um 2003. Tenho um pouco de experiências para te passar.
Falando de Troller, sempre aparece algum probleminha: Algum botão quebra, alguma coisa da mau contato, parte de acabamento que solta ou quebra... mas tudo isso é simples e barato de resolver, já que até 2008 eles usam muitas peças de carros populares e você mesmo pode troca-las em casa com um jogo de chave de fenda. O problema é quando quebram coisas caras em partes críticas do carro. Vou te relatar só as quebras críticas que tive pro texto não ficar muito longo.
Não tive uma boa experiência com o 3.0, tinha 180.000km e nunca fiz uma trilha sequer com ele.
Já fiquei parado na estrada 3 vezes: Duas por conta de quebra de corrente de comando (sempre coloquei originais) e uma porque o módulo bloqueou a partida (até hoje não sei o motivo).
Tive que trocar a carcaça da distribuição por conta de corrosão, válvula termostática por conta de vazamento de água, bomba da água por conta de quebra do rotor, os balancins do comando de válvulas, mancais e o próprio comando de válvulas por excesso de desgaste, mangueira da turbina pois rasgou sozinha e a turbina por excesso de folga no rotor.
Além disso, começou a vazar compressão pelos bicos em duas ocasiões. Os anéis de vedação responsáveis pelo problema são baratos, o duro é a mão de obra para sacar os bicos e o medo deles estragarem no processo. Também tive que mandar equalizar os bicos injetores duas vezes pois a marcha lenta estava instável.
Escrevi isso tudo para falar que está correto em buscar um 2.8, só por isso já te digo que começou bem na sua procura.
Sobre o 2005: Realmente, o câmbio (2405) é mais macio de engatar as marchas do que o modelo anterior (2305), porém eu não acho que isso seja um fator tão relevante assim a ponto de você restringir sua busca apenas aos 2005. O câmbio 2305 está longe de ser ruim, possui manutenção parecida com a do 2405 e segundo seu manual, é especificado para torques maiores do que o 2405, ou seja, é até mais resistente. Se puder escolher entre um 2005 ou 2004>, ótimo, mas isso está cada vez mais raro de acontecer, visto que os Troller 2.8 em bom estado estão ficando raros demais e quem tem um não vende. O que manda é preço e estado de conservação, não olhe apenas para o ano.
Sobre o preço: Está meio salgado, para valer esses 125mil, ou tem que estar em um estado praticamente de carro de coleção, ou estar muito bem equipado. Um colega meu pagou 115mil em um 2004, mas vou te falar que parece que o jipe saiu da concessionária hoje de tão impecável. Tenta dar uma negociada pra ver se ele abaixa pelo menos uns 10mil. Do contrário, vale mais pegar um por 90mil e gastar 35mil em peças e retoques na pintura.
Sobre a quilometragem e o que olhar: O painel do Troller 2005 é o mesmo do Gol Bola, ou seja, é muito fácil de fraudar a quilometragem. Existem vários programas de computador que fazem isso. Para você ter dicas se ela é verdadeira ou não, além do estado estético do carro como um todo, verifique o desgaste do volante, manopla de câmbio e pedais. Esses são itens que se desgastam com o uso e raramente são trocados.
Agora falando mais no geral:
- Veja se o carro possui algum tipo de vazamento (motor, câmbio, caixa de direção, linha de freio, etc). Não tenha vergonha de entrar debaixo do carro e dar uma fuçada.
- Faça uma boa inspeção no cofre do motor. Olhe bem para o estado das mangueiras, bomba e linha de combustível. O cofre do motor tem que estar sequinho. Se estiver empoeirado é até bom, sinal de que não tem nenhum vazamento e o dono não mandou lavar antes para esconder algum problema.
- Repare bem na cor do reservatório de expansão. Se estiver muito sujo, é sinal de que não trocavam o líquido de arrefecimento corretamente e o motor está corroído por dentro. O mesmo vale para fluido de freio e embreagem.
- Abra a tampa onde se coloca o óleo com o motor quente e em funcionamento e veja se está soprando muito. O normal é sair só um pouco de fumaça.
- Entre debaixo do carro e tente dar uma chacoalhada e girar o cardan com a mão para analisar a folga radial e axial.
- Ligue a roda livre e engate o 4x4 para ver se não existem barulhos ou algo do tipo.
- Dê uma volta e acelere o motor até uns 3.500 rpm para ver se não vai falhar nem perder força durante a aceleração.
Acho que é isso. Boa sorte na sua busca e se fechar negócio, mande algumas fotos aqui que eu fiquei curioso.