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Convex Datacenter
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  • #1
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    12/01/2015
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    Problemas Após Lavagem!




    Olá pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo Troller.

    Recentemente adquiri um Troller 2009/2010 e nos últimos dois dias ele vem me dando uma dor de cabeça. O problema é o seguinte:

    Antes de ontem o carro estava perfeito e sujo, fui então colocá-lo para lavar no lava-jato. Após sair do lava-jato os problemas começaram a aparecer.

    Primeiro: O velocímetro parou de indicar.

    Segundo: A indicação de nível de combustível passou a oscilar muito (praticamente de 0 a 100%) quando o carro está em movimento.

    Terceiro: Hoje andei com carro tentando resolver estes problemas na cidade quando de uma hora para outra o carro não deu mais partida. As luzes do painel acendem normalmente e ao ligar a ignição escuto apenas o "tec" e o motor de arranque não entra. Só consegui ligar o carro fazendo a ligação direta no motor de arranque.

    Alguém já passou por situação semelhante?

    Seria algo relacionado aos reles ou coisa mais séria?

    Conto com a ajuda de vocês.

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Schaefer
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    09/01/2009
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    Diogenes, o meu é mais antigo, mas começaria dando um "banho" de oleo WD 40 em tudo,cabos de bateria e arranque, ver se não tem cabo frouxo e dar uma olhada em reles como falaste e fusiveis, pode ser por ai

  • #3
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    18/04/2015
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    Bom dia pessoal!
    Desculpe minha intromissão...sou novo aqui no forum!
    Eduardo, poderia me informar a condição de travessia entre cassino e chui
    agora dia 20/04 (segunda feira), tenho uma hilux 2015 e pretendo fazer este
    trajeto só, é possível?

  • #4
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    12/11/2012
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    Citação Postado originalmente por Diogenes Oliveira Ver Post
    Olá pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo Troller.

    Recentemente adquiri um Troller 2009/2010 e nos últimos dois dias ele vem me dando uma dor de cabeça. O problema é o seguinte:

    Antes de ontem o carro estava perfeito e sujo, fui então colocá-lo para lavar no lava-jato. Após sair do lava-jato os problemas começaram a aparecer.

    Primeiro: O velocímetro parou de indicar.

    Segundo: A indicação de nível de combustível passou a oscilar muito (praticamente de 0 a 100%) quando o carro está em movimento.

    Terceiro: Hoje andei com carro tentando resolver estes problemas na cidade quando de uma hora para outra o carro não deu mais partida. As luzes do painel acendem normalmente e ao ligar a ignição escuto apenas o "tec" e o motor de arranque não entra. Só consegui ligar o carro fazendo a ligação direta no motor de arranque.

    Alguém já passou por situação semelhante?

    Seria algo relacionado aos reles ou coisa mais séria?

    Conto com a ajuda de vocês.

    Obrigado!
    Se fosse só o velocímetro, poderia ser o sensor de velocidade danificado por um jato forte ou algo assim. Agora, marcador de combustível... e partida... não vejo como. Não tem rele pra marcador de combustivel, nem velocimetro. A única coisa que me vem a cabeça é aterramento. O teu aterramento pode estar frouxo.

  • #5
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    Obrigado Eduardo e JipeitoMT, boas sugestões.

    Fica a dúvida. Além do aterramento no motor e chassi existem outros?

    O painel, por exemplo, é aterrado na mesma fiação que aterra o chassi ou segue outro caminho?

    Grato pela atenção de vocês.

  • #6
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Diogenes Oliveira Ver Post
    Obrigado Eduardo e JipeitoMT, boas sugestões.

    Fica a dúvida. Além do aterramento no motor e chassi existem outros?

    O painel, por exemplo, é aterrado na mesma fiação que aterra o chassi ou segue outro caminho?

    Grato pela atenção de vocês.
    Como o Troller é de fibra, tem aterramento por todo lado!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #7
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    12/01/2015
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    Hoje levei a viatura numa auto elétrica e após alguns testes descartamos a possibilidade de aterramento, fusíveis e reles.

    Levei em outra oficina e resolvemos checar por partes, partindo do principio que os problemas não tinham correlação.

    Primeiro o sensor de velocidade. Desconectamos da caixa e ao testa-lo manualmente ele não deu sinal. Substituímos pelo sensor de outro Troller para teste e ao verificar manualmente ele deu sinal de resposta. Substituímos então o sensor por um novo (que por sinal é o mesmo usado no VW Santana) da marca MTE-Thomson cód 7322.

    Ao rodar na rua o velocímetro e odômetro passaram a indicar e misteriosamente o nível de combustível parou de oscilar. Entretanto em alguns momentos o velocímetro oscilava a indicação (como se momentaneamente perdesse o sinal elétrico). Não sei se seria problema do instrumento ou mais alguma coisa interferindo no contato elétrico do sensor.

    Uma outra coisa que percebi (após a troca do sensor) é que quando o carro está em movimento e o coloco em ponto morto o giro do motor dá umas pequenas osciladas em baixa rotação, indo de 400 a 1000 rpm. Quando o carro está parado o giro fica estável em 800rpm.

    Uma coisa teria correlação com a outra?

    Alguém já viu esse efeito da rotação oscilar no ponto morto?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Diogenes Oliveira Ver Post
    Hoje levei a viatura numa auto elétrica e após alguns testes descartamos a possibilidade de aterramento, fusíveis e reles.

    Levei em outra oficina e resolvemos checar por partes, partindo do principio que os problemas não tinham correlação.

    Primeiro o sensor de velocidade. Desconectamos da caixa e ao testa-lo manualmente ele não deu sinal. Substituímos pelo sensor de outro Troller para teste e ao verificar manualmente ele deu sinal de resposta. Substituímos então o sensor por um novo (que por sinal é o mesmo usado no VW Santana) da marca MTE-Thomson cód 7322.

    Ao rodar na rua o velocímetro e odômetro passaram a indicar e misteriosamente o nível de combustível parou de oscilar. Entretanto em alguns momentos o velocímetro oscilava a indicação (como se momentaneamente perdesse o sinal elétrico). Não sei se seria problema do instrumento ou mais alguma coisa interferindo no contato elétrico do sensor.

    Uma outra coisa que percebi (após a troca do sensor) é que quando o carro está em movimento e o coloco em ponto morto o giro do motor dá umas pequenas osciladas em baixa rotação, indo de 400 a 1000 rpm. Quando o carro está parado o giro fica estável em 800rpm.

    Uma coisa teria correlação com a outra?

    Alguém já viu esse efeito da rotação oscilar no ponto morto?
    O sensor de velocidade não tem nenhuma ligação com o marcador de combustível. Você tem certeza que o motor realmente oscilou a rotação? Não foi só o marcador no painel? Pelo que você está descrevendo, está com toda cara de ser um problema no seu painel de instrumentos, vide os problemas em maracador de combustível, velocimetro e agora no tacometro.

    A rotação, após a partida e o carro quente, só oscila quando se liga o ar condicionado, mas em pouco tempo ela se estabiliza em 750 rpm / 800 rpm. Se não me engano, 750 rpm, se o ar estiver desligado e 800 rpm se estiver ligado. Com o carro frio, é normal ela dar pequenas osciladas, mas acredito que entre 700-800 rpm, jamais 400 rpm.

  • #9
    Usuário
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    12/01/2015
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    Olá pessoal, boa noite.

    JipeiroMT, você tem razão. Prestei melhor atenção e vi que a rotação estabiliza em torno de 750 rpm mesmo. Quanto a oscilação percebi que variava de 600rpm a 1000rpm (e não 400rpm). Observei também que quando a rotação cai a 600giros o motor parece que vai apagar (escuto o som e vibração característicos), mas não apaga e sobe para os 1000 giros.

    Alguns profissionais aqui da cidade também sugeriram um problema no painel de instrumentos, mas uma indicação falsa de rotação não iria provocar um "quase apagão" no motor.

    Sem contar que após 3 dias de instalado o novo sensor (e com poucos quilômetros rodados) a indicação do velocímetro ficou louca, chegando a variar mesmo parado. Fiz o mesmo teste manual no sensor e ele já não deu mais resposta, levando a crer que este sensor também foi danificado.

    Resolvi recolocar o sensor original e observei o seguinte:

    1. Com o sensor original: O velocímetro não indica; A indicação de nível de combustível volta a oscilar (em movimento); A indicação de rpm fica normal, tanto parado em ponto morto como em movimento (no ponto morto) ele indica 750rpm.

    2. Com o novo sensor: Inicialmente marcava corretamente a velocidade, mas apresentava as variações e quedas de indicação (como perda de sinal) já relatadas. Agora não indica mais a velocidade correta e fica maluco; A indicação de nível de combustível fica normal; A rotação do motor volta a variar (de 600rpm a 1000rpm) quando o carro esta em movimento e desengrenado.

    Acredito que algo esteja provocando um curto nos sensores, provavelmente no chicote elétrico...

    Tem mais uma informação que eu estava desconsiderando mas que possa ter relação com o problema, não sei. Na semana anterior a lavagem, a embreagem estava patinando e chegou ao ponto de queimar, danificando também o sensor de rotação. Foi realizada a troca do kit de embreagem e do sensor de rotação, cujo soquete de alimentação é muito parecido com o do sensor de velocidade.

    Será que houve dano no chicote e devido a lavagem o problema surgiu?

    Grato

  • #10
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    12/11/2012
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    Citação Postado originalmente por Diogenes Oliveira Ver Post
    Olá pessoal, boa noite.

    JipeiroMT, você tem razão. Prestei melhor atenção e vi que a rotação estabiliza em torno de 750 rpm mesmo. Quanto a oscilação percebi que variava de 600rpm a 1000rpm (e não 400rpm). Observei também que quando a rotação cai a 600giros o motor parece que vai apagar (escuto o som e vibração característicos), mas não apaga e sobe para os 1000 giros.

    Alguns profissionais aqui da cidade também sugeriram um problema no painel de instrumentos, mas uma indicação falsa de rotação não iria provocar um "quase apagão" no motor.

    Sem contar que após 3 dias de instalado o novo sensor (e com poucos quilômetros rodados) a indicação do velocímetro ficou louca, chegando a variar mesmo parado. Fiz o mesmo teste manual no sensor e ele já não deu mais resposta, levando a crer que este sensor também foi danificado.

    Resolvi recolocar o sensor original e observei o seguinte:

    1. Com o sensor original: O velocímetro não indica; A indicação de nível de combustível volta a oscilar (em movimento); A indicação de rpm fica normal, tanto parado em ponto morto como em movimento (no ponto morto) ele indica 750rpm.

    2. Com o novo sensor: Inicialmente marcava corretamente a velocidade, mas apresentava as variações e quedas de indicação (como perda de sinal) já relatadas. Agora não indica mais a velocidade correta e fica maluco; A indicação de nível de combustível fica normal; A rotação do motor volta a variar (de 600rpm a 1000rpm) quando o carro esta em movimento e desengrenado.

    Acredito que algo esteja provocando um curto nos sensores, provavelmente no chicote elétrico...

    Tem mais uma informação que eu estava desconsiderando mas que possa ter relação com o problema, não sei. Na semana anterior a lavagem, a embreagem estava patinando e chegou ao ponto de queimar, danificando também o sensor de rotação. Foi realizada a troca do kit de embreagem e do sensor de rotação, cujo soquete de alimentação é muito parecido com o do sensor de velocidade.

    Será que houve dano no chicote e devido a lavagem o problema surgiu?

    Grato
    Diogenes, vamos lá, vou tentar ajudar:

    Primeiramente, o chicote elétrico do motor se danificado, iria acusar um monte de erros loucos, dentre bicos ruins, sensores ruins, acenderia a luz da injecao e com certeza faria o veiculo entrar em modo de seguranca de forma intermitente (cada hora ia dar um problema diferente) por algum destes problemas, a nao ser que ja ouvessem trocado a ECU do carro, ou haja algum tipo de adaptacao.

    A embreagem patinando nao faz sensor nenhum queimar. O sensor de rotacao do seu carro pode estar ruim, fazendo a rotacao do motor variar, mas é algo raro, ainda mais pelo fato do seu carro nao entrar em modo de seguranca. O sensor de rotacao fica montado na carcaça do volante do motor e apenas lê a posição do volante através de um anel dentado que fica usinado na face interna do volante do motor, ou seja a chance de isso dar problema é muito pequena, mas se for o caso, basta medir a resistência do sensor e comparar com o valor original. Isso pode ser checado por qualquer eletricista ou mecanico de carro a gasolina mesmo, com 1 multimetro.

    Outra coisa, o fato de que o sensor de rotacao em conjunto com o sensor de fase (praticamente identico ao de rotacao, com anel dentado tambem) faz a leitura do sincronismo do motor. Se ele estivesse ruim, com certeza voce entraria em modo de seguranca. Pra ele estar morto, só se o chicote dele estiver ruim, pois esses sensores de anel dentado dificilmente dao algum problema. O chicote dele estando ruim, geraria problemas intermitentes diversos com a rotacao do motor. A partida, no caso desse motor, acho que so seria afetada caso o motor realmente estivesse fora do ponto (na corrente). A leitura desses sensores indicando o motor fora do ponto geraria apenas problemas de rotacoes e modo de seguranca.

    Ataque primeiramente este problema, cheque o chicote do sensor de rotacao e de fase. Acredito que provavelmente matara o terceiro problema. O problema 1 e 2 (velocimetro e combustivel) nao deveriam ter qualquer correlacao com o terceiro. Mas o lava jato, dependendo da pressao da maquina usada, pode danificar chicotes eletricos diversos, cilindros de embreagem, freio, rasgar mangueiras, arrancar tinta, etc e pode ter danificado varias fiacoes do veiculo gerando esses 3 problemas. Se nao for pela pressao, podem ter usado algum solvente que derreteu a borracha da fiacao gerando curtos diversos.

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