x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2

    Lightbulb Adaptação de comando de válvula da Ranger 3.0 para Troller 3.0




    Boa tarde, jipeiros de todo o Brasil.

    Há algum tempo atrás, perdi o motor do meu Troller 3.0 numa viagem. Uma das mangueiras do sistema de arrefecimento rachou, esgotando a água e fundindo o motor da viatura. Não deu para realizar a retífica deste, restando apenas a opção de comprar um motor usado de desmanche.
    Foi o que fiz, porém não foi possível localizar um motor 3.0 retirado de um Troller, apenas apareceram motores que eram de Ranger (e aos montes).
    Toda a parte elétrica de módulo e chicotes foram reaproveitados do motor antigo. Eu sei que o comando de válvulas é a única diferença interna funcional entre o motor NGD 3.0 do Troller e o 3.0 PowerStroke da Ranger, comprei a unidade já sabendo disso.
    Agora, o único passo que me resta para botar a máquina pra funcionar novamente é encontrar um comando de válvulas de Troller para fazer o motor pegar, visto que o módulo não reconhece o comando da Ranger. Isso é um fato amplamente conhecido vide o manual do motor:

    -whatsapp-image-2023-01-27-18.29.15.jpg

    Entretanto, acredito que devido ao reduzido número de Trollers fabricados em comparação com o número de Rangers, o comando de válvulas dele, sendo otimista para não dizer impossível, é extremamente raro de se encontrar. Não consigo encontrar sequer fotos do famigerado comando na internet, apenas da peça para Ranger. Isso está me fazendo a procurar outras alternativas para a solução do problema que é:

    ADAPTAR O COMANDO DA RANGER PARA TRANSOFRMÁ-LO EM UM COMANDO IDÊNTICO AO DO TROLLER

    Acredito ser uma tarefa possível por dois motivos. Primeiramente, um colega de um grupo de WhatsApp disse que sabe de uma oficina em Belo Horizonte chamada Mitsumasa que fez tal adaptação (ainda não conseguimos o contato de tal oficina).
    O segundo motivo é que do ponto de vista técnico, não parece ser algo tão complexo. Até onde pude verificar, a única diferença entre as duas peças está em uma das extremidades do eixo do comando onde é feita a leitura de fase pelo sensor de fase, ou seja, o comando em si é igual. A leitura é feita por meio de 3 ressaltos ao longo do eixo, como é explicado em um artigo que encontrei na internet:

    -whatsapp-image-2023-01-29-13.23.32.jpg

    Lanço a pergunta para os amigos: Vocês conhecem alguém que já fez algo parecido ou tem alguma noção do assunto? Sabem me confirmar que a única diferença entre os dois comandos é essa questão do sensor mesmo? Ou, melhor ainda, sabem onde eu posso encontrar o comando original do Troller? Qualquer informação é bem vinda.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #2
    Usuário Avatar de Gabriel_Bertinatto
    Entrada
    16/11/2010
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Boa Noite Amigo!

    Infelizmente não venho com a solução! Mas sim pra plantar outra dúvida! hahahaha

    A tempos atrás tive problema com o volante do Motor de um Troller 3.0! e Descobri que nem o Volante nem o sensor de rotação são iguais!!!!!!

    Isso também não será um empecilho para montar o motor da Ranger??

    Será que não seria viável usar o Módulo de injeção dela?
    Com um Decode de chave pelo troller não ter imobilizador!
    TROLLER T4 35'' - HONDA - Fourtrax 420 - Passeando pela Serra Gaúcha - Insta: @CRUZETA_POR_AI


  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gabriel_Bertinatto Ver Post
    Boa Noite Amigo!

    Infelizmente não venho com a solução! Mas sim pra plantar outra dúvida! hahahaha

    A tempos atrás tive problema com o volante do Motor de um Troller 3.0! e Descobri que nem o Volante nem o sensor de rotação são iguais!!!!!!

    Isso também não será um empecilho para montar o motor da Ranger??

    Será que não seria viável usar o Módulo de injeção dela?
    Com um Decode de chave pelo troller não ter imobilizador!
    Olá amigo, qualquer comentário é bem vindo!
    É verdade, os volantes também são diferentes. Mas é que nesse caso o problema pode ser resolvido torneando o volante da Ranger de modo que ele encaixe no Troller. Esse é um serviço mais simples.

    Quanto ao módulo da Ranger, acho complicado pois o painel e a chave da Ranger também teriam que ser adaptados. Não sei se tem como desativar o imobilizador via software ou com alguma gambiarra.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #4
    Usuário Avatar de Gabriel_Bertinatto
    Entrada
    16/11/2010
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Bom saber que é possível tornear o da Ranger! na época tive que recuperar o meu!

    Quanto ao Decode do módulo, é bem tranquilo via software!
    inclusive tem arquivos prontos no ML (não sei a confiabilidade).
    Arquivo Decode Simens - Ranger 3.0 - Diesel Ferramenta | Parcelamento sem juros
    TROLLER T4 35'' - HONDA - Fourtrax 420 - Passeando pela Serra Gaúcha - Insta: @CRUZETA_POR_AI


  • #5
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gabriel_Bertinatto Ver Post
    Bom saber que é possível tornear o da Ranger! na época tive que recuperar o meu!

    Quanto ao Decode do módulo, é bem tranquilo via software!
    inclusive tem arquivos prontos no ML (não sei a confiabilidade).
    Arquivo Decode Simens - Ranger 3.0 - Diesel Ferramenta | Parcelamento sem juros
    Que bacana! Eu não sabia que existia esse tal "decode".
    Sabe se dessa forma o módulo dispensa o uso do painel e chave da Ranger? Se sim, então de fato, seria mais fácil eu ir atrás de um módulo de Ranger do que trocar meu comando de válvulas.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #6
    Usuário Avatar de Gabriel_Bertinatto
    Entrada
    16/11/2010
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Que bacana! Eu não sabia que existia esse tal "decode".
    Sabe se dessa forma o módulo dispensa o uso do painel e chave da Ranger? Se sim, então de fato, seria mais fácil eu ir atrás de um módulo de Ranger do que trocar meu comando de válvulas.
    A chave com certeza não precisa!
    Pois este processo Desabilita o Imobilizador.
    Se o painel for o original daquele módulo ele funciona normal.
    Se ele não for fica piscando a luz do imobilizador!
    e se for do troller? Não sei! hahahahah

    Acho que vale a pena procurar alguém que trabalha com estes módulos! pois boatos que o Hardware Ranger/Troller são iguais
    mudando o Software e linhas de comunicação (troller é Linha K, Ranger é CAN), por isso não funciona o Scanner nos troller!

    Já ouvi boatos de modulo de troller rodando Software de Ranger! Só nunca vi nenhum pessoalmente!
    daqui a pouco algum Profissional sabe gerar este Frankstein!

    Abraço!
    TROLLER T4 35'' - HONDA - Fourtrax 420 - Passeando pela Serra Gaúcha - Insta: @CRUZETA_POR_AI


  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gabriel_Bertinatto Ver Post
    A chave com certeza não precisa!
    Pois este processo Desabilita o Imobilizador.
    Se o painel for o original daquele módulo ele funciona normal.
    Se ele não for fica piscando a luz do imobilizador!
    e se for do troller? Não sei! hahahahah

    Acho que vale a pena procurar alguém que trabalha com estes módulos! pois boatos que o Hardware Ranger/Troller são iguais
    mudando o Software e linhas de comunicação (troller é Linha K, Ranger é CAN), por isso não funciona o Scanner nos troller!

    Já ouvi boatos de modulo de troller rodando Software de Ranger! Só nunca vi nenhum pessoalmente!
    daqui a pouco algum Profissional sabe gerar este Frankstein!

    Abraço!
    Amigo, dei uma aprofundada nesse assunto para entender um pouco mais como funciona o decode. Aparentemente o módulo conseguiria funcionar sem painel e chave, pois vi que algumas pessoas usam esse procedimento para fazer testes de bancada com o módulo e até mesmo com o motor.
    Mas alguns detalhes me preocupam. Como ficaria a questão da comunicação do módulo com o painel do Troller? Existe algum tipo de comunicação entre o painel e o módulo. Por exemplo para acender a luz da injeção, pressão de óleo, presença de água no filtro de combustível, etc...
    Também tem a caixa de fusíveis. Alguns dos relés e fusíveis possuem comunicação direta com o módulo.
    Por fim, o módulo da Tração 4x4 do Troller também possui comunicação com o módulo do motor.
    Precisava tirar essas dúvidas com alguém que já fez essa adaptação ou entende bastante de decode.
    Onde você ficou sabendo desse procedimento e dessa pessoa que já rodou com o Troller com software de Ranger?
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Válvula PCV , troller ou Ranger 3.0.
      Por madson matos no fórum Troller
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/05/2020, 20:33
    2. Compro balancim ou comando de válvula do BF-161
      Por Luciano - CJ5 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/11/2010, 13:06
    3. Compro balancim ou comando de válvula do BF-161
      Por Luciano - CJ5 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/05/2010, 21:22
    4. Comando de valvula
      Por Montez no fórum JPX
      Respostas: 5
      Última resposta: 30/11/2009, 15:36
    5. cabeçote ou comando valvula
      Por welington no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/09/2006, 20:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade