x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2

    Exclamation Acúmulo de óleo na mangueira do turbo




    Bom dia amigos,

    Ontem estava mexendo no motor do meu Troller 2007 3.0 para instalar um sensor de temperatura na carcaça da válvula termostática e tive que retirar aquela espécie de câmara preta do intake de ar com o logo da Troller que fica bem encima do radiador. Reparei que dentro da "junta" de borracha que une essa câmara à entrada de ar atmosférico da turbina estava CHEIA de óleo, tinha praticamente uma poça de óleo acumulada dentro dessa junta (postarei fotos logo abaixo). Vi também que parte desse óleo estava vazando e escorrendo. Dentro da "tubulação" da turbina também está bem sujo, a parede interna está com um aspecto áspero cheio de óleo e sujeira.
    Agora eu lhes pergunto, é normal o acúmulo e vazamento de óleo nessa região que pontuei acima? É normal a "tubulação" da turbina estar suja desse jeito?

    Seguem as fotos:

    Óleo vazando
    -20200320_163512_li.jpg

    -20200320_162812.jpg

    Óleo acumulado e tubulação bem suja
    -20200320_162759_li.jpg

    Desde já agradeço a atenção de todos.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Provavelmente o mancal da turbina esteja gasto em demasia e está deixando passar óleo p compressor. Tenta retirar uma mangueira em uma parte baixa do intecoooler p ver se não tem óleo acumulado no local.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Provavelmente o mancal da turbina esteja gasto em demasia e está deixando passar óleo p compressor. Tenta retirar uma mangueira em uma parte baixa do intecoooler p ver se não tem óleo acumulado no local.
    Irei verificar assim que possível e postarei aqui o que encontrar. Obrigado!
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Provavelmente o mancal da turbina esteja gasto em demasia e está deixando passar óleo p compressor. Tenta retirar uma mangueira em uma parte baixa do intecoooler p ver se não tem óleo acumulado no local.
    Aaah, e esqueci de avisar que o Troller foi remapeado, está com a válvula west gate aberta no máximo. A pressão deve estar girando por volta de 2 Kgf. Isso tornaria esse vazamento de óleo mais "aceitável" ?
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Tb contribui p aumentar a pressão e fazer sair mais óleo pelo outro lado do mancal.
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Aaah, e esqueci de avisar que o Troller foi remapeado, está com a válvula west gate aberta no máximo. A pressão deve estar girando por volta de 2 Kgf
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #6
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Tb contribui p aumentar a pressão e fazer sair mais óleo pelo outro lado do mancal.
    Entendi. Mas o que estou achando curioso é que na região do mancal e em todo resto da turbina, está tudo sequinho. Só está vazando o óleo por aquele lugar onde mandei as fotos. É como se a turbina estivesse "cuspindo" óleo mas pela entrada de ar atmosférico. Bem bizarro né, pois esse óleo estaria indo contra o fluxo de ar.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo D
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Trilhas/SP
    Posts
    364
    Agradecimentos: 5
    Pedro, eu encontro resquícios de óleo nessas partes do meu 3.0 desde os 30 mil kms. Hoje está com 211 mil kms e está do mesmo jeito. Não chega a vazar e a quantidade me parece menor que a que você está dizendo, porém, o meu está original. Acredito que com as alterações que você citou, deva ser normal, mas você poderia questionar a empresa responsável por essas alterações no seu jipe.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gustavo D Ver Post
    Pedro, eu encontro resquícios de óleo nessas partes do meu 3.0 desde os 30 mil kms. Hoje está com 211 mil kms e está do mesmo jeito. Não chega a vazar e a quantidade me parece menor que a que você está dizendo, porém, o meu está original. Acredito que com as alterações que você citou, deva ser normal, mas você poderia questionar a empresa responsável por essas alterações no seu jipe.
    Aah, fico mais tranquilo em saber que mesmo original já ocorre esse acúmulo de óleo. A empresa que fez a reprogramação é a melhor para carros turbodiesel, a SFI Chips.

    Obrigado pessoal.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Depois de um tempo a mais de estudo, estou começando a achar que o problema pode ser na válvula anti-chama (aquela do respiro do cárter e que tem uma mangueira para redirecionar os gases e vapor de óleo do cárter para a admissão).

    Tive a ideia de desconectar a mangueira do respiro do cárter da admissão e deixa-la direto na atmosfera. Porém andei lendo em alguns fóruns gringos que isso pode causar uma pressão excessiva dentro do cárter, pois a admissão gera um vácuo na válvula anti-chama, sugando os gases, tirar esse vácuo tornaria a expulsão desses gases mais difícil.

    Alguém já fez essa modificação? Qual a opinião de vocês sobre isso?
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #10
    Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Andei observando que no meu 2012 começou a escorrer um pouco de óleo e que estava baixando o óleo do cárter, desmontei tudo e verifiquei que o filtro de ar estava enrugado dificultando a passagem do ar, acho que quando deixei o carro para lavar algum moleque meteu água pelo snorkel, troquei o filtro de ar (original) e tudo normalizou. Vc já verificou a qualidade do filtro de ar?? Att

  • #11
    Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Outra coisa, entre a coifa de borracha e a entrada da turbina tem um anel de borracha, se vc der bobeira e não ficar atento esse anel pode cair dentro desse "cachimbo" e detonar sua turbina, eu infelizmente não atentei para esse fato e perdi uma turbina do Troller anterior (2010). Não custa alertar ok?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Referente a redirecionar a mangueira do suspiro do motor para fora do sistema de admissão de ar, meu mecânico disse que muitos donos desses caminhões modernos jogam ela para baixo, evitando assim o acumulo de óleo no radiador Inter cooler. De acordo com o mecânico isso foi feito para atender normas de antipoluição internacional. Tenho vontade de fazer isso no meu, mas também preciso de mais informações. Att

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Óleo na mangueira que liga o turbo e intercooler - Frontier
      Por Bernardo Petzhold no fórum Nissan
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/10/2015, 23:39
    2. Que mangueira colocar? (Turbo)
      Por Rodrigo182 no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/09/2014, 16:30
    3. mangueira turbo da sw4 sugestões
      Por v_jordao no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 28/07/2013, 20:36
    4. Mangueira do turbo rasgou
      Por sergiopincelli no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/02/2010, 17:32
    5. Respostas: 0
      Última resposta: 14/06/2009, 15:22

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade