x
Convex Datacenter
Página 12 de 37 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516171819202122 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 440
  • #133
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0



    Amigos, já postei neste tópico a minha opinião/sugestão!!!

    O problema de instabilidade direcional do Troller, aquele lance de ter que ficar corrigindo a frente principalmente em velocidades mais altas agravado quando é feito lift na suspensão pra mim tem uma explicação bem simples.

    O sistema de barramento da direção é o responsável. O fato das barras fazerem aquele movimento de tesoura, ao levantarmos ou abaixarmos a suspensão, acaba incidindo em deflexões da roda esquerda diante das oscilações da suspensão.

    Quando original, a suspensão ao abaixar ou levantar provoca convergência das rodas dianteiras resultando na dificuldade da manutenção da trajetória.

    Quando é feito lift na suspensão, diante das oscilações, ocorre divergência das rodas quando a suspensão abaixa e convergência quando a suspensão levanta, o que é menos prejudicial, porém o cáster teve sua angulação reduzida.

    Na minha Dakota, eu usei um eixo dianteiro de Troller, mas alterei a barra de direção, criando 2 barras distintas, drag link e tie rod, com a adoção de um High Steer.

    O segredo é o constante paralelismo da drag link com a track bar ou panhard.

    A estabilidade direcional na minha Dakota é perfeita... E só mais um detalhe, não utilizo amortecedor de direção!!!!!!!!!


    Abraços

  • #134
    Renato,

    Também tenho o mesmo pto de vista sobre a causa fundamental dessa instabilidade direcional do T4.

    Eu até hj, já dirigi uns 5 trollers, de anos variados, todos apresentam o mesmo comportamento, o que eu tive (2004) era a mesma coisa...e acho que não tem nada de normal nisso...jipe não tem que ser instável...esse comportamento é único do Troller e não é nada legal...nem CJ5 com motor V8, 402 (do meu irmão) e pneu 35" apresenta esse comportamento.

    Tem um amigo de São Pedro - SP, que fez uma adaptação show de bola, utilizando-se os terminais originais do Troller, vi no fim de ano. Ficou confiável porque usa os mesmos terminais originais. Ele pretende dispor esse arranjo no mercado...e a Ford não acorda!!! Sinceramente não consigo entender qual é a tarefa dos engenheiros da área de desenvolvimento da Troller Ford...rs

    Tomara que dê certo e dai quem ainda não dirigiu um T4 com os sistemas de barra ligando roda à roda de forma direta (sem o V do sistema original), vai poder responder se muda ou não muda...pra melhor!!!

  • #135
    Bom pessoal, depois de ter capotado umas 2 vezes essa adaptação não sai da minha cabeça.
    Comprei minhas relações na quadratec e veio uma revista junto, estava olhando e dei de cara com o anuncio:
    http://www.quadratec.com/products/56118_102_07.htm
    É idêntico a adaptação do nosso amigo Elmer... na revista eles recomendam a mudança para todos os wrangler que tiverem um lift maior que 2", corrigindo a geometria da direção. Aí fui dar uma olhada na net e vi muitos TJ com este sistema...
    Bixo, agora eu não tenho mais qquer dúvida pra mudar esta josta de direção.
    Vou editar umas fotos e postar em seguida pra gente tirar as últimas dúvidas.
    ps: o mais interessante é que, como muitos, eu achava este comportamento de joão-bobo do troller normal
    Abraços
    pps: tem muiitas informações interessantes no manual de instalação.
    4X4 Brasil
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #136
    Então, seguem duas fotos do Chokito no estaleiro:
    - a primeira da uma visão do sistema de barras de direção e a gente pode ver que o amortecedor é preso na panhard, sendo assim, na nossa modificação ele não alteraria de posição, certo Elmer?
    Nessa foto tenho uma pergunta bem idiota: já que os orifício no munhão serão frezado para receber os terminais maiores do 608, não daria para fresar a parte de cima do munhão e colocar os terminais virados para baixo? Deste jeito melhoraria o alinhamento das barras e a posição mais alta protegeria as barras de algumas porradas.
    - a segunda foto é um close do amortecedor de direção. Se for possivel levar as barras para cima, ele teria que ser reposicionado... idéias?
    Grande abraço a todos... esta semana vou atras das barras, terminais e barra de femil
    4X4 Brasil
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #137
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    Então, seguem duas fotos do Chokito no estaleiro:
    - a primeira da uma visão do sistema de barras de direção e a gente pode ver que o amortecedor é preso na panhard, sendo assim, na nossa modificação ele não alteraria de posição, certo Helmer?
    Faltou postar as fotos... mas posso olhar isso nos troller dos amigos daqui e te aviso depois.

    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    Nessa foto tenho uma pergunta bem idiota: já que os orifício no munhão serão frezado para receber os terminais maiores do 608, não daria para fresar a parte de cima do munhão e colocar os terminais virados para baixo? Deste jeito melhoraria o alinhamento das barras e a posição mais alta protegeria as barras de algumas porradas.
    Pode ser feito sim, na camper do Loras que usa eixo de troller e está bem alta fizemos essa adaptação de barras e terminais do MB608 e reabrimos os furos pra instalar os terminais por cima do munhão.

    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    - a segunda foto é um close do amortecedor de direção. Se for possivel levar as barras para cima, ele teria que ser reposicionado... idéias?
    Grande abraço a todos... esta semana vou atras das barras, terminais e barra de femil
    Manda as fotos que a gente ve, mas de qualquer forma vou analizar num 2009 de um amigo aqui pra te responder melhor.

    []'s

  • #138

    Talking O zé orêia vai postar as fotos agora


    fotos 1 e 2 como digitado acima.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instabilidade Direcional no T4-choqito-barra1.jpg   Instabilidade Direcional no T4-chokito-barra2.jpg  
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #139


    Só acompanhando...
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #140
    Bom, hoje de manhã após passar uma raiva no tapeceiro, resolvi dar um pulo no meca para discutir o assunto, dei sorte pois estava lá o sujeito que repara e adapta sistema de direção. Conversamos bastante e agora tenho os seguintes pontos a serem discutidos:
    1 - o grande problema parece ser a abertura dos orifícios para receber os novos terminais... segundo o rapaz, o furo tem que ser feito na forma cônica para ajustar certinho a parte cônica do terminal (até citou algumas gambiarras feitas por donos de Ram que fizeram um furo cilindrico e encaixam os terminais que nem a b*nda). Elmer, vc faz isso no torno ou na perfuradora de bancada? usa broca especial cônica? Onde pode ser encontrada?
    2 - ainda segundo o rapaz, os terminais do 608 tem sua estrutura interna metal-metal e aqui no pantanal, aquela areinha fina mói estes terminais, segundo ele, os da f1000 aguentam mais pois tem um componente plastico interno. Isso procede?
    3 - recomendou os terminais e barras Nakata, parece que as outras marcas são inferiores...
    4 - continuo com a dúvida se há a real necessidade de colocar as barras com os terminais invertidos.... acho que vou colocar para baixo mesmo... alguém tem uma idéia? Renato Fraga, cadê tu?

    Por enquanto é isso... Abraços.
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #141
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    1 - o grande problema parece ser a abertura dos orifícios para receber os novos terminais... segundo o rapaz, o furo tem que ser feito na forma cônica para ajustar certinho a parte cônica do terminal .
    Elmer, vc faz isso no torno ou na perfuradora de bancada? usa broca especial cônica? Onde pode ser encontrada?
    Eu faço da seguinte forma, primeiro reabro o furo na furadeira de bancada com uma broca na medida menor do cone, furo cilindrico normal e depois a conicidade é feita com uma micro retífica de alta rotação e esmeril desenhado no mesmo angulo do cone do terminal.
    Existem brocas conicas projetadas pra este fim, mas não sei indicar onde encontrá-las.

    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    2 - ainda segundo o rapaz, os terminais do 608 tem sua estrutura interna metal-metal e aqui no pantanal, aquela areinha fina mói estes terminais, segundo ele, os da f1000 aguentam mais pois tem um componente plastico interno. Isso procede?
    Não sei sobre essa diferença, pelo que conheço os terminais de direção tem a mesma tecnologia, um detalhe que os diferencia(independente da marca e aplicação) está entre os modelos blindados e os que possuem graxeiro pra lubrificar.

    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    3 - recomendou os terminais e barras Nakata, parece que as outras marcas são inferiores...
    Nakata e TRW são os melhores.

    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    4 - continuo com a dúvida se há a real necessidade de colocar as barras com os terminais invertidos.... Por enquanto é isso... Abraços.
    fazendo isso vc vai diminuir a inclinação da drag link (barra que vem do pitman) e isso evita bumpsteer.

    []'s

  • #142
    Pessoal, andei fazendo uma perguntas por aí e colegas apontaram a angulaçào do caster como possível causadora desta instabilidade. Da última vez que mandei alinhar o carro o técnico só me disse que estava tudo ok...
    Alguém com pneus 35 pra cima já mediu o cáster após o lift? AKPG?
    Abraços.
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #143
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    .... Renato Fraga, cadê tu?
    Opa, eu tô aqui só acompanhando a discussão.

    Em relação ao furo cônico, te digo que a alternativa do Elmer é uma opção, mas quem for fazer tem que ter uma "mão" muito boa.

    No meu caso, eu também reconfigurei os furos dos munhões e criei um terceiro no High Steer que confeccionei. Só que utilizamos uma broca específica para isso.

    Na oficina que fizemos as adaptações da Deep Purple, os caras utilizavam um terminal padrão que é compatível com o da F4000.

    Aquela adaptação onde existe um furo na Tie Rod para o encaixe da Drag Link é muito racional, entretanto, é necessário ter cautela para a sua utilização.



    Ao que me parece, a tal barra é configurada para o Wrangler e XJ.

    Entenda que para tal aplicação existe a compatibilidade com a geometria de toda a suspensão.

    Provavelmente, se instalar simplesmente este dispositivo no Troller, pode acontecer de haver discrepância e provocar o tal do Bumpsteer.

    Fazer um lance desse tipo pode ser mais adequado, porém é necessário um pouco de estudo para achar a configuração correta para o Troller. Lembrando que o grande segredo é o perfeito paralelismo entre a Drag Link e a Track Bar (Panhard). De preferência ainda ambas devem ter o mesmo comprimento.

    POis bem, esses foram os princípios adotados por mim para fazer meu sistema de direção.

    Só que temendo uma angulação acentuada da barra enforcando os terminais, simplifiquei fazendo um High Steer. Simplesmente soldei uma peça de aço, com 1 pol de espeçura formando um braço onde fixei a drag link. Como eu tinha liberdade para escolher a posição, fui criterioso em achar a angulação perfeita, o comprimento perfeito resultando num pereito desempenho do veículo mantendo a Tie Rod íntegra sem a dificuldade de colocar os terminais por cima. Entretanto para o tal, se você tiver uma broca adequada ou uma micro retífica, encha o furo com solda e depois refure na posição desejada.





    Há quem diga que fazer solda numa peça dessas é loucura, mas confesso que desde que fizemos tal adaptação, e não foi só no meu carro, nunca tivemos problemas. Frequentemente eu dou uma checada afim de achar algum problema, mas nem sinal.


    Isso é o que eu tenho para acrescentar. Se tiver mais dúvidas posso te ajudar.



    Abraços

  • #144
    Valeu Renato.
    Realmente o produto é desenvolvido para wrangler, não estava pensando em tentar instala-lo no troller e sim fazer a adaptação como o Elmer relatou, só citei como exemplo similar ao que estávamos pensando aqui no fórum.
    Vou conversar com o técnico sobre a possibilidade de usar a microrretífica, realmente tem que tem uma mão muito boa... qquer coisa eu faço, mexo com furadeira e serras todo o dia mesmo
    Valeu... vamos fosfatando que a solução vem!
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade