Boa tarde, jipeiros de todo o Brasil.

Há algum tempo atrás, perdi o motor do meu Troller 3.0 numa viagem. Uma das mangueiras do sistema de arrefecimento rachou, esgotando a água e fundindo o motor da viatura. Não deu para realizar a retífica deste, restando apenas a opção de comprar um motor usado de desmanche.
Foi o que fiz, porém não foi possível localizar um motor 3.0 retirado de um Troller, apenas apareceram motores que eram de Ranger (e aos montes).
Toda a parte elétrica de módulo e chicotes foram reaproveitados do motor antigo. Eu sei que o comando de válvulas é a única diferença interna funcional entre o motor NGD 3.0 do Troller e o 3.0 PowerStroke da Ranger, comprei a unidade já sabendo disso.
Agora, o único passo que me resta para botar a máquina pra funcionar novamente é encontrar um comando de válvulas de Troller para fazer o motor pegar, visto que o módulo não reconhece o comando da Ranger. Isso é um fato amplamente conhecido vide o manual do motor:

-whatsapp-image-2023-01-27-18.29.15.jpg

Entretanto, acredito que devido ao reduzido número de Trollers fabricados em comparação com o número de Rangers, o comando de válvulas dele, sendo otimista para não dizer impossível, é extremamente raro de se encontrar. Não consigo encontrar sequer fotos do famigerado comando na internet, apenas da peça para Ranger. Isso está me fazendo a procurar outras alternativas para a solução do problema que é:

ADAPTAR O COMANDO DA RANGER PARA TRANSOFRMÁ-LO EM UM COMANDO IDÊNTICO AO DO TROLLER

Acredito ser uma tarefa possível por dois motivos. Primeiramente, um colega de um grupo de WhatsApp disse que sabe de uma oficina em Belo Horizonte chamada Mitsumasa que fez tal adaptação (ainda não conseguimos o contato de tal oficina).
O segundo motivo é que do ponto de vista técnico, não parece ser algo tão complexo. Até onde pude verificar, a única diferença entre as duas peças está em uma das extremidades do eixo do comando onde é feita a leitura de fase pelo sensor de fase, ou seja, o comando em si é igual. A leitura é feita por meio de 3 ressaltos ao longo do eixo, como é explicado em um artigo que encontrei na internet:

-whatsapp-image-2023-01-29-13.23.32.jpg

Lanço a pergunta para os amigos: Vocês conhecem alguém que já fez algo parecido ou tem alguma noção do assunto? Sabem me confirmar que a única diferença entre os dois comandos é essa questão do sensor mesmo? Ou, melhor ainda, sabem onde eu posso encontrar o comando original do Troller? Qualquer informação é bem vinda.