x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3

    Angry Como “resolver” o problema do acionamento elétrico do 4x4 com 10 reais




    É possível dividir os donos de Troller em 2 categorias: os que já tiveram dor de cabeça com o 4x4 elétrico e os que ainda vão ter. Ninguém escapa.

    O que deveria ser um dos sitemas mais confiáveis e robustos do carro é, na verdade, um dos maiores lixos que vem com ele. Enfim, coisas que só a FODE te proporcionam.

    A melhor solução é, logicamente, colocar um sistema de engate mecânico (e.g., Easy Traction, Enfer, etc.) e colocar toda aquele merda eletrônica no lugar de onde ela nunca deveria ter saído (i.e., no lixo). Mas, nem todos meros mortais tem 2.000 reais (Easy Traction) na manga, assim, fácil, para concertar algo que nunca deveria quebrar.

    Pensando nisso, no meu jipe eu “resolvi” o problema de forma bem simples. Se quiser fazer igual, você vai precisar de uns 50 cm de fio (pode ser de som, desde que de boa qualidade), dois terminais macho sem capinha e dois fêmeas com capinha (ou um porta-fusíveis pequeno), além de um interruptor liga/desliga (que pode ser de parede, doméstico, se você for coloca-lo escondido). Isso tudo vai custar em torno de 10 reais.

    A ideia é simples: tire o fusível 12 (alimentação do 4x4), ligue um fio num dos conectores onde ia o fusível (na caixa elétrica), outro numa das saídas do interruptor, dali para o fusível e do fusível de volta para o outro conector da caixa elétrica. Isole bem todas as conexões, principalmente as duas na caixa elétrica. Não tem perigo de curto entre os próprios fios do sistema, mas se os terminais da caixa elétrica encostarem um no outro, o sistema passará a funcionar sem fusível, o que é bem perigoso. Com essa ligação, todo o 4x4 (módulo, motorzinho, luzes do painel, etc) só recebe corrente quando o interruptor estiver acionado.

    Isso vai te ajudar de três maneiras:

    1 – Como diz a sabedoria popular, qualquer coisa desligada quebra muito menos. Deixando o sistema sempre sem corrente, a vida útil do pirulito (sensor magnético do 4x4, que queima em média um vez por ano – as vezes sem aviso prévio –, custa 190 reais e é um pé no saco para trocar) vai aumentar drasticamente;

    2 – Quando você for usar o 4x4 e tiver aquela “agradável” surpresa de todas as luzes acenderem e o sistema não engatar/desengatar, ao invés de ficar que nem um bobo desligando e ligando a ignição (e o motor), você simplesente desliga e liga o interruptor até o sistema ficar online de novo;

    3 – Ligou o 4x4 (ou a reduzida)? Tá tracionando? Belezinha? Deslique o interruptor. Assim você tira a oportunidade da eletrônica resolver te foder quando você estiver com barro pelo meio da porta.

    Só vale notar que se você for manter o sistema sempre desligado, é conveniente testa-lo periodicamente (principalmente antes de sair para trilha!), para evitar surpresas. E, na minha opinião, só é legal fazer essa gambiarra se você tiver certeza que todo sistema está em ordem. Não adianta nada se o pirulito estiver estragado, se o motorzinho tiver 1kg de barro dentro ou se todos os conectores embaixo do carro estiverem cheios de água. E se você achar melhor não deixar sempre desligado, ao invés de um interruptor liga/desliga, use um interruptor do tipo “campainha” invertido, que interrompe a corrente quando apertado. É mais difícil de encontrar (só tem em casas de eletronica), mas se você só quer um “botão reset” para quando todas as luzes acenderem, é a melhor opção.

    Depois de trocar 2 pirulitos em menos de 1 ano, já faz vai fazer 1 ano que eu não sei o que é ter problema com esse lixo de sistema. Instalei o interruptor junto com última troca do pirulito e revisão geral do motorzinho/conectores, e desde então tá tudo belezinha: quando o sistema resolve não engatar – o que é raro, mas SEMPRE acontece nas piores horas possíveis –, 2 ou 3 “chaveadas” resolvem o problema. Muito melhor do que ficar desligando e ligando a ignição e atrasando o comboio.

    O Easy Traction ainda está na lista de coisas a fazer. Mas, por enquanto, 10 reais deram um belo paliativo.

    E, sim, isso é exatamente o que parece ser: uma gambiarra. Não é nada muito drástico nem tem muito o que dar errado, mas use por conta e risco.

    Abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/04/2013
    Local
    Nova Lima/MG
    Idade
    35
    Posts
    52
    Agradecimentos: 0
    Booooaa! Vou fazer isso tb! Martin, já teve problema do motor elétrico ficar fraco e não conseguir girar?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Meu motorzinho está sem um pedaço do imã.

    Por alguma razão, quebrou. Não sei se quebrou no uso normal, ou se derrubaram na montagem, ou qualquer coisa do tipo. Se que quando abri a ultima vez, um pedaço do ima estava quebrado e enroscando no rotor, daí virava muito devagar e não engatava 9 em 10 tentativas. Tirei o pedaço, lubrifiquei e limpei tudo e montei de novo. Tá funcionando normalmente.

    O motorzinho não deve produzir nenhum barulho alto. Se quando ele vira você ouve um barulho como se fosse de engrenagens, tem algo errado.

    É bem fácil desmontar o sistema, desde que você consiga levantar o carro. Trabalhar em baixo é BEM mais complicado.

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #4
    Usuário Avatar de baron
    Entrada
    27/03/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    40
    Posts
    129
    Agradecimentos: 0
    Ja tive problema no dito cujo... no inicio ate conseguia acionar a reduzida, mas com o tempo nao apagava mais as luzes.. só trocando a peça.. um saco realmente.. valeu a dica..
    Troller T4 3.2 TGV
    - BF MUD 33" - Amortecedores OffShox - Bloqueio 75% dianteira (Track Lock) - Bloqueio 100% traseira (Eaton - Detroit Locker)

  • #5
    Usuário Avatar de GBratz
    Entrada
    23/03/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    34
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    É possível dividir os donos de Troller em 2 categorias: os que já tiveram dor de cabeça com o 4x4 elétrico e os que ainda vão ter. Ninguém escapa.

    O que deveria ser um dos sitemas mais confiáveis e robustos do carro é, na verdade, um dos maiores lixos que vem com ele. Enfim, coisas que só a FODE te proporcionam.

    A melhor solução é, logicamente, colocar um sistema de engate mecânico (e.g., Easy Traction, Enfer, etc.) e colocar toda aquele merda eletrônica no lugar de onde ela nunca deveria ter saído (i.e., no lixo). Mas, nem todos meros mortais tem 2.000 reais (Easy Traction) na manga, assim, fácil, para concertar algo que nunca deveria quebrar.

    Pensando nisso, no meu jipe eu “resolvi” o problema de forma bem simples. Se quiser fazer igual, você vai precisar de uns 50 cm de fio (pode ser de som, desde que de boa qualidade), dois terminais macho sem capinha e dois fêmeas com capinha (ou um porta-fusíveis pequeno), além de um interruptor liga/desliga (que pode ser de parede, doméstico, se você for coloca-lo escondido). Isso tudo vai custar em torno de 10 reais.

    A ideia é simples: tire o fusível 12 (alimentação do 4x4), ligue um fio num dos conectores onde ia o fusível (na caixa elétrica), outro numa das saídas do interruptor, dali para o fusível e do fusível de volta para o outro conector da caixa elétrica. Isole bem todas as conexões, principalmente as duas na caixa elétrica. Não tem perigo de curto entre os próprios fios do sistema, mas se os terminais da caixa elétrica encostarem um no outro, o sistema passará a funcionar sem fusível, o que é bem perigoso. Com essa ligação, todo o 4x4 (módulo, motorzinho, luzes do painel, etc) só recebe corrente quando o interruptor estiver acionado.

    Isso vai te ajudar de três maneiras:

    1 – Como diz a sabedoria popular, qualquer coisa desligada quebra muito menos. Deixando o sistema sempre sem corrente, a vida útil do pirulito (sensor magnético do 4x4, que queima em média um vez por ano – as vezes sem aviso prévio –, custa 190 reais e é um pé no saco para trocar) vai aumentar drasticamente;

    2 – Quando você for usar o 4x4 e tiver aquela “agradável” surpresa de todas as luzes acenderem e o sistema não engatar/desengatar, ao invés de ficar que nem um bobo desligando e ligando a ignição (e o motor), você simplesente desliga e liga o interruptor até o sistema ficar online de novo;

    3 – Ligou o 4x4 (ou a reduzida)? Tá tracionando? Belezinha? Deslique o interruptor. Assim você tira a oportunidade da eletrônica resolver te foder quando você estiver com barro pelo meio da porta.

    Só vale notar que se você for manter o sistema sempre desligado, é conveniente testa-lo periodicamente (principalmente antes de sair para trilha!), para evitar surpresas. E, na minha opinião, só é legal fazer essa gambiarra se você tiver certeza que todo sistema está em ordem. Não adianta nada se o pirulito estiver estragado, se o motorzinho tiver 1kg de barro dentro ou se todos os conectores embaixo do carro estiverem cheios de água. E se você achar melhor não deixar sempre desligado, ao invés de um interruptor liga/desliga, use um interruptor do tipo “campainha” invertido, que interrompe a corrente quando apertado. É mais difícil de encontrar (só tem em casas de eletronica), mas se você só quer um “botão reset” para quando todas as luzes acenderem, é a melhor opção.

    Depois de trocar 2 pirulitos em menos de 1 ano, já faz vai fazer 1 ano que eu não sei o que é ter problema com esse lixo de sistema. Instalei o interruptor junto com última troca do pirulito e revisão geral do motorzinho/conectores, e desde então tá tudo belezinha: quando o sistema resolve não engatar – o que é raro, mas SEMPRE acontece nas piores horas possíveis –, 2 ou 3 “chaveadas” resolvem o problema. Muito melhor do que ficar desligando e ligando a ignição e atrasando o comboio.

    O Easy Traction ainda está na lista de coisas a fazer. Mas, por enquanto, 10 reais deram um belo paliativo.

    E, sim, isso é exatamente o que parece ser: uma gambiarra. Não é nada muito drástico nem tem muito o que dar errado, mas use por conta e risco.

    Abraço,

    Martin
    Ótima ideia cara.
    Mas pensei aqui, será que tem como adaptar o interruptor e juntamente o fusível em série?
    Ficaria bom e seguro.

    Abraços.
    Troller T4 3.2
    Jeep Willys CJ5
    Quadricilo Fourtrax 420 FM

  • #6
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Se me permite conceituar, sem qualquer intenção pejorativa: que bela gambiarra! Isso serve de exemplo porque um engenheiro não pensou em uma solução como esta e integrasse no próprio sistema de maneira "bonitinha". Certo? Um abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    O mais bizarro é que muitas vezes que leio casos de alguém com problema no motor, são veículos novinhos, com poucos anos de uso e de pessoas que nem fazem trilha ou no máximo passeios.

    Vai a dica do que tenho feito no meu, sem nunca ter ficado na mão, até porque, quando engato o 4x4, é pra não tirar tão cedo, no meu uso. Toda vez que troco óleo dos trollers ou engraxo o cardan, desconecto as tomadas, passo limpa contatos e após plugar a tomada, coloco silicone, vedando bem a tomada. Não entra nada de sujeira e água na tomada e acredito que essa é a receita do sucesso. O que vai acontecer um dia com certeza, é ter que limpar as escovas do motorzinho, mas não posso reclamar, pois meus trollers tem quase 10 anos de uso.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Se me permite conceituar, sem qualquer intenção pejorativa: que bela gambiarra! Isso serve de exemplo porque um engenheiro não pensou em uma solução como esta e integrasse no próprio sistema de maneira "bonitinha". Certo? Um abraço
    Deveria ter um botão "reset" no sistema, com certeza.
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por GBratz Ver Post
    Ótima ideia cara.
    Mas pensei aqui, será que tem como adaptar o interruptor e juntamente o fusível em série?
    Ficaria bom e seguro.

    Abraços.
    Eu adaptei o interruptor e o fusível sem série, a única diferença é que o fusível não fica mais na caixa, e sim na fiação que sai dela, vai para o interruptor e volta. Daria para descobrir qual é o fio que chega no fusível na caixa e colocar o interruptor nele, mas achei que não valia o trabalho - sem contar que isso envolveria picotar o chicote elétrico original do carro, e isso nunca é uma boa ideia.

    abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema acionamento 4x4 Suzuki Problema resolvido!
      Por Alex Sandro de Moraes no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 26/09/2019, 08:45
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2014, 00:35
    3. Como resolver isso
      Por Igor Nobre no fórum Nissan
      Respostas: 11
      Última resposta: 06/08/2013, 18:30
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração
      Por ftartari no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/09/2011, 21:22
    5. Ajudem uma besta a resolver seu pequeno problema
      Por Sandro Tannuri no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 13
      Última resposta: 03/01/2006, 22:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade